Provas de navegação TT
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Provas de navegação TT
Cada vez mais as provas de navegação TT estão a suplantar os típicos passeios turísticos TT.
Pedia aqui a quem participa neste eventos que troque ideias e experiencias de modo a divulgar e contribuir para a difusão do gosto pela navegação TT.
Muitas pessoas me dizem que é um vicio, ao fazer uma vez não há volta atrás e ficamos com o bixinho.
Somente participei numa brincadeira do género uma vez, mas como digo foi só uma brincadeira e às tantas o nosso grupo já tinha 20 veículos, o que não deixa ver o verdadeiro espírito da navegação.
Há muito a ideia que para um a prova de navegação é necessária velocidade, o que à partida deixaria os nossos series de fora, mas isto não é totalmente verdade, estarei errado?
Depois vem a questão do GPS, será necessário um GPS topo de gama para se participar numa prova de navegação?
E as cartas militares? Têm de se usar em conjunto com o GPS, certo? Isto também não deve ser nada de especial se tivermos alguém que dê uma pequena formação.
Pedia aqui a quem participa neste eventos que troque ideias e experiencias de modo a divulgar e contribuir para a difusão do gosto pela navegação TT.
Muitas pessoas me dizem que é um vicio, ao fazer uma vez não há volta atrás e ficamos com o bixinho.
Somente participei numa brincadeira do género uma vez, mas como digo foi só uma brincadeira e às tantas o nosso grupo já tinha 20 veículos, o que não deixa ver o verdadeiro espírito da navegação.
Há muito a ideia que para um a prova de navegação é necessária velocidade, o que à partida deixaria os nossos series de fora, mas isto não é totalmente verdade, estarei errado?
Depois vem a questão do GPS, será necessário um GPS topo de gama para se participar numa prova de navegação?
E as cartas militares? Têm de se usar em conjunto com o GPS, certo? Isto também não deve ser nada de especial se tivermos alguém que dê uma pequena formação.
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Re: Provas de navegação TT
boas
eu falo por mim , á uns meses atrás participei no GRANDOLAVENTURA e posso dizer que fiquei com o bichinho.
nunca tinha participado em nada do género e so me tinha interessado ao de leve pela navegaçao tt, depois de navegar com carta militar , a experiencia de marcar as coordenadas ter de depois ir á procura delas , tentar selecionar quais as mais importantes se as que estao mais perto e de pouco valor ou as que estao mais dificeis mas dao mais pontuaçao , etc etc , deixa-nos com vontade de repetir a experiencia .
a velocidade é importante mas cada vez mais se utiliza o gps para controlar as velocidades maximas pois os organizadores depois irao ver o que fica registado no gps , a preparaçao tt nem sempre é importante , qualquer veiculo com 4x4 pode ter acesso a essas provas , mas acho que o mais importante é a estrategia usada para recolher o maior numero de waypoints no menor tempo possivel .
jardas
eu falo por mim , á uns meses atrás participei no GRANDOLAVENTURA e posso dizer que fiquei com o bichinho.
nunca tinha participado em nada do género e so me tinha interessado ao de leve pela navegaçao tt, depois de navegar com carta militar , a experiencia de marcar as coordenadas ter de depois ir á procura delas , tentar selecionar quais as mais importantes se as que estao mais perto e de pouco valor ou as que estao mais dificeis mas dao mais pontuaçao , etc etc , deixa-nos com vontade de repetir a experiencia .
a velocidade é importante mas cada vez mais se utiliza o gps para controlar as velocidades maximas pois os organizadores depois irao ver o que fica registado no gps , a preparaçao tt nem sempre é importante , qualquer veiculo com 4x4 pode ter acesso a essas provas , mas acho que o mais importante é a estrategia usada para recolher o maior numero de waypoints no menor tempo possivel .
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Re: Provas de navegação TT
Pela pouca experiência que tenho de participação no DAM - Desafios Amplitude Máxima, parece-me que as provas de navegação, oficiais ou não, são uma excelente forma de praticar todo-o-terreno em Portugal. Aconselho todos os adeptos do TT a experimentar, pelo menos uma vez.
Como aqui já se disse, a estratégia acaba por ser o mais importante neste tipo de provas. A viatura convém ter alguma preparação, pois alguns terrenos assim o exigem. O gps não tem de ser topo de gama, e quanto às cartas militares, com alguma formação, também se aprende rapidamente a interpretá-las.
