Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12

Discussão sobre o(el) "Enco(ue)ntro Ibérico LAND ROVER 2012"
PJHO
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574

Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12

Mensagem por PJHO »

Caros companheiros:

Como já deverão ter conhecimento, no próximo Encontro Ibérico (7, 8 e 9 de Set. 2012) irão decorrer alguns Workshops. Um deles será sobre Todo-o-Terreno Turístico (TTT) que irá decorrer Sábado, dia 8, pelas 16h00. Tendo sido eu a lançar a ideia de se realizar este debate, ficando assim de alguma forma responsável pela sua moderação, venho por este meio pedir a ajuda e a colaboração de todos com ideias e temas a debater ou que gostariam de ver abordados. Mais ainda, seria muito proveitoso poder contar com a participação de companheiros que tenham conhecimento em matérias pertinentes tais como legislação aplicável ao TTT, ou noutras áreas de interesse, que estejam de alguma forma ligados à Protecção Civil, Bombeiros e/ou forças de segurança, entre outras entidades que de alguma forma nos queriam dar o seu contributo.
“A falar é que a gente se entende!”
O que pretende é basicamente perceber onde estamos, para onde queremos ir e o que fazer para lá chegar!

Bom, mas ao fim ao cabo, qual o motivo que está por trás deste debate?
É minha convicção que quando gostamos verdadeiramente de algo e queremos a sua preservação devemos fazer por isso e cuidar para que tal se prolongue no futuro por muitos e bons anos. Infelizmente, sou da opinião que poderemos estar a caminhar a passos largos para sérias restrições futuras em termos da prática de TTT. Em suma, tenho medo! Isso mesmo, tenho medo que dentro de alguns anos a prática de Todo-o-Terreno Turístico esteja seriamente comprometida ou apenas acessível a algumas elites ou “privilegiados”.
Aceito que muitas das actuais restrições poderão até ser fundamentadas, por vezes por nossa própria culpa, por comportamentos indevidos e irreflectidos ou simplesmente por desleixo. Assumamos também os nossos erros enquanto comunidade e procuremos corrigir, melhorar, para assim evoluir! É também este tema delicado que penso ser muito importante debater abertamente – o que andamos a fazer de errado e o que devemos mudar.
Outras vezes o fundamento de tais restrições ou mesmo proibições poderá incidir sobre a ignorância, o desinteresse, a contrainformação, a ambiguidade e falta de adequação da actual legislação, ou, mais grave ainda, devido a pressões e influências que se movimentam no nosso meio e que são completamente contrárias ao espírito do verdadeiro TTT, entre outros factores.

De uma forma geral, e apesar de haver a necessidade de se seguir uma linha condutora para o debate, peço a todos sugestões, opiniões, comentários e sobretudo que participem no dia.
Mais vale prevenir do que remediar, certo?

Não nos esqueçamos que aquilo que nos une, para além da paixão pela LAND ROVER, é a paixão pelo Todo-o-Terreno.

Gostaria ainda, se já não for muito abuso :vergonha: de pedir que manifestem sobre o vosso interesse nesta matéria e se irão ao debate, para se ter uma ideia de quantas pessoas estarão presentes -> MUITO IMPORTANTE! :D

À medida que hajam mais novidades, as mesmas serão aqui apresentadas.

TEMAS A DEBATER

O que é o TTT?
TT vs TTT (comparação)
A imagem do TTT e dos seus praticantes
Código de Ética do praticante TTT
A prática do TTT (individual, em grupo formal/informal)
Legislação geral
Processo de licenciamento de passeios
O TTT e o meio - Conhecer e dar a conhecer
O TTT de mãos dadas com a sociedade (contributos e formas de contribuir)
Passeios organizados (qualidade actual, interesse, adequabilidade...)
Associativismo (a sua importância, o estado actual e futuro)
O futuro do TTT - Como o salvaguardar?

