Averbar Motor

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
Granhao
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 abr 2013 19:56
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Sócio LCP: 3033
RTI: 0

Averbar Motor

Mensagem por Granhao »

Em primeiro lugar, espero que tenham tido um bom natal, cheio de prendas das boas :cool:

A minha dúvida era precisamente, no que seria preciso para averbar um novo motor no meu VM, (o novo motor seria outro VM da mesma cilindrada da do livrete, (2.5)).
Sei que uma IPO B há-de ser necessária, as minhas dúvidas repousam se será necessário pagar mais alguma coisa, nomeadamente em termos de impostos e assim e se o imposto aumentaria ou não ....
Desde já obrigado
Cumprimentos :)
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Re: Averbar Motor

Mensagem por BGomes »

Não será preciso averbar nem legalizar nada, como o motor é igual podes fazer a troca á vontade. ;)
Granhao
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Granhao »

Pois estive a ver isso mesmo agora com o andre_rrvm.... que no livrete não está nada escrito em lado nenhum... sendo assim ainda melhor. ;)
Muito obrigado pela rápida resposta e parabéns pelo maquinão, que nos vejamos aqui pelos montes :)
Oviajante
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2013 20:55
Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831

Mensagem por Oviajante »

Boas

O mais importante e o numero do motor que nao vai ser o mesmo, dai ser preciso passar o IMTT para proceder a alteraçao, depois de realizar a inspeçao B.

Tudo isto fica por 150€ +-

Cump Lands
BGomes
master TT
master TT
Freelander 2.0 DI 1999

Mensagem por BGomes »

Em qualquer marca ou carro que substitui o motor, não é necessário qualquer legalização desse tipo desde que o motor seja igual.

Imagina a quantidade de motores que são trocados diariamente por oficinas... :roll: Nunca vi ninguem ter que fazer IPO ou ir ao IMTT por fazer essa troca. É um "peça" que avaria e é substituivel, nem no livrete tem nr do motor, apenas as caracteristicas.

;)
BGomes
master TT
master TT
Freelander 2.0 DI 1999

Mensagem por BGomes »

Granhao Escreveu:Pois estive a ver isso mesmo agora com o andre_rrvm.... que no livrete não está nada escrito em lado nenhum... sendo assim ainda melhor. ;)
Muito obrigado pela rápida resposta e parabéns pelo maquinão, que nos vejamos aqui pelos montes :)
Um fim de semana destes ;) ,agora só em Janeiro
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Em bom rigor, sempre que se substitui o motor é necessário homologação, até mesmo se for um motor rigorosamente igual :) A legislação é bem explícita sobre isto eheh

Embora nada esteja no livrete, na ficha de homologação de carro x com VIN y está o número de motor z :)

O que é certo é que ninguém controla isso, até porque os nrs de motor estão em local bastante escondido por norma e por isso podes estar descansado.

Cumprimentos,
Granhao
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Granhao »

Ok obrigado... Pois a questão passa por aí, nunca ouvi nenhuma história de problemas, mas mais vale saber os promenores todos, obrigado pelas respostas rápidas :) sendo apenas 150€ e no fim sobrando não será por aí que não o faço :)
Abraço e obrigado mais uma vez
Oviajante
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 mai 2013 20:55
Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life
Sócio LCP: 2831

Mensagem por Oviajante »

Boas

Eu fiz uma inspeçao B a precisamente 2 semanas atras, e o inspector equnto nao viu o numero do motor nao avançou com o restante, eu perguntei o que se passava e foi me dito que nao via o numero do motor, para meu espanto disse-me que se nao o descobri-se nao me podia passar o carro.

Entao comecei tambem a procura do tal dito numero ( e descobrimos o qual bateu certisimo ;) ), pois nunca tinha reparado no numero a quando reparei o motor e pintei-o. o tal numero sempre passou-me ao lado.

O inspector tem em sua posse todo o historico do carro, se nao bater certo eles nao aprovam.

Eu estavacom um colega, e ficamos a olhar um para o outro , pois a minha ideia inicial era instalar um 300TDi e nao reparar o original, se o tivesse feito teria de pedir a alteraçao no IMTT, foi o que me informaram, alias filo para alteraçao de cor, de pneus e do numero de chassi, pois no livrete tem uma letra A no final, o que no chassi essa letra nao existe.
Depois de aprovar a inspeçao B, diregime ao IMTT e entrei com todo o processo de alteraçoes.

Espero que no centro onde vais nao sejam tao ijigentes ;)

Cump Lands
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!
A inspeção tipo B é muito mais rigorosa e vêm imensos parametros que na inspeção "normal" não vêm... Uma delas é precisamente o número do motor!!

E têm propósitos diferentes por isso na normal não haverá problemas ao trocar o motor, ainda por cima por um igual! Problemas haverá claro se por uma razão ou por outra tiver de fazer a inspecção tipo B!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Granhao
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Granhao »

Muito obrigado pelas respostas! :)
Abraço
BPC
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 jan 2013 20:01
Land Rover: Discovery 300 Tdi 5 Portas
Sócio LCP: 2849

Mensagem por BPC »

Boas,

E como comseguimos saber qual è o numero de mutor que temos averbado?

Paulo
Granhao
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Granhao »

A polícia sei que consegue... no IMTT também devem conseguir.... :)
BPC
júnior TT
júnior TT

Mensagem por BPC »

Eu jà consegui do meu, centros de IPO que façam inspeccao B (e apenas estes conseguem) acedem a um programeta do IMTT e têm acesso ao numero do motor, inclusive indicam se a viatura esta referenciada para inspeccao B. Apòs ligar para varios centros o que não foi conclusivo è se na Insp B verificam sempre o numero de motor. As respostas foram:
- se for para legalizar matricula PT
- ou que nunca verificam
- ou se estiver referenciado para tal

PC
BPC
júnior TT
júnior TT

Mensagem por BPC »

E ainda me disseram tb que se nao alterar o combustivel e a cilindrada que tambem nao tinha problema em trocar o motor nao sendo necessario fazer nada qdo isso acontecesse.