Como aqui já se disse, a estratégia acaba por ser o mais importante neste tipo de provas. A viatura convém ter alguma preparação, pois alguns terrenos assim o exigem. O gps não tem de ser topo de gama, e quanto às cartas militares, com alguma formação, também se aprende rapidamente a interpretá-las.
Vitor Almeida
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Re: Provas de navegação TT
Boas,
Não é tarde nem é cedo : http://www.ttverde.pt/content/view/1502/129/
Tens aqui uma formação de navegação, seguida de uma prova para colocar em prática. Organizei este evento no ano passado e devo dizer-te que de uma forma geral as pessoas gostaram muito.
Este ano não estou na organização precisamente porque o bichinho falou mais forte e vou participar. Participo em provas de navegação desde 2004 e sem dúvida que é um excelente meio de se praticar TT.
De qualquer forma, se estivermos mesmo a falar de provas com o modelo do infelizmente extinto Camp. Nacional de navegação, ajuda bastante ter o carro bem preparado, designadamente ao nível da suspensão.
Acrescentar também que há vários modelos de provas de navegação. Eu por exemplo gosto muito mais do modelo que sempre foi praticado nos campeonatos, do que por exemplo do DAM ou do tipo de navegação do Grândola Aventura.
Abraço,
Amorim
Não é tarde nem é cedo : http://www.ttverde.pt/content/view/1502/129/
Tens aqui uma formação de navegação, seguida de uma prova para colocar em prática. Organizei este evento no ano passado e devo dizer-te que de uma forma geral as pessoas gostaram muito.
Este ano não estou na organização precisamente porque o bichinho falou mais forte e vou participar. Participo em provas de navegação desde 2004 e sem dúvida que é um excelente meio de se praticar TT.
De qualquer forma, se estivermos mesmo a falar de provas com o modelo do infelizmente extinto Camp. Nacional de navegação, ajuda bastante ter o carro bem preparado, designadamente ao nível da suspensão.
Acrescentar também que há vários modelos de provas de navegação. Eu por exemplo gosto muito mais do modelo que sempre foi praticado nos campeonatos, do que por exemplo do DAM ou do tipo de navegação do Grândola Aventura.
Abraço,
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Re: Provas de navegação TT
Obrigado pelas dicas.
Já agora, quais são só GPSs que vocês utilizam?
Ja alguém usou este software para o windows mobile? O que acham?
http://www.rungps.net/
Já agora, quais são só GPSs que vocês utilizam?
Ja alguém usou este software para o windows mobile? O que acham?
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Re: Provas de navegação TT
Gostava tambem de um dia experimentar uma prova da navegação
Abraço
Quais são os Gps que se podem utilizar? existe alguns que depois deiam para usar no dia a dia numa conduçao mais urbana?nuno.1 Escreveu:Obrigado pelas dicas.
Já agora, quais são só GPSs que vocês utilizam?
Abraço
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Re: Provas de navegação TT
Existem muitos GPS que podem conjugar a navegação off-road e on-road. Os mais recentes modelos da Garmin são exemplo disso, dispondo de mapas de estradas e mapas topográficos
Abraço,
Vitor
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Re: Provas de navegação TT
Obrigado Vitor, o meu pai tem por lá um Tom Tom, será que serve?
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Re: Provas de navegação TT
Não faço a mínima ideia de como anda a Tom Tom, mas penso que não.
Estava a referir-me mais a este tipo de equipamento: http://www.garmin.pt/index.aspx?p=CatPage&CatId=7
Estava a referir-me mais a este tipo de equipamento: http://www.garmin.pt/index.aspx?p=CatPage&CatId=7
Vitor Almeida
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Re: Provas de navegação TT
Continuo a achar que os melhores equipamentos são o Garmin 276c e o 278c.
Nas provas, por norma, usamos tudo garmin (4 no total) : 2x 276c, 1x 278c e um GPSMap 60.
Abraço,
Amorim
Nas provas, por norma, usamos tudo garmin (4 no total) : 2x 276c, 1x 278c e um GPSMap 60.
Abraço,
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Re: Provas de navegação TT
josecamorim Escreveu:Continuo a achar que os melhores equipamentos são o Garmin 276c e o 278c.
Nas provas, por norma, usamos tudo garmin (4 no total) : 2x 276c, 1x 278c e um GPSMap 60.
Abraço,
Amorim
Não se arranja um 276c a bom preço?
Abraço,
Vitor
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Re: Provas de navegação TT
Por acaso pondero trocar o meu 276c p lá para o final do ano por um 620...Vitor Escreveu:josecamorim Escreveu:Continuo a achar que os melhores equipamentos são o Garmin 276c e o 278c.
