Discovery td5 - Sangrar embraiagem

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Responder
RAN
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 26 jul 2021 22:40
Land Rover: LAND ROVER Discovery Td5
RTI: 0

Discovery td5 - Sangrar embraiagem

Mensagem por RAN »

Olá,

Estou com um grave problemas em sangrar a embraiagem do meu Td5 com motor 15P.
Após mudar a bomba principal e a secundária, depois de ter usado uma pistola de vácuo o pedal da embraiagem faz a mesma força que o do acelerador.
Após ter andado a pesquisar, cheguei à conclusão que seria melhor desmontar o tubo de saída da bomba principal e "chupar" o óleo com uma seringa até não sair mais ar.
Volto a ligar e apertar o tubo da bomba principal, desaperto o parafuso de sangria da bomba auxiliar e deixo escorrer, até sair para aí um tanque de fluido, sempre com o cuidado de não deixar passar o nível do óleo do tanque abaixo do Min.
Passadas duas tardes, sujo com óleo até às orelhas, e após gastar 2 litros de dot 4, está tudo igual, o pedal da embraiagem continua como se fosse do acelerador.
Começo a desesperar, parece que o ar nasce lá dentro, agora, nem o carro consigo tirar da garagem.

Haverá por aqui alguma alma caridosa que me aponte na direção certa?

Muito obrigado
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 615
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: Discovery td5 - Sangrar embraiagem

Mensagem por DiscoMirage »

tens de injetar óleo através da purga que está na bomba secundária até sair todo o ar.
Eu improvisei:
usei uma galheta de lubrificação de óleo; coloquei um tubo na ponta da saida da galheta e liguei esse tubo à purga da bomba secundária. depois abri a purga e com o tubo da galheta metido no deposiot da bomba principal fui bombeando, acfescentado oleo, até começarem a sair as bolhas de ar no depósito. quando já não aparecer bolhas de ar "mergulhar" e fechar a purga. Nesta altura já o pedal deve oferecer resistência e acionar a embraiagem.
RAN
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 26 jul 2021 22:40
Land Rover: LAND ROVER Discovery Td5
RTI: 0

Re: Discovery td5 - Sangrar embraiagem

Mensagem por RAN »

Obrigado, por acaso já estive a ver num outro fórum inglês e utilizavam esse método.
No fim de semana, lá vou eu experimentar e ver se não gasto mais 2 litros de óleo :-)

Obrigado
Responder