Ajuda na compra do 1 jipe

Discussão sobre Freelanders
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 set 2014 10:19
RTI: 0

Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por JMRibeiro »

Bom dia a todos,

Pretendo comprar um free de 3 portas.

Será o meu primeiro j##p, a unica experiencia que tenho neste tipo de veiculos é com o Defender que tenho como carro de serviço.

Pelo que ja pesquisei o motor TD4 dos finais de 2000 será mais confiavel do que o Di.

Tambem já li que os free sao um tanto ao quanto problematicos em termos de avarias, o que me deixou um pouco assustado dado ser um carro para utilizar quase diariamente.

Ainda nao percebi muito bem como se testa o viscoso e o que verificar ao ir testar o carro.

Gostaria de me iniciar no TT com ele, nada de especial estradoes e coisas do genero nada muito hardcore.

Tenho visto alguns a venda mas sempre com para cima de 200000 km, o que num carro normal ja é complicado.

Encontrei este como menos Kms http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7947204/

Apos alguma investigação verifiquei que o carro ja teve 2 acidentes ainda puxados o que me afastou da compra.

Sei que o display do radio costuma falhar, o tecto de abrir, o tal switch do pedal do travao, bem como o viscoso.

Como é a manutencao e as peças?

Peço vos uma ajuda nesta minha escolha, que me levantem algumas pedras e deem ideias sobre o que ver e o que estar atento.

Tenho receio de comprar um ja aldrabado e so com 4x2.
Miguel95
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2013 03:26
Land Rover: LAND ROVER freelander 1999

Re: Ajuda na compra do 1 jipe

Mensagem por Miguel95 »

Boas, em questão ao motor Td4 ou Di são os 2 fiaveis, nenhum dos 2 tem ma fama (tenho um Di com 220000km e está impecavel) o td4 tem um pouco de mais potencia mas pouco se nota e os Di são bem mais baratos. Existe um video no youtube e alguns topicos aqui no forum onde poderá ver como verificar o seu estado, um viscoso em mau estado irá resultar no IRD partido (é onde os free tem ma fama e a parte mais cara), o meu faz consumos medios de 7l/100. O display do radio penso que é um mal geral, todos os que conheço tem o display avariado (ha quem opte por instalar um radio com LCD). Em relação ao 4x2 basta verificar se tem a transmissão, se tiver estará 4x4, tambem se nota na condução mas para isso ja tinha que estar habituado aos Free. A manutenção é mudar oleo e filtro de 10 mil em 10 mil no Di, no Td4 penso que é 20 mil mas não tenho a certeza. A LAND ROVER tambem recomenda substituir o viscoso a cada 80 mil ( a soluções freelander tem viscosos recondicionados a bom preço, e tambem lhe poderá dar uma melhor ajuda nas suas questões).
Espero ter ajudado, abraço.

https://www.facebook.com/solucoes.freelander?fref=ts
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

Obrigado pela ajuda ;)
Ja tinha lido esses topicos.

Quanto ao teste do viscoso, so tenho visto levantando uma roda traseira do carro e colocando um tubo com um peso na ponta de forma a ver se desce de forma controlada, é isto?
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

JMRibeiro Escreveu:Obrigado pela ajuda ;)

Quanto ao teste do viscoso, so tenho visto levantando uma roda traseira do carro e colocando um tubo com um peso na ponta de forma a ver se desce de forma controlada, é isto?
Boas!

Precisamente!

Mas não precisas de fazer com um tubo e com peso. Podes fazer à mão mesmo:
http://www.youtube.com/watch?v=7eoVaHLr ... ata_player

Dá logo para ver se etá colado ou não!

Quanto à entrada de água do tecto de abrir apenas acontece nos de 5 portas e não nos de 3! São completamente diferentes!

Abraço e boa sorte!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

Nesse video ja fazem de maneira diferente.
Fazem na roda da frente com o travao de mao puxado e a unica roda no ar é a a ser testada?ou tera de estar um lado inteiro no ar?

Tambem ja houvi falar de rodar a direccao toda para um lado, e arrancar, se se sentir que está a prender como se tivesse um pouco do travao puxado seria o viscoso em mau estado, confirmam esta teoria?

