IPO e ROLOS vs RR

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
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NGonçalves
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IPO e ROLOS vs RR

Mensagem por NGonçalves »

Boas pessoal,

Antes de mais, boas férias e venho pedir-vos ajuda.
O RR está por cá há um ano e está na hora de visitar os amigos do centro de inspecção automóvel.

Já li montes de posts no landmania e no FLR e ainda não estou esclarecido relativamente ao teste dos rolos e problemas que daí possam advir.

Parece-me que faz mais sentido o teste poder ser feito nos Discos e DEF dado que têm o bloqueio da caixa desligado. Nos Ranges e Free não me parece assim tão simples, mesmo no modo 4x4, devido ao famigerado viscoso.

Numa inspecção a outro carro, questionei o inspector proprietário de um Range P38, que me disse que não havia problema: A maquineta tem modo 4x4, tem feito o teste noutros Lr nomeadamente o P38 dele e que não há problema...

Continuo a achar que o viscoso não se vai dar bem... se funcionar como é suposto, bloqueia e vai forçar a transmissão das rodas imobilizadas... parece-me a mim... ou não é assim?

Já para não falar do travão de mão, que sendo à caixa (não sei muito bem como dizer isto) e não actuar nas rodas, vai forçar toda a transmissão num teste destes, criando folgas ou partindo algo na transmissão ou caixa...

Alguém que me possa elucidar, agradeço.
Obrigado
Abraço a todos
Noé Gonçalves
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Marco Ferreira
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Mensagem por Marco Ferreira »

O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos
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terracotta
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Mensagem por terracotta »

Boas,

No meu DSE exigi sempre que colocássem os rolos livres.
No DEF não é necessário.

Veiculos com diferencial viscoso devem colocar sempre os rolos livres, mesmo que os inspectores digam que não é necessário. (os carros não são deles..)
Abraço,
Nuno Mendes


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Mensagem por FLG »

Viva "NGonçalves"

penso que já foi tudo dito:
terracotta Escreveu:...Veiculos com diferencial viscoso devem colocar sempre os rolos livres...
ou...
Marco Ferreira Escreveu:...um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho...
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
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Mensagem por NGonçalves »

Boas

Muito obrigado a todos pela resposta rápida... amanhã vou ter que procurar um IPO que tenha uma dessas soluções...


Já agora: travão de mão... costumam testar??? é que folga na caixa, já chega.. pelo menos, na minha..

mais uma vez, obrigado
abraço
Noé Gonçalves
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terracotta
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Mensagem por terracotta »

NGonçalves Escreveu:Muito obrigado a todos pela resposta rápida... amanhã vou ter que procurar um IPO que tenha uma dessas soluções...
Todos os IPO são obrigados a ter uma dessa soluções..
Abraço,
Nuno Mendes


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terracotta
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Mensagem por terracotta »

NGonçalves Escreveu:Muito obrigado a todos pela resposta rápida... amanhã vou ter que procurar um IPO que tenha uma dessas soluções...
Todos os IPO são obrigados a ter uma dessa soluções..
Abraço,
Nuno Mendes


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Mensagem por RR_Bras »

Boas em Abril fui á inspecção com o VM e os inspectores não puseram o Range nos rolos, fizeram os testes que quizeram, mas sem rolos, travagem fizeram por detrás do local das inspecções. A meu ver a opcção correcta :)
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Mensagem por arrasa_trilhos »

Boas!

Já fiz o IPO com os 2 sistemas, quer com o aparelho no chão do jipe(não é tão fiavel), quer com os rolos.

Abraço

PB
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Re: IPO e ROLOS vs RR

Mensagem por rochajc »

e já agora, o teste com o travão de mão... não é conveniente no RR 330tdi certo? Costumam por os rolos para testar os travões, mas da última vez o inspector disse que tinha de puxar o travão de mão!!! pedi-lhe para não o fazer ao que ele me respondeu que se não o fizesse não aprovaria o carro na inspecção. :mad: é como quem me morde a alma vê-los fazerem o que entendem... qualquer dia salta-me o capacete...

que fazer? já pensei pedir à LAND ROVER portugal uma posição por escrito sobre o assunto, mas eles são muito importantes para isso julgo eu... :sing:
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Re: IPO e ROLOS vs RR

Mensagem por softop »

no centro de inspecções onde levo o defender eles testam os travões na roda uma a uma...
metem as rodas da frente no rolo,o defender ta em ponto morto e os rolos rodam em sentidos inversos,anulando o efeito diferencial...
assim uma roda anda para a frente e a do outro lado para tras..

o inspector so trava,parando os rolos,medindo assim a força de travagem de cada roda...
durante este processo o defender ta sempre em ponto morto....

aqui ha 2 anos,o inspector não me aprovou o defender porque a roda traseira do lado direito travava menos que as outras... :ohnao:

o travão de mão é testado da mesma forma...
as rodas traseiras enfiadas nos rolos girando os mesmos em sentidos opostos...
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Re:

Mensagem por RR_Bras »

Marco Ferreira Escreveu:O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos

O meu foi a semana passado e fizeram este teste que o Marco diz... :)
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Re:

Mensagem por Mário Antão »

Marco Ferreira Escreveu:O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos
Nem mais, aqui nas Caldas da Rainha é este o sistema que usam. Além de o usarem no meu Freelander, quando levei o TD5 também não quiseram arriscar e fizeram da mesma maneira :cool:
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Marco Ferreira
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Re: Re:

Mensagem por Marco Ferreira »

RR_Bras Escreveu:
Marco Ferreira Escreveu:O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos

O meu foi a semana passado e fizeram este teste que o Marco diz... :)
E estranho pois ainda a 1 mes fui a mesma IPO que tu e pela primeira vez tive que levar com os rolos livres e estava a ver que aquilo ia dar barracada o RR começou aos koises e pinotes e como era a primeira vez que fazia os rolos não sabia se era normal mas achei estranho o inspector sai e vem perguntar me se tinha afinado o travao de mao a pouco tempo e eu lembrei me logo o Detroid Locker nao esta a desbloquear,e eu disse logo que sim sim acho que o mecanico esteve a afinar o travão,la foi tentar outra vez ate que se ouviu o famoso clic do Detroid a desbloquear e as rodas ja rodaram sem problemas.
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Re: IPO e ROLOS vs RR

Mensagem por faria »

Boas,
podias te-lhe dito que tinhas o Detroit, isso n chumba no IPO!
_______
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Re: IPO e ROLOS vs RR

Mensagem por Marco Ferreira »

faria Escreveu:Boas,
podias te-lhe dito que tinhas o Detroit, isso n chumba no IPO!
Pois mas como andava numa maré de azar e e sempre uma incógnita não quis arriscar já me aconteceu um pouco de tudo nas insp e a conclusão a que cheguei foi que já vai da sorte e dos inspectores,uns mesmo muito fixes e outros que parece que ganhão um salario maior por reprovar carros :x
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