Compra de Freelander

Discussão sobre Freelanders
HugoFSousa
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 13 jul 2015 23:54
Land Rover: Ainda sem LR... Mas a pensar comprar um :D
RTI: 0

Compra de Freelander

Mensagem por HugoFSousa »

Boas!

Como disse na minha apresentação sou biólogo de formação, e como tal a natureza está-me nas veias :D Para além disso faço fotografia de natureza, o que me desvia muitas vezes do alcatrão para estradões (ou estradinhas) de terra batida...

Assim pretendo vender o meu carro, para comprar um "jipe" e a minha ideia caiu logo para um Freelander, por volta do ano 2000. Estabeleci um limite de 4500 / 5000€.

O que me tem levado a ainda não ter comprado o FR, foi terem-me avisado na oficina onde costumo mandar arranjar os carros que os FR costumam dar "muitos problemas e chatices, e para considerar um Vit@ra ou Grånd Vit@ra". No entanto, o FR enche-me mais as medidas, principalmente esteticamente. Já pesquisei muito sobre isso, e parece que comprando, aconselham a mudar logo o viscoso e que em princípio ficaria com o FR mais "seguro". Não tendo nenhum LR, nem experiência em jipes, quando comprar irei um pouco às escuras... Algum sítio onde recomendem comprar?

E aconselham um TD4? Ou um Di?

Obrigado pela ajuda que puderem despender.
pedro range
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 152
Registado: 11 jul 2009 19:31

Re: Compra de Freelander

Mensagem por pedro range »

boa tarde! :signbemvindo: eu tive um di e posso dizer alguns pontos negativos do carro:
entra agua na bagajeira, o relógio raramente funcionam,o viscoso/ird realmente é um dos maiores e mais dispendiosos problemas dele,
a correia de distribuição são 2 logo fica um pouco mais caro,quando chove (poças na estrada) a correia de dir assistida custuma se molhar e a direção prende...
por agora é o que me lembro,pontos positivos,paga classe 1 os consumos na casa dos 6 7 l aos 100kms,é agradável de conduzir dentro e fora de estrada sem grandes exigências off road!
penso que por esse preço ficava mais bem servido com um discovery!!! :cool:
o melhor de tudo é mesmo comprar um LAND ROVER ,qualquer ajuda que precisa o pessoal aqui é 5 estrelas,
e sinceramente não se vê em outros fóruns/ estrada este espírito camaradagem LAND ROVER!
HugoFSousa
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 13 jul 2015 23:54
Land Rover: Ainda sem LR... Mas a pensar comprar um :D
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por HugoFSousa »

Esqueci-me de mencionar que com o primeiro rebento a nascer ainda este ano, o ideal seria 5 portas :D Entra água na bagageira, suponho que nos que têm capota em lona... Ou em todos?

Mencionei 4500€ porque pelo que vejo no mercado para FR, tanto encontro um a 3000/3500 como 4500/5000...
O Discovery também pesquisei, mas vejo-o mais como bicho do mato que o FR... Tendo em conta que em terra batida faria no máximo 50 kms por mês, talvez o FR fosse melhor solução...
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Hugo sousa aconselho-te um TD4. Tive os dois. O Di comprei novo, o TD4 em segunda-mão. Existem alguns truques que te poderei ensinar, antes da compra, e após ensino-te algumas coisas que às vezes não aparecem nos foruns...se fores da margem sul do tejo ou lisboa...apareçe p conversar...o meu free TD4 nunca deu um problema de motor, tem 307.000 kms...e até agora não se queixou...
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por nelson_graca »

