Teto abrir

Discussão sobre Freelanders
Responder
Igor911
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 11
Registado: 12 jan 2012 19:59
Land Rover: Freelander 1998
RTI: 0

Teto abrir

Mensagem por Igor911 »

Bom tempo do dia
Todos os donos de LAND ROVER Freelander já se encontraram ou em breve futuro vão se encontrar com este problema! Quando o seu tecto de abrir para de trabalhar e começa a emitir sons estranhos você foi a vítima. O desgasto da engrenagem de plástico do motor do tecto de abrir. Há três, ou seja apenas um método para resolver este problema porque os restantes dois não são eficientes. Podemos trocar o motor todo mas ele como o anterior não vai durar muito tempo, se não utiliza o tecto de abrir pode simplesmente cola-lo mas isso vai levar ao apodrecimento da borracha e como consequência temos de substituir o motor ou o tecto todo. Ou a maneira mais fiável – substituir a engrenagem de plástico por uma de metal que nunca se vai desgastar! O exemplo pode ver nas imagens a baixo:
Com a nova engrenagem a seu motor ira trabalhar como novo ainda muitos anos e vai esquecer-se de todos os problemas com ele relacionados.
Imagem
joão Antunes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 2
Registado: 18 abr 2012 22:00
Land Rover: Modelo Freelander
Tipo Motor Ano 07/2000
RTI: 0

Re: Tecto abrir

Mensagem por joão Antunes »

Boa noite
tenho um freelander do ano de 2000 e estou com problemas no motor do tecto de abrir,
como li esta informação gostava de saber onde posso adequerir o carreto para o motor
o meu muito obrigado.
não sei se reponde por aqui ,mas mesmo assim coloco aqui o meu mail
j.s.antunes@clix.pt

cumprimentos
miguelbeirao
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 1
Registado: 13 ago 2012 22:41
Land Rover: Freelander TD4 2000
RTI: 0

Re: Teto abrir

Mensagem por miguelbeirao »

Viva,
Sou caloiro no forum, chamo-me Miguel Beirão e estou com o mesmo problema, onde posso comprar a roda em metal?

Obrigado,
Miguel Beirão
mike.beirao@gmail.com
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Teto abrir

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

O mecanismo original usado talvez aqui

landroversdoteles.blogspot.com

A roda metálica aqui:

http://casaldecambra.olx.pt/land-rover- ... -300263228

Abraços
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Teto abrir

Mensagem por BGomes »

Este fim de semana resolvi pegar no tecto de abrir, apenas subia e descia e não ia para trás.

Depois de tirar o motor vi onde estava o problema, que pelos vistos é típico:

Imagem
Imagem
Imagem

Entrei em contacto com o Sr, do link acima colocado, que vende essa engrenagem em metal mas o preço é um absurdo a meu ver, Vou colocar uma igual á original que custa meia dúzia de euros e se durar tantos anos como essa durou já é muito bom :cool:
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 81
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0
Localização: Loulé- Algarve

Re: Teto abrir

Mensagem por Chorondus »

Boas tardes!O acesso ao motor foi complicado? Parece que é feito após retirar a luz de presença por cima do retrovisor? Pergunto, porque no outro dia estive a ver isso e os pequenos botões da luz começaram a cair tipo fruta madura. :lol: Mas é um dos (MUITOS! :mad: ) futuros arranjos..
Cump. NV
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Teto abrir

Mensagem por BGomes »

Chorondus Escreveu:Boas tardes!O acesso ao motor foi complicado? Parece que é feito após retirar a luz de presença por cima do retrovisor? Pergunto, porque no outro dia estive a ver isso e os pequenos botões da luz começaram a cair tipo fruta madura. :lol: Mas é um dos (MUITOS! :mad: ) futuros arranjos..
Cump. NV
Para retirar o motor foi simples:

-Retirei o aro do tecto de abrir, aquilo tem uns encaixes, com jeito sai facilmente.
-Retirei o módulo da luz de presença. aí tem logo acesso a um parafuso.
-Depois forçei um pouco a forra do tecto e tive acesso ao outros 2 parafusos que desapertam o motor. Para ajudar a desapertar estes 2 usei um cardan pequeno e respectivo punho.

