Série I homologação 7 lugares

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
bagpena
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 12 jun 2013 01:42
Land Rover: Serie 1 2.0 Petrol
Sócio LCP: 91
RTI: 2

Série I homologação 7 lugares

Mensagem por bagpena »

Boa noites,

Bem. Nem sei por onde começar.
O carro em questão é um LAND ROVER série 1 de 1952 80' que esteve sempre na minha família e que esteve parado durante 5 anos numa garagem.
Como se sabe, convém andar com estes carros para não se estragarem, razão pela qual decidi proceder ao seu restauro e subsequente registo. (Digo registo, porque o carro foi comprado a um primo meu e nunca se registou em nosso nome).
O carro teve durante a sua vida, 3 livretes. O primeiro e último dos quais eu tenho em minha posse. Foi na emissão deste último que começaram a surgir os problemas.
A verdade é que fiquei estupefacto quando o DUA veio com uma lotação de 2 lugares (nem sequer 3). Não tenho o livrete antigo para comprovar se foi um erro do IMTT e no original o campo da lotação está riscado - não contendo portanto nenhum número.
Dado o interesse do carro, seria perfeito para andar com a família de vez em quando, mas para isso queria usar os 7 lugares que penso que estes carros podiam trazer de fabrica.
Peço-vos portanto a V/ ajuda, para que consigamos por mais um série 1 nas ruas.

Penso que o fórum ainda não conhecia este série......
Aguço-vos o apetite com uma fotografia - lamentávelmente a única que tenho e ainda anterior ao restauro, acabadinho de sair da garagem onde repousara durante pelo menos 5 anos.
Abraços

BP

Imagem
joao_p
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 out 2009 20:55
Land Rover: Serie III 88" 1978
Serie I 86" 1955
http://lrserie3.blogspot.pt/
Sócio LCP: 0

Re: Série I homologação 7 lugares

Mensagem por joao_p »

Bem vindo BP,

Em primeiro lugar deixe-me que lhe diga que tem um Serie 1 dos primeiros com motor 1997cc (para mim o melhor motor de todos os Series 1 Petrol!).

Quanto ao seu "problema" tenho quase a certeza que se tratou de um erro do IMTT ao registarem os dados no sistema deles! O mesmo se passou com alguns Series que eram Diesel e registaram como se fosse Petrol e vice-versa.
Eu numa situação dessas provava que nunca existiram Series (I,II,IIA e III) de apenas dois lugares! O IMTT resolve esse problema com facilidade...

Depois, e relativamente à passagem de 3 para 7 lugares, é o processo normal de passar o veículo de mercadorias para passageiros o que implica um processo definido e com alguns custos que não sei exactamente qual o valor. Certamente haverá alguém aqui no fórum que já passou pelo mesmo processo e que possa esclarecer melhor essa situação...

PS: Sugiro que crie um novo Tópico nos "Restauros" ou "Series" para conhecermos melhor a história deste Serie 1 e do seu restauro!!! ;)

Um abraço,
João Pitéu
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Mensagem por carlossilvalr »

Bem vindo

Que rica "herança" Parabéns!
TAG
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

Não por experiência própria mas pelo que tenho lido de problemas semelhantes de outros proprietários de carros antigos, lidar com os serviços do IMTT é o mesmo que jogar à roleta russa.
Deve munir-se de toda a documentação possível e à bom português ir reclamar. O resultado da reclamação também faz parte do jogo da roleta russa... depende, às vezes, da disposição dos funcionários.
Está registado com ligeiro de passageiros ou de mercadorias?

Seja como for, pelo veículo em questão, vale o stress e a perda de tempo em regularizar a situação.
Quanto à alteração para 7 lugares, pelo processo burocrático e seu custo que pode ser brutal...mais que brutal, a maior parte dos bem intencionados desiste. Não quer dizer que não se faça , logicamente.
joao_p Escreveu: Eu numa situação dessas provava que nunca existiram Series (I,II,IIA e III) de apenas dois lugares! O IMTT resolve esse problema com facilidade...

PS: Sugiro que crie um novo Tópico nos "Restauros" ou "Series" para conhecermos melhor a história deste Serie 1 e do seu restauro!!! ;)

Um abraço,
João Pitéu
Existiram e existem Series de 2 lugares. O meu ex-SIIA está averbado com 2 lugares.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo bagpena

sem duvida alguma um belo exemplar.

