Boas. Começo pela apresentação.
Sou novo no forum e decidi entrar pois ao vasculhar a net gostei do nivel técnico que aqui usam e também do companheirismo nas respostas à várias questões.
Tenho um Free TD4 de 2000 com aprox 200.000km e que tem passado pelos problemas tipocos dos demais: maf, turbo, tubos do admissão, embraiagem, viscoso, diferencial, entre outros. Mas lá vai andando.
Desde que lhe mexi no turbo nunca mais foi o mesmo, especialmente na subida de rotações e no binario a baixa rotação até 2000rpm, ou seja quando o efeito de geometria variável faz o seu trabalho.
Decidi então meter mão ao problema. Tenho bons conhecimentos de mecanica e do funciomanento destas coisas...
A promeira desconfiança vai para o funcionamento do turbo vnt.
Deixo aqui os dados que possuo actualmente e peço ajuda.
- Substituí os tubos de vácuo e noto que existe vácuo no sistema do turbo (antes da valvula solenoide), embora não seja uma pressão elevada para deixar o dedo colado. É normal ser assim? O accionamento da geometria variável necessita muita pressão?
- Noto o silvo tipico do turbo (baixinho) mas só por volta das 1800rpm...se bem recordo deveria notar-se bem antes... e quando acelero a resposta é lenta ou nula
- Retirei o tubo de alimantação do solenoide e fui andar. Não notei qualquer diferença o que significa que a geometria variavel não está a fazer o seu trabalho...
- Antes de avançar para a parte de cima do motor quero tirar todas as duvidas em redor do turbo.
Questões:
- Como posso validar se a parte mecanica do turbo está solta e a funcionar? É suposto o veio da geometria variavel mover-se facilmente com a força das mãos, utilizando uma ferramenta qualquer pois está pouco acessivel?
- Assumo que com o carro em funciomanento ligar diretamente o tubo de vacuo principal àquela peça cilindrica que recebe o vacuo faz actuar a geometria, esta deverá responder certo?
- Se verificar que está bloqueado, por exemplo por carvão ou ferrugem, conhecem alguma dica para desbloquear?
- Alguém já conseguiu retirar este mecanismos do turbo sem o tirar para fora, por exemplo para lubrificar?
- O solenoide da EGR é igual ao do turbo, para poder testar também esta peça?
- Conhecem alguma dica de como saber se o motor em determinado momento está a mandar sinal para o solenoide actuar? (voltagem da ficha, etc)
Haveria mais questões, mas creio que já chega. Seguramente sairão com o desenrrolar do tópico.
Desde já o meu muito obrigado.
Renato
TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajuda
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud
ola ja tive assim um stress e era a bomba de comtrolo do da valvula de descarga do turbo eo que faz com que a centrealina entre em safe mode e o carro não anda
vou procurar o topico e coloco
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 9&start=20
vou procurar o topico e coloco
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud
Boas:
Substituis-te os tubos todos de vácuo, ou só os que vão para o turbo?
No meu, tinha uns que vinham para a frente do motor que estavam quase a rebentar...
Substituis-te os tubos todos de vácuo, ou só os que vão para o turbo?
No meu, tinha uns que vinham para a frente do motor que estavam quase a rebentar...
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud
Obrigado pelas respostas.
Não se trata de entrada em safe mode. Já tive essa experiência e sei como é.
Não sei como estarão os tubos de vácuo. O mecânico substituiu alguns na ultima revisão.
Quem sabe que componentes se servem do circuito de vácuo, além do turbo e egr?
Não se trata de entrada em safe mode. Já tive essa experiência e sei como é.
Não sei como estarão os tubos de vácuo. O mecânico substituiu alguns na ultima revisão.
Quem sabe que componentes se servem do circuito de vácuo, além do turbo e egr?
- mpblue
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud
Tens o RAVE (manual de oficina do Freelander)?rlopes Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Não se trata de entrada em safe mode. Já tive essa experiência e sei como é.
Não sei como estarão os tubos de vácuo. O mecânico substituiu alguns na ultima revisão.
Quem sabe que componentes se servem do circuito de vácuo, além do turbo e egr?
Tens lá os circuitos todos...
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud
Obrigado.
Não, não tenho o RAVE. Algo que se consiga online?
Não, não tenho o RAVE. Algo que se consiga online?
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajud
Boas:rlopes Escreveu:Obrigado.
Não, não tenho o RAVE. Algo que se consiga online?
há varios topicos por aqui e noutros foruns com o link...
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Re: TD4 - falta de potencia em baixa rotação, necessito ajuda
rlopes Escreveu: ↑13 nov 2014 12:21 Boas. Começo pela apresentação.
Sou novo no forum e decidi entrar pois ao vasculhar a net gostei do nivel técnico que aqui usam e também do companheirismo nas respostas à várias questões.
Tenho um Free TD4 de 2000 com aprox 200.000km e que tem passado pelos problemas tipocos dos demais: maf, turbo, tubos do admissão, embraiagem, viscoso, diferencial, entre outros. Mas lá vai andando.
Desde que lhe mexi no turbo nunca mais foi o mesmo, especialmente na subida de rotações e no binario a baixa rotação até 2000rpm, ou seja quando o efeito de geometria variável faz o seu trabalho.
Decidi então meter mão ao problema. Tenho bons conhecimentos de mecanica e do funciomanento destas coisas...
A promeira desconfiança vai para o funcionamento do turbo vnt.
Deixo aqui os dados que possuo actualmente e peço ajuda.
- Substituí os tubos de vácuo e noto que existe vácuo no sistema do turbo (antes da valvula solenoide), embora não seja uma pressão elevada para deixar o dedo colado. É normal ser assim? O accionamento da geometria variável necessita muita pressão?
- Noto o silvo tipico do turbo (baixinho) mas só por volta das 1800rpm...se bem recordo deveria notar-se bem antes... e quando acelero a resposta é lenta ou nula
- Retirei o tubo de alimantação do solenoide e fui andar. Não notei qualquer diferença o que significa que a geometria variavel não está a fazer o seu trabalho...
- Antes de avançar para a parte de cima do motor quero tirar todas as duvidas em redor do turbo.
Questões:
- Como posso validar se a parte mecanica do turbo está solta e a funcionar? É suposto o veio da geometria variavel mover-se facilmente com a força das mãos, utilizando uma ferramenta qualquer pois está pouco acessivel?
- Assumo que com o carro em funciomanento ligar diretamente o tubo de vacuo principal àquela peça cilindrica que recebe o vacuo faz actuar a geometria, esta deverá responder certo?
- Se verificar que está bloqueado, por exemplo por carvão ou ferrugem, conhecem alguma dica para desbloquear?
- Alguém já conseguiu retirar este mecanismos do turbo sem o tirar para fora, por exemplo para lubrificar?
- O solenoide da EGR é igual ao do turbo, para poder testar também esta peça?
- Conhecem alguma dica de como saber se o motor em determinado momento está a mandar sinal para o solenoide actuar? (voltagem da ficha, etc)
Haveria mais questões, mas creio que já chega. Seguramente sairão com o desenrrolar do tópico.
Desde já o meu muito obrigado.
Renato
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Bom dia Renato!
Meu nome é Kleber Aguiar e resido no Brasil.
Estou passando por esse mesmo problema. Pode compartilhar a solução?
Deixo aqui também meu contato a disposição.
Kleber Aguiar
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