Localização da chapa de matricula da frente

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
Responder
RAF
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 47
Registado: 15 out 2006 00:36
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Viseu

Localização da chapa de matricula da frente

Mensagem por RAF »

Viva,


Alguém sabe dizer e fundamentar se existe alguma restrição na localização da chapa de matricula na frente dos nossos LAND ROVER.

Vemos frequentemente a chapa de matricula ao centro (junto à parte inferior do radiador), ao centro por cima do A-bar, à esquerda no para-choques, etc. ... E em cima na grade do tejadilho!! :sing: Será permitido??? :god:

Tentei ver no site da DGV mas não consegui encontrar nada que indique onde deve ser colocada a chapa de matricula. :bolas:


Desde já obrigado pela ajuda!

CumprimenTTos,
Rui Fonseca
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Mensagem por BGomes »

Penso que o unico sitio permitido no nosso país é ao centro, excepto os veículos que já trazem de fábrica no lado esquerdo. Não posso ter a certeza mas já me informaram disso por eu ter a minha do RR à esquerda, que dá multa.

Um abraço
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria
Contacto:

Mensagem por joaocarreira »

BGomes Escreveu:Penso que o unico sitio permitido no nosso país é ao centro, excepto os veículos que já trazem de fábrica no lado esquerdo. Não posso ter a certeza mas já me informaram disso por eu ter a minha do RR à esquerda, que dá multa.

Um abraço
Viva,

que eu saiba podemos usar ao meio e à esquerda do veiculo.
Na semana passada o meu Defender foi à IPO com a matricula no para choques do lado esquerdo e nada a assinalar... já é a segunda vez que vai à IPO nestas condições.

dá para ver aki como está
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... c&start=15


Abraço,
Joao
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
cmrmiranda
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 162
Registado: 13 fev 2008 15:07
Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000
Sócio LCP: 0
Localização: Oliveira do Hospital
Contacto:

Mensagem por cmrmiranda »

De fonte segura, ou ao centro ou à esquerda, do lado do volante, noutra localização podemos ter problemas c/ as autoriades e inspecções. :x
Carlos Miranda
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Re: Localização da chapa de matricula da frente

Mensagem por ruimarinho »

Regulamento do Código da Estada

Chapas de matrícula

Artigo 37.°

Veículos automóveis e reboques

1– As chapas de matrícula dos veículos automóveis e reboques obedecerão às características constantes dos quadros 10 e 11 e serão fixadas de forma inamovível.

Nos motociclos e nos reboques a chapa de matrícula será colocada apenas na retaguarda; nos restantes veículos automóveis será colocada uma chapa à frente e outra à retaguarda.

A chapa deve ficar em posição vertical, perpendicular e centrada relativamente ao plano longitudinal médio do veículo ou, se tal não for possível, à esquerda deste plano.

Esta chapa não deve ficar, em qualquer circunstância, total ou parcialmente encoberta e, salvo disposição legal em contrário, sobre ela não podem colocar-se quaisquer emblemas ou insígnias.
...

2– As chapas de matrícula dos veículos automóveis e reboques serão colocadas de tal forma que o bordo inferior não diste do solo menos de 30 cm e o bordo superior mais de 120 cm.

As chapas de matrícula podem ser colocadas em moldura especial desde que não haja prejuízo das dimensões prescritas e da visibilidade.

Nos casos em que as características construtivas dos veículos não permitam a colocação das chapas de matrícula da forma prescrita, poderá a Direcção-Geral de Viação autorizar a sua colocação de forma diferente.

3– As chapas de matrícula terão fundo branco, à excepção das de exportação, cujo fundo será amarelo, sendo os caracteres, traços e rebordo periférico a preto.

A forma e dimensões da chapa, letras, algarismos, traços e rebordo periférico, bem como a espessura uniforme destes e os respectivos espaços, serão as constantes dos modelos descritos nos quadros 10 e 11.

As dimensões dos caracteres, bem como a espessura do respectivo traço e os intervalos entre caracteres, obedecerão ainda à norma portuguesa NP-89, relativa a desenho técnico de letras e algarismos, para o tipo de escrita redonda e média.

Os caracteres ficarão na mesma linha se a chapa tiver dimensões de 520 mm x 110 mm; nas chapas de matrícula dos motociclos e nas que tiverem as dimensões de 340 mm x 220 mm, o primeiro grupo de caracteres ficará numa linha superior à dos restantes.

4– Os caracteres, traços e rebordo periférico serão de cor azul, nas chapas de matrícula dos veículos automóveis matriculados provisoriamente nos termos do (n.° 1 do artigo 44.°) do Código da Estrada, por terem sido importados temporariamente.

Os caracteres, traços e rebordo periférico serão de cor vermelha, nas chapas de matrícula dos veículos automóveis e reboques pertencentes aos membros do corpo diplomático e cônsules de carreira acreditados junto do Governo Português, aos membros do pessoal administrativo e técnico de missões estrangeiras, que não sejam portugueses nem tenham residência permanente em Portugal e às entidades abrangidas pelo Protocolo sobre Privilégios e Imunidades das Comunidades Europeias.

5– As chapas de matrícula dos veículos automóveis ligeiros e pesados terão na extremidade direita a indicação do ano e do mês de atribuição da primeira matrícula, conforme os modelos 1 e 2 do quadro 10.

6– As chapas de matrícula serão revestidas de material retrorreflectorizado, cujas características...
Saudações LR,
Rui Marinho
Responder