Molas Parabólicas: Heysteed ou GB Srings ?
-
RMoreira
- júnior TT

- Registado: 24 jun 2013 23:31
- Land Rover: LAND ROVER Serie III Regular 88" de 1980
- Sócio LCP: 2844
- RTI: 0
Molas Parabólicas: Heysteed ou GB Srings ?
Malta! Esta é uma pergunta dificil devido à sua especificidade...mas cá vai:
Tenho um Series III 88" Soft-Top inclinado para a esquerda (lado do condutor) - está assim desde que o adquiri. Vou confirmar se será troca na montagem das molas standards que tem, mas o mais provavel é ser da fraca qualidade e terem pasmado (para já não vejo nehuma lâmina partida). Estão um bocadinho enferrujadas e é certo que se as desmontar e lubrificar com óleo elas poderão melhorar muito, mas a verdade é que este é pretexto para colocar umas parabólicas supostamente para melhorar o conforto e o curso da suspensão em off-road.
A grande questão: Qual das marcas escolher? Alguém tem experiência?
Dos vários sites e fornecedores apercebi-me que há apenas 3 ou 4 fabricantes e que já não se produzem molas em Inglaterra (cuidado com Paddocks etc que informam "UK TOP QUALITY", na realidade são marcas UK que as produzem na China, India...etc).
A minha pesquisa levou-me aqui:
GB SPrings (GBS):
http://www.gbsprings.co.uk/land-rover/
(446€ já com IVA e transporte. Fabrico na Malásia mas alegadaemnte sobre altos padrões de qualidade e testado já em UK.)
Heysteed (HST):
http://www.parabolicsuspension.com/LAND ROVER/lrover.htm
(795€ já com IVA e trasnporte. Fabrico na Holanda.)
...prefiro qualidade mesmo tendo que pagar mais, mas estou inclinado para as GBS, porque se repararem no conjunto traseiro ao contrário das GBS que têm 3 lâminas reais, as HST têm uma configuração 2+1...tendo a terceira lâmina solta e pendurada actuando apenas sobre grande cargas. Alegada vantagem no conforto actuando com 2 lâminas mas presente a 3ª no caso de cargas ou solicitação extrema. Epá...mas confesso que não gosto nada de ter ali uma terceira lâmina pendurada.
Alguém têm experiência de andar com molas parabólicas atrás com aquela lâmina solta? Não bate em fora-de-estrada? Não estorva? Fica feio? É mesmo assim?
Alguém tem GBS ou HST? Está contente?[/b] Visto que o meu Series III tem um capstan e um pneu suplente 205/16 no capot tenho receio de colocar molas baratuxas que pasmem ou partam em pouco tempo.
Tenho um Series III 88" Soft-Top inclinado para a esquerda (lado do condutor) - está assim desde que o adquiri. Vou confirmar se será troca na montagem das molas standards que tem, mas o mais provavel é ser da fraca qualidade e terem pasmado (para já não vejo nehuma lâmina partida). Estão um bocadinho enferrujadas e é certo que se as desmontar e lubrificar com óleo elas poderão melhorar muito, mas a verdade é que este é pretexto para colocar umas parabólicas supostamente para melhorar o conforto e o curso da suspensão em off-road.
A grande questão: Qual das marcas escolher? Alguém tem experiência?
Dos vários sites e fornecedores apercebi-me que há apenas 3 ou 4 fabricantes e que já não se produzem molas em Inglaterra (cuidado com Paddocks etc que informam "UK TOP QUALITY", na realidade são marcas UK que as produzem na China, India...etc).
A minha pesquisa levou-me aqui:
GB SPrings (GBS):
http://www.gbsprings.co.uk/land-rover/
(446€ já com IVA e transporte. Fabrico na Malásia mas alegadaemnte sobre altos padrões de qualidade e testado já em UK.)
Heysteed (HST):
http://www.parabolicsuspension.com/LAND ROVER/lrover.htm
(795€ já com IVA e trasnporte. Fabrico na Holanda.)
...prefiro qualidade mesmo tendo que pagar mais, mas estou inclinado para as GBS, porque se repararem no conjunto traseiro ao contrário das GBS que têm 3 lâminas reais, as HST têm uma configuração 2+1...tendo a terceira lâmina solta e pendurada actuando apenas sobre grande cargas. Alegada vantagem no conforto actuando com 2 lâminas mas presente a 3ª no caso de cargas ou solicitação extrema. Epá...mas confesso que não gosto nada de ter ali uma terceira lâmina pendurada.
Alguém têm experiência de andar com molas parabólicas atrás com aquela lâmina solta? Não bate em fora-de-estrada? Não estorva? Fica feio? É mesmo assim?
Alguém tem GBS ou HST? Está contente?[/b] Visto que o meu Series III tem um capstan e um pneu suplente 205/16 no capot tenho receio de colocar molas baratuxas que pasmem ou partam em pouco tempo.
- baptistama
- pleno TT

- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
Re: Molas Parabólicas: Heysteed ou GB Srings ?
ñ percebo nada de Séries mas tenho ideia q as molas Esq e Dir são diferentes para compensar o declive da estrada (mais alta ao centro),
portanto se estás a olhar para o carro em plano é normal q ele esteja um pouco inclinado para o lado do condutor.
portanto se estás a olhar para o carro em plano é normal q ele esteja um pouco inclinado para o lado do condutor.
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
As molas são diferentes para compensar o peso do condutor, que anda sempre ao invés do passageiro que só anda algumas vezes.
Podem estar trocadas de lado.
Eu no meu, e porque não andava carregado (apenas 3 lugares, soft top, e sem ferros extras) tirei das 9 laminas da frente as duas debaixo, e nas de trás as duas de baixo também (diesel).
Para além disso limpei e lubrifiquei com óleo usado. melhorou muito o conforto e as aptidões TT.
500€ por umas molas!!!
Podem estar trocadas de lado.
Eu no meu, e porque não andava carregado (apenas 3 lugares, soft top, e sem ferros extras) tirei das 9 laminas da frente as duas debaixo, e nas de trás as duas de baixo também (diesel).
Para além disso limpei e lubrifiquei com óleo usado. melhorou muito o conforto e as aptidões TT.
500€ por umas molas!!!
-
RMoreira
- júnior TT

Pois... estou indeciso. A ver se surge feedback de malta que tenha colocado parabólicas. 500€ a 800€ em molas é muito puxado, mas dar 200-250€ pode vir a sair bastante mais caro (o meu Pai sempre me disse "se vais comprar, compra o melhor se não mais vale estar quieto. Dá mais trabalho fazer mal e mais tarde corrigir do que fazer bem à primeira". Se me decidir a fazer isto tem de ser com bom material, senão daqui a uns tempos o problema re-aparece. Ainda posso é acabar por meter as molas novas de origem (multi-leaf) mas confesso que me seduziu o curso maior da suspensão nas parabólicas. No outro dia debaixo de grande chuva não consegui subir a mini rampa/passeio do patamar do meu prédio...ao apontar o Series sem grande balanço numa diagonal para a direita, fiquei com a roda traseira direita a patinar e sem conseguir sair do sítio. Tive de fazer manobra e apontar o carro de frente para subir (sempre em 4x2 pq tinha os AVM desconectados). Apesar de erro meu...apercebi-me que o curso da suspensão multi-leaf é de facto limitado....
Obgrigado pelos comentários
abraço
RM
Obgrigado pelos comentários
abraço
RM
- Oviajante
- júnior TT

- Registado: 10 mai 2013 20:55
- Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life - Sócio LCP: 2831
Boas
No meu caso tenho as de origem, so tive de comprar uma para a frente porque estava partida no apoio, mas e igual a outra que tenho e o carro esta totalmente nivelado.
- Penso que tens as molas seladas, pois esse problema acontece nos Land_Crusier e nao nos LAND ROVER que eu tenha conhecimento.
- Quanto as molas parabólicas um dia posso trocar mas penso que e o suficiente retirar 2 laminas na frente e outras tantas atrás.
- Fabricantes tenho um aqui perto de mim e faz uns preços porreiros, segundo ouvi dizer, pois ainda nao fiz la nada.
Cumprimentos Lands
No meu caso tenho as de origem, so tive de comprar uma para a frente porque estava partida no apoio, mas e igual a outra que tenho e o carro esta totalmente nivelado.
- Penso que tens as molas seladas, pois esse problema acontece nos Land_Crusier e nao nos LAND ROVER que eu tenha conhecimento.
- Quanto as molas parabólicas um dia posso trocar mas penso que e o suficiente retirar 2 laminas na frente e outras tantas atrás.
- Fabricantes tenho um aqui perto de mim e faz uns preços porreiros, segundo ouvi dizer, pois ainda nao fiz la nada.
Cumprimentos Lands
-
plcort
- júnior TT

- Registado: 08 mar 2008 22:19
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Serie IIA-1967
Def 200 Tdi - Sócio LCP: 1643
Viva,
Eu tenho umas Heysteed, sem duvida as melhores, com uns brincos de One Ton, muito satisfeito..
Melhor Um Defender
Cumps
Eu tenho umas Heysteed, sem duvida as melhores, com uns brincos de One Ton, muito satisfeito..
Melhor Um Defender
Cumps
- cmerces
- júnior TT