O tecto de abrir sendo manual nao me assusta, o do carro que tenho em casa tambem é, com o comprei metia agua com fartura, bastou desentupir tubagens e ficou ok, os que me assustam sao os electricos pois nao tenho experiencia com eles.

Pelas minhas pesquisas está dificil encontrar um ate aos 6000€ sem ter um exagero de Km, prefiro comprar um mais barato e ficar com € para depois lhe fazer uma boa revisao.
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Apenas roda a ser testada.

Quanto ao teste da direcção sim, mas o sitio mais fiavel para o fazer tem de ser por exemplo num shopping! Virando a direcção toda, a roda de trás que fica no interior da curva não pode fazer o tipico chiar... A baixa velocidade claro! Em estrada ele fica preso, mas diria que apena alguém que conheça be, como deve funcionar consegue ter mesmo a certeza nessas condições!

O tecto de abrir no de 3 portas... Ele não é manual é amovível por isso funcionam de forma completamente diferente e por ser tão simples e básico não dá mesmo problemas... É que não conheço um único caso em que tenha dado problemas ao contrário de virtualmente todos os de 5 portas!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Miguel95
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2013 03:26
Land Rover: LAND ROVER freelander 1999

Mensagem por Miguel95 »

JMRibeiro Escreveu:Obrigado pela ajuda ;)

Sim é esse, mas podes usar a própria chave de rodas, no meu caso pus dentro de uma vala para ficar com uma roda traseira no ar :D depois foi só por a chave e rodar para a direita e ver se rodava a fazer a relativa força indicada ;)
Em relação ao tecto concordo que é só os de 5 portas, pois os de 3 portas não dão qualquer problemas nesse aspecto.
Pelo valor que queres gastar eu comprava um Di, pois consegues arranja-lo com menos kilometros e ainda te sobra algum para a tal revisão

Abraço
Cammonnis
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 21 fev 2014 19:48
Land Rover: LAND ROVER Freelander Di de 1999.
Sócio LCP: 2868

Mensagem por Cammonnis »

Boas!
Eu tive a mesma questão no princípio deste ano e optei pelo Di. É muito fiável e na questão das transmissões é exactamente igual ao TD4. O motor é mais lento mas neste carro, a aceleração ou velocidade de ponta não são determinantes. E gasta menos gasóleo, o que nos dias que correm, conta!
A outra vantagem do Di é que é mais barato e com o dinheiro que sobra podes fazer uma boa revisão, mesmo que o anterior dono a tenha feito - nunca se sabe... E isso significa mudar os óleos da transmissão, óleo do motor, filtros e ver muito bem o sistema de refrigeração do motor - se tem fugas de água, que é um problema que se pode tornar muito dispendioso se não for logo detectado. E ainda o viscoso, que ao mínimo sinal de "colanço" também deve ser logo trocado para evitar males maiores.
Quanto a ser carro do dia-a-dia, o meu Free com 200mil é o meu carro de serviço e desde Abril já fez 6mil Km, incluindo uma viagem ao Algarve, sem problemas de maior. Maioritariamente faço auto-estrada, com os sapatinhos de "ir à missa" e comprei um 2º jogo de pneus para as cenas mais agressivas.
Por fim, o meu maior conselho é que procures ajuda no momento de compra, com alguém que perceba de Freelanders. Aqui no fórum terás muitas "Soluções" :ok: que te podem ajudar. Com "uns mimos" depois da compra, ficas com o carro 5*
Desculpa o testamento, mas como passei por uma situação semelhante no início do ano, percebo as tuas preocupações e sei que toda a ajuda é bem-vinda.
Abraço.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas JMRibeiro

Já quase tudo foi dito por aqui. Se quiseres dá-me um toque que ao telemóvel é mais fácil esclarecer algumas duvidas :-)

9170tres4653

Abraço
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

Obrigado a todos pelas ideias e pela contribuição.

Devo dizer que ja estive em varios clubes tanto de carros como de motas e nunca vi tanta simpatia e amabilidade como aqui, agradeço vos.

É definitivamente uma comunidade a que quero pertencer.

Vou comecar a ver frees no proximo fim de semana, desses escolherei aqueles que me parecem melhores, se nao for problema darei um telefonema ao amigo carlossilvalr para me dar umas luzes, se este nao se importar.