Antes de mais vamos fazer aqui um ponto de ordem.
Os viscosos não dão problemas!!! E isto é um ponto assente!! O que dá problemas são donos de freelanders que nunca mudaram o viscoso por pensarem mal ou nunca terem sido avisados que um viscoso é uma peça com um tempo de vida util de 80mil km. Como nunca os mudam obviamente que colam e partem as ird. E depois a culpa é do viscoso coitado que não tem culpa nenhuma. É a mesma coisa que nunca mudar a correia de distribuição e ela partir e depois a culpa é da correia.
Última edição por nelson_graca em 15 jul 2015 19:37, editado 1 vez no total.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por nelson_graca »

Sabes porque é que tantos falam mal do free? Porque 90 por cento dos donos actuais não são os primeiros donos, e os primeiros donos não lhes fizeram as manutenções que este carro pede, e depois vendem-nos e os donos seguintes xuxam com os problemas que os outros não quiserem resolver...
Exemplo do meu free... em 15 anos o filtro do respirador (turbo killer) deve ter sido trocado quado o rei fazia anos se é que alguma vez foi trocado....
o filtro do turbo esse então nunca foi mudado, viscoso mudado??nunca!! Mudei eu aos 197000, deveria ser mudados a cada 80k caixa de transferência viu óleo novo apenas quando saiu da fábrica... obviamente meti uma reconstruida...
Se andares sempre de olho e com manutencões em dia o carro é bastante fiável, agora se meteres só gasóleo e andar como quase todos os 1s donos fizeram, pois claro que vai dar chatices e depois a culpa é do carro....
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Nem mais Nelson Graça...o filtro de ar do turbo (que é um simples filtro de gasolina de cartão) do meu td4 só foi mudado uma vez, porque foi colocado debaixo do carro numa zona de ar fresco em vez de atrás do filtro de ar...enfim...o custo 1, 23€...porque não foi mudado? TD4 é fiável e dá problemas como qualquer carro, m#rc#des, BMW e Porsche incluídos...essa história de que os Japoneses é que são bons é um mito enorme...mas não quero falar!!! Saudações landorovistas!!!
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por nelson_graca »

Bem mas vamos ao que interesa!
Comprar um freelander mesmo bom sem preocupações vai ser dificil mas não impossivel... mas muito dificil..

1º esquiva-te dos stands que te mostram o carro sem a transmissão montada, eles vão te vir com a desculpa que ninguém os quer com tracção as 4 e que assim gastam mais e andam menos... blá blá blá wiskas saquetas. A maioria dos stands não tem as transmissões montadas porque assim ninguém vê problemas nas IRD (caixa de trânsferências) viscoso e diferencial traseiro.
Se mesmo assim gostares do carro pede para montar a transmissão e faz o teste do viscoso (levantar um roda traseira e faze-la rodar sem resistencia) Se te negarem isso vai-te embora.

2º testar o carro em estrada: Faz umas manobras apertadas para que sintas se o carro fica preso de traseira ou se o diferencial estala aproveita e pede para ires a uma descida e usares o "controlo de descidas" verifica se funciona e se nenhuma luz acende.

3º verificar fuidos: A água que não deve conter óleo nem o óleo deve conter água. Verifica que óleo tem sido usado e com que frequência os mudaram e pergunta que filtro foram mudados, normalmente quase ninguém muda o filtro do respirador nem o filtro do turbo mas pergunta para saberes sobre o historial.

4º Os modelos equipados com o motor TD4 tem 2 bombas de diesel que têm a má fama de avariar, o motor deve pegar á primeira sem grilar demasiado. Existe u1 ou 2 truques para enganar quem compra.
O 1º truque para esconder uma bomba a trabalhar mal é um deposito acima de meio, pois estando a cima de meio as bombas mesmo a trabalhar mal conseguém fazer o carro arrancar sem atraso.
O 2º truque que os vendedores usam é dar a volta á chave que faz acender as luzes e esperam uns bons segundos cerca de 10 a 20 segundos isto permite dar tempo a que o sistema ferre bem e que as bombas tenham tempo de puxar bem o gásoleo enquanto isso dão-te conversa fiada por isso fica atento.

