Subir Discovery td5 +7

Discussão sobre Discovery I, II e 3
DanielReis
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 abr 2012 14:12
Land Rover: Discovery II, TD5
RTI: 0

Subir Discovery td5 +7

Mensagem por DanielReis »

Meus caros antes de mais, eu sei que existem vários tópicos sobre este tema, já li quase todos, mas devido a dimensão do nosso fórum é normal que os temas sejam reabertos desta forma.

Quero levantar o meu Discovery td5, comprei um pará-choques da D6 e não esta metade do fantástico que pode ficar quando estiver mais altinho. Quero deixar tudo de origem, balões a trás, suspensas e molas de origem. Para levantar sei que necessito de tacos e o realojamento dos sensores. Agora surge a dúvida. Eu estou a pensar levantar +7 cm, existem tacos e realojadores para esta altura? Os tacos, tenho visto de ferro e outros tipos o que é melhor e porque? Pros e contras de ser elevado o carro assim? Sítios onde posso comprar. E por ultimo, ao nível legal? Vou ter chatisses?

Já agora, visto que tenho pará-choques em ferro e equaciono no futuro colocar guincho devo compensar esse peso nos tacos? Com mais altura?
Imagem
NGuedes
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 ago 2012 22:41
Land Rover: Ex-Discovery I 200tdi 1992
Discovery II td5 2001

Re: Subir Discovery td5 +7

Mensagem por NGuedes »

Olá, sou de leiria e tenho o meu levantado 7,5 cms, mas foi para por uns pneus maiores.
Tens muito que mexer, e deixar os balões até podes, agora à frente tens (deves) de mudar molas e amortecedores, e atrás os amortecedores tens de mudar também.
O peso a mais do equipamento que estás a meter tem de ser compensado na suspensão e não em tacos. Tantos os amortecedores como as molas de origem não estão preparadas para esse peso extra.
É para fazer monte?
Se quiseres vir a leiria ver o meu estás à vontade.
Landabraço.
DanielReis
júnior TT
júnior TT

Tens umas fotos? Então é impossível com tacos? Mas porque?
NGuedes
júnior TT
júnior TT
Discovery II td5 2001

Mensagem por NGuedes »

Não que seja impossível, mas pensa assim, a tua suspensão foi desenhada para ter uma medida entre o eixo e a carroceria, agora se aumentares essa distancia alguma coisa fica curta! os tacos compensam a diferença nas molas e nos balões, mas os amortecedores são curtos (atrás) à frente sobe tudo junto, mas depois perdes curso de suspensão, não adiantou de nada levantares o disco!
Além disso depois com o peso extra que tás a por vais sentir o carro a bater por todo o lado!
Os tirantes da barras estabilizadoras tem de ser acrescentados, a transmissão da frente vai bater em baixo no suporte que agarra às longarinas.
Vais por pneus maiores? que medida?

Imagem

Imagem
DanielReis
júnior TT
júnior TT

Quero colocar uns 33. Mas mais para a frente, estou agora a ver qual é a melhor solução para levantar. A mais barata pelo menos seriam os tacos lol
DanielReis
júnior TT
júnior TT

Que tamanho tem os teus? Tiveste que cortar?
xiri_filipe
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 jul 2013 13:14
Land Rover: defender td5 2001
Sócio LCP: 2830

Mensagem por xiri_filipe »

Boas
Eu tenho ideia de já ter lido aqui no fórum que alguém pôs 33 sem levantar o carro, tenho ideia que só tinha aumentado os batentes.
7,5 cm e muito vais sentir o carro muito falso e ainda para mais com tacos, pq não levantas só mais 5? E para isso existem suspensões "muito baratas" no mercado.
Esquecendo amortecedores e molas, no caso do defender com 5 centímetros o eixo da frente já fica desviado ou seja precisas de uma panhaRd ajustavel, os tirantes vou ficar muito abertos os casquilhos depois duram meia dúzia de mil km ou seja convém por casquilhos melhores e tirantes novos para ficares com os eixos num ângulo mais próximo de o de origem ...
Conclusão e preciso pensar bem no que fazer :)
E uma opinião :) e assim sempre baralho mais as ideias mas tacos não xD
Cumprimentos
xiri_filipe
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 jul 2013 13:14
Land Rover: defender td5 2001
Sócio LCP: 2830

Mensagem por xiri_filipe »

NGuedes Escreveu:Não que seja impossível, mas pensa assim, a tua suspensão foi desenhada para ter uma medida entre o eixo e a carroceria, agora se aumentares essa distancia alguma coisa fica curta! os tacos compensam a diferença nas molas e nos balões, mas os amortecedores são curtos (atrás) à frente sobe tudo junto, mas depois perdes curso de suspensão, não adiantou de nada levantares o disco!
Além disso depois com o peso extra que tás a por vais sentir o carro a bater por todo o lado!
Os tirantes da barras estabilizadoras tem de ser acrescentados, a transmissão da frente vai bater em baixo no suporte que agarra às longarinas.
Vais por pneus maiores? que medida?

Imagem

Imagem
Off topic
Ta top está discovery :)
NGuedes
júnior TT
júnior TT
Discovery II td5 2001

Mensagem por NGuedes »

Obrigado Xiri!
Tenho uns 285/75R16, em 33 não encontras nada sem ser muito agressivo em R16! E eu não queria, esta medida é a mais equivalente aos 33!
Mais vale juntares algum € e depois fazer bem feito! 4 amortecedores razoáveis e 4 molas OME são sempre uns 1000€, não metas em aventuras de britpart que queimas isso tudo num instante!
Já fizeste repro?
Vem a leiria ver o meu e testar e depois mudas de opinião sobre tacos!
Também te levo a falar com alguém que percebe bem mais que eu sobre lands;)
NGuedes
júnior TT
júnior TT
Discovery II td5 2001

Mensagem por NGuedes »

Ahh e sim cortei para pôr as abas e para não roçarem!
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

Tenho o meu subido +6cm e com esses pneus e nao cortei nada... :cool:
NGuedes
júnior TT
júnior TT
Discovery II td5 2001

Mensagem por NGuedes »

mira, aplicaste batentes para não cruzar tanto?
Tens as jantes originais?
Eu tenho jantes com ET0, dai ter de cortar para não roçar em cruzamentos de eixo.
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

Apliquei..
Enho jantes de origem com espacadores... :cool:
tempplario
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 jul 2013 10:02
Land Rover: Discovery 1997

Mensagem por tempplario »

Boa tarde

Pela experiencia (pouca) que tenho, os tacos são bons para fazer pequenas e baratas correcções, quando o land pende para um dos lados ou para frt ou trás.

Para realmente subir, devemos usar molas e amortecedores maiores...apesar de no caso dos amortecedores podermos utilizar apoios rebaixados.

A partir do 5cm as alterações são substanciais e com gastos elevados, até o angulo das transmissões é de tal forma alterado que não sendo duplo obriga a um desgaste das cruzetas mais elevado.

Na IPO podem embirrar...é mesmo embirrar, já fui com umas molas amarelas com mais 5 cm " papel vermelho", mandei pintar as molas (preto) voltei lá e disseram-me assim sim " papel verde" - e ficamos todos contentes

Por tudo o que ouvi li e vi...o ideal é subir 5cm com molas e amortecedores, no caso do td5 com baloẽs, tem que ser tacos e amortecedores a trás e molas e amortecedores á frt

É melhor fazer uma coisa definitiva mais tarde, que uma solução barata agora, para daqui a uns tempos gastar mais euros