Conto com o vosso apoio.
Muito obrigado.
:ok:

LISTA DE PARTICIPANTES
1- Pedro Oliveira (Moderador)
2- António Barros
3- Leandro_M
4- mira
5- vascomarta
6- pedropaiva
7- mikemeneiserPT
Última edição por PJHO em 05 set 2012 21:17, editado 14 vezes no total.
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737
RTI: 0

Re: Debate: Futuro e a sustentabilidade do T.T.T. no EILR'12

Mensagem por Corvo »

Excelente tema a ser debatido :cool:
Infelizmente não vou poder estar no Ibérico,mas posso deixar aqui a minha opinião,se servir para alguma coisa.
Todos nós temos esta paixão pelos Land Rovers e pelo TTT,é verdade.Mas o que transparece muitas das vezes para fora,para quem não está dentro deste mundo,é que os amantes de TTT apenas gostam de partir calhau e de chafurdar na lama.
A vertente mais TTT em vez de TT,muitas das vezes não passa cá para fora.Poucas são as pessoas que tem ideia que por exemplo um passeio TTT,é um passeio em família com um grau de dificuldade muito baixo.
Também existem por exemplo poucas actividades de cooperação com outras entidades ,que serviriam por exemplo para mostrar que a prática de TTT poderá servir por exemplo para ajudar a manter abertos e limpos alguns caminhos no meio da montanha,do monte,etc,e que de outra forma saíria mais caro ás autarquias mandar limpar e reabrir esses mesmos caminhos.Veja-se o exemplo na época de verão em que os acessos ás zonas de fogos florestais estão muitas vezes bloqueados por falta de manutenção.
Penso também que como sucede noutros países,a colaboração com a proteção civil poderia ser uma mais valia para ambas as partes.Para a PC teriam a mais valia de em certos casos terem mais olhos e mãos disponíveis,e para os praticantes de TTT,poderiam ter algumas formações ministradas pela PC.
Sei que não é fácil desbravar este caminho,mas a ideia que se sobrepõe ,dos praticantes de TTT,é a que já descrevi atrás.Penso que todos terão uma quota parte de culpa,clubes,associações,praticantes,etc,etc.
Sei que é muito mais fácil e apelativo organizar um evento meramente de caracter competitivo,do que organizar um evento mais pedagógico e prático,e que envolva algumas dessas entidades,até porque a afluência a estes últimos seria certamente menor.
Gostaria de pensar que as coisas irão no bom caminho,mas a realidade mostra o contrário,e dessa forma as restrições serão cada vez maiores e mais abrangentes,e a forma como somos vistos será cada vez mais como barulhentos,irresponsáveis,etc.
pesudo
master TT
master TT
Registado: 09 set 2009 15:30
Land Rover: Discovery 200Tdi 1994
Sócio LCP: 2212

Mensagem por pesudo »

O tema é apropriado, e vem mesmo a calhar.
Eu acho que "case study " do grupo de almada é um exemplo a seguir. Porque não extender a outros pontos do país? Não depende de nós mas do poder instiuido. Eu pessoalmente, gostava de imitar o exemplo, e já tenho os primeiros passos dados.
Com parque natural à porta e áreas de rede natura, entrei em contacto com as autoridades do PNAL, e vamos ver no que dá.
Até porque com a troica, já chegou ao meu conhecimento que esses mecanismos de prevenção e vigilancia no PNAL não devem ser postos a funcionar a 100% pq não há €€€€. Assim o voluntariado faz mais sentido.
Imagem
Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

Caro Pedro "Pesudo": :D
Obrigado pelo feedback! :)
O exemplo que referes é de facto emblemático e para mim um de vários caminhos sustentáveis e de futuro a seguir. Se por um lado se reveste de uma utilidade e abnegação em prol de uma causa noblíssima incontestáveis, por outro demonstra um de muitos caminhos a seguir no que toca a mostrar que o TTT tem muito para dar a quem tiver as necessárias abertura de espírito e visão!
Desde já lanço o repto aos companheiros de Almada para participarem activamente e, porque não, para realizarem uma apresentação do seu projecto e contributo! Que dizem?
(vou ao tópcio deles desencaminhá-los!) s:)
:clap:
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

Não quero lançar aschas pra a fogueira(e ja que tamos em altura de fogos florestais)...E o que fazer com os militares que estão todo o dia ???
Sei que não é pra aqui ser discutido mas acho muito boa ideia a do grupo de Almada e não digo que não gostaria de participar mas será que a PC precisa assim tanto do nosso apoio???