- Registado: 07 nov 2011 09:43
- Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...
Boas
O meu ao inicio também estava desnivelado, fui a uma empresa especializada neste tipo de equipamentos e deixaram o Serie todo certinho, não te esqueças que são 30 e picos anos de utilização.
Em relação às molas, por melhor que sejam, não fazem milagres.
Das 2 que falas, julgo que já ouvi falar bem das Heysteed, mas os gurus dirão alguma coisa.
Mais uma vez, boa sorte.
O meu ao inicio também estava desnivelado, fui a uma empresa especializada neste tipo de equipamentos e deixaram o Serie todo certinho, não te esqueças que são 30 e picos anos de utilização.
Das 2 que falas, julgo que já ouvi falar bem das Heysteed, mas os gurus dirão alguma coisa.
Mais uma vez, boa sorte.
-
RMoreira
- júnior TT

Oviajante Escreveu:Boas
Cumprimentos Lands
Uma empresa nacional? Consegues dar-me o nome/contacto, Oviajante?
abraço e obg!
Última edição por RMoreira em 30 jan 2014 21:26, editado 1 vez no total.
-
RMoreira
- júnior TT

plcort,plcort Escreveu:Viva,
Melhor Um Defender
Cumps
Obg pelo feedback. Mas as tuas Heysteed têm aquela 3ª lãmina solta? Não há stress? Não fica esquisito?
-
RMoreira
- júnior TT

cmerces Escreveu:Boas
Mais uma vez, boa sorte.
Pois cmerces...estou cada vez mais indeciso. Pelo preço ainda mando és despasmar as que tenho.
- moreirinha
- pleno TT

Comparar material velho e sem manutenção com material novo já se sabe quem ganha.
Para o trabalho que fazem, e com umas melhorias, as de origem servem bem. Claro que as parabólicas são melhores mas têm um custo elevado.
O que me preocupa mais é depois de gastar uma batelada de euros a diferença vai ser assim tão grande.
No que toca a cruzamentos digo-lhe já que o meu não fica atrás de nenhum. Preferível gastar (parte) o dinheiro num amortecedores melhores.
Para o trabalho que fazem, e com umas melhorias, as de origem servem bem. Claro que as parabólicas são melhores mas têm um custo elevado.
O que me preocupa mais é depois de gastar uma batelada de euros a diferença vai ser assim tão grande.
No que toca a cruzamentos digo-lhe já que o meu não fica atrás de nenhum. Preferível gastar (parte) o dinheiro num amortecedores melhores.
-
RMoreira
- júnior TT

moreirinha Escreveu:Comparar material velho e sem manutenção com material novo já se sabe quem ganha.
moreirinha,
Estive a ver este site e a diferença pareceu-me grande
http://www.eastcoastrover.com/Parabolics.html
E depois de ter tido ficado quase com a roda no ar a entrar para o meu páteo fiquei a achar q as originais são limitadas. (se calhar as minhas estão é pasmadas
- moreirinha
- pleno TT

No meu o limite de articulação não é da mola. Experimente, custo zero, retirar as duas laminas de baixo e lubrificar as molas. Se depois disso não for suficiente então pense em trocar.
Outra coisa que deve fazer para aumentar o curso é mexer nas cintas limitadoras, e claro nos amortecedores caso estes estejam a esgotar, mas estas duas coisas aplicam-se em ambos os tipos de molas.
Outra coisa que deve fazer para aumentar o curso é mexer nas cintas limitadoras, e claro nos amortecedores caso estes estejam a esgotar, mas estas duas coisas aplicam-se em ambos os tipos de molas.
-
RMoreira
- júnior TT

Bem visto. Boas dicas.moreirinha Escreveu:No meu o limite de articulação não é da mola. Experimente, custo zero, retirar as duas laminas de baixo e lubrificar as molas. Se depois disso não for suficiente então pense em trocar.
- Oviajante
- júnior TT

- Registado: 10 mai 2013 20:55
- Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life - Sócio LCP: 2831
Boas RMoreira
Posso dar o contacto, mas neste momento estou fora do Pais, mas fazendo um telefonema sou capaz de arranjar o numero. E um senhor que fabrica qualquer tipo de mola para qualquer tipo de marca.
Eu gosto mais das que sao feitas e que eu depois possa, em caso de nao estarem bem poder dizer algo.
E um senhor na areo do Grande Porto, a sua oficina fica em Penafiel.
Vou ver se te arranjo o contacto do senhor
Cumprimentos
Posso dar o contacto, mas neste momento estou fora do Pais, mas fazendo um telefonema sou capaz de arranjar o numero. E um senhor que fabrica qualquer tipo de mola para qualquer tipo de marca.
Eu gosto mais das que sao feitas e que eu depois possa, em caso de nao estarem bem poder dizer algo.
E um senhor na areo do Grande Porto, a sua oficina fica em Penafiel.
Vou ver se te arranjo o contacto do senhor
Cumprimentos