Oleo suspeito :(

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
Responder
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Oleo suspeito :(

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Hoje, ao montar um filtro K&N no meu Defender Td5 de 2002 (tem quase 64000Km), deparei-me com este espectáculo (vejam as fotos sff). Não percebo muito de mecânica mas este tubo é o que vai do turbo ao intercooler (corrijam-me se estiver errado) e não me parece nada normal estar assim babado de óleo... :ohnao:

Imagem

Imagem

O que será isto!? Estou um pouco preocupado... No entanto não noto nada de anormal no comportamento do motor... :bolas: :bolas: :bolas:

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

Boas,

Não terás mudado o oleo do motor recentemente?
Se tiveres o nivel do oleo do motor acima do nivel maximo admitido podera haver recirculacao do oleo em excesso pelo sistema de ar.

JCarreira
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Não, a última vez que mudou foi na última revisão (a dos 40000km) e vai mudar agora. Além disso se houvesse recirculacao do oleo em excesso pelo sistema de ar, não chegava ao filtro? O tubo que se vê na foto é o que sai do turbo para o intercooler portanto o oleo sairá do turbo... :bolas:

Pf, corrijam-me se estiver errado... :p

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Avatar do Utilizador
Nuno_Henriques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 170
Registado: 26 set 2005 16:30
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Castanheira de Pera

Mensagem por Nuno_Henriques »

Experimenta limpar esse óleo e fazer mais uns km's.
Acho estranho um carro com 64 mil kms estar assim babado de óleo no turbo.

Abraço
Nuno Henriques
Consultor Imobiliário (Piso13- Coimbra)
nhenriques@piso13.pt
965787997/ 918111159
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

Se houver oleo a mais ele vem pelo respirador, aquele que parece um cogumelo preto.
Verifica tb o tubo da saída do turbo para a valvula EGR.
Houve uma altura em que eu tinha oleo a mais e quando fui verificar tina oleo no turbo e a valvula egr tb estava um pouco suja. No fim de mudar o oleo e limpara as tubagens ficou tudo porreiro.
Como consequencia desta minha limpeza caseira o DEF voltou aos consumos originais (+/- 10l /100km) e deixou de fazer fumo preto nas recuperaçoes.)
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Excelente dica esta pois o meu tb tem esse sintoma de tabagismo! :rofl: Nas recuperações manda sempre a nuvenzita preta... :D

Realmente, 64000km é mt pouco para estas macacadas!!! :rofl: No fds vou ao doutor com ele para examinar e depois dou novidades aqui! :p

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Miguel Fernandes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 09 dez 2005 21:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Miguel Fernandes »

Ora viva meu amigo.
Por acaso ja resolveu o problema do seu Defender?


Um abraço :
Miguel Fernandes
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas caro Miguel,

Ainda não... :( Por falta de tempo ainda não o levei ao "doutor"... :bolas:

Por acaso faz ideia do que seja!?!

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 489
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645
Localização: Odivelas, Lisboa

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Está descoberto o mistério!!! :D

Afinal não era nada de preocupante. Aquela zona foi limpa com um spray de limpeza a base de eter, a braçadeira foi desapertada (estava larga), o tubo puxado para cima e apertado em condições! :ohnao:

O tubo estava quase a soltar-se e daí estar a deixar passar aquelas impurezas que, segundo me explicaram, são normais naquela zona. O que não era normal era o tubo estar quase a "cair"... :bolas:

Até pode ser impressão mas agora o carro está a responder melhor. Andava a notar uma perda de resposta já desde a uns tempos para cá que teria a ver com alguma perda de pressão do turbo precisamente devido a ter o tubo quase solto! Verifiquem os vossos!!! ;)

Abraços,
Ricardo dos Santos
LCP nº 645
odracir45@hotmail.com
Responder