A PC é constituida por bombeiros(a raia miudo que é pau pra toda a colher), PSP, GNR, GPIS(que tem hora de pegar e de despegar ao serviço esteja o fogo como tiver..Os bombeiros que resolvam..),Exercito, Policia Maritima Etc...
Quanto ao que o nosso companheiro Corvo disse que era uma mais valia fazer uma parceria pra abrir caminhos e arranja los pra epoca de Verão..E isso não é da responsabilidade do Exercito...Eles é que tem maquinaria mais que suficiente pra fazer esse tipo de serviço..Ou vamos nos andar a gastar do nosso gasoleo e do nosso tempo livre pra no fim por vezes nem um obrigado levar...
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

Mira, esse tipo de atitude crítica é exactamente aquilo que faz falta no debate em questão! :ok:
Estás recrutado para compareceres no debate! :D
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Eu sinceramente concordo com todos :)

Acho que sinceramente todos devemos ajudar nem que isso traga custos, mas também acho que o nosso contributo deve ser valorizado e continuado...

Eu em Espinho fico doido com a maquinaria pesada do Regimento de Engenharia do Exército que está sempre parada!!!! O meu cunhado é bombeiro e aqueles desgraçados são de facto pau para toda a obra.....

Porque não colocar os detidos e cumpridores de penas de trabalho comunitário a colaborar???? Ainda este mês estive com um que cumpriu pena num campo de férias e fazia as actividades com os miúdos.... Fico doido!!!

Eu cumpro as regras do bom senso e tenho todo o cuidado do mundo com a natureza... Evito deixar marcas da minha passagem... Ajudo sempre que necessário, já abri caminhos à catanada, com moto-serras etc etc.... Mas e a penalização aos proprietários de muitos terrenos e as coisas referidas anteriormente???

Desculpem o testamento e em principio lá estarei no debate...

Abraços
christiancouteiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 jan 2012 16:27
Land Rover: Discovery 200Tdi e Freelander 1 Td4
Ex: RR V8 e Diacovery 300 Tdi
Sócio LCP: 1736
RTI: 713

Mensagem por christiancouteiro »

Boas,
Sou sócio do Landmania já faz 5 aninho, mas para além da Landmania faço parte de outro Clube de TT em Aveiro (AveiroTT), posso dizer-vos que umas das preocupações que temos é precisamente com o rumo que pode vir a ter o TTT em Portugal, como já foi referido por "Nossa" culpa (ninguém pode dizer que não tem culpa porque a dada altura já teve comportamentos menos correctos por esses trilhos fora), cabe a todos Nós fazer com que os praticantes de TTT sejam vistos com olhos diferentes e que seja reconhecida a Nossa existência como uma mais valia para colaborar com as autoridades.
A ajuda que podemos prestar às autoridades e organizações (tipo Bombeiros) é imensa, desde o voluntariado em patrulhamento até aos "Workshops" e condução em TT, falo neste último porque nunca me esquece uma situação em que num Domingo pela tarde andava a passear no monte e encontrámos 1 carro vandalizado e abandonado no monte, que havia sido roubado, e quando fomos avisar a GNR e conduzi-los ao local de dificil acesso os agentes não faziam a minima ideia de como ligar as baixas e tracção às 4 rodas na viatura TT que levavam.
Isto é só 1 exemplo daquilo que podemos fazer para melhorar a "Nossa" reputação.
Vou tentar reunir e compilar alguns decretos lei publicados em Diário da República para levar ou enviar atempadamente por e-mail para se ter noção das leis que existem.

