Ajuda - Defender Td5

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 20 abr 2012 13:54
Land Rover: Defender
Sócio LCP: 2729
RTI: 0

Ajuda - Defender Td5

Mensagem por Diogo Marçal »

Boas,

Sou novo aqui no forum e recém iniciado na vida de LR. Adquiri um Defender 99 SW e estou com umas dúvidas:

Tenho uns Insa Dakar 265/75R16. Gostaria de colocar uns pneus de lama, que não fossem reconstruídos pois estes começam a vibrar em auto-estrada a partir dos 70-80 (disseram-me que não há volta a dar, nem com calibração), e na medida 235/85R16.

Três questões:
-Que pneus de lama há, com qualidade, que não sejam completamente maus em estrada?
-A medida que quero é pior ou melhor do que a que tenho, tanto em utilização em estrada como em terra ou lama? O consumo altera para menos(por ter menos borracha no chão)?
-E, a medida não me é permitida pela LR, apenas 7.50R16 e a medida que tenho. É normal ou terei de colocar a questão de outra forma para legalizar esta mesma medida?

O Defender é de utilização diária e está de origem.

Faço trajectos algo pequenos para o trabalho, cerca de 4km, e por essa razão ainda não tirei a EGR. É pior andar a sujar o motor ou andar com ele mais frio mais tempo? Deixo sempre 30s a 1 min a aquecer antes de arrancar/parar.

Abraço,
Diogo

Apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=25802
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999

Re: Ajuda - Defender Td5

Mensagem por Mabeco »

Viva Diogo.

A tua situação deve ser muito parecida com a minha, carro de "orige", com utilização diária, apenas duas medidas averbadas, 7.50 e 265/75-R16, sem hipótese de averbar o 235 através da LAND ROVER... :bolas:

Ora bem:

Averbar os 235 é possível, através da LTA por exemplo, mas ainda tem um custo sgnificativo :yikes: . Se não quiseres assumir esse custo resta-te decidir qual das duas medidas colocarás.

Quanto à natureza do piso é um compromisso que vais ter que assumir depois de ponderares a utilização principal que vais dar ao carro. :driving:

Há pneus de lama com muita qualidade para circular em alcatrão, mas nenhum deles é bom à chuva. Como já disse aqui algures, muitas vezes é melhor só desacelerar do que meter o pé no travão. Se vais usar o carro todos os dias, inclusivamente no Inverno, pode tornar-se um martírio fazer nem que seja os 4 km que dizes. Foi este facto que me levou a comprar um segundo jogo de pneus.

Se fazes TT a sério, com muita lama e frequentemente então um pneu de lama faz todo o sentido, mas se os passeios forem suaves e estiveres na disposição de passar ao lado ou evitar grandes charcas de lama, então um pneu misto serve perfeitamente.

No meu caso, cheguei a ter dois jogos de pneus, uns michellin O/R em 7.5 R16, muito bons em alcatrão, sem vibrações nem grandes ruídos, excelente tracção em TT mas para esquecer à chuva, e uns BF A/T 265/75 R16 que comprei exactamente quando precisei de começar a andar com o carro todos os dias. Faço exactamente os mesmos 4 km que fazes e dentro de Lisboa, à chuva, era uma agonia andar com os O/R.

Acabei por vender os O/R, por outras razões que nada tiveram a ver com a qualidade excepcional dos mesmos, e agora vou andar só com os A/T 265. Em termos de consumo são exactamente iguais aos O/R, ligeiramente mais suaves em alcatrão, a medida mais larga provoca mais saltitar, o comportamento em curva passou da noite para o dia, mais por culpa da medida mais larga, e à chuva... parecem o paraíso!!! Bem sei que quando houver lama com fartura vou estar inferiorizado, mas isso são 1 ou 2 % dos km´s que o carro actualmente faz, nas outras situações de TT, não incluindo coisas mais "extreme" obviamente, uns pneus mistos não são nada inferiores aos "mud". O BF A/T também é mais resistente que um pneu puramente estradista, descansando o espírito mesmo naqueles pequenos passeios.

