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Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 09 abr 2012 21:44
por mpblue
Boas:

Pergunta de cariz técnico, em relação as temperaturas de funcionamento do motor BMW instalado no RR P38.

Decidi fazer o upgrade para a ventoinha eléctrica, visto que o meu viscoso deve ter entregue a alma ao criador, e tambem para tentar baixar um pouco o consumo do bicho.

A Kenlowe recomenda a instalação do sensor na tubagem de entrada do radiador, e possui a sua temperatura regulada para duas velocidades (95-90ºC e 100-95ºC) como pre-definição para o dito cujo.

A X-Eng vende um sensor de temperatura que se instala no seu adaptador de aluminio, que se instala no tubo de saida do radiador, e possui tambem duas temperaturas para as mesmas duas velocidades (88-83ºC e 92-87ºC).

Aconselhado pelo mestre FLG, e com base num P38 que se encontra a circular aqui no burgo, vou instalar um sensor de duas temperaturas no bujão de drenagem do radiador, que se encontra a meio do radiador.

A pergunta que coloco, é que temperaturas aconselham???

Tenho para já comprado, um sensor com as seguintes temperaturas (92-87ºC e 97-92ºC), que fica a meio dos dois referidos anteriormente...

Sersan, se puderes ajudar aqui, agradeço...

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 09 abr 2012 22:06
por paulo jorge
nao apliques o sensor no meio do radiador
Aplica sim no tubo de saida com o adaptador pois so assim tens a medição correcta
Para mim o sensor que vem no kit é o ideal.

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 09 abr 2012 22:19
por mpblue
paulo jorge Escreveu:nao apliques o sensor no meio do radiador
Aplica sim no tubo de saida com o adaptador pois so assim tens a medição correcta
Para mim o sensor que vem no kit é o ideal.
Boas:

A ideia de andar a cortar o tubo que já de si é curto e com umas curvas muito manhosas não me agrada muito. É o unico defeito do kit da X-Eng para mim...

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 09 abr 2012 23:20
por paulo jorge
o defeito é simples de resolver com tubo a metro.
A temperatura no radiador nunca é certa 100%

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 10 abr 2012 01:28
por baptistama
a função da ventoinha é reduzir a temperatura do radiador e em consequência a temperatura à saída do radiador, portanto:
se colocares o sensor à saída do radiador, a ventoinha actuará de modo a q a temp de saída não seja superior a 92-87ºC e 97-92ºC;
podes aproveitar para usar a localização da purga de modo a ñ teres que cortar tubos para instalar o sensor, a desvantagem é q o escoamento pelos alvéolos do radiador ñ é linear podendo o sensor efectuar uma leitura q ñ actue a ventoinha mesmo q a temp de saída seja superior a 92-87ºC e 97-92ºC;

se colocares o sensor à entrada do radiador, a ventoinha actuará no intervalo 92-87ºC e 97-92ºC e como o fluido ainda tem q passar no radiador arrefecido pela ventoinha a temperatura de saída não se saberá qual é mas será bastante mais baixa que os 92-87ºC e 97-92ºC, o q vai acontecer tb é q a ventoinha estará a funcionar quase em continuo.

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 10 abr 2012 10:27
por FLG
Boas a todos

como tinha postado aqui:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=10170

o RR continua a rolar sem qualquer tipo de problema... ;)

Na altura não o referi mas é necessario mandar tornear o passo de rosca da valvula para poder enroscar como deve ser... mas há quem consiga aperta-la assim pois a diferença não é muita... atenção que não recomendo de todo tal coisa... para o serviço ficar :cool: é necessario corrigir o passo de rosca.

Pessoalmente não gosto do sensor que vem com o kit da Kenlowe para o P38... então para o Disco é ainda pior... ;)

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 11 abr 2012 22:29
por mpblue
FLG Escreveu:Boas a todos

como tinha postado aqui:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=10170

o RR continua a rolar sem qualquer tipo de problema... ;)

Na altura não o referi mas é necessario mandar tornear o passo de rosca da valvula para poder enroscar como deve ser... mas há quem consiga aperta-la assim pois a diferença não é muita... atenção que não recomendo de todo tal coisa... para o serviço ficar :cool: é necessario corrigir o passo de rosca.

Pessoalmente não gosto do sensor que vem com o kit da Kenlowe para o P38... então para o Disco é ainda pior... ;)
Boas FLG:

Em vez de tornear o sensor, resolvi tornear um adaptador para as duas roscas (que já agora é de 1/2" BSP macho com o rebaixe para o vedante para M22x1,5 femea do sensor). Já está lá em casa, e só me falta o anti-congelante organico para começar a desmontar o viscoso e instalar a ventoinha da Kenlowe.

Relativamente a localização do sensor no meio do radiador, não é a melhor, mas prefiro isso a cortar o tubo de saida do radiador que é muito retorcido...

