Restauro - LAND ROVER Series IIA de 1962

Discussão sobre restauração e recuperação da originalidade de todos os modelos Land Rovers
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Restauro - LAND ROVER Series IIA de 1962

Mensagem por Nuvem_Branca »

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008 ... Fomos vê-lo ... !!!

Neste fim-de-semana fomos conhecer pessoalmente o nosso Series IIA, que nos parece estar bastante original. E que apesar de estar parado há bastante tempo, trabalha na "perfeição"...

Este tem ainda os seus documentos originais escritos à mão. Os numeros do chassi e do motor... confirmam-se.

Este é um Series "interessante", pois foi fabricado entre Setembro de 1961 e Junho de 1962. Sendo portanto do primeiro anos de produção da versão de sufixo A (SIIA). Apenas neste primeiro ano de produção os modelos foram equipados com faróis Lucas ou sparto em vidro com uma guarnição em cromado usados desde 1958 no Series II, após isso veio o plástico.

Deixo apenas algumas das muitas fotos que tirei.

Imagem

Apesar de alguma ferrugem este menino está original a 90% e na altura que foi adquirido, o proprietário (Estado Português) investiu nuns extras disponiveis pela marca, na altura: Estribo, acelerador de mão, engate de reboque e o muito raro Jaeger para a temperatura e pressão do óleo também usados pelos Series I.

Imagem

Logotipo original com a inscrição da fábrica (Solihull) onde foi feito e ainda uma placa usada pelos membros do Clube Inglês AA.
Um pormenor importante: Foi o unico ano em que este modelo foi equipado com faróis Lucas pré-focus (com tocha Lucas) iguais aos do Series II e Series I desde 1950. O anterior dono substituiu por faróis Lucas posteriores aos da época do Series.

Imagem
Imagem

O bulkhead do Series é em chapa e apresenta-se algo corroido nos sitios habituais, perto do pára-brisas, etc... Vai ter de ser tudo desmontado e reparado (esta conta vai doer)!

Imagem
Imagem
Imagem

Tampão do Gasóleo e respectiva placa de identificação.. A placa já perdeu a sua coloração amarela e vermelha de origem. A boca da entrada de combustível tem ainda o filtro.

Imagem

Fechadura com chave que se encontra na porta do pendura. Este Series não trazia fechadura com chave na porta do condutor, apenas na do passageiro! Será assim de origem??

Imagem
Imagem
Imagem

Traseira do Series, com farolins, logo e porta originais!!
Os stop's e piscas traseiros são originais Lucas 488.

Imagem
Imagem

A frente do Landy. Alguém sabe onde pudemos encontrar as letras para completar a right front wing? ROVER DIESEL.
Os únicos farolins que não são do Series são os brancos (minimos). Apesar de terem as dimensões correctas e formato, não são Lucas (488), são de fabrico português e em plástico.
Tem os piscas da frente originais - Lucas 594 bullet type.

Imagem

No interior, as placas originais deste mesmo Serie IIA.

Imagem

Um dos Extras deste Serie... um acelerador de mão (cruise control :P ).

Imagem
Imagem

Tudo a funcionar na perfeição excepto o amperimetro... Os antigos donos não devem ter conseguido comprar igual ao original e então furaram a chapa e aplicaram um amperimetro novo. Lá vamos ter de tapar o buraco para o manter original.
Podemos ver o raro Jaeger para a temperatura e pressão do óleo também usados pelos Series I.

Imagem

A chave da foto do grupo de fotos acima desta, serve para ligar a parte eléctrica, e esta para ligar o Serie. Ou seja, para ir dar uma voltinha neste veiculo é necessário "dar à chave" em dois sítios diferentes. Esta ultima localiza-se ligeiramente mais para a direita e para baixo (está um pouco fora da vista).

Imagem

O volante original, que precisa de algum trabalho! Felizmente existem uns kits de reparação que com alguma habilidade consegue-se um excelente trabalho!

Imagem

O interruptor dos piscas!

Imagem

O espelho interior! Pensamos ser o original...

Imagem

Motor do limpa-pára brisas. Como não podia deixar de ser... Lucas!

