JorgeSC Escreveu:Andei á uns tempos a informar-me no concessionário, e o que ele me disse foi que a versao 4x2 é classe 1, e a 4x4 é classe 2! (apesar de, como sabemos, o condicionante para atribuiçao de classes ser ter menos ou mais de 1,10m á vertical do eixo dianteiro...mas a Brisa tem misterios insondáveis)
Não é propriamente um mistério, está explicado no site da Brisa:
"O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático»."
Foi uma lei feita à medida dos monovolumes. Curiosamente, o Evoque 4x4 inicialmente foi homologado como classe 1, mas por alguma razão a LAND ROVER foi obrigada a sujeitar o modelo a uma nova aferição e o Evoque passou a classe 2. Isto aconteceu, salvo erro, em Janeiro de 2012. Não sei se os Evoque vendidos antes dessa data também passaram a ser classe 2 ou se, como quando foram vendidos estavam homologados como classe 1, assim se mantiveram.