5º algumas considerações gerais: Os modelos de 5 portas com teto de abrir é uma chatice quase todos os tetos de abrir deste modelo avariam ou deixam passar água. sei de Stands que para não terem problemas retiram o mecanismo e metem chapa levam ao pintor e pronto acabaram-se os problemas com teto de abrir. Soft top é uma chatice, é bonito e fixe no verão mas uma chatice. Os roubos são comuns e os plásticos transparentes ficam baços e amarelos. O vidro da mala tem a fama de avariar também deves estar atento. e por fim as embraiagens destes modelos também sofrem um pouco devido aos donos anteriores puxarem muito nos montes e como o carro não tem redutoras quem sofre é a embraiagem.

6º Os donos de freelanderes que por aqui andam tem o maior aliado que podes vir a conhecer que se chama: "soluções freelander"! Se tiveres duvidas falas com eles e se mesmo assim ainda tiveres duvidas falas com eles á mesma.

7º Se tiveres a possibilidade antes de fechares negócio de um free ,que queiras mesmo ter, leva-o a um elevador para ver toda a transmisão desde apoios de diferencial até á IRD.

Obviamente a isto juntamos todas as considerações normais da compra de um carro usado. Um pormenor Os Di da Rover têm correia e o TD4 da BMW têm corrente

Por fim fica um alerta, há uns chicos espertos no mercado que fazem o seguinte:
Desmontam a IRD e removem o pinhão de ataque soldam uma barra de ferro para fixar o sitio onde estava o pinhão de ataque e montam a IRD e a transmissão, e depois tu fazes o teste do viscoso e está impecável... pois claro que está impecável mas também não tens nem nunca terás 4wd.

Há mais que te poderia falar mas por agora ficamos por aqui e deixar o pessoal mais entendido do assunto fazer os seus comentários também.
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Nelson já existe uma peça da bmw que substitui o filtro do respirador do cárter...link para encomendar http://pt.aliexpress.com/item/Crankcase ... wift_null=
A minha foi encomenda foi, por enquanto, a única portuguesa, trata-se de uma peça da BMW que optimiza a respiração do cárter, e em princípio não necessita de substituição, daí ganhas duas vezes, se quiseres mais detalhes posso te dar, podes encomendar, eu mesmo montei a minha, o meu Td4 agardeceu imenso...está + máquina...e com 307.000 kms.
Recomendo a compra a todos os possuidores do Td4, preço baixo, mesma qualidade e vem com nova tampa parafusos e orings.
Aproveitem!!!
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Outra dica importante é colocar uma válvula anti-retorno entre as bombas de gasóleo, para evitar que a bomba que fica na posição superior não trabalhe por momentos em seco, por efeito da gravidade, ou seja, por 25€, poupas muitos euros na carteira.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por nelson_graca »

roletarussa Escreveu:Nelson já existe uma peça da bmw que substitui o filtro do respirador do cárter...link para encomendar http://pt.aliexpress.com/item/Crankcase ... wift_null=
A minha foi encomenda foi, por enquanto, a única portuguesa, trata-se de uma peça da BMW que optimiza a respiração do cárter, e em princípio não necessita de substituição, daí ganhas duas vezes, se quiseres mais detalhes posso te dar, podes encomendar, eu mesmo montei a minha, o meu Td4 agardeceu imenso...está + máquina...e com 307.000 kms.
Recomendo a compra a todos os possuidores do Td4, preço baixo, mesma qualidade e vem com nova tampa parafusos e orings.
Aproveitem!!!
Já conhecia... isso vende-se aos magotes no e-bay mas fui fortemente recomendado a não usar isso... com medo preferi não arriscar