Desde já dou os Parabéns pela Excelente ideia que é este debate :clap: :clap: :clap:
Abraço
pesudo
master TT
master TT
Registado: 09 set 2009 15:30
Land Rover: Discovery 200Tdi 1994
Sócio LCP: 2212

Mensagem por pesudo »

Eu, pela minha parte como referi, não me importava de voluntariar, aliás já o fiz ( está em andamento ).
O que se passa e daquilo que sei, aqui na zona tenho conhecidos nos bombeiros ( dos quais faço parte ) na PC, nas forças de segurança e no PNAL e até na UTAD. E resumindo: a vontade é muita eas regras estão definidas, mas não há dinheiro.
Os bombeiros estão com dificuldades e sem voluntários, o corpo dos GIPS vai ser extinto ( ordens do governo ), a PC é o que se vê, quando neva é uma barafunda, nesta fase é igual.
Por isso acho que faz sentido o voluntariado, nós gostamos de andar no monte, basta uma moto serra para desimpedir caminhos, o CB pede ajuda e em ultimo caso os extintores do varetas tb servem para qualquer coisa.
Só acho que é preciso lutarmos todos para o mesmo lado, enquanto cada um puxar para seu lado, isto ( as mentalidades ) não muda
Imagem
Pedro Brasão
Para lá do Marão.........é só caminhos!!!!
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

Bem, eu em 2009, há 3 anos atrás, tinha "mandado esta"...
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=4&t=12050
:roll:
Infelizmente não consegui avançar, ou por falta de tempo, ou porque adormeci, ou porque engoli um garfo, sei lá, o tempo passa a correr... :bolas:
Imagem
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

Mário Antão Escreveu:Bem, eu em 2009, há 3 anos atrás, tinha "mandado esta"...
Infelizmente não consegui avançar, ou por falta de tempo, ou porque adormeci, ou porque engoli um garfo, sei lá, o tempo passa a correr... :bolas:
Bom dia!

Mário, o problema é sempre o mesmo. Há coisas mais importantes na vida e a malta vai deixando passar as coisas "secundárias".

Paulo, a legislação que rege os passeios de TTT estava toda no site do LCP que foi "hackerado" e como eu não tinha back-up :yikes: . Estou a tentar recuperar isso, mas tem para lá um erro qualquer que me está a deixar louco. :bolas:
Saudações LR,
Rui Marinho
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Bom

Apesar de eu ser um gaiato no que se refere ao TT (nem sequer vou usar o Turistico...) tenho pensamentos que me assolam...

Eis que eu algumas das vezes vou para o montte passear um pouco, ver as vistas e... encontro locais com dezenas de "caminhos" abertos para chegar a um determinado ponto. São locais engraçados que até dão lugar a diversão... mas como é que estes caminhos apareceram?!
Será que foram os donos dos terrenos?!

Existem por aí serventias que estão completamente maltratadas... será que são só das pickups do Sr. Manel que vai ao seu terreno regar as couves e/ou as suas árvores de fruto?!

E apoluição (Sonora e ambiental)?! Malta que usa escapes livres, bombas injetoras com um avanço que é mais o gasoleo expelido pelo escape do que outra coisa...

A mim parece-me que não. E existem outras respostas que facilmente se podem associar à malta do TT... Sejam de 4x4, sejam de moto (moto 4 ou não) e até de BTT!!!

Mas quem não quer ter alguns obstáculos com uma dificuldade maior? E quando se chega ao limite da viatura (original)? Aumenta suspenções... avança-se um pouco o débito na bomba e a pressão do turbo... e os caminhos que davam "pica" (porque muitas vezes a vista não chega) já se passam na boa... E depois aparece um morro mais interessante e toca a desbravar...

Há malta que abusa MUITO. E para a opinião pública estas coisas (embora algumas muito insignificantes) pesam bastante!!! E o que acontece depois?!

O TTT só passará a ser bem visto quando se conseguir diferenciar do resto do TT... E como é que isso se passa para a opinião pública?! Para os desconhecedores, TT será sempre TT independentemente da vertente!

