Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Publicações com artigos e manuais generalistas de Land Rovers, mecânica, peças e acessórios.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Amorim, alguma coisa devia estar mal no carro dele, ou eu estou a ver muito mal as coisas... Mas.... Um Serie não é um Td5, nem o quer ser... ;)

Já percebi o segredo o teu carro precisa disso tudo porque o condutor não se safa :) e precisa de andar sozinho... Para isso compravas uma consola ;)

Eh pah qualquer dia temos de ir beber umas minis ;)
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

Pois não é ... mas eles são tão fanáticos dos series como eu sou dos td5 e acham que sim, que são comparáveis...

Isto ficou mais empapado à noite e foi quando ele tentou e não conseguiu e eu repeti esta proeza que está no vídeo!

O condutor é de facto fraquinho, mas é como se costuma dizer, tendo muitas coisas dá para disfarçar :)
Avatar do Utilizador
rruirodrigues
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 18 dez 2009 01:09
Land Rover: Ex-Land Rover Defender Td5 2003
Sócio LCP: 2259
Localização: Benafim, Loulé, Algarve
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por rruirodrigues »

Boas companheiros,
O meu Defender tem TC, é simplesmente o melhor «extra» que o carro tem.
Andei uns meses sem TC devido a um afogamento (a centralina queimou) e a diferença no comportamento do carro é notório.
O TC no meu Defender está sempre ligado e nunca me causou problemas a descer, a subir, em areia, na lama ou na transposição de obstáculos.
O desempenho de um Defender com TC é completamente diferente de um Defender sem TC.

Abraços
RR
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

Rui,

Tu tens cavalos que cheguem para pôr a rodar até as rodas que o TC quer bloquear eheh

Grande Abraço!!
Avatar do Utilizador
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Mensagens: 1049
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548
RTI: 0
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por mikemeneiserPT »

josecamorim Escreveu:
carlossilvalr Escreveu:Tens o link?
Foi o Gonçalo que determinado disse que tinha umas molas espectaculares e um bloqueio no eixo traseiro que fazia o serie ser uma máquina descomunal...
Ficou meia-hora atascado nestas trocas de eixos que o meu defender decidiu fazer.... sozinho :)



Se calhar, comigo lá dentro, não fazia que eu estragava !!!

Para não ser totalmente offtopic, este tipo de obstáculo do vídeo é que é a "praia" do tc :)
Boas josecamorim

parece que estou bem entregue contigo e com o Vinnie :lol:
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Depois de teres cometido o erro (comprar um Td5) ;) a melhor ajuda que podes ter devem ser esses 2 Srs ;)

Pode ser que dê alguma coisa que se aproveite.....

Atenção, e até porque andas cá (Landmania) há relativamente pouco tempo, isto não passam de picardias saudáveis e tens uma boa máquina! E de facto o Amorim nesse campo está sempre em cima do assunto, e pode aconselhar-te bem, desde que não tenhas uma opinião contrária :) ;)

Abraço
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

carlossilvalr Escreveu: E de facto o Amorim nesse campo está sempre em cima do assunto, e pode aconselhar-te bem, desde que não tenhas uma opinião contrária :) ;)

Abraço
Pode ter uma opinião contrária... toda a gente tem direito a estar errada :)
Avatar do Utilizador
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Mensagens: 1049
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548
RTI: 0
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por mikemeneiserPT »

Espero bem que sim :)

como fui eu que lancei aqui o tópico, acho que posso variar um pouco :razz:

Já agora em termos de potencia, quanto fica a gastar o TD5 com o stage 3, ou seja os 190 burros?
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

Há 2 respostas possíveis...

- Fica a gastar o que lhe meteres :)

- Fica a gastar mediante a tua condução!! Basicamente tens toda a disponibilidade do mundo no carro e por isso eu atrever-me-ia a dizer que terás os mesmos consumos ou pouco mais/menos mediante o mesmo tipo de condução que farias com o carro original.

Penso que melhor do que tudo é a experiência das pessoas. Por isso a ver se o Carlos Simões vem aqui dizer alguma coisa que ele é tem esse stage no carro dele!

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Quantos cv tens no teu Amorim?

Eu sinceramente acho que ás vezes um nº excessivo de cv não tem relação directa com um bom carro ;) Claro está que depende da utilização...

Abraços
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

Curiosamente tenho uma coisa que normalmente pouca gente quer eheheh... os suficientes para não me "estampar" e para os conseguir controlar :)

Honestamente na programação que fiz para mim os cavalos foi o que menos me preocupei. Quis por o carro adaptado à forma como conduzo e que basicamente é com muitas passagens de caixa e muito pouco em altos regimes. Raramente estico uma mudança. Fora isso lá está, o fumo foi uma questão fundamental. Deverei andar agora com pouco mais de 170 CV. Claro que tenho toda a facilidade de a qq altura alterar e mudar, mas tal como muitas vezes digo, não sinto essa necessidade. Tendo algo feito para nós e para o nosso carro, dificilmente precisamos de mudar.

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Sinceramente e embora psicológico sempre achei que 190 cv seriam um bocado exagerado para o comum dos mortais num Defender mas...