Imagem

Pormenor do interior!

Imagem

Embraiagem, travão e acelerador e respectivas molas...

Imagem

Zona do pés do pendura!

Imagem
Imagem

Porta do condutor.
Os aros das portas também apresentam alguma corrosão. Vai ter de ser tudo bem reparado/reconstruido... (mais uma conta que vai doer).

Imagem
Imagem
Imagem

Porta do pendura. Esta porta tem ainda o fecho da janela, a do condutor já não tem. Mas esta peça é fácil de arranjar.

Imagem
Imagem

Um tejadilho de fazer inveja a muitos Serie III ou até mesmo alguns Defender's!! Este tem cerca de 4 "pendura-casacos" hehe ... o antigo dono devia usar muitos... Pensamos que não seja original, se alguem souber, que nos confirme!

Imagem

Porta traseira - Vista interior.
Esta está a abrir inteira, parte de baixo e de cima juntas, na lateral. O antigo dono deve ter alterado para facilitar a entrada. Apenas as station wagon tinham esta forma de abrir. Como este Series é um Regular a porta deverá abrir de forma independente: a parte de baixo para baixo e a parte de cima para cima.

Imagem

Os bancos originais! Esperamos encontrar a cor e textura mais aproximada ao que saiu de fábrica. Esperamos ter sorte...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Este é também o primeiro ano de produção dos motor 2.250 cm3 Diesel. E este tem o motor pintado da cor respectiva!
Olhando melhor esta foto a cima, descobriu-se que foram feitas algumas modificações: O repirador está mais subido e o tubo preto do lado esquerdo (retorno de óleo) não aparecem no manual das "Parts". Devem ter sido colocados provavelmente porque o motor começou a perder algum óleo pelo respiro, por fadiga.

Imagem

E estes bancos? Terão vindo de série?

Imagem

Dois acessórios extra que este Serie trás. Um estribo para subir para a traseira do mesmo e vem preparado para por um atrelado.

Imagem

Jantes. Elas estão númeradas... 61. Será o ano de fabrico?

Imagem
Imagem

O limpa pára-brisas, original, do lado do condutor! Do lado do pendura era um extra! Lindo...

Imagem

A porta na zona onde o condutor punha o braço de fora apresenta algum desgaste...

Imagem

Mais uma característica interessante. Pode-se por o veiculo a trabalhar no exterior. Mas nós não conseguimos... nem mesmo comendo um bife enorme. É preciso realmente muita força para o conseguir fazer...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Interior das caves de rodas, que de origem não vinham pintadas por dentro.

E para terminar, vamos espreitar por baixo do Series.... ;o)

Descobrimos no eixo da frente que cada roda tinha dois amortecedores, em vez de um. Os trabalhadores deviam gostar de conforto...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Para um restauro a fundo e bem feito vamos ter algum trabalho e muitos Euros que gastar gastar....
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Mensagem por BGomes »

Excelente foto reportagem :cool: :cool: e muito trabalho pela frente.

Bom restauro que o Serie bem merece

Um abraço
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mensagem por FLG »

Realmente muito trabalho... e €... :)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

19 de Janeiro de 2008 - Este fim-de-semana já deixamos o "rapaz" na oficina que vai cuidar dele. Demos uma voltinha nele para matar o vicio. Estava a travar melhor que muitos carros.

Entretanto, conseguimos finalmente o contacto de quem o comprou a uma EP daqui da zona (seu primeiro e único registo). Isto porque quem nos vendeu tinha comprado a essa outra pessoa (sem nunca efectuarem novo registo).
Quem comprou à EP é amigo de um amigo... portanto nosso amigo. E... ficámos a saber que o pneu sobresselente, ainda está com essa primeira pessoa que o comprou (e que é aqui de Santarém), que se disponibilizou a dá-lo!!

Inicia-se agora um longo processo...