Vi uma analise comparativa entre o Di e o Td4 em que era dito que a electronica tinha sido melhorada e que ja existam menos problemas nesse sentido, nao sei se corresponde á realidade.

Infelizmente sai da empresa onde tinha o Defender como carro de serviço o que me deixou saudades, nao da empresa mas do carro, dai querer comprar um free que penso que é o que se adequa mais as minhas necessidades, adorava o Defender mas era demasiado "camião"para as minhas necessidades privadas, no serviço como era a empresa a pagar o gasoleo e as reparaçoes (que nunca foram necessarias enquanto andei com ele) tudo certo.

O free encantou me pelo seu desenho e modularidade com a capota amovivel, é um jipe mas nao um camião como o defender.

Noutro dia fui falar com o meu mecanico sobre a aquisicao de um Free, tenho uma megane para as viagens e um G40 na garagem para o fim de semana, por isso os meus conhecimentos nesta area sao reduzidos/nenhuns.Ele mostrou me o Rav4, o pajero, um s#z#ki e disse me que todos seriam mais fiaveis e mais baratos de manter que o free, mas nao lhes achei a minima piada.

Tenho receio de fazer uma aposta errada, de me estar a metar num carro com elevadas manutencoes e avarias a torto e a direito, sei que nas minhas maos será bem cuidado, nunca falhei nenhuma revisao com nenhum dos meus carros, nunca tive problemas de maior e boa parte da manutencao consigo faze la em casa, mas o free parece me estar numa outra escala, tanto a nivel de conhecimentos como de tamanho em tudo, o que assusta.

Alem de que nunca tive nenhum carro a gasoleo, nao conheco tao bem os motores nem sei tao bem onde procurar problemas, muito menos a nivel de transmissao, etc
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo JMRibeiro

boa sorTTe na escolha do Free...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Quanto ao TD4 ou Di acho que é mesmo uma escolha pessoal pois em termos de fiabilidade são muito parecidos tendo os 2 pros e contras (tipo o TD4 é corrente, o Di é correia de distribuição, o Td4 tende a dar mais chatices de MAF, o Di é mais lento, etc...) Em relação ao resto são iguais... realmente houve uma alteração em finais de 99 no eixo traseiro (levou rolamentos maiores) e a IRD tambem tem um partnumber diferente a partir de 2003 ou 2005 já não me recordo mas é tudo igual pois os que não traziam estas ultimas versões neste momento já devem ter..

O maior risco prende-se com o facto de ser um carro usado... e se for preciso com mais de 10 anos e muitos mau tratos.

Eu tive a mesmo questão à pouco tempo atrás e preferi optar por um Di e com o que sobrou reparar o que fosse necessário, a diferença entre o TD4 e o Di ainda é substancial e nada e garante que o Td4 vem em condições, quer de motor, quer de transmissão (A transmissão é o calcanhar de aquiles, o resto do freelander é praticamente "bulletproof", ah e o tecto de abrir nos de 5 portas....)

