Página 1 de 1

Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 29 out 2015 10:08
por amagro
Caros,

Há cerca de um mês levei o Defender (TD5 - 2004 - 170k km) ao mecânico (a pessoa em causa trabalhou a vida toda com Land Rovers, e trabalha) por causa de um problema com uma fuga de gasóleo e que estava a entrar para o compartimento do óleo. O arranjo consistiu numa limpeza aos injectores, troca de orings, filtro de gasoleo.. perto de €900 (o que acham deste valor?).

Passado 3/4 semanas depois do arranjo, deparei-me com o nível do óleo extremamente alto, ou seja, continuava a entrar gasóleo. O mecânico justificou-me que possivelmente os orings que a LAND ROVER tinha enviado se encontravam ressequidos, e prontamente disponibilizou-se para os trocar (é comum este tipo de situações, material da marca ressequido?), e trocar também o filtro do gasóleo.

E passados 5 dias, cá estou eu a vos escrever este tópico, porque a bomba do gasóleo decidiu manifestar-se.
(como podem ouvir: https://drive.google.com/file/d/0B7u6jc ... sp=sharing)
Ontem só consegui ligar o Defender à segunda, e hoje de manha já tive que ir de boleia para o trabalho, simplesmente não pegava (quando passava a chave, o Defender soluçava).

Pelo que li no forum( http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... ba+gasoleo) a razão para a "xiadeira" da bomba de gasoleo deve-se:
1.Tudo aconteceu quando mudei o filtro de gasóleo (concorrencia)
2.Muitas vezes o zumbido da bomba vem dado por falhas provenientes das anilhas dos injectores

A minha duvida é se apenas serão coincidências ou os arranjos induziram o atual dessaranjo.


Cumprimentos,
AMagro

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 29 out 2015 17:57
por paulo jorge
metes te um 0 a mais no valor que te cobraram certo ?

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 29 out 2015 23:26
por amagro
Para ser mais exacto Paulo:

1. Testar e limpar injectores: 250.00
2. Anilha de bujão: 1.00
3. 5 anilhas de injectores: 27.50
4. 5 oringues de injectores: 33.75
5. 7,5L oleo de motor (5W30): 75.00
6. 1 Filtro oleo: 11.24
7. 1 Filtro oleo centrifugo: 29.74
8. Lavagem motor completa: 20.00
9. Lubrificações: 15.00
10. Mão de Obra: 210.00

O problema foi a fuga de gasoleo para o compartimento do oleo, a solução: 1. ao 10.
O que me diz.


Cumprimentos,
AMagro

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 30 out 2015 00:02
por paulo jorge
sendo eu profissional não irei comentar os preços apresentados
apenas diria que foi digamos uma roubalheira ...

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 30 out 2015 06:10
por Bichodumatu
Não sendo eu profissional digo o mesmo...
Eu fiz isso ao meu Def e sei o que digo.....

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 30 out 2015 06:12
por Bichodumatu
Na minha opinião a bomba de gasóleo manifesta-se porque ainda tens ar no circuito... eu meti o-rings e anilhas no meu (pegava mal) e resolvi o problema à primeira.
Podes dizer onde vives para não cair na asneira de ir a esse mecânico??

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 30 out 2015 09:06
por amagro
Portanto,

Confirma-se então que o arranjo induziu o dessaranjo.

Mas sendo orings novos, onde poderá estar o problema? nos próprios orings (ressequidos outra vez ?!), ficaram mal colocados?
E como se justifica só passado 4 dias depois é que a bomba se manifestou?

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 30 out 2015 22:42
por paulo jorge
o teu problema pode estar na cabeça em si e não nos oring
a bomba pode se ter manifestado porque algo pode ter ficado mal feito ou por pura coincidência

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 31 out 2015 08:52
por FLG
paulo jorge Escreveu:sendo eu profissional não irei comentar os preços apresentados
apenas diria que foi digamos uma roubalheira ...
Eu não sou de todo Profissional mas posso afirmar exatamente o mesmo :yikes:

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 09:07
por Bichodumatu
Existem algumas possibilidades que importa não descurar ao analisar este problema

Na minha humilde opinião...

- Uma vez que o TD5 é de 2004 e depreendendo que o motor é um 15p (não sei se foi trocado, alterado, etc) considero que não deve já pôr-se em cheque a integridade da cabeça
- A operação de troca dos o-ring e anilhas pode não ter sido feita de forma conveniente, ou não trocou todos mas apenas o que aparentava fuga, também podem ter sido mal montados, o material pode ser de qualidade duvidosa, a operação de substituição necessita de uma ferramenta específica para retirar os injectores, podem ser retirados de outras formas mas aumenta o risco de danificar o material.
- Não ponho em causa que a bomba do depósito esteja a falhar mas eu abordava a questão de outra forma, ia pelo mais barato e gradualmente "subindo".

