Respirador dos gases de vapor

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.
Responder
Avatar do Utilizador
yellowbosch
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 68
Registado: 11 jul 2012 18:27
Land Rover: Discovery 5P 300 TDI 1997
RTI: 0
Localização: Barreiro

Respirador dos gases de vapor

Mensagem por yellowbosch »

Olá a todos,

Desde que comprei o Verdinho (parece que já li aqui nalgum sitio que outro utilizador também chama ao seu Discovery, Verdinho, espero que não leve a mal eu também chamar o meu!) que tenho tentado po-lo a "respirar" melhor, isto é, quero melhorar a qualidade do ar que respira!

Então a primeira alteração que fiz foi anular a famigerada valvula EGR, e que diferença! Contudo não cheguei a limpar nem a admissao nem o intercooler...eu sei ja o devia ter feito!

Mas o tempo passa e ha sempre outras coisas para fazer, então continuei a investigar e li (algures e tambem me deixava intrigado!) que a partir do respirador ciclonico que esta ligado à tampa das valvulas, desce oleo para o carter e vai ar ( quente) para o turbo...entao depois de colocar os tubos de silicone (amarelos da FlatDog) decidi retirar essa ligação ao turbo, tapei a entrada e liguei o tubo que vai do respirador a um tanque artesanal (um garrafao de plastico! tenho de fazer um tanque como deve de ser!) e senti o carro muito diferente, não sei se sera só dos tubos de silicone mas vamos ver...pelo menos o ar ja nao vai para o turbo tao quente!

Agora, so tenho de limpar a admissao e o intercooler! e trocar o respirador ciclonico, já que comprei um novo...

Que acham desta modificação, alguem ja a fez?
Avatar do Utilizador
jpff
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 225
Registado: 24 out 2013 13:21
Land Rover: Range Rover 300tdi
Sócio LCP: 2824
RTI: 0

Re: Respirador dos gases de vapor

Mensagem por jpff »

DIY . fotos, a malta quer é fotos :wave:
Avatar do Utilizador
baptistama
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 791
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback
RTI: 0
Localização: Lisboa/VRSA

Re: Respirador dos gases de vapor

Mensagem por baptistama »

Boa tarde,
tb faz parte da minha lista de alterações montar um "Oil Catch Tank" mas o q se encontra à venda com alguma facilidade são depósitos com capacidade de 750ml, quero montar um de capacidade +/- 2lts, provavelmente "homemade".
Avatar do Utilizador
SquareWheels
master TT
master TT
Mensagens: 1494
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953
RTI: 0
Localização: Trofa/Guimarães/Braga/Porto de Mós
Contacto:

Re: Respirador dos gases de vapor

Mensagem por SquareWheels »

Avatar do Utilizador
andre_rrvm
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 497
Registado: 27 nov 2010 14:15
Land Rover: RR VM 92'
Sócio LCP: 2499
RTI: 0
Localização: Porto

Re: Respirador dos gases de vapor

Mensagem por andre_rrvm »

Tenho uma coisa dessas no meu.
Não notei diferenças no rendimento mas pelo menos o filtro de ar deixou de andar sujo de óleo.

Abraço
André Carvalho
RR VM 92'
Tópico Apresentação

Imagem
Responder