Abraço
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

Bem vindo!
entre o Di e o Td4 a maior diferença acho está no preço, como o Td4 têm um motor BMW o vendedor usa esse argumento para dizer q "já ñ têm os problemas dos primeiros" e assim inflacionar o valor de revenda.
É mentira, os motores dão os problemas q tenham q dar em função do uso e da manutenção q tenham tido no passado e a nivel de prestações são muito semelhantes.
Os problemas + comuns do Free são a nível da transmissão e aí tanto no Di como no Td4 são quase idênticas e são facilmente evitadas qd se têm o cuidado de fazer a manutênção da troca do viscoso qd este começa a "prender".
Na parte electrica sei q houve um investimento grande por parte da BMW mas ñ conheço os 2 sistemas o suficiente para dizer seja o q for.
Como podes ver no meu tópico http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 19&t=21091 qd comprei o Free tb ñ percebia nada de mecânica auto e desde q entrei nesta casa já poupei muito em contas de oficina pq aprendi a "manter para prevenir" e posso dizer-te q fazendo as contas, em 9 anos com os meus 2 Corsa, q comprei novos, gastei bem mais q o q já gastei no Free q já contava com 180.000km qd veio para as minhas mãos e q em 6 anos apenas me deixou apeado 1x (por quebra do suporte da bomba de embraiagem).
Os conselhos valem o q valem mas aqui vão os meus:
não tenhas pressa, o carro certo vai aparecer.
do total do orçamento guarda entre 30 e 40% para uma revisão a sério, feita por quem saiba de LRs, com troca de todos os fluidos e filtros e provavelmente correia de transmissão (ou corrente no caso do Td4) eventualmente o viscoso.
se puderes levar mecânico óptimo (se perceber de Frees melhor) 4 olhos vêm + do q 2 e experimenta tudo, vidros, fechos, trincos, fechaduras, interruptores.... tudo o q ñ funcionar serve para baixar o preço.
se tiver um para-choques mais escuro q o outro ou q as abas das rodas é pq foi trocado, provavelmente em resultado de um acidente.
se tiver humidade na tampa do cofre da bagageira é pq está a entrar àgua, provavelmente pela borracha de vedação da tailgate ou pq ñ têm a cortina para-chuva na mesma.
se o vidro traseiro ñ estiver a descer o suficiente para a porta abrir sem q o vidro roce na capota provavelmente está a precisar de trocar o conjunto de vidro eléctrico.
se tiver a 4x2 foge, ñ sabes pq é q a transmissão foi retirada, o vendedor até pode dizer q têm a transmissão guardada e incluí-la na venda e q só tirou pq gastava menos mas ñ vais conseguir saber em q estado é q está o viscoso nem o diferêncial traseiro sem ela montada nem saber se o IRD pifou e foi recondicionado para 4x2 pq era mais barato.
se tiver pneus de marcas e/ou rastos diferentes entre ambos eixos a transmissão andou a fazer "horas extra" e poderá dar-te uma surpresa desagradável num futuro próximo.

por agora é o q me lembro mais haverá certamente mas o q + interessa é boa sorte na compra.
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

Mais um vez obrigado.

Sim quero sem duvida fazer as coisas com calma, compras a pressa da sempre bota.

Se esperei ate agora tambem posso esperar mais um pouco, ainda estou no arranque da minha vida profissional por isso nao me posso meter em grandes cavalarias, se calhar a opcao por um jipe nem era a mais correcta do ponto de vista simplesmente matematico, mas o coração tambem conta!

O meu mecanico é muito "generalista" nao tem grandes conhecimentos dos problemas dos frees.

Quanto aos acidentes tenho um amigo que me consegue ver isso no trabalho.

As diferencas de cor nos paineis bem como plasticos é algo que tomo sempre atencao, bem como se num carro com mais de 10 anos a pintura está nova, faz deconfiar sempre.

Verifico sempre o alinhamento das portas com a carrocaria e o alinhamento dos farois, muitas vezes mas reparacoes levam a farois da frente com espaços diferentes.

Os pneus ja tinha lido que têm de ser todos exactamente iguais.

Quanto ao vidro de tras bater na capota desconhecia, obrigado, esse vidro tambem nao tem umas posicoes/funcoes malucas com o comando?

Quanto a botoes do interior carrego em tudo e um par de botas, embora depois nao use metade :) na megane ja nao me lembro para que serve metade dos botoes!

Outra questao, o turbo, como sabem se está em fim de carreira?

A embraiagem como verificam?num a gasolina costumo ver se pega muito em cima e se da um salto.

O estado da caixa de velocidades, costumo so ver se os selectores estao bons especialmente da quinta e da marcha a tras.

Quanto a humidade atras, boa dica obrigado!

Falaram na susbtituicao da corrente no Td4, sempre pensei que as correntes nao se trocassem...

Os kms excessivos assustam me muito, sei que é outra escala, mas tenho o G40 a chegar aos 186000 km e noto que comeca a acusar a fadiga, sempre pensei que o ideal fosse comprar um carro com a volta de 100 ou 140 mK.

Tambem pensava que o motor da BMW fosse mais fiavel, mas tambem com reparações mais caras.

Conto por a volta de 1000€ de parte para a primeira revisao antes de andar com ele.
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Boas!

Antes de mais, muito bem vindo!

Chego sempre tarde a estes tópicos... :lol: mas basicamente foi tudo dito!

