Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

FLG Escreveu:Viva jalexandresilva

Atenção a este pormenor:

PAS Steering Box with Straight Drop Arm - reconditioned - RHD

;)

Viva Filipe,

Eu reparei nesse detalhe... foi apenas a titulo de exmplo, mas obrigado pela atenção ;)

De qualquer modo a minha dúvida era mesmo relativa aos recondicionamentos.... são de confiar?
CumprimenTTos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

rpmarques Escreveu:A minha opinião é que nunca é tempo perdido mas sim tempo investido. :D

e desde que não paguemos pelo trabalho, sendo nós a fazer... é know how que adquirimos e por pouco tempo que dure... pelo menos tentámos e não pagámos :)

Por isso se já tens o kit de reparação... dá-lhe uso :ok:

Pois... vontade não me falta, mas tenho receito de, em vez de deixar aquilo direito, ainda ficar pior do que aquilo que está!

Manual de instruções não tenho!

Know How... não tenho!

Vontade tenho muita... mas não chega!
CumprimenTTos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por VaReTaS »

jalexandresilva Escreveu: Pergunto a quem sabe do assunto...

É mesmo assim?
Vale a pena o tempo perdido?
As recondicionadas que andam aí à venda no mercado, o veio é novo, ou o recondicionamento abrange apenas os 0-rings? De salientar que dão 1 ano (apenas :( ) de garantia

Por exemplo...

http://www.paddockspares.com/pas-steeri ... harge.html

Todas as opiniões serão bem aceites....
Boas,

Eu acho que pelo trabalho e pelo preço vale bem a pena mandar reparar a caixa que tenhas agora, a não ser que o veio esteja nitidamente danificado.

É verdade que passado algum tempo voltará a pingar, mas esse tempo dependerá e não tem porque ser uns meses. Até porque pensando assim até uma recondicionada podia ficar na mesma :??

Atenção que essa caixa da Paddock é para RHD e além disso, as que têm agora para LHD só dão até ao VIN JA018109.

Grande LandAbraço
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

Só mais uma questão...

Tirar a caixa de direcção, obedece na montagem a algum tipo de afinação ou montagem "sincronizada" (tipo correia de distribuição)... tipo... tirar daquela posição, tem que se voltar a montar exactamente na mesma posição?
CumprimenTTos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

O tutorial que fiz acho que está bastante acessível! É só seguires os passos que tenho escritos e está feito :)
Não é preciso quaisquer afinações! Mas atenção, só podes usar os o-rings que tenho mencionados! Se quiseres mudar os outros, isso já convém ires a quem sabe e quem tem ferramentas próprias para tal!
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

panther667 Escreveu:O tutorial que fiz acho que está bastante acessível! É só seguires os passos que tenho escritos e está feito :)
Não é preciso quaisquer afinações! Mas atenção, só podes usar os o-rings que tenho mencionados! Se quiseres mudar os outros, isso já convém ires a quem sabe e quem tem ferramentas próprias para tal!
A identificação dos O-Rings.... qual o ring que é para por onde.... é de fácil interpretação... ou é do tipo, ao tirar um, vê-se qual é o mais parecido e substitui-se?
CumprimenTTos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por FLG »

Nem a proposito... alguem sabe a ref. dos 3 rolamentos da caixa de direcção assistida do Disco 200... :??
CumprimenTTos

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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

FLG Escreveu:Nem a proposito... alguem sabe a ref. dos 3 rolamentos da caixa de direcção assistida do Disco 200... :??

Já agora do 300 também :D
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por orlando »

:hello: já k se fala em caixa de direcçao, preciso de uma ajudita ;)
a direcçao do meu disco quase sempre ao virar para o lado direito fica presa de tal forma que tenho de ter algum cuidado, quando estou num cruzamento e arranco mais rapido na maioria é certo que fica presa :yikes:
isto so acontece ao arrancar, se ja tiver acontecido a alguem ou se souberem o que pode ser, eu agradeço.
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por andre_rrvm »

Boas,
o meu grande problema é desenroscar a porca do drop-arm (braço pendural ou lá como é em português), como é que a tiras-te? é que a minha recusa-se a sair por mais força que faça. tem algum truque?

Cumprimentos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por Dacosta »

O truque é ter um bom martelo e dar-lhe umas pancadas, a peça é cónica e depois custa a sair.
Cumprimentos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por andre_rrvm »

obrigado mas não é a porca que segura a rótula ao drop-arm, essa tirei usando esse truque, mas sim a porca que segura o drop-arm à caixa que se recusa a desapertar
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

jalexandresilva Escreveu:
panther667 Escreveu:O tutorial que fiz acho que está bastante acessível! É só seguires os passos que tenho escritos e está feito :)
Não é preciso quaisquer afinações! Mas atenção, só podes usar os o-rings que tenho mencionados! Se quiseres mudar os outros, isso já convém ires a quem sabe e quem tem ferramentas próprias para tal!
A identificação dos O-Rings.... qual o ring que é para por onde.... é de fácil interpretação... ou é do tipo, ao tirar um, vê-se qual é o mais parecido e substitui-se?
Ao tirares os o-rings velhos percebes logo quais são os novos... A mim ninguém me ensinou e vi logo quais eram os o-rings a substituir, isso não tem nada que saber!
andre_rrvm Escreveu:obrigado mas não é a porca que segura a rótula ao drop-arm, essa tirei usando esse truque, mas sim a porca que segura o drop-arm à caixa que se recusa a desapertar
Estás a falar da porca tamanho 35? Epah eu tirei aquilo na boa, desde que tenhas uma boa chave... não precisei de truque nenhum! :??
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