Cheguei a andar com uns BF A/T 235/85 R16 e o consumo é exactamente igual aos 265. Outro factor muito importante é a durabilidade de uns BF A/T, há quem diga que já fez cento e muitos mil com eles, face a um pneu de lama, seja ele qual for, a andar todos os dias em alcatrão :sing:

Quanto à EGR, creio que ela pouco inflenciará o aquecimento do motor, o seu funcionamento é muito esporádico e maioritariamente em situações de desacelaração. A minha ainda lá está montada desde que veio de fábrica, neste momento com cerca de 90k km, inspecionei o colector de admissão e o intercooler há dias e é mais a oleosidade no intercooler que vem do respiro do óleo do motor do que a carvoaria que a egr possa introduzir no colector de admissão. Vou continuar a achar que a eliminação da EGR nem aquece nem arrefece em carros que estejam de "orige". :shh:

Cumprimentos

Nuno Santos
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT

Viva Mabeco,

Obrigado pela tua partilha.

Já estive a ver os teus posts e pelo que entendo é praticamente igual meter 235 ou 265 e custa 300€ passar para 235 :o !!! E provavelmente o melhor é o compromisso, levar uns mistos.

A utilização é diária e, como carro único que é, a principal utilização é em estrada. Sendo que gosto é do TT e do que o Defender proporciona mas não pode ser todos os dias e falta-me finalizar a revisão pois ele já vem com 220 mil.

O meu primeiro "carro" foi um l@d@ n#v@, com pneus de estrada e andava sempre a escorregar em todo lado, com estes pneus é outra coisa realmente e não me importo com zoadas. Para mim a zoada destes pneus, e é zoada decente (insa turbo dakar), já não me faz confusão, faz mais o facto do banco estar torto :lol:

Importa-me sim:
Calibração, estes vibram para o caso de eu tirar o pé do acelerador não sentir que estou num automóvel confortavel e me lembrar que estou no meu Defender :D .
Consumo, pois haverá uns que são bastante mais dolorosos que outros mesmo sendo todos do mesmo tipo. Já faço 10l/100km com estes.
Velocidade, visto que com estes dou 100 e já vou com sorte, 110~120 sem esforçar o motor para mim era o ideal embora já esteja habituado à paz de se conduzir um Defender a 90 ;) Fiz logo 300km com ele quando o fui buscar e pelas nacionais, bom baptismo.
Ser razoável no molhado, estes já escorregam um pouco mas menos do que pensava, se calhar por serem 265.
Bons no TT.
Durabilidade/qualidade.

Dentro dos mistos há algum que faça mais compromisso para fora de estrada? Fazem consumos menores do que os de lama? É assim tão notório?
Uns tipo BF km2 não são bons no molhado?

A EGR influencia no aquecimento na medida que os gases voltam a entrar (quentinhos ;) ) na câmara de combustão e penso que isso acontece em cargas baixas (99% do tempo) e também quando está mais a frio. Agora não sei qual é a programação do bicho. Provavelmente é desmontar, limpar e está a andar.

Obrigado pelas dicas

Abraço,
Diogo
faia
pleno TT
pleno TT
Registado: 19 nov 2009 19:01
Land Rover: discovery td5 1999
serie 88 de 1980
Sócio LCP: 2198

Mensagem por faia »

Boas Diogo eu tive um disco 300 com dakar 235/85/16. E não tremia e na chuva não eram nada maus , ouve 1 vês que começaram a vibrar e o problema foi transmissão desapertada
Penso que terás outro problema para ele tremer sem ser dos pneus
Espero ter ajudado :cool:
land abraço Camilo faia
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT

faia Escreveu:Boas Diogo eu tive um disco 300 com dakar 235/85/16. E não tremia e na chuva não eram nada maus , ouve 1 vês que começaram a vibrar e o problema foi transmissão desapertada
Boas Faia,

Realmente tenho as falanges da frente estão com folga, já encomendei as novas. Sim, na chuva não são maus não. Depois de meter as novas comunico ;)

O que é transmissão desapertada? lol

Obrigado.

Abraço,
Diogo
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT

faia Escreveu:Boas Diogo eu tive um disco 300 com dakar 235/85/16. E não tremia e na chuva não eram nada maus , ouve 1 vês que começaram a vibrar e o problema foi transmissão desapertada
Boas Faia,

Realmente tenho as falanges da frente estão com folga, já encomendei as novas. Sim, na chuva não são maus não. Depois de meter as novas comunico ;)

Obrigado.