Nada como dar uma vista de olhos aqui:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=28262
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
RMoreira
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 jun 2013 23:31
Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
Sócio LCP: 2844

Mensagem por RMoreira »

bagpena,

Homologação para 7 lugares é praticamente inviável. Tenho um Series III de 3 lug e também queria homologá-lo para 7lug. Basicamente o conceito é o seguinte: ao ser matriculado originalmente com apenas 3 lugares foi sujeito a um imposto muito inferior na data da primeira matricula, por isso a primeira coisa que tens de fazer é ir a uma alfândega liquidar a diferença em falta para imposto de um veículo com essas características com 7 lugares e é exactamente aqui nesta primeira etapa que as pessoas desistem. Tens um simulador para calcular o imposto em " http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp". Basicamente tens de saber quais a emissões CO2 do veículo (se não souberes vais a um centro IPO e eles medem e emitem a declaração). A simulação que fiz para o meu resultou num valor na ordem dos 9.000€ (só a regularização do imposto), depois tens várias opções quando te dirigires ao IMTT para proceder ao averbamento, sendo que a mais provável será aquela em que terás de pedir a um Engº que te faça um projecto sobre a instalação dos bancos e depois de os instalares arranjares uma declaração de responsabildiade do instalador. O custo adicional no IMTT será à volta dos 200-300eur acho eu (sem contar com o que te custará o projecto).

Em traços gerais é mais ou menos insto, ainda que possa ter algumas incorrecções...visto nunca cheguei a avançar.

Enviei recentemente um email para a Divisão de ISV da Autoridade Tributária Aduaneira e esta foi a resposta recebi:

"DSIECIV - DIV - Divisão do Imposto sobre os Veículos dsieciv-div@at.gov.pt
7/02 (há 6 dias)
para mim

Exm.º Senhor
A transformação de um veículo de mercadorias em passageiros está sujeita ao pagamento do correspondente Imposto sobre Veículos (ISV).
O montante de ISV a pagar é o que resulta da diferença entre o imposto incidente sobre o veículo após a respectiva transformação, atento o tempo de uso entretanto decorrido, e o imposto originariamente pago.

Para saber quanto é que o veículo paga actualmente como ligeiro de passageiros poderá efectuar a simulação no seguinte link: http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp , clicando em Simuladores, seguido de Simulador ISV, devendo indicar as emissões de CO2 e Partículas. Tratando-se de veículo a gasóleo (Caso desconheça estes valores poderá simular com o valor indicado de 198 g/km de CO2 e Partículas superiores a 0,002 g/km).

Salienta-se que o valor das emissões de CO2 é o que consta do Certifcado de Conformidade Europeu (COC) do veículo, sendo que na inexistência desse documento onde conste tal valor, terá o veículo de ser submetido a uma inspeção em Centro de Inspeções (CITV) para a medição efectiva do CO2, sendo esse o valor que servirá de base para o cálculo do imposto.

O resultado encontrado diminuído do montante do imposto origináriamente pago, dar-lhe-á o montante de ISV a pagar, ao qual, ainda acresce o IVA à taxa legal.
Para confirmar quanto é que o veículo pagou de Imposto Automóvel à data da 1ª matrícula, ou para obter mais informações ou ainda para efectuar o pedido de regularização fiscal deverá contactar/dirigir-se à alfândega da área da sua residência. Link para consulta das alfândegas: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/in ... ISV_10.htm

Finalmente, deverá consultar igualmente o link do site do IMT- Instituto da Mobilidade e dos Transportes (ex-DGV) para os procedimentos devidos pela transformação do veículo: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx

Com os melhores cumprimentos.

Rui Castelo Branco

DSIECIV - DIV - Divisão do Imposto sobre os Veículos
Rua da Alfândega, nº 5 - Piso Intermédio - 1149-006 Lisboa
Geral: (+351) 218 813 725 - Fax: (+351) 218 813 982
CAT - Centro de atendimento telefónico - (+351) 707 206 707
E-mail: dsieciv-div@at.gov.pt Visite-nos em http://www.portaldasfinancas.gov.pt
Autoridade Tributária e Aduaneira
De: Ricardo Moreira [rarrdm@gmail.com]
Enviado: quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2014 23:13
Para: DSIECIV - DIV - Divisão do Imposto sobre os Veículos
Assunto: [Enviado para Endereço Antigo] Passagem de Ligeiro de mercadorias para Ligeiro de passageiros

Boa noite,

Sou proprietário de uma viatura comercial ligeira com 3 lugares averbados e gostaria de legalizá-lo para 7 lugares tal como disponibilizado pela marca na altura. Nesse sentido gostaria de saber qual o valor a liquidar para proceder à regularização do imposto devido.

Dados da viatura:
Marca: LAND ROVER
Modelo: Series III 88" Regular (Ligeiro Mercadorias)
Peso Bruto: 2160kg
Cilindrada: 2285cc
Combustível: Gasóleo
CO2: 198g/km
Matrícula: GR-85-86
Data de Matricula: 02-04-1980

(junto anexo o documento da viatura)

MCumpts
Ricardo Moreira

Enviei recentemente um email para a Divisão de ISV da Autoridade Tributária Aduaneira e esta foi a resposta:
joao_p
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 out 2009 20:55
Land Rover: Serie III 88" 1978
Serie I 86" 1955
http://lrserie3.blogspot.pt/
Sócio LCP: 0

Mensagem por joao_p »