Já agora vou-te só dizer da minha experiência, mantive a calma e não comprei o primeiro chanato que apareceu (na verdade foi o primeiro que vi :) ) e tinha 196.000 kms! No inicio custou um bocado comprar um carro com tanto km mas na verdade era também o que estava em melhores condições.
Comprei cheio de receios das maleitas que os Free dão e a verdade é que até agora tem-se mostrado fiável pois o que tenho gasto nele é em manutenção.

Alguém disse atrás para guardares dinheiro para a primeira intervenção, concordo a 100% e foi o que fiz. Foi o valor mais alto que gastei no meu, mas basicamente fiz um "reset" à máquina, trocar fluidos todos, reparar pequenas coisinhas que foram descobertas após a compra. E aqui está ele agora com quase 230.000 km e cheio de saúde! O motor funciona como um relógio suíço!

O meu é um Td4 e gosto mesmo muito daquele motor, mas toda a gente que tenho falado que tem um Di dizem igualmente bem dele.

O meu já está a precisar trocar o viscoso e é algo que vai acontecer a curto prazo. Em termos de maleitas ele tem: o relógio que não funciona, o banco do condutor que tem um rasgão, cofre que de vez em quando fica húmido e o apoio do charriot estalado. Este ultimo já o reparei uma vez mas voltou a ficar como estava... De resto respira saúde!

Pequena nota, leva-o a um mecânico que perceba de LRs.

Abraço,
Vieira
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

JVieira Escreveu:

Vieira
Pequena GRANDE nota.
Moro em Odivelas, nos arredores conhecem alguem de confianca?
Tenho total confianca no meu mecanico, mas nao vejo que ele tenha grande experiencia em LRs.

EDIT:

Outra questao, para testar o viscoso como ja foi mencionado posso so elevar uma roda por exemplo com o macaco e rodar essa roda?
Presumo que o travao de mao tenha de estar puxado?isto se nao estiver a testar atras.
Existe um tempo mais ou menos standart para a roda ir dos 45 graus ao chao?

O que estou a procurar ao fazer isto?solavancos?dificuldade em rodar?facilidade excessiva?

Se virar a direccao toda e se a roda interior a curva arrastar ou prender um pouco = viscoso estragado?

Existe alguma forma de testar o IRD?
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

JMRibeiro Escreveu:
JVieira Escreveu:

Vieira
Pequena GRANDE nota.
Moro em Odivelas, nos arredores conhecem alguem de confianca?
Tenho total confianca no meu mecanico, mas nao vejo que ele tenha grande experiencia em LRs.

EDIT:

Outra questao, para testar o viscoso como ja foi mencionado posso so elevar uma roda por exemplo com o macaco e rodar essa roda?
Presumo que o travao de mao tenha de estar puxado?isto se nao estiver a testar atras.
Existe um tempo mais ou menos standart para a roda ir dos 45 graus ao chao?

O que estou a procurar ao fazer isto?solavancos?dificuldade em rodar?facilidade excessiva?

Se virar a direccao toda e se a roda interior a curva arrastar ou prender um pouco = viscoso estragado?

Existe alguma forma de testar o IRD?
Em Odivelas tens a Seguraudio que são experts em LRs e fazem preparação de competição. Já lá levei 2 vezes o meu.
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

Bom ja comecei a marcar visitas a frees a venda para o proximo sabado.
Ai vou eu armado com todas as ideias que aqui me deram tentar pelo menos despistar o mais obvio.

Quando ja tiver decido por 1 ou 2 levo o a oficina referida.

Confesso que mantenho o receio de fazer asneira, mas quero muito ter um free!
JMRibeiro
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por JMRibeiro »

Estive á pouco a falar com um vendedor.

Disse me que tem o motor novo (reconstruido), embraiagem motor de arranque etc.

Diz desconhecer o que é o viscoso e transmissao etc...

O que acham do motor reconstruido?

Presumo que isto seja um barrete mas as vezes aprende se mais com esses do que quando tudo corre bem, por isso devo ir ve lo.

Vou tentar testar o viscoso tambem, sera a primeira vez por isso vamos ver!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Foge...

Reconstruido porque? Pergunta-lhe isso que é para o veres engasgar eheheh... Depois não sabe o que é o viscoso, das duas uma, ou está tudo desmontado e está a ver se passa (basta vender a alguem que não o ponha no mato) ou está a arrastar as rodas e nem sabe disso... mas o mais certo é saber o que é e estar a "empandeirar" o dito...