VISCOSO FREELANDER

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa
Contacto:

VISCOSO FREELANDER

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Muito se fala por aqui do viscoso (Viscous Coupling Unit), relativamente ao viscoso acho que já foi tudo dito e repetido, deixo só a dica aos "novos" que pensem comprar um freelander.

Simplesmente quando compram um freelander usado TROQUEM o viscoso, ponto!

Isto porque:

1º o viscoso poderá não estar completamente colado mas já ter uma resistência demasiadamente elevada
(O gel vai perdendo qualidades ao longo dos tempos e vai "colando", não é um processo on/off)

2º Caso esteja a fazer mais pressão do que devia não vai dar cabo só da IRD, vai dar cabo de tudo a que a transmissão esteja ligada, IRD, diferencial traseiro, suportes do diferencial, apoios do motor, chassis, até as homocineticas vão sofrer carga adicional e vai acabar por partir o que estiver mais fraco

3º Um viscoso actualmente custa entre os 200 e 300€, estarem a perder tempo a testar uma peça que não vão saber quantificar o que é bom ou mau é no minimo inutil... Eu já montei um original, já montei um reconstruido nos meus frees e ainda hoje, se tiver que testar um não faço ideia se a carga é pouca ou muita, posso ter uma ideia mas é mesmo só isso.. uma ideia, por isso, não arrisquem :)

4º O viscoso é uma peça de desgaste, não é ilimitada visto que o gel começa a perder propriedades desde que é metido lá dentro e sujeito a forças e temperaturas sempre que saiem com o carro, desenganem-se da conversa que oiço imensos vendedores e não só terem, ah e tal estes ultimos já têm os problemas resolvidos, É MENTIRA!!! Os viscosos são iguais, as transmissões são iguais (só o V6 tem uma relação diferente na IRD) e o gel é gel, e detriora-se exactamente da mesma forma seja em que modelo estiver (tal como tambem acontece com os Range Rovers)

Espero ter ajudado.

Abraços
Avatar do Utilizador
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 17 set 2014 10:19
RTI: 0

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por JMRibeiro »

Pelo menos a mim ajudas te!

Obrigado
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Catloudave »

Boa tarde, coloco aqui a questão sobre o viscoso do meu free. Quando o comprei estive à espera que a cx de transf viesse do UK para ser montado, e nunca montaram o veio da transmissão, ficou sempre 4X2, estou sériamente a pensar em montar o veio e coloca-lo em 4X4. Não sei se chegou a ser trocado o viscoso... Resumindo, mesmo que tenha sido trocado faz muito mal é ter ficado certa de 5 anos parado? Perde alguma qualidade?

Agradeço a ajuda...
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por SERSANRR »

Por acaso é muito boa pergunta... não sei responder,talvez o Carlos da Soluções Freelander saiba responder pois trabalha directamente com o gel de silicone.. Á partida diria que perde mas nada de especial, como não apanhou calor (presumo eu) ou andou a ser chocalhado acho que deve estar bom, acho... (O viscoso é novo não é? Ou era o que estava montado no carro?)
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Catloudave »

SERSANRR Escreveu:Por acaso é muito boa pergunta... não sei responder,talvez o Carlos da Soluções Freelander saiba responder pois trabalha directamente com o gel de silicone.. Á partida diria que perde mas nada de especial, como não apanhou calor (presumo eu) ou andou a ser chocalhado acho que deve estar bom, acho... (O viscoso é novo não é? Ou era o que estava montado no carro?)
O problema é esse não faço ideia... Não me disseram nada quando trocaram a cx tranf. Por norma o correcto teria sido trocar o visco também, estou desgraçada tenho que montar aquilo e ver o que acontece... :wtf:

Esteve sempre guardado na garagem, desmontado e deixado quieto.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 356
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Punisher »

Catloudave Escreveu:
SERSANRR Escreveu:Por acaso é muito boa pergunta... não sei responder,talvez o Carlos da Soluções Freelander saiba responder pois trabalha directamente com o gel de silicone.. Á partida diria que perde mas nada de especial, como não apanhou calor (presumo eu) ou andou a ser chocalhado acho que deve estar bom, acho... (O viscoso é novo não é? Ou era o que estava montado no carro?)
O problema é esse não faço ideia... Não me disseram nada quando trocaram a cx tranf. Por norma o correcto teria sido trocar o visco também, estou desgraçada tenho que montar aquilo e ver o que acontece... :wtf:

Esteve sempre guardado na garagem, desmontado e deixado quieto.
Boas;
O facto de ter estado parado não influi em nada na qualidade, que me corrija o Carlos S.F. , a questão é mesmo em que condições estava quando foi retirado. Pode muito bem estar em perfeitas condições. Acho que deve montar e proceder de imediato ao teste do viscoso; em função do resultado, ou deixa rolar com a máquina na plenitude para que foi concebida ou deve equacionar de imediato o recondicionamento do viscoso; 4x2 é que como todos sabem, a malta por cá com mais experiencia não está para aí virada em apoiar, para além de se chumbar na IPO.
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 611
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0
Localização: São Torcato, Guimarães

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por tiago_silva »