Tiveste alguma melhoria na performance?
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por nelson_graca »

roletarussa Escreveu:Outra dica importante é colocar uma válvula anti-retorno entre as bombas de gasóleo, para evitar que a bomba que fica na posição superior não trabalhe por momentos em seco, por efeito da gravidade, ou seja, por 25€, poupas muitos euros na carteira.
E pha eu também já ouvi falar nisso e neste casso eu é que recomendo a não usar por 2 motivos primeiro porque acho que se tens algum retorno na bomba mesmo tendo em conta que ela trabalha na vertical é porque está a entrar ar no sistema e se colocas uma valvula mascaras a situação.
Em 2 lugar se a bomba do tanque se avaria só das conta quando te faltar o gasóleo, quando mais precisares dele e ele vai-te falhar, ou seja tambėm pode mascarar um pouco essa situação
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Compra de Freelander

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Antes de mais bem-vindoa,

Apenas uma rectificação num dos testes do viscoso... A roda levantada NÃO roda livremente, terá de ter resistência ao rodar! Se rodar livremente é a mesma coisa que não ter a transmissão montada e se não rodar de todo o viscoso está colado... Atenção a esse pormenor!

Quanto aos motores, naturalmente o td4 poderá ser mais confortavel de andar pois tem mais binario etc mas para intervenções de mecanica é mais chato pois está bem expremido para lá caber enquanto que o di é mais espaçoso!
Faço muito monte (a sério!) com ele e sempre que um di me acompanhou nunca ficou para trás por falta de potência...

Abraço e boa sorte na procura!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 253
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por nelson_graca »

Exacto o melhor é mesmo dar uma vista de olhos aos testes que andam pelo you tube alguns até mostram alguns tempos de referência....
Mas a ideia principal a retirar é: se não rodar absolutamente nada é porque está no galheiro....
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Sim Nelson Graça tive uma notória melhoria na performance. MAs resultou de 4 manutenções7modificações:~
- 1º Substituição do filtro de ar de admissão do turbo, comprado em qualquer casa de peças, pedes um filtro de gasolina para mota, e já está (que está colocado debaixo do carro, por baixo do pendura, junto aos tubos do travão para ir buscar ar mais fresco, ao invés por detrás do filtro de ar, que é uma zona mais quente)- custo de 1,23€;

- 2º Substituição de válvula EGR por Kit que encomendei no Ebay http://www.ebay.com/itm/161532025680?_t ... EBIDX%3AIT . Custou cerca de 43 € já com portes...agora está mais caro...procura bem o preço bom é entre os 40€ e os 50€.

- 3º Substituição do filtro de respiro do cárter, custo de 19€ http://pt.aliexpress.com/item/Crankcase ... wift_null= . Funciona mesmo e tem a mesma qualidade de outro produto feito em solo europeu. Isso da China que não presta é um mito generalizado;

- Tuning baratíssimo que recomendo. Não olhes ao preço, liga-se no interior, fui o primeiro português a comprar isto no aliexpress, e vou tb colocar no meu 123d. Recomendo mesmo, e são só 8 €!!! http://pt.aliexpress.com/item/Launch-X4 ... 86256.html ;

Bem depois de fazeres estas alterações o teu Free ficará com uns 150 CV...o meu dá porrada que nem imaginas e tem 307.000 kms...está uma verdadeira besta a andar.
Repara o orçamento global é 1,23€+50€ +19€+7,30€= 77, 53€ e ficas com um canhão.
Este trabalho pode ser feito por ti...é uma verdadeira cagada, se precisares de ajuda apita!!!

Por tudo isto aqui eu recomendo o Freelander td4!!!
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Nelson Graça aceita a tua opinião sobre a válvula anti-retorno, mas como desde a data que a coloquei não tive mais nenhum problema com a bomba que fica junto do filtro de gasóleo vou deixar estar, e assim a bomba não gripa, e a carteira agradece!!!
Obrigado pela informação!!!
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Nelson Graça para o carro ficar mais completo aconselho a comprar mais estes 2 items, o primeiro é um dispositivo de leitura das funções do automóvel, e que se liga ao teu telemóvel ou PC portátil através de uma APP "torque" e permite monitorizar as funções, ler códigos, apaga-los etc. o segundo item é um cabo que permite a ligação do OBD2 tuning box (veremelha) e o aparelho de diagnóstico ao mesmo tempo. Recomendo!!!