Já vi 2 a picarem (180 Vs 190) no aeródromo da Lousã num Fim de semana de Trial e aquilo jazzuzzz de Defender pouco tem... E a durabilidade dos motores quanto esticados a sentir os cavalos todos vá lá vai....
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

Não é exagerado na perspectiva do que queres do defender.... 190 cv em rodas 235 é muita fruta, em 35" nem por isso!! Depois depende da disponibilidade do motor e há também uma verdade que é universal... mais vale teres muito do que pouco e usas o que te faz falta! No poço do Inglês se calhar usas tudo e não chega :)

Quando à durabalidade, eu diria que um td5 com 190 cv está ainda longe de estar todo esticadinho :) Com a manutenção e cuidados certos (que se devem ter também quando originais), estão aí para as curvas!!

Acima disto tudo há outra questão... não há dois carros iguais e potência posta a olhómetro é sempre complicado. Conheço muita gente com carros ditos de 170 cv que nem 150 tem :) E o contrário - embora menos - também existe...malta que acha que só tem 150 e afinal tem mais :)

(se me disseres que defenders eram até sou capaz de saber o que lá tinham dentro :) )
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Um deles era o da MCoutinho. Isto foi em 2007 ou 08... O outro não sei...
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

carlossilvalr Escreveu:Um deles era o da MCoutinho. Isto foi em 2007 ou 08... O outro não sei...
Pois...então pelo menos um deles não tem nem 180 nem 190 cv :) ... tem menos :)

Esse do Filipe Ferreira tem uma programação muito antiga (feita pra aí em 2003) mas genial, para o uso em trial tem umas baixas fantásticas. Foi feita por um Português que é eventualmente top 5 no diesel mundial!

Apenas mexi nela há semanas para lhe subir o relantim e não toquei em mais nada.

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Aquilo anda que se farta mas não chega a ter um estilo de um Serie ou um LW como o do Bernado Feio na Lousã ;)
carlos_simoes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 436
Registado: 07 set 2006 13:32
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 2579
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlos_simoes »

viva

pois... consumos, depende do pé e do estado de espirito :)

mas de uma forma geral, em estrada em velocidades dentro da lei (masx. 120 -130) 11L. em cidade 12.5L.

nunca baixei disso.

diga-se de passagem que é raro passar das 2100rpm em cidade... não há necessidade eheheheh

atenção que isto é com susp. +2'', pneus mud 265/75. agora meti 285/75 e penso que deve andar no mesmo pois não notei grande diferença de andamento no disco.
carregado com ferro suficiente, choques reforçado(orginalmente o de ferro tb era uma #####), rocksliders, guincho, compressor viair, dupla bateria, etc.

em relação a ter muitos cavalos, pois quando um disco pesa mais de 2ton. todos os garanhões dão jeito e como diz o amorim não preciso de tar sempre a usa-los mas quando preciso deles... lá estão eles.

em relação a manutenção isso sim é muito importante, o amorim sabe da minha epopeia com este motor (melguei-o o suficiente para isso eheheh), o meu foi todo reconstruido e não foi por causa da reprogramação.
foi por causa do ignorante retardado que tinha o carro antes e o deixou todo F-lixado.

agora parece um relogio suiço :)

cumps
Avatar do Utilizador
mikemeneiserPT
master TT
master TT
Mensagens: 1049
Registado: 18 jan 2012 17:25
Land Rover: Range Rover V8
Range Rover VM
Serie III 88"
Sócio LCP: 2548
RTI: 0
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por mikemeneiserPT »

Boas

Obrigado a todos.

O meu será para levar os 285/75
Então aconselha-se o stage 3 ou 2?
Sempre gostei de quando carrego que a coisa se mexa :-)
Uma altura comprei um Suz#ki, sem ter experimentado devidamente, tinha o motor PSA 1.9TD e que nos citro#n e peuge#t tinha 90CV e com umas alterações aquilo ficava nos 110/120. Acontece que por estar no Suz# a bomba, o turbo etç era diferente e não tinha nada a ver. A subir na antiga IP5 agora A25 na subida de Mangualde com o ar condicionado ligado tinha que engrenar 3ª, bom com dois meses de uso e 7.000Km (comprei novo) entreguei à troca por um a sério e perdi 800 contos (ainda estavamos nos escudos) dass...
Daí que se este bixo são duas toneladas!? stage 2 ou stage 3?? até aos 12L tudo bem, não me apetecia andar a gastar muito mais...
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Esquece o Stage 2 ou 3 :)

O que deves fazer é o que for adaptado a ti e ao carro e por isso o caminho correcto é agendar um dia e fazer algo medianta a descrição que fizeres e que pretendes. Depois vai-se ajustando e no final é o Stage MikemeneiserPT - o melhor de todos para ti.

Com o Carlos foi o que fiz da primeira vez e a coisa ficou em valores perto de um Stage 2. Ele entretanto fez alterações no carro a nivel mecânico e achou que precisava dum reajuste e foi o que fizemos para parâmetros condizentes com um Stage 3.

Abraço,
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Dúvida TD5 - bloqueios e afins

Mensagem por carlossilvalr »

Xi que comparação vieste fazer :)

Eu tive um cronho desses em casa comprado novo e esteve lá desde 00 até 2009 ainda deu para trocar (+/-, o dinheiro da venda deu para a compra) por um Classic que era o que o meu pai procurava...

O Discovery Td5 de origem com 7 pessoas lá dentro surpreende! Falo por já ter sido um dos tripulantes na mala em muitas subidas do IP5 ;)

Experimenta bem o carro e anda num reprogramado de preferência! Stages só o ONE V8 ;)

Abraço
Responder