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 12 abr 2012 12:39
por FLG
mpblue Escreveu:...Relativamente a localização do sensor no meio do radiador, não é a melhor, mas prefiro isso a cortar o tubo de saida do radiador que é muito retorcido...
Exactamente... ;)

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 24 jun 2013 11:23
por tomcat
Teimoso como sou, resolvi também ( e como está na moda e é amigo do ambiente :lol: ) ir para eléctrico.

Já tenho tudo mais ou menos estudado e queria saber, se é que é possível, qual o aumento de temperatura que existe, ao entrar e ao saír do motor.
É claro que depende do esforço do motor etc ....... as por exemplo ao relanti.

No caso concreto do motor M51 da BMW, há um sensor com um leque, 91-86 e 99-94 que dispara a ventoinha do AC (com duas velocidades)em SOS, (a LR colocou um sensor a disparar aos 100º, salvo erro nos MY99 ou MY00).
Escusado será dizer que se eu não tiver já o sensor da LR, esse vai passar a existir.

Para explicar melhor a minha dúvida, o referido sensor com 88-83ºC e 92-87ºC e que a maioria do pessoal instalou, não é um pouco elevado?
Indo para o pior cenário, a temperatura a entrada do motor a 92º não é já muito "quente"?
Pelo que já partilhei em cima a BMW considera 91º como preocupante....

Agradeço que opinem.

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 25 jun 2013 21:31
por mpblue
Boas Tomcat:

Convem não esquecer que essas temperaturas e sensores são para accionar as ventoinhas electricas do AC (ultima temperatura) e a outra (inicial), para abrir uns flaps que estão na frente do radiador (se não me engano) para fazer circular mais ar pelo radiador. Mas o viscoso, está lá sempre e a funcionar...

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 25 jun 2013 23:18
por tomcat
mpblue Escreveu:Boas Tomcat:
Convem não esquecer que essas temperaturas e sensores são para accionar as ventoinhas electricas do AC (ultima temperatura) e a outra (inicial), para abrir uns flaps que estão na frente do radiador (se não me engano) para fazer circular mais ar pelo radiador.
Manuel a semana passada vi um E36, 325tds a ser "desmanchado" e não há/havia "portinholas/flaps" ;).
Ou pelo menos, eu só vi a carenagem do viscoso e a ventoinha "soprar" na frente.
mpblue Escreveu: Mas o viscoso, está lá sempre e a funcionar...
Sim, excluindo ao relantim (para-arranca) ou se a rotação passar dos +- 3000 rpm, pelo menos atracado a 100%.

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 26 jun 2013 14:29
por mpblue
tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu:Boas Tomcat:
Convem não esquecer que essas temperaturas e sensores são para accionar as ventoinhas electricas do AC (ultima temperatura) e a outra (inicial), para abrir uns flaps que estão na frente do radiador (se não me engano) para fazer circular mais ar pelo radiador.
Manuel a semana passada vi um E36, 325tds a ser "desmanchado" e não há/havia "portinholas/flaps" ;).
Ou pelo menos, eu só vi a carenagem do viscoso e a ventoinha "soprar" na frente.
mpblue Escreveu: Mas o viscoso, está lá sempre e a funcionar...
Sim, excluindo ao relantim (para-arranca) ou se a rotação passar dos +- 3000 rpm, pelo menos atracado a 100%.
Vê aqui as persianas:

http://bmwfans.info/parts/catalog/E39/T ... tor_frame/

Item nº 2

A informação sobre o funcionamento do viscoso original da BMW é interessante, e isso sim, podia-ser um bom viscoso para os RR, porque do que tenho visto, eles começam a aquecer nas rotações altas, fora isso não há espiga (experiencia de quando andei com a electrica...) :problem:

A baixas rotações não havia barulho de ventoinha do viscos, e quando se andar acima das 3000 rpm, o barulho do motor abafa a ventoinha, e ela começa a fazer a sua magia... :thumbup:

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 27 jun 2013 12:59
por tomcat
mpblue Escreveu: Vê aqui as persianas:

http://bmwfans.info/parts/catalog/E39/T ... tor_frame/

Item nº 2

A informação sobre o funcionamento do viscoso original da BMW é interessante, e isso sim, podia-ser um bom viscoso para os RR, porque do que tenho visto, eles começam a aquecer nas rotações altas, fora isso não há espiga (experiência de quando andei com a eléctrica...) :problem:

A baixas rotações não havia barulho de ventoinha do viscos, e quando se andar acima das 3000 rpm, o barulho do motor abafa a ventoinha, e ela começa a fazer a sua magia... :thumbup:
Ontem por acaso vi um E39 com motor 30D e a frente juntamente com a ventoinha do AC / auxiliar ;) (ou seja há stress) havia realmente umas "portinhas"...
Começo achar (pelo stress com outros modelos em países quentes) que os germânicos, preocupam-se com o frio e não com o calor :sing:
Mas desconhecia esta "persiana".
Já viram a quantidade de restrições/ itens que podem bloquear a livre circulação do ar.