Nas provas, por norma, usamos tudo garmin (4 no total) : 2x 276c, 1x 278c e um GPSMap 60.
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Não se arranja um 276c a bom preço?
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Re: Provas de navegação TT
Então avisa-me na altura da trocajosecamorim Escreveu:Por acaso pondero trocar o meu 276c p lá para o final do ano por um 620...Vitor Escreveu:josecamorim Escreveu:Continuo a achar que os melhores equipamentos são o Garmin 276c e o 278c.
Nas provas, por norma, usamos tudo garmin (4 no total) : 2x 276c, 1x 278c e um GPSMap 60.
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Não se arranja um 276c a bom preço?
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DAM - DOOR
Door versus Dam – A Equipa limpar Portugal, efectuou esta época 5 provas do DAM, e para finalizar uma Door.
Quais as diferenças:
Tipo de Prova:
O DAM – Desafios Amplitude Máxima, é um conjunto de desafios de navegação por GPS onde aos participantes é concedida liberdade na escolha dos waypoints a realizar. As equipas terão de estudar exaustivamente as áreas onde se desenrola o desafio, com vista a definir os waypoints mais convenientes e delinear a respectiva estratégia. A pontuação final de cada desafio resulta da soma das altitudes dos 8 pontos de maior altitude subtraída da soma dos 8 pontos de menor altitude. O conceito do DAM é a amplitude máxima, apurada pelo somatório das altitudes de determinado número de lugares (waypoints), numa determinada carta militar, visitados por equipa em viatura TT, segundo uma estratégia livre de busca, ainda que condicionada por tempo limite.
O DooR, - Desfios de orientação Off Road é do tipo CNN onde temos muitos pontos fixos marcados no mapa, sendo que com valores diferentes. temos que visitar o maximo possivel, tirar uma foto conforme o Road Book fotografico, e entregar as fotos e o track.A classificação geral será estabelecida pela soma dos pontos obtidos nos CPN’s e nas bonificações/penalizações de acordo com este regulamento
Equipamentos:
Nos Dam são autorizados quaisquer tipos de equipamentos de navegação, incluindo mapas digitalizados, e internet, o que permite uma navegação mais acessível, sendo o factor determinante o cumprimento da melhor estratégia planeada.
Nos Door, Só Gps e Mapa papel, o que implica uma melhor leitura da carta, sendo que o papel do navegador é de muito maior responsabilidade.
Dureza:
A dureza do terreno, é muito idêntica, sendo que o Dam pode incluir piores caminhos, e até off-road, contudo o Dam tem normalmente duas etapas no total de cerca de 2,5h cada separadas por uma neutralização de 1 h para tratar do farnel e assim o Door torna-se fisicamente mais violento pois pode ter 7 horas de condução, sendo que qualquer paragem ou descanso é livre.
Cenário:
normalmente idêntico pois ambos são numa só carta militar.
Cartas:
No Dam, o local só é conhecido a 12 horas da partida, nos door conhece-se a localização com semanas, o que pode facilitar o reconhecimento de terrenos, de qualquer forma, qualquer das opções dão vantagem a equipas que conheçam a zona.
restrições:
tanto nos Dam como nos Door há restrições ao mapa, nos dam normalmente há zonas no mapa que estão interditas a s marcações de pontos, mas não a circulação, nos Door, há restrição de circulação em certas estradas, só sendo possivel atravessar na perpendicular.
Quais as diferenças:
Tipo de Prova:
O DAM – Desafios Amplitude Máxima, é um conjunto de desafios de navegação por GPS onde aos participantes é concedida liberdade na escolha dos waypoints a realizar. As equipas terão de estudar exaustivamente as áreas onde se desenrola o desafio, com vista a definir os waypoints mais convenientes e delinear a respectiva estratégia. A pontuação final de cada desafio resulta da soma das altitudes dos 8 pontos de maior altitude subtraída da soma dos 8 pontos de menor altitude. O conceito do DAM é a amplitude máxima, apurada pelo somatório das altitudes de determinado número de lugares (waypoints), numa determinada carta militar, visitados por equipa em viatura TT, segundo uma estratégia livre de busca, ainda que condicionada por tempo limite.
