Olá a todos,
Provavelmente esta pergunta é requentada mas... vinha saber se alguém me pode indicar como é que eu posso saber se o motor do meu LR é o original ou não.
Já vi o número de motor e confirmei por ele que o dito é pertença do modelo que tenho na garagem mas será que a dupla chassis-motor é que a passou acoplada pelo canal?
Eu percebi que contactando "nao sei quem, não sei onde" e acho que "por não sei quanto" pode vir de Inglaterra uma folhinha com a informação de produção do carro mas não sei se nela viria essa resposta.
Talvez seja picuinhice mas...
Agradeço antecipadamente,
Cumprimentos
Dupla chassis-motor
- Pedro Miguel Santos
- iniciante TT

- Registado: 17 ago 2014 21:07
- Land Rover: Série IIA - 88 (1967)
- Sócio LCP: 3236
- RTI: 0
- TAG
- júnior TT

- Registado: 03 ago 2011 15:53
- Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96 - RTI: 0
Re: Dupla chassis-motor
Picuinhices todos temos um bocadinho e no que respeita ao Series elas aumentam.
http://www.heritage-motor-centre.co.uk/ ... -services/
Se quiseres ser apenas moderadamente picuinhas, o bloco do motor tem umas referências que indicam o mês e ano do seu fabrico.
Não dá 100% de certeza quanto à dupla, mas pode dar indícios bastante fortes.
Se quiseres ser apenas moderadamente picuinhas, o bloco do motor tem umas referências que indicam o mês e ano do seu fabrico.
- NorMarques
- iniciante TT

- Registado: 27 mar 2011 14:36
- Land Rover: Serie IIA 1968
- Sócio LCP: 0
TAG Escreveu:Picuinhices todos temos um bocadinho e no que respeita ao Series elas aumentam.
Eu tenho certificado da Heritage do meu e o numero de motor aparece como Not Recorded. Mas tem informações interessantes, como a data de fabrico, data de despacho e para quem foi despachado.
Esta questão de o motor ser o original ou não foi o que me levou a pedir o certificado, algum dos membros sabe como descodificar o numero de motor ?
- Pedro Miguel Santos
- iniciante TT

Agradeço a ambos a rápida resposta,
Essas referências ainda não as encontrei mas li sobre elas algures num post também aqui do fórum. Fiquei com essa mesma ideia. Pelo menos limita, creio, o ano e o mês de produção do motor. Para já só tive oportunidade de ver o número do motor. Tenho que ver se dou com esse código alfanumérico.
Esse site não conhecia e agradeço bastante. Já vi que, por mail, eles podem dar alguma informação pelo preço de "uma dose de caracóis e as correpondentes minis". Tenho andado a ler nos fóruns ingleses dedicados ao série 2 e essas perguntas também são feitas mas não as tenho visto respondidas. E também não encontrei informação sobre a descodificação do número do motor (tirando essa que referi de um outro post aqui do fórum e que indicava este site http://www.glencoyne.co.uk/engno.htm).
Pelo site que indico entre parêntesis, conseguir ver que o motor é do tipo de LAND ROVER que tenho. É um bom princípio
Obrigado e cumprimentos
Essas referências ainda não as encontrei mas li sobre elas algures num post também aqui do fórum. Fiquei com essa mesma ideia. Pelo menos limita, creio, o ano e o mês de produção do motor. Para já só tive oportunidade de ver o número do motor. Tenho que ver se dou com esse código alfanumérico.
Esse site não conhecia e agradeço bastante. Já vi que, por mail, eles podem dar alguma informação pelo preço de "uma dose de caracóis e as correpondentes minis". Tenho andado a ler nos fóruns ingleses dedicados ao série 2 e essas perguntas também são feitas mas não as tenho visto respondidas. E também não encontrei informação sobre a descodificação do número do motor (tirando essa que referi de um outro post aqui do fórum e que indicava este site http://www.glencoyne.co.uk/engno.htm).
Pelo site que indico entre parêntesis, conseguir ver que o motor é do tipo de LAND ROVER que tenho. É um bom princípio
Obrigado e cumprimentos
- TAG
- júnior TT