Manuel acho que o teu "stress" com a eléctrica, foi devida aos teus valores de disparo serem elevados :( , se foram colocados a saída do radiador.

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 27 jun 2013 13:17
por tomcat
tomcat Escreveu: No caso concreto do motor M51 da BMW, há um sensor com um leque, 91-86 e 99-94 que dispara a ventoinha do AC (com duas velocidades)em SOS, (a LR colocou um sensor a disparar aos 100º, salvo erro nos MY99 ou MY00).
Escusado será dizer que se eu não tiver já o sensor da LR, esse vai passar a existir.
Ora bem, complementando e corrigindo a minha informação.
Não ligam a minha informação do M51....

O correcto e para o nosso caso, é : há um sensor, que tem a rosca M14 - 1,5. (dá para o M51).
Pode ser utilizado para activar uma ventoinha eléctrica, ou para activar as fans do AC em SOS.

REF BMW 61 311 378 073

"concorrência"
http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_r ... 20073.html

Já agora, se alguém tiver a pinagem ;)

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 28 jun 2013 15:49
por mpblue
tomcat Escreveu:
tomcat Escreveu: No caso concreto do motor M51 da BMW, há um sensor com um leque, 91-86 e 99-94 que dispara a ventoinha do AC (com duas velocidades)em SOS, (a LR colocou um sensor a disparar aos 100º, salvo erro nos MY99 ou MY00).
Escusado será dizer que se eu não tiver já o sensor da LR, esse vai passar a existir.
Ora bem, complementando e corrigindo a minha informação.
Não ligam a minha informação do M51....

O correcto e para o nosso caso, é : há um sensor, que tem a rosca M14 - 1,5. (dá para o M51).
Pode ser utilizado para activar uma ventoinha eléctrica, ou para activar as fans do AC em SOS.

REF BMW 61 311 378 073

"concorrência"
http://www.mister-auto.pt/pt/search_s_r ... 20073.html

Já agora, se alguém tiver a pinagem ;)
Boas, espreita com atenção dentro do sensor:
Imagem

http://www.nastyz28.com/forum/showthread.php?t=196209

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 28 jun 2013 16:05
por mpblue
Outra:
Imagem

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 28 jun 2013 17:59
por tomcat
Muito obrigado Manuel ;)

Já agora há outro, que estou "tentado".
É o 61 318 363 677 (FAE 38381) tem como leque +_ 91-81 e 99-89....

Estou tentado porque, na configuração que estou a idealizar, sendo 91 a t. da minha velocidade maxima de disparo, ela só iria parar quando estivesse "frio".
Evitando assim, máximo, lenta e desligada ou lenta e máxima outra vez....
Que achas?

E usaria o sensor 84-79 (com meia velocidade lenta, ou seja config. De Verão, para "arrejar").
No intervalo 88-83 a velocidade Lenta (que segundo infos, é equivalente a velocidade máxima da Kenlowe)

Aceito brainstorn :sing:

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 29 jun 2013 17:27
por mpblue
tomcat Escreveu:Muito obrigado Manuel ;)

Já agora há outro, que estou "tentado".
É o 61 318 363 677 (FAE 38381) tem como leque +_ 91-81 e 99-89....

Estou tentado porque, na configuração que estou a idealizar, sendo 91 a t. da minha velocidade maxima de disparo, ela só iria parar quando estivesse "frio".
Evitando assim, máximo, lenta e desligada ou lenta e máxima outra vez....
Que achas?

E usaria o sensor 84-79 (com meia velocidade lenta, ou seja config. De Verão, para "arrejar").
No intervalo 88-83 a velocidade Lenta (que segundo infos, é equivalente a velocidade máxima da Kenlowe)

Aceito brainstorn :sing:
Isso é para colocar a saida do radiador?

Julgo que o com essas temperaturas, vais ter a ventoinha sempre a funcionar...

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 30 jun 2013 22:04
por tomcat
mpblue Escreveu:
Isso é para colocar a saída do radiador?
Julgo que o com essas temperaturas, vais ter a ventoinha sempre a funcionar...
A BMW, seria para por no bloco, mas realmente vou ficar pela 61 311 378 073 (91-86, 99-94).
Assim, tenho um sensor no motor e ao mesmo tempo (caso ainda não o tenha) tem o upgrade das fans do AC.

De qualquer maneira, mandei fazer um "T", (resta saber se cabe :bolas: ) que além de levar, o switch das fans, vai levar um sensor de temperatura de água.
Antes de avançar para 100% eléctrico, quero medir a temperatura....

Re: Selecção de sensor temperatura para ventoinha eléctrica

Enviado: 01 jul 2013 10:21
por mpblue
Boas:

O meu, atraves do faultmate, anda sempre dos 90 para cima (tirando as descidas onde desce para valores minimos de 80), e nas subidas chega facilmente aos 100ºC...