O motor tem a tampa cravada mas com uma broca retirei a cabeça dos cravos e provisóriamente apertei com abraçadeiras.

Quando voltar a mexer nele vou colocar parafusos no lugar dos cravos.
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 356
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Teto abrir

Mensagem por Punisher »

Boas;
Não pretendo ser desmancha prazeres, mas essa reparação não resolve os problemas dos tetos; essa alteração já a fiz há 5 anos atras e o resultado foi de alguns meses a funcionar. O problema não só o carreto em poliester, são os deslizadores, calhas, fins de curso, cabos.....enfim. O teto foi mal concebido, essa é que é a verdade e por muitas voltas que dêm vão acabar igual, só que com uns euros a menos. Como já antes neste forum se debateu, a solução é matar o dito cujo e esquecer o assunto, ou arriscar e comprar o novo modelo que dizem não ter os mesmos problemas. Eu estou farto de perguntar se conhecem alguém que tenha arriscado comprar o novo por 700€ e que não tenha dado problemas, mas até hoje não me apareceu ninguém.
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: Teto abrir

Mensagem por baptistama »

prefiro gastar meia dúzia de euros e algumas horas de trabalho de 6 em 6 meses a gastar €700 de uma vez só para ficar com o problema resolvido;

é q feitas as contas o Free teria q durar +50 anos para q a solução "para o resto da vida" começasse a compensar monetariamente...
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Teto abrir

Mensagem por BGomes »

Penso que o mau funcionamento do tecto de abrir será por falta de lubrificação que ninguém faz, vou colocar a nova roda dentada, limpar tudo e lubrificar.

Por acaso encontrei no ebay algumas peças que eventualmente podem ser substituidas, por isso acho que o mal é menor.
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 81
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0
Localização: Loulé- Algarve

Re: Teto abrir

Mensagem por Chorondus »

BGomes Escreveu:
Chorondus Escreveu:Boas tardes!O acesso ao motor foi complicado? Parece que é feito após retirar a luz de presença por cima do retrovisor? Pergunto, porque no outro dia estive a ver isso e os pequenos botões da luz começaram a cair tipo fruta madura. :lol: Mas é um dos (MUITOS! :mad: ) futuros arranjos..
Cump. NV
Para retirar o motor foi simples:

-Retirei o aro do tecto de abrir, aquilo tem uns encaixes, com jeito sai facilmente.
-Retirei o módulo da luz de presença. aí tem logo acesso a um parafuso.
-Depois forçei um pouco a forra do tecto e tive acesso ao outros 2 parafusos que desapertam o motor. Para ajudar a desapertar estes 2 usei um cardan pequeno e respectivo punho.

O motor tem a tampa cravada mas com uma broca retirei a cabeça dos cravos e provisóriamente apertei com abraçadeiras.

Quando voltar a mexer nele vou colocar parafusos no lugar dos cravos.
Agradecido. De facto, 700 Aeros é demais.Mais valor trocar a coisa de 6 em 6 meses.Pena a tampa cravada. Os amigos da LR não facilitam em nada..para quê tornar algo fácil quando difícil tem mais piada ? (pelo menos para eles).

Hum.Essa está na lista de pequenas reparações com o nº de ordem 2349098736. :rofl:
Até agora, em quase um ano de free já foram 239403984 pequenas e grandes reparações. :D
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Teto abrir

Mensagem por BGomes »

Chorondus Escreveu:
BGomes Escreveu:
Chorondus Escreveu:Boas tardes!O acesso ao motor foi complicado? Parece que é feito após retirar a luz de presença por cima do retrovisor? Pergunto, porque no outro dia estive a ver isso e os pequenos botões da luz começaram a cair tipo fruta madura. :lol: Mas é um dos (MUITOS! :mad: ) futuros arranjos..
Cump. NV
Para retirar o motor foi simples:

-Retirei o aro do tecto de abrir, aquilo tem uns encaixes, com jeito sai facilmente.
-Retirei o módulo da luz de presença. aí tem logo acesso a um parafuso.
-Depois forçei um pouco a forra do tecto e tive acesso ao outros 2 parafusos que desapertam o motor. Para ajudar a desapertar estes 2 usei um cardan pequeno e respectivo punho.