O DooR, - Desfios de orientação Off Road é do tipo CNN onde temos muitos pontos fixos marcados no mapa, sendo que com valores diferentes. temos que visitar o maximo possivel, tirar uma foto conforme o Road Book fotografico, e entregar as fotos e o track.A classificação geral será estabelecida pela soma dos pontos obtidos nos CPN’s e nas bonificações/penalizações de acordo com este regulamento
Equipamentos:
Nos Dam são autorizados quaisquer tipos de equipamentos de navegação, incluindo mapas digitalizados, e internet, o que permite uma navegação mais acessível, sendo o factor determinante o cumprimento da melhor estratégia planeada.
Nos Door, Só Gps e Mapa papel, o que implica uma melhor leitura da carta, sendo que o papel do navegador é de muito maior responsabilidade.
Dureza:
A dureza do terreno, é muito idêntica, sendo que o Dam pode incluir piores caminhos, e até off-road, contudo o Dam tem normalmente duas etapas no total de cerca de 2,5h cada separadas por uma neutralização de 1 h para tratar do farnel e assim o Door torna-se fisicamente mais violento pois pode ter 7 horas de condução, sendo que qualquer paragem ou descanso é livre.
Cenário:
normalmente idêntico pois ambos são numa só carta militar.
Cartas:
No Dam, o local só é conhecido a 12 horas da partida, nos door conhece-se a localização com semanas, o que pode facilitar o reconhecimento de terrenos, de qualquer forma, qualquer das opções dão vantagem a equipas que conheçam a zona.
restrições:
tanto nos Dam como nos Door há restrições ao mapa, nos dam normalmente há zonas no mapa que estão interditas a s marcações de pontos, mas não a circulação, nos Door, há restrição de circulação em certas estradas, só sendo possivel atravessar na perpendicular.
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Re: Provas de navegação TT
Boas,
Não posso falar do DAM porque nunca participei em nenhum, simplesmente porque o modelo não me atrai e não me puxa minimamente. Sempre achei mais desafiante o modelo do extinto CNN, com um conjunto de estratégias, com pontos com horário definido, etc, etc.
Participei durante 3 anos no extinto CNN e organizei também algumas provas para o mesmo. Estive também na organização do DOOR o ano passado e, este ano, participei nas duas provas, tendo inclusivamente vencido o troféu. Concordo com quase tudo o que foi dito pelo Paulo, exceptuando alguns aspectos:
1º - Não é líquido que se saiba a carta em que a prova se vai desenrolar com antecedência. Por exemplo, este fim-de-semana, dava para saber que a carta era a de Vila Praia de Âncora pois o tempo para percorrer a distância entre o Hotel e a partida era pouco. Mas, bastaria que essa mesma a etapa de ligação (entre o secretariado e o início da PEN) tivesse mais 15 minutos do que estava estipulado, para não sabermos qual seria a carta (por exemplo, neste caso concreto, tanto poderia ser a carta nº27, a 14 ou a 40, ou então duas/três destas)...
2º - Também não é líquido que a prova se desenrole numa só carta, em muitas ocasiões se usaram mais de uma carta.
3º - Por vezes é possível fazer travessias de áreas proibidas não só na perpendicular, mas também x nºs de metros para um lado ou outro da estrada; ou então restrições na quadricula entre a coordenada X e a coordenada Y, etc, etc.
4º - Em qualquer desafio de navegação penso que o grau de dificuldade dependerá sempre da fisionomia do terreno (carta em que se desenrola) e das opções das equipas. Podemos fazer uma prova quase toda em terreno bom, ou uma prova quase toda em terreno muito duro, depende das ambições e grau de preparação dos carros - se tivermos um ponto no cimo de uma serra, e houver uma estrada de 4kms a contornar essa mesma serra com um grande estradão chegamos lá; agora se o pudermos fazer num corta-fogo que "rasga a montanha" e só tem 200m se calhar vamos ganhar com isso, mesmo que seja a guincho. Ou seja, para uns poderá ser fácil, e para outros muito difícil. Devo dizer que por exemplo este fim-de-semana em Vila Praia de Âncora fiz coisas bastante "extreme", a roçar o perigoso inclusivamente!
Abraço,
Amorim
Não posso falar do DAM porque nunca participei em nenhum, simplesmente porque o modelo não me atrai e não me puxa minimamente. Sempre achei mais desafiante o modelo do extinto CNN, com um conjunto de estratégias, com pontos com horário definido, etc, etc.