Imagem
Imagem

Mais alguns dados sobre ele:

Quem o vendeu a nós diz ter efectuado as seguintes reparações:

"este motor foi todo revisto, ou seja, tirou-lhe a colaça fora, limpou todo o circuíto de óleo, afinou as válvulas e meteu-lhe molas novas, colocou as varetas dos martelos todas novas, mandou limpar e calibrar os injectores, meteu-lhe as juntas todas novas, incluindo a da colaça, novos segmentos, mandou rectificar o motor de arranque,meteu-lhe a válvula da temperatura nova, os dois filtros do gasóleo novos, o filtro do óleo novo e uma bateria nova. Disse-me também que desmontou os quatro cubos das rodas e meteu em todas elas, vedantes novos nos bombites e sangrou e afinou os travões. Segundo ele os cubos e as cintas estão quase novos. Esta segundo ele foi a revisão feita para colocar o motor a trabalhar de uma maneira minimamente fiável."
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

28 de Abril de 2008
Restauro - Wiper Motor

Começamos e restaurar os dois motores que compramos no e-bay. Wd-40, lixa, 2 pares de mãos e algum tempo livre... Já se nota a diferença.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

Quinta-feira, 12 de Junho de 2008
Historial do nosso Series

Imagem

"Certidão de Nascimento" do Series. A data oficial de nascimento foi a 13 de Agosto de 1962.

Imagem

Primeiro e unico dono, em registo, do Series antes de vir para as nossas mãos.

Esta placa encontra-se no lado do pendura por baixo do vidro da frente.
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

Material comprado

Imagem
Faróis Lucas 488 vermelhos para os stops.
Faróis Lucas 488 brancos para os minimos.
Faróis Lucas 594 bullet type laranja para os piscas da frente.
Comprados no ebay uk.

Imagem
Puxador para o vidro da porta da frente, do lado do condutor.
Comprado no ebay uk.

Imagem
Ammeter Lucas para o painel de instrumentos.
Comprado na Dunsfold em Inglaterra.

Imagem
Par de espelhos Lucas para as front wings.
Comprados na Dunsfold em Inglaterra.

Imagem
Borrachas para os motores do limpa pára-brisas (wiper motors).
Compradas na P.A. Blanchard & CO em Inglaterra.

Imagem
Regulador de voltagem Lucas RB 310. Um verdadeiro achado, uma vez que normalmente só se encontram os mais recentes: RB 340.
Comprado na Automobilia em Aveiro.

Imagem
Par de cubos de roda livre, novos, da MAP (Mayflower Automotive Products). Um mimo para o Series.
Comprados no ebay uk.

Imagem
Material necessário para colocar a porta traseira (tailgate) a abrir correctamente.
Comprados na Dunsfold em Inglaterra.

Imagem
Puxador para o lado de dentro da parte de cima da porta traseira (upper tailgate).
Comprado na Dunsfold em Inglaterra.
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

Restauro - Portas, Guarda-lamas...


Imagem
Inicio da desmontagem... Finalmente a começar a ficar desmembrado!!

Imagem
Imagem
As peças foram decapadas à mão, levaram pontos de soldadura, endireitadas, ...

Imagem
Imagem
Imagem
Primeiro aparelho, próprio para aluminio.


Escolhemos material de pintura da Spies Hecker, comprado em Santarém. A formula da cor teve de ser pedida ao centro de cor da Spies Hecker, porque não a tinham na loja.

A cor escolhida, mid grey, é a mesma com que o carro saiu da fábrica em 1962, conforme consta no certificado de fabrico, emitido pelo British Motor Industry Heritage Trust.


Imagem
Imagem
Primeiro teste de tinta realizado. Em termos de brilho escolheu-se o acetinado, uma vez que este veiculos na altura não tinham muito brilho.
Sobre esta ultima fotografia (parte exterior da porta da frente): Esta foi feita à mão pelo Sr. Zé Eduardo.
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Mensagem por softop »

sim senhor!! :cool:

bela reportagem!!! :D
continuação de um bom restauro do Serie... :driving:
na me importava de ter uma maquina dessas.... :god:
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Mensagem por pelesapo »