Desculpem mas é esta a minha visão. E eu que tenho esta visão por vezes abuso... MAS (e este mas é uma treta porque tenta aliviar a consciencia para uma coisa que não considero correta) só passo por caminhos já abertos...

Abraços
ABarros
master TT
master TT
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0

Mensagem por ABarros »

Estruturando em termos hierárquicos e duma forma sintética distinguiria em:

TTT Individual

TTT Em grupo (formal ou não formal)

TTT Atividades subsidiárias a outras organizações

TTT Individual:

Actual: sem grandes limitações

Futuro: com limitações pela evolução ambientalista da sociedade, como também pelos fabricantes de viaturas (quem vai “riscar” um RR Evoque? e o menor contato com a natureza envolvente devido a uma ergonomia que isola os ocupantes do meio exterior envolvente)

TTT Em grupo

Actual: regulado por legislação
Futuro: TTT Limitado a Parques Temáticos como hoje há Jardins Zoológicos para os animais;

Não considero TTT.
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

Obrigado a todos pelas contribuições.

Gostaria que neste tópico se desse a conhecer temas e ideias a debater, bem como sugestões quanto à estrutura do debate em si, e não tento debater os assuntos. Isso seria óptimo para o dia! Que dizem? :ok:

Agradecia também que dessem a conhecer se irão participar (não importa se de forma mais activa ou mais passiva) para se fazer uma lista de participantes no debate.
Vou actualizar a primeira mensagem do tópico com uma lista!

Mais uma vez obrigado.
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

ABarros Escreveu:Estruturando em termos hierárquicos e duma forma sintética distinguiria em:

TTT Individual

(...)
Excelente sugestão para estrutura. Obrigado.
Posso incluí-lo na lista de participantes?
:D
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

cconst Escreveu:(...)
Apesar de eu ser um gaiato no que se refere ao TT (nem sequer vou usar o Turistico...) tenho pensamentos que me assolam...
(...)
Caríssimo, óptimos pontos de vista para se debaterem no dia!
Conto com a sua participação?
Se sim, diga por favor o nome e número de sócio (se aplicável) para se colocar na lista.

Aos restantes companheiros que se manifestaram de uma forma mais específica sobre a temática da prevenção de incêndios florestais, querem participar no debate?
Nome e número de sócio, please!!! :D
Obrigado!

Vamos lá encher a salinha!
:cool:
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

Mário Antão Escreveu:Bem, eu em 2009, há 3 anos atrás, tinha "mandado esta"...
Viva Mário!
Interessado em participar activamente?
Que tal expor essas ideias e promover o debate?
Estive a ver o tópico mencionado e há lá muita matéria que dá "pano para mangas"!!!
Aguardo um feedback, OK?
Obrigado.
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Infelizmente vou ter que declinar a participação no debate, apenas porque não vou poder estar no Ibérico.

Fica para uma próxima.
ABarros
master TT
master TT
Registado: 28 ago 2007 21:31
Land Rover: 2 Defenders:
90 TD5 HTV 2005 + 110 TD4 HTV 2010
Sócio LCP: 0

Mensagem por ABarros »

PJHO Escreveu:
ABarros Escreveu:Estruturando em termos hierárquicos e duma forma sintética distinguiria em:

TTT Individual

(...)
Excelente sugestão para estrutura. Obrigado.
Posso incluí-lo na lista de participantes?
:D
Com todo o gosto :ok:
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

PJHO Escreveu:Viva Mário!
Interessado em participar activamente?
Que tal expor essas ideias e promover o debate?
Estive a ver o tópico mencionado e há lá muita matéria que dá "pano para mangas"!!!
Aguardo um feedback, OK?
Obrigado.
É um assunto deveras interessante, e não foi por acaso que eu também já o "puxei", dá de facto "pano para mangas", é um tema que até nunca poderás chegar a uma conclusão definitiva, ou lá perto.

Teria muito gosto em participar, mas este ano ainda não sei se consigo ir a Gouveia, ou se vou mesmo só no Sábado e volto. :?
Imagem