Mesmo perdendo propriedades por estar parado em princípio será uma coisa mínima mas o Carlos já é capaz de passar por aí e dar o seu parecer. Agora para ter de facto a certeza é montar a transmissão (veio com o viscoso) e proceder ao teste do viscoso como sugeriu o Punisher, seja o teste de levantar a roda, seja o de circular com o carro (durante o espaço necessário para teste, não circule por aí com o viscoso colado) não terá consequências visto a IRD ter sido recondicionada e nunca ter circulado em 4x4, isto é, o desgaste na mesma foi muito menor, em princípio (porque ciências exatas só no papel mesmo). Se ao fazer o teste ao viscoso vir que está muito preso é voltar a desmontar e falar com o Carlos (soluções freelander) que ele certamente terá uma solução rápida, eficaz e barata para esse problema. Depois é só :driving: com um verdadeiro 4x4!
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por carlossilvalr »

Boas. O óleo de silicone tem validade, mas alargada e os km noirmalmente chegam primeiro :-)

Soluções e connosco Tiago :-)

Abracos
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Catloudave »

:thumbdown: Ok, boa tarde ou não tão boa assim. Rolamentos de apoio do viscoso, check, ... viscoso... é para esquecer, completamente e absolutamente MORTO!
Virar, virar, virar,... completamente a derrapar. :yikes:

Não sei se estou mais furiosa, do que desiludida... O meu marido já diz: " vais ver o DSE por um canudo..." Basicamente não se mete em mais nenhum LR. :cry:
Agora entendo o porquê da força que o vendedor fez para tirarmos o veio (4X2) ao jipe, com as tretas do consumo e da leveza do carro,e trocar só dois pneus de uma vez, etc e etc... ele não queria era gastar mais dinheiro, tirar o máximo de lucro do jipe. Isto de "quem não sabe, é como quem não vê". :vergonha:

Vamos ver como vai ser...

Já agora aconselham a trocar também os apoios/rolamentos ou só mesmo o viscoso?

Cumprimentos.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA
Contacto:

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por paulo jorge »

Fala com o Carlos das soluções freelander que ele tem solução parabo teu problema e em conta
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por baptistama »

Boa tarde,
ñ faz sentido reutilizares os rolamentos, o valor dos mesmos no total da factura é "residual",
a operação de retirá-los do viscoso antigo e montar os mesmos no novo/recondicionado vai certamente afectá-los um bocadinho...
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por carlossilvalr »

Boas sinceramente aproveitar apoios de viscoso é um erro! Normalmente Salem à pamncada e tendo em conta que o par da Allmakes custa cerca de 75€ acho mesmo que nem vale a pena pensar 2x.

90% dos retirados nem dão para montar segunda vez, os outros 10% vão durar 2 meses :-)

Qualquer duvida, força...
Carlos Louro
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 61
Registado: 24 mar 2014 14:52
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Carlos Louro »

O fluido que o viscoso tem no seu interior tem esperança de vida,por isso mesmo estando parado o relógio não para.Quanto aos apoios do viscoso,existem apoios doutros carros que se enquadram perfeitamente no freelander e são muito mais baratos. É possível sacar os referidos apoios sem os danificar com um saca especial ou numa prensa.

Carlos L ouro cumprimentos
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Catloudave »

Bem novidades, após conversa com o Carlos das soluções freelander, o "carro" ou "jipe" chamam o que quiserem... :D para mim é simplesmente o "perfeito", vai voltar a ser "inteiro". 4x4 aí vai ele, e eu. Um excelente representante LR... Na minha modesta opinião.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por baptistama »

Catloudave Escreveu:
(...) Um excelente representante LR... Na minha modesta opinião.

Cumprimentos
e quem fala assim ñ é gago!!!
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Catloudave »

Boa noite, a minha saga com o visco do meu free continua... :bolas: agora é o apoio o diferencial traseiro que se foi... Porra, que cena. Ainda anda a 4x2 mas está. Quase... Questão: deve verificar a lubrificação do diferencial já que vou ter de tirar aquele apoio todo?
O que aconselham?

Cump.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por carlossilvalr »

Boas Catarina

Além do que já referi em relação ao apoio ( deve ser original) poderá aproveitar e trocar o óleo do diferencial traseiro. Para isso a forma correcta é retirando a tampa do mesmo. Não tem bujao de saída.
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Catloudave »

Boas, :dance: é oficial, menos um Freelander a 4X2 na estrada,... Nota-se diferença, sente-se o jipe mais agarrado a estrada, ... Aconselho...
Agora vamos ver os consumos..- s:)

Cumprimentos. :wave:
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 81
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0
Localização: Loulé- Algarve

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Chorondus »

Mais um free salvo do inferno :D .Parabéns. Quanto aos consumos, não se esqueça que não está a usar um ki@! :yikes:
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 356
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: VISCOSO FREELANDER

Mensagem por Punisher »

Catloudave Escreveu:Boas, :dance: é oficial, menos um Freelander a 4X2 na estrada,... Nota-se diferença, sente-se o jipe mais agarrado a estrada, ... Aconselho...
Agora vamos ver os consumos..- s:)

Cumprimentos. :wave:
Boas;

Antes de mais parabéns por lutar por respeitar as caracteristicas de um Free e não andar no improviso. Quanto a consumos....a máquina em plenas condições, pouca diferença vai notar; quanto a desempenho e segurança lhe garanto que muito vai notar.

Saudações Free.
Responder