Participei durante 3 anos no extinto CNN e organizei também algumas provas para o mesmo. Estive também na organização do DOOR o ano passado e, este ano, participei nas duas provas, tendo inclusivamente vencido o troféu. Concordo com quase tudo o que foi dito pelo Paulo, exceptuando alguns aspectos:
1º - Não é líquido que se saiba a carta em que a prova se vai desenrolar com antecedência. Por exemplo, este fim-de-semana, dava para saber que a carta era a de Vila Praia de Âncora pois o tempo para percorrer a distância entre o Hotel e a partida era pouco. Mas, bastaria que essa mesma a etapa de ligação (entre o secretariado e o início da PEN) tivesse mais 15 minutos do que estava estipulado, para não sabermos qual seria a carta (por exemplo, neste caso concreto, tanto poderia ser a carta nº27, a 14 ou a 40, ou então duas/três destas)...
2º - Também não é líquido que a prova se desenrole numa só carta, em muitas ocasiões se usaram mais de uma carta.
3º - Por vezes é possível fazer travessias de áreas proibidas não só na perpendicular, mas também x nºs de metros para um lado ou outro da estrada; ou então restrições na quadricula entre a coordenada X e a coordenada Y, etc, etc.
4º - Em qualquer desafio de navegação penso que o grau de dificuldade dependerá sempre da fisionomia do terreno (carta em que se desenrola) e das opções das equipas. Podemos fazer uma prova quase toda em terreno bom, ou uma prova quase toda em terreno muito duro, depende das ambições e grau de preparação dos carros - se tivermos um ponto no cimo de uma serra, e houver uma estrada de 4kms a contornar essa mesma serra com um grande estradão chegamos lá; agora se o pudermos fazer num corta-fogo que "rasga a montanha" e só tem 200m se calhar vamos ganhar com isso, mesmo que seja a guincho. Ou seja, para uns poderá ser fácil, e para outros muito difícil. Devo dizer que por exemplo este fim-de-semana em Vila Praia de Âncora fiz coisas bastante "extreme", a roçar o perigoso inclusivamente!
Abraço,
Amorim
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Re: Provas de navegação TT
De qualquer forma são ambos aliciantes e recomendáveis.
Só entendo que as organizações de tanto uma como outra deveriam controlar rigorosamente os limites de velocidade.
quanto ao que disse o Amorim, concordo plenamente, desconhecia alguns pormenores possiveis do door.
Só entendo que as organizações de tanto uma como outra deveriam controlar rigorosamente os limites de velocidade.
quanto ao que disse o Amorim, concordo plenamente, desconhecia alguns pormenores possiveis do door.
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Re: Provas de navegação TT
Já agora o que acham desta nova prova
Portugal Tracking Challenge
Após vários anos dedicados ao todo-o-terreno, á navegação 4x4 e á competição chegou a altura de propor-mos a todos os apaixonados em condução e em navegação um novo desafio, o Desafio “Portugal Tracking Challenge”.
Foram convidados 6 clubes ou entidades para organizar cada um uma prova, enquadrada num regulamento único.
O Desafio de navegação 4x4 “Portugal Tracking Challenge” é assim composto por 6 provas de navegação 4x4 a realizar nas seguintes datas:
Soure – 27 de Fevereiro
Penafiel – 27 e 28 de Março
Benedita – 29 e 30 de Maio
Trancoso – 26 e 27 de Junho
Baião – 11 e 12 de Setembro
Abrantes – 20 e 21 de Novembro
A navegação 4x4 trata-se de uma actividade onde o gosto pela navegação é fundamental. O navegador tem um papel fundamental e seguramente dele dependerá o resultado de cada equipa. O piloto terá que fazer aquilo que realmente gosta - conduzir.
Por convicção, a 4x4 Rodas, deixa a cada equipa a escolha de como irá fazer a navegação: mapa em papel e bússola, GPS com ou sem cartografia, utilização de PDA ou computador portátil, tudo é possível e livre.
As classificações serão feitas com base na utilização do Tracking Tecnology. Este sistema levará os participantes a concentrarem-se somente na navegação; o registo, o processamento dos dados adquiridos via GPS e as classificações ficarão a cargo do Tracking Tecnology, que será fornecido pela organização.
O “Portugal Tracking Challenge” terá 3 classificações distintas:
Equipa
Piloto
Navegador
Para além de prémios a atribuir em cada uma das 6 provas, o pilotos e o navegadores do Desafio terão como prémio para a 3ª edição do Africa Tracking de 2011 a inscrição gratuita para os 1ºs classificados, um desconto de 50% para os 2ºs classificados e um desconto de 25% para os 3ºs classificados.
mais infos aqui:
http://www.africatracking.org/PTC_Home.aspx
Portugal Tracking Challenge
Após vários anos dedicados ao todo-o-terreno, á navegação 4x4 e á competição chegou a altura de propor-mos a todos os apaixonados em condução e em navegação um novo desafio, o Desafio “Portugal Tracking Challenge”.
