barulho ao curvar Discovery Td5 ( em principio já resolvido)
-
G_B
- júnior TT

- Registado: 17 fev 2012 23:59
- Land Rover: Discovery II Td5 12/98
- Sócio LCP: 1733
- RTI: 0
barulho ao curvar Discovery Td5 ( em principio já resolvido)
Boas, no meu Discovery Td5 quando viro o volante em andamento quer para a direita ou esquerda ouço um barulho tipo "rruuuuuu" parece quase um vibrar . Isto e normal ? O sistema Ace faz barulho? O barulho/ vibrar em linha recta nao se ouve , nem com o carro desengatado.
Alguem me pode ajudar ?
Alguem me pode ajudar ?
Última edição por G_B em 03 abr 2012 23:21, editado 1 vez no total.
- 1183
- pleno TT

- Registado: 04 set 2005 20:08
- Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero) - Sócio LCP: 1183
Re: barulho ao curvar Discovery Td5
Começa pela bomba da direção assistida, pode estar a gripar.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Boas G_B
verifique tambem a tensão/estado da correia.
- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
Se com o carro desengatado não faz, parece indicar ser algo da transmissão...G_B Escreveu:Boas, no meu Discovery Td5 quando viro o volante em andamento quer para a direita ou esquerda ouço um barulho tipo "rruuuuuu" parece quase um vibrar . Isto e normal ? O sistema Ace faz barulho? O barulho/ vibrar em linha recta nao se ouve , nem com o carro desengatado.
Alguem me pode ajudar ?
Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
-
G_B
- júnior TT

Boas, mas com o carro em ponto morto e em andamento ele nao faz barulho...FLG Escreveu:Boas G_B
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
pmspm Escreveu:...Se com o carro desengatado não faz, parece indicar ser algo da transmissão...
-
G_B
- júnior TT

Vou ver isso agora e depois dou novidades ...
Ja agora o sistema ace nao faz estes barulhos ?
- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
Nunca reparei que fizesse...G_B Escreveu:Vou ver isso agora e depois dou novidades ...
Pedro Machado, 937781213
-
G_B
- júnior TT

Já tenho algumas novidades:pmspm Escreveu:Nunca reparei que fizesse...G_B Escreveu:Vou ver isso agora e depois dou novidades ...
Em principio poderá ser problema no diferencial de trás, talvez alguma folga...
Mas só desmontando é que se poderá ter a certeza
- JEMir
- júnior TT

- Registado: 18 jun 2010 12:13
- Land Rover: Discovery Series II (TD5) 1999
- Sócio LCP: 0
Não. O ACE é silencioso que nem um rato!!pmspm Escreveu:Nunca reparei que fizesse...G_B Escreveu:Vou ver isso agora e depois dou novidades ...
E sim, anda para aí diferencial a necessitar de uma espreitadela
-
G_B
- júnior TT

Humm, então deve ser mesmo o diferencial traseiro que esta com algum problema, já agora e nao querendo estar a abusar, pode-me dizer quais sao as peças que em principio tem que ser substituidas no diferencial?JEMir Escreveu:Não. O ACE é silencioso que nem um rato!!pmspm Escreveu:Nunca reparei que fizesse...G_B Escreveu:Vou ver isso agora e depois dou novidades ...
Ja agora o sistema ace nao faz estes barulhos ?![]()
E sim, anda para aí diferencial a necessitar de uma espreitadela
É tipo isto : http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=1959
Obrigado pelas dicas
- JEMir
- júnior TT

O melhor é ir com calma... a malta começa logo a fazer diagnóstico aos €€€
A primeira coisa a fazer é colocar o carro num elevador, perninhas esticadas e livres, e depois começar a girar as rodas, bloqueando uma e rodando a outra, ver folga nos veios de transmissão, engrenado, sem engrenagem. E acima de tudo tentar ouvir/identificar o ruído descrito.
Calma, por vezes a reparação nem é de ficar
Mas este é o primeiro passo. Não comece logo por abrir o diff
PS: à tempos tinha uma batidas estranhas no meu.. que raio???? Suspensão? Casquilhos? ehehehh!! Um parafuso e ficou como novo! Mas deu para
A primeira coisa a fazer é colocar o carro num elevador, perninhas esticadas e livres, e depois começar a girar as rodas, bloqueando uma e rodando a outra, ver folga nos veios de transmissão, engrenado, sem engrenagem. E acima de tudo tentar ouvir/identificar o ruído descrito.
Calma, por vezes a reparação nem é de ficar
PS: à tempos tinha uma batidas estranhas no meu.. que raio???? Suspensão? Casquilhos? ehehehh!! Um parafuso e ficou como novo! Mas deu para
-
G_B
- júnior TT

Pois, só que eu já ando maluco, tenho o j##p a duas semanas e ainda mal andei nele, mas este barulho/vibração deixa-me tolo!!!JEMir Escreveu:O melhor é ir com calma... a malta começa logo a fazer diagnóstico aos €€€![]()
Calma, por vezes a reparação nem é de ficar![]()
Pois o mecanico já fez isso que descreveu e disse-me que notou algo no diferencial traseiro e que o quer abrir e ver o que se passa... e eu para nao gastar muito dinheiro preciso de saber quais as peças e onde compra-las ao melhor preço , para depois na altura se tiver o problema poder encomendar e nao perder tempo...
Porque se o problema está no diferencial ele peças terá que levar correcto?
Abraço
- JEMir
- júnior TT