FLG Escreveu:Nem a proposito... alguem sabe a ref. dos 3 rolamentos da caixa de direcção assistida do Disco 200... :??
Isso no microcat não consegues saber? Eu nem sei quais são os rolamentos, já estive por aqui a pesquisar no programa, senão já te dizia a referência :?
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por FLG »

No Microcat nao encontrei... procurei nos manuais todos que tenho e nada... :ohnao2:
CumprimenTTos

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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

Viva,

Prestes a por mãos à obra, resolvi aplicar um desengordurante, atestar o reservatório do óleo da DA e ver resultados... Mal coloquei o óleo a direcção voltou a funcionar em pleno, fugas.... aparentemente não pinga por nenhum lado, o que é estranho pois quando perdeu o óleo foi de um dia para o outro... leia-se, meia duzia de horas, talvez porque, ao trancar a direcção, a mesma tenha ficado a forçar.... :bolas: !

Assim... tenho um problema e uma indecisão!

Problema: Não encontro a fuga?
Indecisão: Será que vale a pena estar a mexer, ou mais vale deixar andar? Quais são as consequências?

de qualquer modo.... serei eu a fazer a substituição dos O-ring's caso seja mesmo necessário, pois o orçamento que me deram foi 150€ só para mão de obra! :o :crazy:

Ainda há quem se queixe que há falta de trabalho!...
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

O pingar da caixa nem sempre é certo. Há dias em que a minha não pinga nada e há outros dias em que se nota que pinga mais.

É questão de que vás controlando e verificando o "pingo", mas normalmente isso vem sempre pelo braço do pendural.
jalexandresilva Escreveu: Problema: Não encontro a fuga?
Indecisão: Será que vale a pena estar a mexer, ou mais vale deixar andar? Quais são as consequências?

de qualquer modo.... serei eu a fazer a substituição dos O-ring's caso seja mesmo necessário, pois o orçamento que me deram foi 150€ só para mão de obra! :o :crazy:.
Vale sempre a pena mexer. Porque como consequência mais directa o que terás será que deixa de pingar :ok:

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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

jalexandresilva Escreveu: de qualquer modo.... serei eu a fazer a substituição dos O-ring's caso seja mesmo necessário, pois o orçamento que me deram foi 150€ só para mão de obra! :o :crazy:
150 mocas?? :o eu demorei 4 horas a fazer isso e não percebo nada de mecânica! Os mecânicos com certeza que demoram metade do tempo, por isso esse preço só pela mão de obra é um abuso!

Mas olha, se a fuga for só do braço pendural, nem é preciso tirar a caixa de direcção fora, com jeitinho de baixo do jipe, trocam-se bem os o-rings :cool:
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

Viva panther667...

Pois... eu também achei um abuso! Das duas umas, ou foi para ver se se comia mais um, ou para despachar porque segundo a pessoa que deu o preço "isso dá uma trabalheira...."

Bem... com coloquei o desengordurante, agora é esperar para ver por onde pinga....

De qualquer modo, ao tirar os vedantes do pendural... a caixa perde o óleo todo.... para repor qtos litros se precisa... 2L? 3L? Acho que já li algures que aquilo leva 2,9L.... é mesmo assim!?

Já agora... no Porto... onde comprar este óleo ao melhor preço?
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

jalexandresilva Escreveu:Viva panther667...

Pois... eu também achei um abuso! Das duas umas, ou foi para ver se se comia mais um, ou para despachar porque segundo a pessoa que deu o preço "isso dá uma trabalheira...."

Bem... com coloquei o desengordurante, agora é esperar para ver por onde pinga....

De qualquer modo, ao tirar os vedantes do pendural... a caixa perde o óleo todo.... para repor qtos litros se precisa... 2L? 3L? Acho que já li algures que aquilo leva 2,9L.... é mesmo assim!?

Já agora... no Porto... onde comprar este óleo ao melhor preço?
É assim, eu até achei o procedimento fácil e não dá assim tanto trabalho...
Acho que não vai perder o óleo quando se retira os vedantes do braço. O oléo só sai quando se tiram aqueles tubos na caixa! Se tirares os vedantes do braço, não vai sair óleo porque como não tens o jipe a trabalhar, a caixa não tem o óleo sob pressão.

De qualquer das maneiras se perder óleo, basta ligares o jipe e deitares o óleo para o recipiente até ficar ao nível certo!

Eu comprei o meu óleo no intermaché, foi barato :)
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