Se o carro fosse meu (já fiz essa operação no meu e estou longe de ser considerado mecânico):

- Comprava anilhas e o-ring originais LAND ROVER
- Voltava a trocar tudo
- enchia o depósito de gasóleo e metia 1lt de óleo de mistura sintético para tentar "lubrificar" a bomba do depósito
- sangrava convenientemente o sistema de combustível e depois considerava outras operações se o motor não ficar a trabalhar em condições.

Espero ter ajudado...

Ainda não disseste onde é o mecânico em causa :)

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 19:14
por amagro
Caro Bichodumatu,

Obrigado pela tua opinião.

Em relação à cabeça do motor, segundo o mecânico encontra-se em boas condições, não está estalada, e o motor é original.
O Defender foi comprado novo pelos meus pais, esteve parado por causa deste problema e agora estou a arranjá-lo.
Os novos o-rings que foram colocados são da LAND ROVER.

Na eventualidade de o problema não ter sido causado pelos novos o-rings, nem pela montagem dos mesmos (e admitindo que a cabeça encontra-s em boas condições) o que é que poderia proporcionar a entrada de ar na bomba do gasóleo? tubagem ressequida!?

De momento e por respeito à pessoa que está tratar do Defender, não a irei expor, gostava primeiro de perceber quando se fala em "roubalheira" do que se fala.
Tentarei obter orçamentos de outras oficinas para que possa ter noção se a roubalheira peca por 10 ou por 100.


Cumprimentos,
AMagro

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 19:33
por ricardoporta
Tenho disco Td5 com 165 Mkm de 99, troquei as anilhas e o' ring injetores (orige) a mt pouco tempo e não gastei isso, nem metade. Os injetores não se testam, por isso não sei o q fizeram,,, limpar demora 5/10 min cada um... Tens de ver se não trocaram a posição dos injectores e daí o defender estar a acusar.

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 20:43
por paulo jorge
quando referi "roubalheira" foi mesmo por te ter sido cobrado um valor de tal forma alto que não se justifica tal valor para tentar resolver um problema.

mas cada um tem a sua forma de trabalhar e resolver o problemas

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 20:59
por amagro
Paulo,

Visto ser profissional da área, diga-me em concreto onde se encontra o "roubo", para que possa ter argumentos para me defender da próxima vez que for ao mecânico.
Foi o preço de 1. Testar e limpar injectores: 250.00; 5. 7,5L oleo de motor (5W30): 75.00 ou 10. Mão de Obra: 210.00, ou no geral tudo apresenta um "ligeiro" acréscimo de valor?


O que me deixa mais doente é o facto de continuar com problemas, depois de toda a despesa que já tive.

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 21:00
por Bichodumatu
Sim, nem me lembrei mas a realidade é que nem se testam os injectores em causa.
Eu não sou mecânico e para te fazer essa operação incluindo troca de óleo, filtro e o-rings e anilhas devia rondar 250euros maximo 300euros....

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 21:08
por amagro
Caros,

Em relação aos injectores poderem ser testados, penso que há aqui um equivoco da vossa parte.
Na altura o mecânico disse-me que os injectores teriam que ser enviados para uma oficina XPTO que tinha maquinaria para os testar, iriam testá-los electronicamente.
Se fizerem uma simples pesquisa no google facilmente encontraram informação sobre este processo.

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 21:10
por paulo jorge
se pensarmos que uma revisão custa 200 euros mais 30 euros orings e anilhas faz a conta.
já agora perde talvez um pouco de tempo e liga para uma casa de recondicionamento de bombas injetoras e injetores pode ser que o valor ainda seja mais do que esse cobrado.

agora eu quando recebo um td5 com um diagnostico como teu apenas lhe troco orings e anilhas, óleo e filtro de óleo nada mais.

os injetores podem ser testados diretamente no defender e isso que escreves demonstra que afinal o mecânico se calhar não percebe assim tanto da coisa ...

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 21:17
por amagro
Paulo,

Eu acredito que a pessoa em causa perceba muito sobre o assunto, o maior problema poderá ser mesmo a sua honestidade, e talvez os injectores nunca tenham ido para lado nenhum.

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 21:25
por amagro
Só fazendo aqui uma recapitulação.

O mecânico telefonou-me a dizer que havia um problema com um dos injectores, e que seriam enviados para a tal casa XPTO, para fazerem uma limpeza.
Depois na fatura acabou por aparecer "Testar e limpar injectores", mas eles não foram propriamente enviados para serem testados, já se sabia à prior que um deles não estavam bem.

Re: Coincidências - Problema bomba gasóleo

Enviado: 01 nov 2015 23:47
por ricardoporta
Pois é porque não podem testar. Eles trabalham a 1500 bar. E limpeza é só superficial...
O teste que podem fazer É na nanocom se o sinal electrónico chega lá, mais nada... Os problemas que tens agora podem ser de meter os injectores com as referências trocadas, ou se te puseram um novo mas com o código diferente. Tem de ser visto nos injectores os códigos e configurar na centraliza com a nanocom.

Já agora se quiseres ver como se trocam as anilhas:
http://www.discovery2.co.uk/Injector%20Seals.html

Abr