Sim, à partida sim. Se o mecânico já tem uma pista sólida é abrir para avaliar o (potencial) estrago, que por vezes é só desgaste, calma.
Pode ser satélites, planetários, roda de coroa, pinhão, rolamentos, capa de rolamento... enfim... há muito por onde escolher
É abrir, ver onde está o problema e identificar o que há a substituir. Com paciência a coisa compõe-se para muita
Ainda à pouco tempo forneci material para um Disco Td5 cujo diff traseiro estava nas lonas (a transmissão estava com uma folga impressionante, o veio quase que dava para aí meia volta sem existir movimento nas rodas) e o motivo era apenas desgaste. O carro era utilizado por um pescador que, habitualmente, usava o carro para rebocar o barco, tirá-lo da água, colocá-lo... ou seja, esticão+solavanco+areia e está tudo dito. Desgaste "normal".
Pode ser satélites, planetários, roda de coroa, pinhão, rolamentos, capa de rolamento... enfim... há muito por onde escolher
É abrir, ver onde está o problema e identificar o que há a substituir. Com paciência a coisa compõe-se para muita
Ainda à pouco tempo forneci material para um Disco Td5 cujo diff traseiro estava nas lonas (a transmissão estava com uma folga impressionante, o veio quase que dava para aí meia volta sem existir movimento nas rodas) e o motivo era apenas desgaste. O carro era utilizado por um pescador que, habitualmente, usava o carro para rebocar o barco, tirá-lo da água, colocá-lo... ou seja, esticão+solavanco+areia e está tudo dito. Desgaste "normal".
-
G_B
- júnior TT

Confesso que fiquei um pouco mais descansado depois de ler a explicação...JEMir Escreveu:Sim, à partida sim. Se o mecânico já tem uma pista sólida é abrir para avaliar o (potencial) estrago, que por vezes é só desgaste, calma.
Pode ser satélites, planetários, roda de coroa, pinhão, rolamentos, capa de rolamento... enfim... há muito por onde escolher![]()
Já agora ao substituir qualquer dessas peças que mencionou, é preciso algum tipo de afinação do diferencial? É que pelo que li até fiquei assustado pela complexidade da afinação do mesmo e que nao era qualquer um que o fazia, o texto que li era sobre um diferencial de um outro TT neste caso um #mm e parecia uma tarefa um pouco complicada.
Um abraço e obrigado.
-
G_B
- júnior TT

Boas!!!
Em relação ao problema do meu Discovery, levei-o a Jipelandia e o problema foi hoje detectado , era a bomba do sistema ACE, (eu bem me parecia
neste momento o Carlos Santos disse que me ia desactivar o sistema (desligar fusiveis) e para eu ver como é que me dava com ele assim... Uma bomba usada tambem nao recomenda pois existe um perigo associado caso haja fuga de oleo na bomba do sistema ACE.
Que me dizem mantenho o sistema desligado ou compro depois uma bomba nova e meto o o sistema novamente a funcionar?
Abraços
Em relação ao problema do meu Discovery, levei-o a Jipelandia e o problema foi hoje detectado , era a bomba do sistema ACE, (eu bem me parecia
Que me dizem mantenho o sistema desligado ou compro depois uma bomba nova e meto o o sistema novamente a funcionar?
Abraços
- JEMir
- júnior TT

Re: barulho ao curvar Discovery Td5 ( em principio já resolv
Ainda bem que deram com a falha, e que não era do diferencial. O estranho é não fazer ruído sem o carro estar engrenado...
Atenção que a solução indicada não desactiva a bomba do ACE (accionada pela correia auxiliar), apenas inibe o funcionamento do bloco de valvulas. Provavelmente o ruido vai-se manter (se for da bomba) e convém lembrar que a bomba vai estar sempre a colocar o circuito sob pressão.
Felizmente que o meu - com 122000Km - ainda não me deu problemas com esta secção
Atenção que a solução indicada não desactiva a bomba do ACE (accionada pela correia auxiliar), apenas inibe o funcionamento do bloco de valvulas. Provavelmente o ruido vai-se manter (se for da bomba) e convém lembrar que a bomba vai estar sempre a colocar o circuito sob pressão.
Felizmente que o meu - com 122000Km - ainda não me deu problemas com esta secção
- JEMir
- júnior TT

Ahhh, o perigo de uma bomba usada ou em más condições é que pode ocorrer fuga de óleo e existe a probabilidade da mesma ser catalisadora de um incêndio devido à elevada temperatura que o óleo atinge e a pressão gerada pela bomba (135bar). É um spray a alta pressão de um liquido bastante quente 
- Artur Pinto
- pleno TT

- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
Boas,
Tenho o meu disco faz 5 aninhos dia 12 deste mês
... não me lembro de não ouvir esse rrruuu que falas e posso-te dizer que inda lá está e estará até dar o berro de vez.. Já fiz umas viagens engraçadas e nunca me deixou ficar mal..nunca tive sustos e as vez aperto bem com ele nas curvas, por isso.. O meu conselho é mudar o filtro do ACE e andar para a frente.. a não ser que os €€ abundem...
Abraço
Tenho o meu disco faz 5 aninhos dia 12 deste mês
Abraço
- Artur Pinto
- pleno TT

- Registado: 15 ago 2005 22:45
- Land Rover: Discovery II Td5 1999
- Sócio LCP: 1687
Ah e vais notar mais quando estas a fazer uma rotunda.. é como diz o outro.. primeiro estranha-se depois entranha-se... eheheh