Temperatura de serviço

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 mar 2007 00:37
Land Rover: Série 3 88" Diesel 1977
Defender 90 TD5 2005
EX - Freelander TD4 Sport 2004
Range Rover Evoque 2013 ed4 Dynamic
Sócio LCP: 0

Temperatura de serviço

Mensagem por andrealmeida »

Quando pego no série frio e vou andando nos primeiros +-5km ele lá vai aquecendo até à temperatura de serviço e o ponteiro anda da posição inicial até ficar ligeiramente abaixo do topo daquela mancha branca inicial... e daí não passa, o máximo que o vi foi no topo da dita mancha branca.

Imagem

Não seria normal ele aquecer mais, em AE, em TT etc.?

Será que está avariado?

Nunca senti a chapa muito quente, enquanto que há quem se queixe de nem lhe poder tocar, mas acho estranho subir tão pouco.

Cumprimentos
Imagem
André Almeida - Vila do Conde/Porto

1977 Série III 88 Regular Soft-Top
2004 Freelander TD4 Sport
2005 Defender TD5 HTV
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0

Mensagem por Nuno Dinis »

Se não tiver termostato a temperatura não sobe muito, mesmo em AE, e no TT so em muito esforço. Mas se não tiver vai verificar que a temperatura vai aumentando ou diminuindo ao longo das viagens que vai fazendo. Se tiver termostato a temperatura tem tendencia para manter na temperatura ideal do motor... O normal como em todos os outros veiculos...

O meu nao tinha termostato, verificava que a temperatura não passava de 70ºc e de inverno em viagens curtas andava sempre nos 50ºc. Tinha era um trabalhar mais "metálico". Em esforço subia e depois normalizava dentro dessas temperaturas. Meti-lhe um e agora anda sempre a 90ºc, so sobe quando tem de subir como nos outros carros....

Não sei porque mas há quem os tire????
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Defender 90 TD5 2005

Mas é suposto vir de origem?

Mas a ventoínha do séries não é de rotação fixa permanente?

Eu não sei se tem termostato ou não, nem como verificar tal, sei que vejo muita gente parar nas viagens no vermelho ou a caminho de lá e o meu não passa do máximo do branco.

Ele até ao final do branco sobe como num carro normal, vai aquecendo, mas eu esperava que ficasse como nos outros carros a meio caminho entre o 0 e o vermelho...
Imagem

2005 Defender TD5 HTV
balta
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 ago 2005 08:09
Land Rover: Serie III 88
Sócio LCP: 151

Mensagem por balta »

Olá mais uma vez :D

Não te preocupes, se fosse ao contrário era bem pior (eu que o diga, não ganhei para o susto). ;)

Tal como o Dinis afirma, provavelmente tens passagem de água directa no motor, ou seja, ou não tens termóstato ou este não está a funcionar (colou, deixando passar constantemente a água).

podes verificar rapidamente se tens ou não o termóstato, ou seja, basta desapertar a falange do tubo que vai do motor para radiador. Aí encontrarás ou não o termóstato. Já agora, poderás também ter eventualmente um problemazito no sensor de temperatura.
Paulo Baltazar
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Defender 90 TD5 2005

Eu até compreendo que algumas pessoas tirem o termostato, porque assim fica a arrefecer permanentemente não correndo o risco de haver sobreaquecimento e danos no caso de o termostato avariar...

E como descubro que o sensor de temperatura esta bom ou não?
Imagem

2005 Defender TD5 HTV
balta
pleno TT
pleno TT

Mensagem por balta »

Ora bem :D

quando tive problemas com temperatura no meu serie (que depois de tanto investigar, o problema era eléctrico e não mecânico :ohnao: ) um método utilizado para verificar se o sensor estava ok ou não consistiu em desaperta-lo e enfia-lo na água do radiador, devendo como evidente colocar um fio para fazer massa e não deixalo completamente dentro de água :D ; depois basta verificar se o ponteiro da temperatura sobe ou não :roll: (no meu caso estava operacional).

NOTA: muita atenção ao sensor no caso de colocares um novo, pois estes existem com várias calibrações.
Paulo Baltazar
ricardo.barreira
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 jul 2006 00:09
Land Rover: LAND ROVER Serie IIA 1965
Range rover V8 1994
Sócio LCP: 2263

Temperatura da água

Mensagem por ricardo.barreira »

Boas

O meu serie II A tem sonda de mercurio de origem, o meu qd o restaurei tb não tinha termostato e a temperatura andava sempre nos 45º, depois coloquei liquido para o radiador, um termostato e reparei a bomba de água q já tinha uma folgazita, no dia a dia tenho andado sempre com o jipe vou de santa cruz ate lisboa, vou aos passeios, estou no para arranca e a temperatura nem meche dos 70º.
O problema desse é q a temperatura é uma sonda electrica e os series atráz do painel tem uma peça q é um estabilizador de corrente para isso e para o combustivel.
Mas deves começar po verificar se tem termostato se não tiver compra um q abra perto dos 80º, depois verifica a temperatura andando um bom bocado, se estabilizar é pq está bom, se aquecer mt então verifica o liquido do radiador ou o sensor de temperatura.
Se precisar de ajuda é só apitar.

