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BPC Escreveu:Uma curiosidade, no livrete do Evoque menciona se é 4x2 ou 4x4? Como sabem distinguir qual é classe 1 ou 2? Ou o 4x4 é mais alto?
No caso do meu, não deixa dúvidas. é a versão a gasolina, e só existe em 4x4.
Nas versões a gasóleo, penso que o ed4, sd4 e td4 distinguem isso. (se não estou em erro: ed=150cv e 4x2; td=190cv e 4x2; sd=190cv e 4x4. Sem certezas, no entanto)
O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».
Ou seja, é como os monovolumes. Para beneficiares da classe 1, precisas de ter Via Verde. Caso contrário, classe 2.
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.
"(...)desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível(...)"
O texto desse decreto é algo estranho... diz que basta ter tracção integral para deixar de ser classe 1, o que significa que, por exemplo, qualquer m#rc#des 4matic (só para dar o exemplo do merc mais pequeno de todos, o classe A) pode ser classe 2. O mesmo para qualquer bmw Xdrive, ou tantos outros carros "normais" que tenham tracção integral (carrinhas subaru, p.e.)
joaopsr Escreveu:"(...)desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível(...)"
O texto desse decreto é algo estranho... diz que basta ter tracção integral para deixar de ser classe 1, o que significa que, por exemplo, qualquer m#rc#des 4matic (só para dar o exemplo do merc mais pequeno de todos, o classe A) pode ser classe 2. O mesmo para qualquer bmw Xdrive, ou tantos outros carros "normais" que tenham tracção integral (carrinhas subaru, p.e.)
Boas!
Nenhum desses carros ultrapassará os 1,1 m no eixo da frente, como tal não passam a classe 2 por serem 4x4...
joaopsr Escreveu:"(...)desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível(...)"
O texto desse decreto é algo estranho... diz que basta ter tracção integral para deixar de ser classe 1, o que significa que, por exemplo, qualquer m#rc#des 4matic (só para dar o exemplo do merc mais pequeno de todos, o classe A) pode ser classe 2. O mesmo para qualquer bmw Xdrive, ou tantos outros carros "normais" que tenham tracção integral (carrinhas subaru, p.e.)
Boas!
Nenhum desses carros ultrapassará os 1,1 m no eixo da frente, como tal não passam a classe 2 por serem 4x4...
Tens razão, estava a interpretar mal parte do texto!
Quando li a primeira vez tb pensei: "então e o p@nd@ 4x4?????"
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.
Boas Landistas!
Pois confirmo tudo em relação à roubalheira da classe nas portagens. Evoque 4x4 classe 2. EVOQUE 4X2 classe 1.
O TD4 2.2 150cv 4x4 a gasóleo faz médias de 7 L/100 com pneus 235 jante 19. O motor é super rápido e super elástico e passa dos 200 km/h.
O meu é o coupe de 2013. Tem um excelente sistema de som, a consola central tem camara traseira ( o vidro traseiro é pequeno pouca visibilidade).
Bancos elétricos, interior todo em pele. Tecto panorâmico.
Design ao nível do protótipo.
Tração integral permanente, condução em piso molhado com curvas não foge 1mm a apertar bem. Na areia passa por tudo. 4 níveis de tração selecionáveis desde neve, lama, areia e sulcos.
Rádio bluetooth sincronização com telemóvel.
Boa suspensão e bem insonorizado.
Excelente modelo pra rolar descontraidamente nos limites legais, com uma posição de condução alta à TT, mas bem confortável e muito seguro.
Valor comercial elevado.
Material mais exclusivo mas resistente.
Em resumo pode-se dizer que o Evoque 4x4 é um jipe de estrada e de luxo. Passa os 200 km/h e sobe dunas e desce montes muito à vontade.
Boas viagens!