Foram convidados 6 clubes ou entidades para organizar cada um uma prova, enquadrada num regulamento único.
O Desafio de navegação 4x4 “Portugal Tracking Challenge” é assim composto por 6 provas de navegação 4x4 a realizar nas seguintes datas:
Soure – 27 de Fevereiro
Penafiel – 27 e 28 de Março
Benedita – 29 e 30 de Maio
Trancoso – 26 e 27 de Junho
Baião – 11 e 12 de Setembro
Abrantes – 20 e 21 de Novembro
A navegação 4x4 trata-se de uma actividade onde o gosto pela navegação é fundamental. O navegador tem um papel fundamental e seguramente dele dependerá o resultado de cada equipa. O piloto terá que fazer aquilo que realmente gosta - conduzir.
Por convicção, a 4x4 Rodas, deixa a cada equipa a escolha de como irá fazer a navegação: mapa em papel e bússola, GPS com ou sem cartografia, utilização de PDA ou computador portátil, tudo é possível e livre.
As classificações serão feitas com base na utilização do Tracking Tecnology. Este sistema levará os participantes a concentrarem-se somente na navegação; o registo, o processamento dos dados adquiridos via GPS e as classificações ficarão a cargo do Tracking Tecnology, que será fornecido pela organização.
O “Portugal Tracking Challenge” terá 3 classificações distintas:
Equipa
Piloto
Navegador
Para além de prémios a atribuir em cada uma das 6 provas, o pilotos e o navegadores do Desafio terão como prémio para a 3ª edição do Africa Tracking de 2011 a inscrição gratuita para os 1ºs classificados, um desconto de 50% para os 2ºs classificados e um desconto de 25% para os 3ºs classificados.
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- pavelyuri
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Re: Provas de navegação TT
tem tudo para resultar...
deixa de haver certas suspeitas que antes existiam, de que algumas equipas utilizavam equipamento ilegal (pcs, cartografia mais detalhada, etc), a velocidade oassa a ser controlada da mesma forma para todos (ainda estou para ver se se vao controlar as velocidades nas aldeias onde algumas equipas andam a fundo e outras a 30 ou a 10 como ja aconteceu...) deixa de haver a subjectividade das fotografias.. e o tempo morto no final da prova a espera de classificaçoes... a organizaçao tambem da boas garantias... vamos ver!
EU VOU :-)
deixa de haver certas suspeitas que antes existiam, de que algumas equipas utilizavam equipamento ilegal (pcs, cartografia mais detalhada, etc), a velocidade oassa a ser controlada da mesma forma para todos (ainda estou para ver se se vao controlar as velocidades nas aldeias onde algumas equipas andam a fundo e outras a 30 ou a 10 como ja aconteceu...) deixa de haver a subjectividade das fotografias.. e o tempo morto no final da prova a espera de classificaçoes... a organizaçao tambem da boas garantias... vamos ver!
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Paulo Ferreira
http://www.proseriesttteam.com
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- ricardo.barreira
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Re: Provas de navegação TT
Boas
Eu participei numa 1º prova de navegação de outro forum q organiza 4 provas de navegação por ano, e a partir dai foi sempre a abrir o ano passado participei
no Grandola Aventura, acho q é uma maneira de juntar o util ao agradavel, passeio, conhecimento e convivio .
Neste momento ando sempre em cima de provas de navegação q estejam para acontecer, Grandola Aventura 2010 tou lá e Portugal Traking Chanllenge, tou
lá tb com a TorresPower Team.
Cumprimentos e boas Navegações
Ricardo
Eu participei numa 1º prova de navegação de outro forum q organiza 4 provas de navegação por ano, e a partir dai foi sempre a abrir o ano passado participei
no Grandola Aventura, acho q é uma maneira de juntar o util ao agradavel, passeio, conhecimento e convivio .
Neste momento ando sempre em cima de provas de navegação q estejam para acontecer, Grandola Aventura 2010 tou lá e Portugal Traking Chanllenge, tou
lá tb com a TorresPower Team.
Cumprimentos e boas Navegações
Ricardo
- maxibom
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Re: Provas de navegação TT
Devo de ir fazer a de soure para ver como é já que ainda sou um novato nestas andanças.
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