Cumprimentos
Ricardo

Imagem
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Defender 90 TD5 2005

Obrigado.

Quer dizer que ele pode estar a andar a temperatura baixa de mais então, quando devia andar nos 80/90 está a meio caminho... julgo que isso não é muito benéfico se realmente estiver a acontecer.
Imagem

2005 Defender TD5 HTV
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0

Mensagem por Nuno Dinis »

Para um motor diesel não... Tem muito mais desgaste pois ele não chega a atingir a temperatura optima... De Verão talvez seja benefico pois nunca chega aquecer muito... Mas lá está nunca anda tambem a temperatura ideal.
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Defender 90 TD5 2005

Esta semana andei em AE e começou a subir por ali a cima, muito rapidamente, por acaso foi mesmo quando eu o ia parar porque foi tipo ponteiro dos segundos por ali a cima, quando o desliguei continuou a deitar agua fora e levou 3 litros de agua nova, a que la estava ficou muito ferrugenta e com uma pasta castanha que no topo era espuma. Julgo que alguma ferrugem se deve ter libertado... Depois de voltar a encher segui viagem e ele foi tranquilo...
Imagem

2005 Defender TD5 HTV
balta
pleno TT
pleno TT

Mensagem por balta »

Não deve ter sido um espectáculo muito agradável de se ver ;)
Já agora, a que velocidade ias?

Por vezes um esticão ajuda a “desentupir ou desentorpeçar” alguns pontos do LR :D (mas não abuses, pois eles gostam que sejam bem tratados) :driving: :cool:
Paulo Baltazar
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Defender 90 TD5 2005

Fui o tempo todo a 70/80... já andei a 90 de outras vezes e ele não se queixou. E desde ai que tenho notado muito essa pasta ferrugenta, cada volta que dou tenho de reabastecer a agua...

Sabado vai ao mecanico para tratar de algumas coisas e vou juntar isso à lista! Penso que é mesmo falta de limpeza.
Imagem

2005 Defender TD5 HTV
balta
pleno TT
pleno TT

Mensagem por balta »

André, verifica se nessa "pasta" não existe resíduos de óleo, pois caso exista o teu serie está muito mal :yikes:

Já agora, mais um conselho ;) 70 ou 80 eu uso para ultrapassar e não para “assapar” :D
A média que eu uso (mesmo em AE) ronda apenas os 60 :driving: :cool: e nunca me deixou até agora ficar mal, levando-me a todo o lado, devagar mas com estilo :D
Tens que ouvir com atenção o motor (que nos serie’s é relativamente fácil :D ), pois ele diz-te a que velocidade deves ir!
Caso tenhas uma Overdrive, o caso já muda de figura :D
Paulo Baltazar
andrealmeida
júnior TT
júnior TT
Defender 90 TD5 2005

Eu geralmente ando a 70/80 na AE, e ele não costuma parecer estar em esforço, só noto esforço dos 85 para cima, só o puxei ao máximo (97km/h por instantes por uma vez).

A pasta é só mesmo ferrugem, o mecânico vai substituir os tubos, aquilo vinha habituado a àgua, isto aconteceu no dia seguinte a trocar agua pelo liquido de refrigeração, e com a lavagem deve ter soltado o que estava agarrado e ainda foi pior, ao apertar um dos tubos noto que algo lá dentro se desfaz e deve mesmo ser ferrugem com fartura...
Imagem

2005 Defender TD5 HTV
balta
pleno TT
pleno TT

Mensagem por balta »

Bem, do mal o menos ;)

Relativamente à velocidade, tenho que admitir que tu bateste o meu recorde de velocidade (82 km/h). Consegui esta façanha não a "descer pinheiros" :D , mas sim a descer o Marão, desengatado e com dois sacos de batatas, um saco de laranjas, dois bidões de azeite e já sei que mais para ajudara a embalar :yikes: :ohnao: :D

De qualquer forma se tu dizes que ele não "vai a berrar" força aí :driving: (quanto mais não seja para desentupir) ;)
Paulo Baltazar