Eu que adoro series, fiquei deslumbrado com o gosto como contam a história, tudo ao pormenor, estou à espera do resto. A placa rover diesel é que é o pior.Nem os chineses a têm.Gostei do pormenor da alteração da tampa das valvulas do motor, bastante eficaz para um motor cansado.Mandem noticias, boa sorte e paciência para o restauro. :cool: :cool: :god:
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Mensagem por paulo jorge »

antes de mais muitos parabens pelo belo menino que ai tens

gosteu muito do aspecto que ele tem mas tens ai muito trabalho pela frente .

agora gostava era de colocar uma questam?

porque de ter 2 filtros de gasolio?

e ja agora quando tentaram colocar o motor a trabalhar com a manivela alguem estava a colocar o descompreçor na posição de aberto?
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
josesimao
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 23
Registado: 28 set 2006 19:33

Mensagem por josesimao »

Antes de mais parabéns pela compra. Como tenho um SIIA de 1966 da mesma cor não pude deixar de ficar, digamos, emocionado. :) O meu é sof-top, por opção minha. Quando o comprei, não tinha cobertura. temos um dia de dar uma volta quando esse menino estiver de saúde para as curvas!
O meu também o manómetro da pressão e temperatura de óleo. :D
Força no restauro.
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Mensagem por pelesapo »

A manivela só serve para afinar válvulas, o motor diesel não tem descompressor.No gasolina com um bife no papo já consegui por um a trabalhar.Quanto á placa rover diesel, talvez se arranje uma réplica. :D :D
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

paulo jorje Escreveu:antes de mais muitos parabens pelo belo menino que ai tens

gosteu muito do aspecto que ele tem mas tens ai muito trabalho pela frente .

agora gostava era de colocar uma questam?

porque de ter 2 filtros de gasolio?

e ja agora quando tentaram colocar o motor a trabalhar com a manivela alguem estava a colocar o descompreçor na posição de aberto?
Os 2 filtros eram equipamento standard nos modelos de exportação conforme imagens em anexo da "biblia" (Parts Catalogue)

Imagem

Imagem
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Mensagem por paulo jorge »

eu nao quero ser teimoso nem nada parecido mas no meu serie 3 quando queria parar o motor puchava o descompreçor. (sera que sempre tive ideia errada ) ?
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Mensagem por paulo jorge »

eu nao quero ser teimoso nem nada parecido mas no meu serie 3 quando queria parar o motor puchava o descompreçor. (sera que sempre tive ideia errada ) ?
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

pelesapo Escreveu:A manivela só serve para afinar válvulas, o motor diesel não tem descompressor.No gasolina com um bife no papo já consegui por um a trabalhar.Quanto á placa rover diesel, talvez se arranje uma réplica. :D :D
O que queres dizer exactamente com "talvez" e com "réplica"?
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Mensagem por pelesapo »

Vou fazer uma réplica deste simbolo, do já raro série II 2litros diesel.Alguém que me ponha a foto mais pequena que eu não percebo nada disto.Abraços.

Imagem
Avatar do Utilizador
Nuvem_Branca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 72
Registado: 09 jan 2008 19:34
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Santarém

Mensagem por Nuvem_Branca »

Ok,

Sem original, a réplica também terá que servir..... que remédio.....

Fico à espera de novidades.
_________________________________
http://landy.blogs.sapo.pt/
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por JBorges »

Parabens pelo restauro, mais um Veterano que ira ficar em condicoes!!

Esses acrescentos na cabeca do motor sao devidos a falta de compressao, por fadiga ao fim de tantos a anos a trabalhar.

Se o vendedor fez o que disse:
Nuvem_Branca Escreveu:Quem o vendeu a nós diz ter efectuado as seguintes reparações:

"este motor foi todo revisto, ou seja, tirou-lhe a colaça fora, limpou todo o circuíto de óleo, afinou as válvulas e meteu-lhe molas novas, colocou as varetas dos martelos todas novas, mandou limpar e calibrar os injectores, meteu-lhe as juntas todas novas, incluindo a da colaça, novos segmentos, mandou rectificar o motor de arranque,meteu-lhe a válvula da temperatura nova, os dois filtros do gasóleo novos, o filtro do óleo novo e uma bateria nova"
Podes tentar desmontar os acrescentos!!
Responder