agora em tom + humilde e sério, a peça em causa é a ref# PEP103060 e é uma dor de cabeça comum aos Freelander Di.
a vulgarmente chamada "aranha" é uma tubagem em ferro da qual ñ se pode esperar milagres, por muito "especial" q seja o anticongelante q se use os anos vão passando e a ferrugem acaba por se instalar.
o valor da peça de substituição é exorbitante (€250 por 1,5 kg de ferro) e a alternativa q existe (q funciona perfeitamente) é passar mangueira pelo habitáculo do motor para fazer as ligações.
ora, ñ gostando eu de nenhuma das anteriores, pôs-se a cabeça a pensar e agora as mãos à obra, cedo se falou (no outro tópico) na opção de fazer a tubagem em cobre e é por essa via q vou seguir,
estou neste momento a avaliar duas hipóteses:
1ª réplica exacta do rail existente; será a versão mais plug'n'play mas tb a mais cara, ñ tanto pelo valor do cobre mas sim pela quantidade de curvas e soldaduras envolvidas.
2ª separação da tubagem coolant/fuel (neste momento estou a "gostar" + desta opção); reproduzir em cobre a tubagem de anticongelante e das peças de fixação existentes no rail,
derivar a tubagem de fuel afastando-a mais do motor, passá-la por baixo da bandeja da bateria e pela frente da caixa do filtro de ar.
esta "rota alternativa", caso opte por metal, obriga a uma curva apenas em cada tubo ou pode ser efectuada em mangueira para combustivel.
o q vos parece?
hoje ñ deu para fazer nada para além de tirar umas medidas mas para a semana já espero poder ter novidades.