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Embraiagem Serie 1
Enviado: 21 mar 2014 17:55
por Jorge Amaral
Olá a todos Landrovistas
Adquiri uma nova embraiagem ( disco e prensa ) para o meu velhinho.
Como sou um curioso nestas matérias de mecânica, tirei o motor fora saquei as peças usadas e,
vá de colocar as novas conforme saíram das embalagens...
Resultado; depois de tudo montado e aparafusado com os dedos a gemerem, ponho o " velhinho " a trabalhar
e... meter mudanças, está quieto que elas arranham e de que maneira.
Retirado uma vez mais o motor do seu lugar, depois de desapertar os ditos parafusos e porcas, preciso de afinar
a prensa para ter a folga necessária para desembraiar e, as mudanças entrarem sem arranhar ( com excepção da 1ª )
Alguém poderá dar-me as medidas necessárias para poder pôr as alavancas da prensa na posição correcta??
As medidas que estão no manual do Serie, já foram aplicadas e, mesmo assim, não funciona.
O motor vai sair pela 3ª vez ( imaginem como estão os meus dedos
)
Um abraço
Jorge Amaral
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 22 mar 2014 19:54
por pelesapo
A prensa não é a adequada. Geralmente a afinação final faz-se no exterior
.
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 23 mar 2014 19:13
por Jorge Amaral
A prensa e o disco foram compradas à Dunsfold , marca Borge Beck como a antiga.
Já "conhecem" o velhinho, pois sempre que necessito peças, é lá que encomendo.
Tem de haver uma medida correcta para a montagem, dando o aperto às prensas, porque
acredito que as prensas estejam folgadas por não se saber quanto tempo estarão armazenadas até
à sua montagem. Se não estivessem folgadas poderiam e ou poderão pasmar as molas e assim perder
o efeito que necessitam.
Um abraço
Jorge Amaral
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 25 mar 2014 00:14
por pelesapo
Obrigado pela informação
.
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 13 mai 2020 16:40
por MesquitaVasconcelos
Olá, talvez me possa ajudar! Tenho um Série 3, e fiquei sem embraiagem. Ou seja está sempre com o disco de embraiagem colado à flywheel!! Qd está a trabalhar não consigo pôr mudanças! Já sangrei o sistema. Aparentemente as bombas (pricipal no pedal e auxiliar na caixa) estão bem e sem fugas.
Antes de me meter em aventuras para tirar a caixas de velocidades e ir inspecionar a embraiagem e a alavanca da prensa...Há algum conselho que me possa dar para tentar descobrir onde está o problema?
Muito obrigado
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 13 mai 2020 17:14
por MesquitaVasconcelos
Olá, talvez me possa ajudar! Tenho um Série 3, e fiquei sem embraiagem. Ou seja está sempre com o disco de embraiagem colado à flywheel!! Qd está a trabalhar não consigo pôr mudanças! Já sangrei o sistema. Aparentemente as bombas (pricipal no pedal e auxiliar na caixa) estão bem e sem fugas.
Antes de me meter em aventuras para tirar a caixas de velocidades e ir inspecionar a embraiagem e a alavanca da prensa...Há algum conselho que me possa dar para tentar descobrir onde está o problema?
Muito obrigado
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 28 mai 2020 19:54
por Jorge Amaral
Boas tardes Mesquita Vasconcelos
Foi por sorte, que vim "passear" um pouco pela Landmania que me apercebi do seu pedido.
Não se conseguirei ajudá-lo... vou tentar, no entanto vou publicar uma foto do desenho da embraiagem do Serie 1 ( creio que são iguais ou muito parecidas ),
para tentar elucidá-lo
A embraiagem que adquiri à Dunsfold, vinha com os parafusos de afinação desapertados ou seja o disco estava subido em relação à prensa, e ao montar da maneira que ela vinha não conseguia desembraiar ou embraiar porque a engrenagem do pedal não parava o disco e por conseguinte o volante do motor onde
ela fica apertada
Tem que jogar com os parafusos ( 3 ) e com muita paciência, de maneira que fiquem o mais certo possível, para o disco assentar totalmente no volante do motor.
Já não me recordo mas, penso que o intervalo entre a prensa e o volante do motor ( com o disco montado na prensa ) é de 0,5 mm
Espero ter ajudado
Muita paciência para as medidas ficarem certas e boa sorte
Re: Embraiagem Serie 1
Enviado: 15 jun 2021 14:24
por MesquitaVasconcelos
Olá, obrigado pela resposta, entretanto resolvi mesmo desmontar tudo. E lá estava a embraiagem coladissima. Deu bastante trabalho principalmente alinhar o eixo da caixa com o volante do motor... macacos de um lado e de outro...mas lá se fez!