TAG Escreveu:Existiram e existem Series de 2 lugares. O meu ex-SIIA está averbado com 2 lugares.
Desconhecia... é o primeiro Serie averbado com 2 lugares que conheço! ;)

Ricardo, isso é caso para dizer que fica mais barato pagar 300 multas de excesso de número de passageiros!!! :)
RMoreira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RMoreira »

joao_p Escreveu:
TAG Escreveu:Existiram e existem Series de 2 lugares. O meu ex-SIIA está averbado com 2 lugares.
Desconhecia... é o primeiro Serie averbado com 2 lugares que conheço! ;)

Ricardo, isso é caso para dizer que fica mais barato pagar 300 multas de excesso de número de passageiros!!! :)
Grande João,

300 não..150. A multa agora é de 60 a 120€ acho eu. Este verão fui parado por um GNR em Milfontes, mas como estava sem a lona e já era de noite vinhamos 3 nos bancos da frente. Mesmo assim o tipo implicou por ter os bancos montados na caixa. Justifiquei alegando que era para circular em terrenos privados sem me armar em chico-esperto. O tipo ainda mandou uma boca mas não fez nada.

Grd abraço
bagpena
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por bagpena »

Estive hoje a tratar disso.
Compensa apanhar as multas e esquecer, mas isto tem dois inconvenientes. O primeiro dos quais, significa que terei de deixar os passageiros para trás sempre que for parado. O segundo é mais grave, porque se houver um acidente existirão problemas com o seguro que eu pretendo evitar.
Alguém me consegue descobrir as tabelas de imposto em 1952?
Grande abraço,

BP
Última edição por bagpena em 14 fev 2014 14:21, editado 1 vez no total.
Zédafigueira
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 dez 2011 00:35
Land Rover: Série III, de 1980

Mensagem por Zédafigueira »

Ricardo, isso é caso para dizer que fica mais barato pagar 300 multas de excesso de número de passageiros!!! :)[/quote]
Para além da multa por cada passageiro em excesso, poderá ainda o veículo ser apreendido por alteração de características.Coima de 60 a 300€, por cada passageiro, artigo 54º nº 3, do Código da Estrada.
Quanto aos bancos na caixa, a coisa pia mais fino, isto é: O artigo 114º do mesmo Código, diz: Os modelos de automóveis, motociclos, etc., bem como os respectivos sistemas, componentes(neste caso os bancos) e acessórios,estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas. Conclusão: Diz o nº. 6 do mesmo artigo, que quem for encontrado com os bancos na caixa sem que estejam averbados, incorre numa coima de 250 e 1250€, sendo ainda o veículo apreendido até que seja submetido a inspecção extraordinária, e consequentemente e veículo limitado no seu uso apenas para deslocação para a dita. Tudo isto se o agente fiscalizador seguir à risca o que diz o catrapázio.
Tenho dito
RMoreira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RMoreira »

Zédafigueira Escreveu:Ricardo, isso é caso para dizer que fica mais barato pagar 300 multas de excesso de número de passageiros!!! :)
Para além da multa por cada passageiro em excesso, poderá ainda o veículo ser apreendido por alteração de características.Coima de 60 a 300€, por cada passageiro, artigo 54º nº 3, do Código da Estrada.
Quanto aos bancos na caixa, a coisa pia mais fino, isto é: O artigo 114º do mesmo Código, diz: Os modelos de automóveis, motociclos, etc., bem como os respectivos sistemas, componentes(neste caso os bancos) e acessórios,estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas. Conclusão: Diz o nº. 6 do mesmo artigo, que quem for encontrado com os bancos na caixa sem que estejam averbados, incorre numa coima de 250 e 1250€, sendo ainda o veículo apreendido até que seja submetido a inspecção extraordinária, e consequentemente e veículo limitado no seu uso apenas para deslocação para a dita. Tudo isto se o agente fiscalizador seguir à risca o que diz o catrapázio.
Tenho dito[/quote]

:yikes: ...cum caneco.
bagpena
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por bagpena »

Só em Portugal é que isto acontece.
A qualidade da nossa força policial é verdadeiramente mediocre. É uma vergonha.
A qualidade dos legisladores idem. A qualidade do país é deplorável.
Zédafigueira
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 dez 2011 00:35
Land Rover: Série III, de 1980

Mensagem por Zédafigueira »

Repare bagpena que não foi a força policial que criou a regra, esta tem como função fazê-la cumprir...
RMoreira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RMoreira »

bagpena Escreveu:Só em Portugal é que isto acontece.
A qualidade da nossa força policial é verdadeiramente mediocre. É uma vergonha.
A qualidade dos legisladores idem. A qualidade do país é deplorável.
...no meu caso o soldado da GNR deixou-me seguir sem qualquer multa porque íamos os três à frente. Questionou o porquê dos bancos atrás mas deixou-me ir sem stress. Acredito que o facto de não ter tentado fazer dele parvo ajudou.

Miserável a legislação, que a proprietários q estão dispostos a regularizar uma situação possível de origem exige um montante incomportável.