Pesquisa do camarada Haddes:NorMarques Escreveu:TAG Escreveu:Picuinhices todos temos um bocadinho e no que respeita ao Series elas aumentam.
Eu tenho certificado da Heritage do meu e o numero de motor aparece como Not Recorded. Mas tem informações interessantes, como a data de fabrico, data de despacho e para quem foi despachado.
Esta questão de o motor ser o original ou não foi o que me levou a pedir o certificado, algum dos membros sabe como descodificar o numero de motor ?
Consegui descobrir que há um código com a data no bloco do motor. Está no lado direito da parte inferior, ou seja, do lado da vareta de óleo.
Esse código tem dois números, uma letra, e em seguida mais um número, como por exemplo 22K4. Isto é indicação da data exata em que o bloco do motor foi feito.
Os primeiro dois números representam os dias do mês (no caso do exemplo 22).
A letra é o mês (A = janeiro, B =fevereiro etc). No exemplo K é outubro.
O último dígito indica o ano. No caso do exemplo 4 = 1974 (também poderia ser 1964 ou 1974), para resolver isto é necessário saber se o motor era originalmente de um série II ou de um III. Para tal temos que ver analisar o número de série do motor, se começa com um 2 é um motor de um série IIA (1961-71), se começar por um 9 é de um série III (1971-80). A partir deste ano temos series III com motores de 5 apoios e o número de série começa por 3.
- Pedro Miguel Santos
- iniciante TT

Olá TAG,
foi exactamente esse o post do camarada Haddes que li essa dica. Ainda não pude mas depois hei-de dizer se encontrei esse código e se no meu caso as coisas batem certo.
Ainda assim, obrigado
Cumprimentos
foi exactamente esse o post do camarada Haddes que li essa dica. Ainda não pude mas depois hei-de dizer se encontrei esse código e se no meu caso as coisas batem certo.
Ainda assim, obrigado
Cumprimentos
- NorMarques
- iniciante TT

- Registado: 27 mar 2011 14:36
- Land Rover: Serie IIA 1968
- Sócio LCP: 0
Hoje passei o dia de volta do meu Serie e lá descobri o tal código do motor, junto a vareta do óleo 11A3 que deve corresponder a 11 de Janeiro de 63 ou 73. Isto quer dizer, sendo um Serie de 68 o motor muito dificilmente será o original. Por muita pena minha vou ter que viver com a transplantação do coração do meu bichoTAG Escreveu:Pesquisa do camarada Haddes:NorMarques Escreveu:TAG Escreveu:Picuinhices todos temos um bocadinho e no que respeita ao Series elas aumentam.
Consegui descobrir que há um código com a data no bloco do motor. Está no lado direito da parte inferior, ou seja, do lado da vareta de óleo.
Esse código tem dois números, uma letra, e em seguida mais um número, como por exemplo 22K4. Isto é indicação da data exata em que o bloco do motor foi feito.
Os primeiro dois números representam os dias do mês (no caso do exemplo 22).
A letra é o mês (A = janeiro, B =fevereiro etc). No exemplo K é outubro.
O último dígito indica o ano. No caso do exemplo 4 = 1974 (também poderia ser 1964 ou 1974), para resolver isto é necessário saber se o motor era originalmente de um série II ou de um III. Para tal temos que ver analisar o número de série do motor, se começa com um 2 é um motor de um série IIA (1961-71), se começar por um 9 é de um série III (1971-80). A partir deste ano temos series III com motores de 5 apoios e o número de série começa por 3.
- TAG
- júnior TT

O código do motor do meu Serie bate certo com a data do carro. Não garante a originalidade mas anda lá perto.