Abraço,
Diogo
MKS
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 jan 2013 18:58
Land Rover: Defender 110 TD5

Mensagem por MKS »

Diogo Marçal Escreveu:Faço trajectos algo pequenos para o trabalho, cerca de 4km, e por essa razão ainda não tirei a EGR. É pior andar a sujar o motor ou andar com ele mais frio mais tempo? Deixo sempre 30s a 1 min a aquecer antes de arrancar/parar.
Boas,
Antes dos pneus era tirar a EGR. Mais cedo que tarde dará problemas e estes nem sempre são fáceis de detectar. É um trabalho simples que não requer de grandes conhecimentos nem ferramentas. Eu fiz, por isso :D
Saudações!
faia
pleno TT
pleno TT
Registado: 19 nov 2009 19:01
Land Rover: discovery td5 1999
serie 88 de 1980
Sócio LCP: 2198

Mensagem por faia »

No meu caso faltava fêmeas junto a caixa de velocidades na trasmisão de traz o que originava acima de 90 muita tremedeira e eu também pensei que fosse os pneus :bolas:
land abraço Camilo faia
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mabeco »

Viva

Vamos por partes:

Isso do banco, habituas-te! Quando andares noutros carros vais é achar que estás pouco apoiado, ou entalado, mesmo!

Explica lá melhor a vibração que sentes, é só em desaceleração? É numa determinada velocidade, ou a partir de uma determinada velocidade? Desaparece quando em aceleração? Para ver se percebemos se é de caras dos pneus ou se pode ser transmissões.

Quanto a consumos, com os 265 a velocidades de 90, 100 km/h em nacionais faço na casa dos 9 Litros.

Óbvio que o termo de comparação do meu Defender à chuva de pouco serve; é no mínimo "injusto" para os O/R 7.50 serem comparados com uns 265 que têm quase o dobro da largura. Mas já andei numa Navara à chuva com BF Mud 265 e só digo uma coisa: Meu rico Defender com os 265! e em seco parece que a diferença ainda era maior :shh: Ao mínimo toque de travão, os Mud da Navara bloqueavam logo, no Defender, ao mínimo toque de travão a carga vem sentar-se ao meu colo!!!!! :clap: :D

Quando escolhi os meus pneus mistos os dois finalistas foram os BF A/T e os General Grabber. Acabei por ir atrás do preconceito e ficar pelos BF. Não experimentei todos os que há no mercado, muita informação foi o diz que disse, a certeza é que a experiência do dia-a-dia dita que estou satisfeitíssimo. :driving:

Quanto à EGR creio que ela não abrirá até ser atingida a temperatura nomal de funcionamento. Não me parece também que tenha o propósito de ajudar ao aquecimento do motor. Os Td5 pós 2002 passaram inclusivamente a ter um radiador para arrefecer os gases que recirculam através da EGR, logo, a frio, pouca temperatura acrescentarão no aquecimento inicial do motor. O propósito da EGR é fundamentalmente reduzir as emissões de NOx. O que diz o manual de oficina:

"A v´alvula e recircula¸c˜ao dos gases de escape (EGR) permite que uma parte controlada dos gases de escape se combinem
com ar fresco, para depois ser reintroduzida no motor. Os gases de escape reduzem a temperatura da combust˜ao, diminuindo
a taxa de combust˜ao do combust´ivel, o que ajuda `a redu¸c˜ao da quantidade de ´oxidos de azoto.
Controlando-se o volume de gases de escape recirculados no colector de admiss˜ao, pode manter-se a mistura ideal para as
condi¸c˜oes prevalecentes de funcionamento do motor. Isto assegura que o g´as introduzido nas cˆamaras de combust˜ao ter ´a
propriedades de combust˜ao que reduzir ˜ao as emiss˜oes de NOX para n´iveis aceit ´aveis. Normalmente, a recircula¸c˜ao plena s´o
sucede quando as emiss˜oes de NOX s˜ao mais prevalecentes."

O que o manual de oficina também diz é que existe, na linha de libertação de vácuo que sai da válvula solenoide, um pequeno filtro que deve ser substituido regularmente. Quando fui ver se esse filtro estava em condições verifiquei que estava completamente colmatado, não permitindo o alívio do vácuo que é esporadicamente aplicado na EGR, ou seja, a minha válvula EGR já devia andar a maior parte do tempo aberta, a deixar recircular gases de escape. Se calhar como muitas outras que depois geram queixas de sujidade no colector de admissão.