links:
http://pt.aliexpress.com/item/New-WIFI- ... 46546.html
http://pt.aliexpress.com/item/ELM327-ca ... 38318.html
lupe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 291
Registado: 25 mai 2008 22:12
Land Rover: ex.Free2.0 di 99
ex.Disco 200 tdi 92
ex.Disco300 tdi 94
Range Rover 300 tdi 96
Ibérico 08 nº 102
Ibérico 10 nº 192
Sócio LCP: 2064
Localização: Vale do Paraiso.Azambuja

Re: Compra de Freelander

Mensagem por lupe »

Boa noite
eu já vou no segungo free,DI....e olha não quero outra coisa.Aliás tenho free desde 2008.
sim não faz o que um discovery faz(também já tive 4) mas dá muito prazera conduzir e como têm dito.á que andar em cima deles,mas de vez em quando.
roletarussa
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 24
Registado: 15 jul 2015 16:00
Land Rover: Freelander TD4 SW 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por roletarussa »

Bem esqueçi-me de dizer ao pessoal que o Freelander td4 SW 2001 que possuo tem também filtro de ar KN, e que substitui todo o tubo de vácuo, o que vai do turbo ao depósito de vácuo, os 2 da EGR (o mais pequeno e maior), o do turbo que vai buscar o ar por debaixo do carro (onde se coloca o tal filtro de gasolina tipo moto que vos falei e que custa 1,23€ com IVA).

Quanto ao OBD2 POWER BOX que vos falei anteriormente, é tão eficaz que o Free aguenta uma quinta e uma quarta às 1200 rpm, e está com uma suavidade de funcionamento como eu nunca vi em nenhum...claro que se depois aceleras tem uma recuperação brutal que envergonha muitos carros por aí a andar, tem uma força do catano, daí a razão de ter dito que terá por volta dos 150 cv...

Bem acreditem vale a pena os investimentos que vos falei...e se quiserem tirar o tuning é só desligar a ficha, tão simples quanto isso. Por 8 € só mesmo da China...foi inventado pelos chineses e desenhado por turcos, lançado a nível mundial em Abril de 2015...por isso aproveitem...é baratíssimo, dá para todos os autos que tenham ficha OBD2...e pelo menos com uma ficha adaptadora poderá eventualmente comunicar-se com a injecção electrónica de carros mais antigos (sim tb há para gasolina-cor amarela-tb já tenho um para ligar num clássico de 1988 com adaptador é claro, mas ainda não experimentei, depois digo-vos se existiu melhoras e se foi possivel a comunicação com A ECU)
zeziniano
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 16
Registado: 08 jul 2013 12:56
Land Rover: Freelander td4 2001
RTI: 0

Re: Compra de Freelander

Mensagem por zeziniano »

Boas,

Sou um leigo na matéria.. pedia que me tirasses umas dúvidas..
roletarussa Escreveu: ... O filtro de gasolina tipo moto que vos falei e que custa 1,23€ com IVA).
Boas,

Esse filtro é "universal", ou seja, basta pedir um filtro para moto numa loja de peças?
roletarussa Escreveu: Quanto ao OBD2 POWER BOX que vos falei anteriormente, é tão eficaz que o Free aguenta uma quinta e uma quarta às 1200 rpm, e está com uma suavidade de funcionamento como eu nunca vi em nenhum...claro que se depois aceleras tem uma recuperação brutal que envergonha muitos carros por aí a andar, tem uma força do catano, daí a razão de ter dito que terá por volta dos 150 cv...
Essa OBD2 POWER BOX, basta colocar na ficha OBD e depois não é necessário fazer mais nada?

Obrigado.

Abraço
Responder