O motor tem a tampa cravada mas com uma broca retirei a cabeça dos cravos e provisóriamente apertei com abraçadeiras.

Quando voltar a mexer nele vou colocar parafusos no lugar dos cravos.
Agradecido. De facto, 700 Aeros é demais.Mais valor trocar a coisa de 6 em 6 meses.Pena a tampa cravada. Os amigos da LR não facilitam em nada..para quê tornar algo fácil quando difícil tem mais piada ? (pelo menos para eles).

Hum.Essa está na lista de pequenas reparações com o nº de ordem 2349098736. :rofl:
Até agora, em quase um ano de free já foram 239403984 pequenas e grandes reparações. :D

Com um pouco de bricolage retiras bem a tampa e depois é fazer uns furos pequenos e meter parafusos. Até convém abrir para ver o estado daquilo e meter alguma massa. ;)
Avatar do Utilizador
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 230
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959
RTI: 0
Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire

Re: Teto abrir

Mensagem por PR_Acores »

BGomes Escreveu:Penso que o mau funcionamento do tecto de abrir será por falta de lubrificação que ninguém faz, vou colocar a nova roda dentada, limpar tudo e lubrificar.

Por acaso encontrei no ebay algumas peças que eventualmente podem ser substituidas, por isso acho que o mal é menor.

é a mesma situação do viscoso, os Free´s ficaram com "má" fama exactamente por causa disso e também pela falta de conhecimento que era praticamnte nula cá na tuga.

Ninguém dava importancia ao viscoso e por isso toda a gente tirava por causa da más linguas , " ah e tal esses carros dão problemas no eixo traseiro e tal "...
Avatar do Utilizador
pjamaral
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 8
Registado: 02 fev 2014 22:06
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2.0 TD 1999
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Teto abrir

Mensagem por pjamaral »

Boa tarde,
tenho meu teto de abrir desligado no entanto gostaria de o por a funcionar novamente com um kit de reaparaçao.
no entanto penso que para que tudo possa funcionar mais algum tempo é necessario mudar a roda e as calhas.
Alguem me sabe dizer se conhece algum vídeo imagem ou alguma forma de saber como se monta e desmontam as calhas do teto.
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Teto abrir

Mensagem por BGomes »

Criei ontem um tópico com a repatação do motor do tecto...http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=48&t=29213

Dependendo da minha disponibilidade dos próximos dias, mas irei colocar um tópico de reparação do tecto e manutenção do mecanismo.

Na próxima semana devo conseguir publicar o tópico.
Avatar do Utilizador
pjamaral
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 8
Registado: 02 fev 2014 22:06
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2.0 TD 1999
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Teto abrir

Mensagem por pjamaral »

O problema do meu teto de abrir está no rolete pequeno de metal que está no motor.
É a roda exterior e não a interior de plástico.
tenho visto vários peças para o teto de abrir mas não consigo localizar esta individualmente.
Alguém me pode ajudar.
Avatar do Utilizador
pjamaral
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 8
Registado: 02 fev 2014 22:06
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2.0 TD 1999
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: Teto abrir

Mensagem por pjamaral »

O problema do meu teto de abrir está no rolete pequeno de metal que está no motor.
É a roda exterior e não a interior de plástico.
tenho visto vários peças para o teto de abrir mas não consigo localizar esta individualmente.
Alguém me pode ajudar.
LandFreeWhiteGlace
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 24 fev 2016 22:21
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Freelander 5p 2.0Di 1999
RTI: 0

Re: Teto abrir

Mensagem por LandFreeWhiteGlace »

Boas,

Alguém me consegue explicar como se retira o pequeno rolete metálico do motor do tecto de abrir pois queria trocar aquilo, ja tenho um novo mas ele parece colado!!!

Alguém tem alguma dica?

Cumprimentos,

LandFreeWhiteGlace
Responder