Por fim: Que flanges são essas que dizes terem folga? As dos cubos das rodas? As vibrações podem efectivamente vir daí.

Abraço

Nuno
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT

Boas,
faia Escreveu:

No meu caso faltava fêmeas junto a caixa de velocidades na trasmisão de traz o que originava acima de 90 muita tremedeira e eu também pensei que fosse os pneus :bolas:

O mecânico disse para ver primeiro as falanges que normalmente é daí a folga e depois vê-se o resto.
MKS Escreveu:
Diogo Marçal Escreveu:Faço trajectos algo pequenos para o trabalho, cerca de 4km, e por essa razão ainda não tirei a EGR. É pior andar a sujar o motor ou andar com ele mais frio mais tempo? Deixo sempre 30s a 1 min a aquecer antes de arrancar/parar.
Boas,
Antes dos pneus era tirar a EGR. Mais cedo que tarde dará problemas e estes nem sempre são fáceis de detectar. É um trabalho simples que não requer de grandes conhecimentos nem ferramentas. Eu fiz, por isso :D
Saudações!
Realmente :think: , e depois de ler o que o Nuno escreveu, o EGR é mesmo para baixar a temperatura de combustão, baixando a taxa, e não para aumentar a temperatura pois introduz inertes que nada estão lá a fazer a não ser atrapalhar e roubar calor. Baixando a temperatura baixa as emissões de NOx. Por isso não me vai aquecer o motor :bolas: , e é apenas para controlar as emissões.

http://www.google.pt/imgres?biw=1280&bi ... =117&ty=79

Vou falar com o mecânico para equacionar a rua retirada.

E realmente os pneus, pelo que já entendi vão ficar para segundas núpcias, se se resolver com as falanges.

Nuno (o teu texto é muito grande e muito útil mas não quero usar o espaço todo aqui no forum por isso não faço quote ;) ),

O meu banco está mesmo torto, já o tentei endireitar mas nunca ficará direito, já parece os painéis do bicho que já nasceram ondulados.

Agora que falam nisso, as vibrações eram maiores ao início, e agora com mais folga estão menores, ou então habituei-me. Antes era mais constante, muito parecido com pneu descalibrado ou direcção desalinhada, agora é diferente, dá parece os autocarros ao relenti (se alguém ainda se lembra) faz variações na frequência de vibração. Hoje mesmo irei perder a cabeça e vou para a autoestrada dar 110~120 para ver como é que ele faz e reportar as velocidades e cargas de acelerador.

Como já disse, vou ficar com estes meninos até ficarem sem tacos de tanto andarem na estrada. Obrigado pelas dicas. Fica apenas a dúvida de como consegues que a carga vá ter contigo, porque o meu tenho de colocar o meu peso em cima do pedal para ele abrandar. Já estou habituado mas apanhei um susto ou outro.

As falanges são essas mesmo, as dos cubos das rodas da frente que atracam no estriado do eixo que vem da homocinética.

Abraço,
Diogo
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mabeco »

Viva

Quanto aos pneus fazes bem, é gastar até ao fim que os tempos são de crise, ainda por cima vem aí o verão, espera-se que sem chuva!

O que podes fazer rapidamente é ver o dito filtro de alívio do vácuo da válvula solenoide, para evitar qua a válvula ande sempre aberta se ele estiver colmatado. Desmontas e sopras através dele a ver se deixa passar o ar, mas tem cuidado, no meu depois de insistir, soprar e chupar, fiquei com um novo revestimento das amígdalas, uma espécie de água porca :bolas:

Não costuma ser vulgar ganhar folga nas patelas das rodas, mas eu já acredito em tudo, desde que vi umas patelas serem fortemente limadas por uma lima chinesa, afim de lhes fazer um pequeno chanfro para serem soldadas, e eram dessa marca conhecida " Quinta das Cinzas", tudo é possível. Mas se for mesmo daí não abuses porque devem estar na eminência de se passarem e abrasarem as estrias!

Tenho que fazer alguma força a travar, mas tenho que a dosear para evitar o bloqueio das rodas, não é um carrito ligeiro, mas com os discos de origem, pastilhagem ferodo e os pneus 265, ele trava a sério.

Abraço

Nuno
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT

Mabeco Escreveu:Viva

Quanto aos pneus fazes bem, é gastar até ao fim que os tempos são de crise, ainda por cima vem aí o verão, espera-se que sem chuva!

