IPO e ROLOS vs RR
- NGonçalves
- iniciante TT
- Mensagens: 39
- Registado: 24 dez 2007 01:36
- Land Rover: RR Classic 300 1996
RR Classic VM 1990 - RTI: 0
IPO e ROLOS vs RR
Boas pessoal,
Antes de mais, boas férias e venho pedir-vos ajuda.
O RR está por cá há um ano e está na hora de visitar os amigos do centro de inspecção automóvel.
Já li montes de posts no landmania e no FLR e ainda não estou esclarecido relativamente ao teste dos rolos e problemas que daí possam advir.
Parece-me que faz mais sentido o teste poder ser feito nos Discos e DEF dado que têm o bloqueio da caixa desligado. Nos Ranges e Free não me parece assim tão simples, mesmo no modo 4x4, devido ao famigerado viscoso.
Numa inspecção a outro carro, questionei o inspector proprietário de um Range P38, que me disse que não havia problema: A maquineta tem modo 4x4, tem feito o teste noutros Lr nomeadamente o P38 dele e que não há problema...
Continuo a achar que o viscoso não se vai dar bem... se funcionar como é suposto, bloqueia e vai forçar a transmissão das rodas imobilizadas... parece-me a mim... ou não é assim?
Já para não falar do travão de mão, que sendo à caixa (não sei muito bem como dizer isto) e não actuar nas rodas, vai forçar toda a transmissão num teste destes, criando folgas ou partindo algo na transmissão ou caixa...
Alguém que me possa elucidar, agradeço.
Obrigado
Abraço a todos
Noé Gonçalves
Antes de mais, boas férias e venho pedir-vos ajuda.
O RR está por cá há um ano e está na hora de visitar os amigos do centro de inspecção automóvel.
Já li montes de posts no landmania e no FLR e ainda não estou esclarecido relativamente ao teste dos rolos e problemas que daí possam advir.
Parece-me que faz mais sentido o teste poder ser feito nos Discos e DEF dado que têm o bloqueio da caixa desligado. Nos Ranges e Free não me parece assim tão simples, mesmo no modo 4x4, devido ao famigerado viscoso.
Numa inspecção a outro carro, questionei o inspector proprietário de um Range P38, que me disse que não havia problema: A maquineta tem modo 4x4, tem feito o teste noutros Lr nomeadamente o P38 dele e que não há problema...
Continuo a achar que o viscoso não se vai dar bem... se funcionar como é suposto, bloqueia e vai forçar a transmissão das rodas imobilizadas... parece-me a mim... ou não é assim?
Já para não falar do travão de mão, que sendo à caixa (não sei muito bem como dizer isto) e não actuar nas rodas, vai forçar toda a transmissão num teste destes, criando folgas ou partindo algo na transmissão ou caixa...
Alguém que me possa elucidar, agradeço.
Obrigado
Abraço a todos
Noé Gonçalves
- Marco Ferreira
- júnior TT
- Mensagens: 487
- Registado: 10 mai 2008 01:18
- Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8
- Sócio LCP: 2124
- RTI: 799
- Localização: Aveiro
O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos
- terracotta
- maníaco TT
- Mensagens: 3372
- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- RTI: 0
- Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
- Contacto:
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa
- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
- Contacto:
Viva "NGonçalves"
penso que já foi tudo dito:
penso que já foi tudo dito:
ou...terracotta Escreveu:...Veiculos com diferencial viscoso devem colocar sempre os rolos livres...
Marco Ferreira Escreveu:...um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho...
- NGonçalves
- iniciante TT
- Mensagens: 39
- Registado: 24 dez 2007 01:36
- Land Rover: RR Classic 300 1996
RR Classic VM 1990 - RTI: 0
- terracotta
- maníaco TT
- Mensagens: 3372
- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- RTI: 0
- Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
- Contacto:
- terracotta
- maníaco TT
- Mensagens: 3372
- Registado: 02 mai 2006 00:25
- Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
-------------------------- - Sócio LCP: 910
- RTI: 0
- Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
- Contacto:
- RR_Bras
- pleno TT
- Mensagens: 534
- Registado: 20 set 2007 22:50
- Land Rover: Range Rover 2,5 VM 2 doors 1992
- Sócio LCP: 0
- Localização: Caldas da Rainha, Aveiro, Miranda do Douro
- Contacto:
-
- júnior TT
- Mensagens: 234
- Registado: 06 dez 2007 22:31
- Land Rover: RR Classic 300TDI 94
- Sócio LCP: 1937
- Localização: Caldas da Rainha
- rochajc
- júnior TT
- Mensagens: 482
- Registado: 01 nov 2007 14:31
- Land Rover: Range Rover Classic 300tdi 1996
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=9974 - Sócio LCP: 878
- Localização: FIÃES / CANIDELO - VN GAIA
Re: IPO e ROLOS vs RR
e já agora, o teste com o travão de mão... não é conveniente no RR 330tdi certo? Costumam por os rolos para testar os travões, mas da última vez o inspector disse que tinha de puxar o travão de mão!!! pedi-lhe para não o fazer ao que ele me respondeu que se não o fizesse não aprovaria o carro na inspecção. é como quem me morde a alma vê-los fazerem o que entendem... qualquer dia salta-me o capacete...
que fazer? já pensei pedir à LAND ROVER portugal uma posição por escrito sobre o assunto, mas eles são muito importantes para isso julgo eu...
que fazer? já pensei pedir à LAND ROVER portugal uma posição por escrito sobre o assunto, mas eles são muito importantes para isso julgo eu...
