Amigo Pades
O único contributo que posso dar é a minha opinião sobre uns Extreme que tenho montados no meu Disco 300 na medida "legal" 235/70/16 e que estou "doidão" para os trocar, por outro tipo e ou marca, pois são uns pneus muito duros e que produzem muita vibração, sobretudo no empedrado.
Em tempos usei uns Fronteira, que são um pouco melhores em termos de conforto e desempenho no molhado, mas que perdem um pouco em fora de estrada, sobretudo na lama.
Os Extreme são melhores para o mato mas perdem no asfalto, especialmente quando chove, com menos aderência tendo que se ter mais cuidado na condução.
O pessoal desta "casa" fala muito bem dos Insa Turbo e essa será, possivelmente, uma das opções a tomar no futuro, se conseguir vender este jogo de pneus que tenho ou quando os gastar.
Já vi na "loja" esses novos Mud da Fedima, que têm muito bom aspecto, mas como são muito recentes por cá ainda não há que possa dar uma opinião válida sobre eles, para além da "publicidade" de fábrica.
Vou esperar mais uns tempos para ver mas para já, se tivesse que escolher, eu optaria pelos Insa. Concerteza que haverá mais confrades com experiência destes pneus e poderão ajudar numa tomada de decisão.
Os Extreme são muito duros, desconfortáveis, com muita vibração e se lhes retirar ar para minimizar estes problemas vai aumentar logo nos consumos. São sofríveis no asfalto, cuidado se estiver molhado, portam-se razoávelmente no mato mas quando chega a lama ficam "iguais" aos outros. Para esse fim é preciso um "bom" pneu, que limpe rápidamente a lama acumulada, mas a "variante" asfalto é logo penalizada, já para não falar de preços.
A escolha não é fácil, pela necessidade de ter um pneu que satisfaça todas as necessidades, mas uma consulta ás tabelas de aplicação das diversas marcas e umas dicas de quem já teve experências anteriores poderá ser uma boa ajuda.
Grande abraço
BenTTo