P38 - Embraiagem

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Responder
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 57
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999
RTI: 0

P38 - Embraiagem

Mensagem por skater_pepe »

Boas pessoal..

O RR cá de casa, passa mais tempo parado do que a andar, não sei se será por isso, mas estou com ligeiros sintomas na embraiagem.

Basicamente, ao pegar no RR (depois de algumas semanas parado), as mudanças não entravam, depois de insistir, lá começaram a entrar (nunca arranhou)

O que acontece é que a embraiagem pega muito em baixo.. depois do RR aquecer e se conseguir meter 2 ou 3 mudanças, já fica mais facil, mas pega muito em baixo.

Depois de andar uns dias com ele, há dias que está normal, há outros que continua a pegar muito em baixo.

o que será?

bomba embraiagem?

um abraço
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 614
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por DiscoMirage »

Também tive esse sintoma no meu ex-discovery e tive de mudar a bomba principal da embraiagem. Se for tão fácil de sangrar como a do discovery... vais ter aí um pincel :D
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 57
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por skater_pepe »

DiscoMirage Escreveu:Também tive esse sintoma no meu ex-discovery e tive de mudar a bomba principal da embraiagem. Se for tão fácil de sangrar como a do discovery... vais ter aí um pincel :D
deve-se mudar as 2 bombas não?

isso de sangrar nao faço puto de ideia.. se alguem quiser esclarecer, agradeço :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 614
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por DiscoMirage »

Quanto a mudar as duas... acho que seria melhor, pois mudas a que tem fuga e passados uns tempos a outra vai à vida...
Quanto ao sangrar tem a ver com retirar todo o ar que possa existir no circuito hidraulico já que o pedal da embraiagem aciona um embolo (bomba principal) que está cheio de oleo que por sua vez faz acionar outro embolo (bomba secumdária) que empurra o garfo da embraiagem para se poder usar a caixa de velocidades com o motor a trabalhar. Se houver ar a circular no meio do liquido hidraulico este não tem a mesma capacidade de compressão pois o ar funciona como uma almofada. Para retirar o ar há que sangrar o circuito. No meu caso usei o metodo do sangramento inverso. Usei uma galheta de óleo e um tubo ligado ao sangrador da bomba secundária e injetei com a galheta de óleo o dito até só sair óleo no vaso da bomba principal. Há quem faça o contrário, método convencional, ir pressionando o pedal de embraiagem e abrir e fechar a valvula de sangrar da bomba secundária. :crazy:
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por rp38 »

nunca fiz o sangramento no meu mas o meu mecânico tem uma maquineta que faz o sangramento inverso ou seja de baixo pra cima e ele diz que não fôr assim é pincel :ohnao:
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 57
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por skater_pepe »

então e os sintomas que indico, será mesmo das bombas avariadas?

ou poderá será ar no circuito ou por exemplo o óleo do circuito já não estar em condições? (penso que deva ter uns 5 ou 6 anos)
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por rp38 »

todas as marcas mandam mudar o anticogelente e o fluido dos travões a cada 2 anos, mas a malta sabe que ninguém muda isso se não houver fugas ou mudança de peças ligadas a isso… é do género, se está bom não mexas... :D mas esse sintoma cheira-me a ar no sistema... :nono: e se não purgares o ar com a maquineta que enche a partir da bomba junto á culoche acho que não vai ser fácil... :sing:
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 57
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por skater_pepe »

nem sei que faça..

se peço ao mecanico para trocar o fluido dos travoes e experimentar.. se troco ambas as bombas.. :ohnao: :ohnao:
rp38
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 988
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por rp38 »

começa pelo mais simples e barato que é sangrar convenientemente. :??
Avatar do Utilizador
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 614
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936
RTI: 0
Localização: Famalicão

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por DiscoMirage »

rp38 Escreveu:nunca fiz o sangramento no meu mas o meu mecânico tem uma maquineta que faz o sangramento inverso ou seja de baixo pra cima e ele diz que não fôr assim é pincel :ohnao:
Com uma maquineta deve ser fácil, mas com uma galheta de óleo a substituir a maquineta é um pouco mais difícil :lol:
skater_pepe
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 57
Registado: 30 set 2009 15:19
Land Rover: RR P38 2.5 DSE 1999
RTI: 0

Re: P38 - Embraiagem

Mensagem por skater_pepe »

Por aqui até ver, está resolvido com a troca da bomba de embraiagem pequena (secundária, penso eu!) :D
Responder