Júlio Rocha
878
Range Rover Classic 300tdi
878
Range Rover Classic 300tdi
- softop
- maníaco TT
- Mensagens: 5490
- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
- RTI: 0
- Localização: Guimarães
Re: IPO e ROLOS vs RR
no centro de inspecções onde levo o defender eles testam os travões na roda uma a uma...
metem as rodas da frente no rolo,o defender ta em ponto morto e os rolos rodam em sentidos inversos,anulando o efeito diferencial...
assim uma roda anda para a frente e a do outro lado para tras..
o inspector so trava,parando os rolos,medindo assim a força de travagem de cada roda...
durante este processo o defender ta sempre em ponto morto....
aqui ha 2 anos,o inspector não me aprovou o defender porque a roda traseira do lado direito travava menos que as outras...
o travão de mão é testado da mesma forma...
as rodas traseiras enfiadas nos rolos girando os mesmos em sentidos opostos...
metem as rodas da frente no rolo,o defender ta em ponto morto e os rolos rodam em sentidos inversos,anulando o efeito diferencial...
assim uma roda anda para a frente e a do outro lado para tras..
o inspector so trava,parando os rolos,medindo assim a força de travagem de cada roda...
durante este processo o defender ta sempre em ponto morto....
aqui ha 2 anos,o inspector não me aprovou o defender porque a roda traseira do lado direito travava menos que as outras...
o travão de mão é testado da mesma forma...
as rodas traseiras enfiadas nos rolos girando os mesmos em sentidos opostos...
- RR_Bras
- pleno TT
- Mensagens: 534
- Registado: 20 set 2007 22:50
- Land Rover: Range Rover 2,5 VM 2 doors 1992
- Sócio LCP: 0
- Localização: Caldas da Rainha, Aveiro, Miranda do Douro
- Contacto:
Re:
Marco Ferreira Escreveu:O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos
O meu foi a semana passado e fizeram este teste que o Marco diz...
- Mário Antão
- maníaco TT
- Mensagens: 6946
- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
- Localização: Adão-Lobo
Re:
Nem mais, aqui nas Caldas da Rainha é este o sistema que usam. Além de o usarem no meu Freelander, quando levei o TD5 também não quiseram arriscar e fizeram da mesma maneiraMarco Ferreira Escreveu:O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos
- Marco Ferreira
- júnior TT
- Mensagens: 487
- Registado: 10 mai 2008 01:18
- Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8
- Sócio LCP: 2124
- RTI: 799
- Localização: Aveiro
Re: Re:
E estranho pois ainda a 1 mes fui a mesma IPO que tu e pela primeira vez tive que levar com os rolos livres e estava a ver que aquilo ia dar barracada o RR começou aos koises e pinotes e como era a primeira vez que fazia os rolos não sabia se era normal mas achei estranho o inspector sai e vem perguntar me se tinha afinado o travao de mao a pouco tempo e eu lembrei me logo o Detroid Locker nao esta a desbloquear,e eu disse logo que sim sim acho que o mecanico esteve a afinar o travão,la foi tentar outra vez ate que se ouviu o famoso clic do Detroid a desbloquear e as rodas ja rodaram sem problemas.RR_Bras Escreveu:Marco Ferreira Escreveu:O meu Range Rover de 92 nunca fez o teste dos rolos mas sim um teste com um pequeno aparelho que e posto no lado do pendura no chao,o inspector vai dar uma volta com o Range da umas valentes travadelas e o teste fica registado no aparelho(nao sei o nome).Mas penso que o teste pode ser feito com rolos se o IPO ja tiver o sistema de 4 rolos
O meu foi a semana passado e fizeram este teste que o Marco diz...
- faria
- pleno TT
- Mensagens: 893
- Registado: 03 ago 2005 13:34
- Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95 - RTI: 0
- Localização: c. rainha
Re: IPO e ROLOS vs RR
Boas,
podias te-lhe dito que tinhas o Detroit, isso n chumba no IPO!
podias te-lhe dito que tinhas o Detroit, isso n chumba no IPO!
_______
AbRRaço
AbRRaço
- Marco Ferreira
- júnior TT
- Mensagens: 487
- Registado: 10 mai 2008 01:18
- Land Rover: Range Rover Classic 3.9 V8
- Sócio LCP: 2124
- RTI: 799
- Localização: Aveiro
Re: IPO e ROLOS vs RR
Pois mas como andava numa maré de azar e e sempre uma incógnita não quis arriscar já me aconteceu um pouco de tudo nas insp e a conclusão a que cheguei foi que já vai da sorte e dos inspectores,uns mesmo muito fixes e outros que parece que ganhão um salario maior por reprovar carrosfaria Escreveu:Boas,
podias te-lhe dito que tinhas o Detroit, isso n chumba no IPO!