Problema electrico

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
pedromasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 nov 2005 16:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Problema electrico

Mensagem por pedromasilva »

Depois de uma larga temporada no dique seco o serie quer voltar a andar no entanto deparei-me com uns problemas a nível eléctrico. Basicamente a única coisa eléctrica que funciona é a ventilação e as luzes vermelha e laranja de óleo e resistências respectivamente.

Hoje troquei o regulador de voltagem que está por trás do conta km e continua tudo na mesma. A sonda de temperatura do motor e de gasoleo também estão KO.

Alguém sabe qual é que pode ser a origem do problema?

Obrigado

Pedro Almeida
TAG
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96

Re: Problema electrico

Mensagem por TAG »

Verificar fusíveis e depois. se há falta de massa em algum lado ou mau contacto algures. É um trabalho de paciência em ir seguindo os fios e tentar descobrir a falha.
No SIIA tive problema semelhante em que as luzes traseiras não acendiam.
jocafoca
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 06 set 2010 13:45

Mensagem por jocafoca »

Olá,

O meu 109 teve um curto-circuito nos cabos do farol dianteiro esquerdo. Trilharam, mandaram uma fumarada pela cava da roda e já refiz essa parte do circuito. Só que fiquei sem luzes dianteiras e sem stops.
Substituí os fusíveis e um dos circuitos dos fusíveis não tem tensão. Não sei se será esse. Alguém tem alguma dica para procurar o que se possa ter queimado?
Continúo com piscas, busina, luzes de presença, mínimos, temperatura. Médios, máximos e stops nada.
Ehehe, estes quebra cabeças. Gostaria mais de resolver eu e aprender, do que mandar ao electricista.

Abraços,

João
Imagem
TAG
júnior TT
júnior TT
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

Pega no esquema eléctrico, vê por onde é que os fios hão-de ir e depois no Serie percorres a cablagem à procura de alguma falha.
Foi assim que resolvi no meu. os cabos de massa.
MesquitaVasconcelos
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 17 abr 2015 15:13
Land Rover: Serie III, gásole, de 1980

Mensagem por MesquitaVasconcelos »

Olá, aproveito este tópico, para colocar uma questão, que se enquadra.... Felizmente tenho a parte eléctrica a funcionar, embora não a 100%. Ou seja qd ligo a ignição, com o carro quente, o ponteiro do combustível sobe, e o da temperatura tb, mas, passados alguns segundos, começam ambos a descer. inicialmente achei q o problema fosse do sistema de arrefecimento, mas fui medir a temperatura do liquido de refrigeração e e está tudo bem. Ora reparei que durante o andamento, há sempre essas oscilações dos ponteiros.
Pelo q li neste tópico há uma peça que regula/estabiliza a intesidade elétrica. Isso avaria? Troca-se? Dá para fazer algum teste, para ver se é aí o problema? Agradeço toda e qq ajuda! Abraço.
TAG
júnior TT
júnior TT
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

MesquitaVasconcelos Escreveu:Olá, aproveito este tópico, para colocar uma questão, que se enquadra.... Felizmente tenho a parte eléctrica a funcionar, embora não a 100%. Ou seja qd ligo a ignição, com o carro quente, o ponteiro do combustível sobe, e o da temperatura tb, mas, passados alguns segundos, começam ambos a descer. inicialmente achei q o problema fosse do sistema de arrefecimento, mas fui medir a temperatura do liquido de refrigeração e e está tudo bem. Ora reparei que durante o andamento, há sempre essas oscilações dos ponteiros.
Pelo q li neste tópico há uma peça que regula/estabiliza a intesidade elétrica. Isso avaria? Troca-se? Dá para fazer algum teste, para ver se é aí o problema? Agradeço toda e qq ajuda! Abraço.
Dá ideia de ser o regulador de voltagem, peça que regula os 12V da bateria nos 8V em que os manómetros da temperatura e combustível trabalham.
No SIII, o regulador de voltagem está instalado na parte de trás de um dos manómetros. Ainda se compra um igual ao de origem mas
eu resolvi com uma peça mais moderna, muito mais pequena e por apenas um euro, que comprei numa casa de eléctrica/electrónica.
A substituição é bastante simples depois de ler-se o esquema eléctrico e saber onde ligar/soldar os fios.
MesquitaVasconcelos
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 17 abr 2015 15:13
Land Rover: Serie III, gásole, de 1980

Mensagem por MesquitaVasconcelos »

Olá TAG,
Obrigado pela resposta. Então e como se chama essa peça mais moderna? Como é que a devo procurar?
Obrigado