O que podes fazer rapidamente é ver o dito filtro de alívio do vácuo da válvula solenoide, para evitar qua a válvula ande sempre aberta se ele estiver colmatado. Desmontas e sopras através dele a ver se deixa passar o ar, mas tem cuidado, no meu depois de insistir, soprar e chupar, fiquei com um novo revestimento das amígdalas, uma espécie de água porca :bolas:

Não costuma ser vulgar ganhar folga nas patelas das rodas, mas eu já acredito em tudo, desde que vi umas patelas serem fortemente limadas por uma lima chinesa, afim de lhes fazer um pequeno chanfro para serem soldadas, e eram dessa marca conhecida " Quinta das Cinzas", tudo é possível. Mas se for mesmo daí não abuses porque devem estar na eminência de se passarem e abrasarem as estrias!

Tenho que fazer alguma força a travar, mas tenho que a dosear para evitar o bloqueio das rodas, não é um carrito ligeiro, mas com os discos de origem, pastilhagem ferodo e os pneus 265, ele trava a sério.

Abraço

Nuno
Boas Nuno,

É mesmo isso, pneus está resolvido. Essa peça vou já ver com o mecânico quando lá for, antes se vir no haynes como é ;) mas para não ficar com essa película de protecção na garganta acho que um compressor resolve isso, ou é força a mais?

Para travar eu não consigo que ele bloqueie! Agarrar agarra que há borracha, não há é força, não sei se do meu lado, se do lado do servo freio, se do lado da tubagem, se do lado das pastilhas/discos =P

As paletas das rodas são essas falanges? O mecânico indicou que é normalmente um local onde até ganha e pode-se pensar que é noutro lado.

Abraço
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mabeco »

Se o filtro estiver colmatado é comprar um novo que é barato.

Isso tem que bloquear a travar, senão há qualquer coisa que não está bem. Pastilhas, provavelmente! Dá-lhe umas boas travadelas para limpar algum vidrado que tenham, a ver se melhora e inspeciona os discos para ver se estão lisos e com uma boa superfície de agarre.

Sim, as patelas são essas flanges das rodas, isso também é fácil de verificar. Roda no ar, guarda pó (aquela capsula redonda que está no centro) fora, rodas a roda para trás e para a frente enquanto vês se o semi-eixo acompanha à justa os movimentos da roda.
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mabeco »

O filtro a que me refiro é o número 16 da imagem em anexo, está normalmente fixo na cava da roda dianteira direita, dentro do compartimento do motor. A sua inspecção é muito simples.

Imagem
Diogo Marçal
iniciante TT
iniciante TT

Boas,

Já travei mais forte umas vezes e agora os pneus já chiam um pouco, embora ele puxe ligeiramente para a esquerda. Haverá qualquer coisa de errado pois ainda não bloqueiam. Os discos e as pastilhas foram verificados e não se nota nada de mal neles.

Já fui para a autoestrada experimentar o carro e ele faz vibração aos 90 mais forte, aos 80, 100 e 110 vibra mas menos e a 120 quase que não se nota. Provavelmente é desalinhamento ou calibração, mas com reconstruídos não se esperam milagres certo?

As falanges estão mesmo com folga que já foi verificado, por isso já encomendei novas.

Relativamente ao filtro, já tenho com que me entreter este fim de semana ;)

Abraço,
Diogo
Mabeco
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mabeco »

Viva.

Vai continuando a dar umas travadelas que isso vai ao sítio. As pastilhas "vidram" e perdem muita eficiência. O facto de puxar para a esquerda até pode ser justificado por isso, já me aconteceu num carro, que esteve parado muito tempo, ter muita ferrugem num dos discos da frente e óbvio que fugia em travagem para o lado oposto, alguns km's mais tarde ficou tudo em ordem! Vamos partir do princípio que ninguém andou para aí a fazer sucatisse no circuito do óleo dos travões.

Quando colocares as flanges é boa altura para verificar outras folgas na transmissão (cruzetas, veios etc.), bem como nos casquilhos e rótulas dos tirantes e da barra panhard, mas essa vibração que se sente mais fortemente em determinada faixa de velocidade cheira a desiquilíbrio nas rodas.

E esse filtro da EGR como é que estava, cheio de trampa? A ver se corroboro esta minha teoria, ehehehehehe.

Abraço

Nuno