Discovery Td5 caixa automática - opinião

Discussão sobre Discovery I, II e 3
rrp38dse
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 ago 2005 21:29
Sócio LCP: 645

Discovery Td5 caixa automática - opinião

Mensagem por rrp38dse »

Boas,

Para quem tem ou já conduziu, qual é a vossa opinião sobre a caixa automática que equipa o Discovery Td5 (até 2002 - antes facelift)? Prós e contras de utilização no dia-a-dia? E no TT, safa-se bem?

Fico a aguardar as vossas opiniões para satisfazer a minha curiosidade

Abraços,
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Re: Discovery Td5 caixa automática - opinião

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Olá, a caixa automática é um conforto, fiquei um pouco apreensivo no meu mas até agora 5 estrelas.

Fora de estrada não quero outra coisa ( embora ande muito pouco ) , é bem mais confortável e evita andar sempre à procura de que mudança colocar. É só acelerar e andar para a frente ainda para mais tem mecanismo anti stall.

gasta efectivamente ou pouco mais, mas quem faz médias nestes carros??? Nunca as fiz :) No dia que fizer tenho de o vender lol

O único senão é o parecer que em andamento mudamos a mudança mais tarde, parece-me mais barulhento....mas pode ser impressão!!!

Para mim é a única escolha.....depois de experimentar não mudo. Aliás já não tenho em casa nenhum carro manual :)
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879
RTI: 0

Mensagem por orlando4x4 »

tal como o Luis DiscoTd5...eu também não quero outra coisa....e tal como ele aqui em casa não "entra" carro nosso com cx manual!!!!

do descrito, falta dizer que em baixas podes escolher o modo manual da caixa, ou seja funciona como uma cx normal e engatas as mudanças como e quando queres, isto, sem nunca ter o receio de que o bicho se irá "calar".....

médias, eu já as fiz, no ano passado quando fomos até Alemanha, gastou cerca de 10l/100km, aqui em cidade e no dia a dia, num circuito de pouco mais de 12kms deverá gastar perto dos 14l/100km ou mesmo até poderá passar essa fasquia! :wtf: vende-lo? Embora o tentasse e tivesse uma proposta razoável......não consigo!!! só mesmo troca por LR3 ou RRSport 8)
além do mais, deu-me e continua dar-me um prazer enorme fazer todas aquelas alterações que já lhe fiz e continuarei a fazer.... :D
pedrog
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 out 2010 13:58
Land Rover: Discovery Td5 automatico 1999
Sócio LCP: 0

Mensagem por pedrog »

Boa noite,

Também tenho 1 e é um luxo que nem todos percebem...
Tal como o Orlando e o Luis dizem, gasta um pouco mais, mas compensa com a tranquilidade que nos dá a conduzir em qq terreno (AE, Cidade, e TT)
O meu tem umas vitaminas do Amorim, e que espetaculo.
Tens sempre resposta para a utilização pretendida (stage 2 é o ideal para todas as prestações - menos consumo ou mais power).

Se quiseres, podes experimentar o meu (ou se calhar é melhor não - ainda gostas e é um problema).

Orlando, como vai o negócio das jantes 16 que tens aí para mim?

1 abraço
Pedro Gonçalves
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Ex-Freelander Td4 02MY

pedrog Escreveu:Boa noite,

Também tenho 1 e é um luxo que nem todos percebem...
Tal como o Orlando e o Luis dizem, gasta um pouco mais, mas compensa com a tranquilidade que nos dá a conduzir em qq terreno (AE, Cidade, e TT)
O meu tem umas vitaminas do Amorim, e que espetaculo.
Tens sempre resposta para a utilização pretendida (stage 2 é o ideal para todas as prestações - menos consumo ou mais power).

Se quiseres, podes experimentar o meu (ou se calhar é melhor não - ainda gostas e é um problema).

Orlando, como vai o negócio das jantes 16 que tens aí para mim?

1 abraço
Pedro Gonçalves

ui!!! ainda agora estava a mandar um e-mail ao meu contacto....pois ainda não apareceu um cj a bom preço!!
pedrog
júnior TT
júnior TT

Mensagem por pedrog »

Boas,

Como vai essa decisão?
Sempre queres vir experimentar o carro?
Tás à vontade.

Amanhã vou experimentar o CDL a ar (vamos ver o que acho...)

Orlando, olha as jantes que eu ando a ver se arranjo:
Imagem

Se as arranjar até dia 20 eu digo-te.

Cumprimentos
Pedro Gonçalves
Miguel Cício
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 27 ago 2011 22:57
Land Rover: Discovery II TD5 2001

Mensagem por Miguel Cício »

Olá

Sou um feliz recém proprietário de um Discovery II Automático de 2001, e posso testemunhar o seguinte... nunca tinha tido um TT antes... e tive que alterar a minha condução para me adaptar ao carro...

Afinal, também nunca tinha tido um carro com mais de 2.800kg... com menos de 140cv... e com uma caixa automática de 4 velocidades...

Mas o que surpreende, é que a caixa é muito agradável de utilizar... suave... quanto aos consumos... acredito nas contas de quem as fez... eu não quero fazê-las... da maneira que sobem os combustíveis conduzir um carro que consome médias entre os 10 e os 14 lts aos 100 km...

Agora, o carro é extraordinário... confortável... (e a minha comparação é uma MB Station 270 CDI de 2005)... curva bem...

Claro que a reprogramação que entretanto já lhe fiz, deu-lhe outro folgo...

Resumo: vai em frente!... o carro é óptimo...

Miguel
joao pedro moreira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 18 mar 2011 23:58
Land Rover: discoveryII td5 2000

Mensagem por joao pedro moreira »

boa noite
concordo com a opiniao de todos os utilizadores,mas, e tenho de reconhecer que a caixa nem é das mais caras!o meu carro tem caixa automatica e tenho uma fuga de oleo da bomba,agora tenho muitas opinioes,compro uma nova 1600 mais iva,reparo a bomba(se for so isso 450€!)ou reparo a caixa!torque e bomba etc etc!2000€,nas caixas manuais toda a gente mexe!(mais ou menos)tive azar!prá já vou metendo oleo,atento ao nivel e vámos ver!se me perguntas qual é a melhor pra este carro?a automatica mas pode aconteçer! :thumbdown:
Norferreira
pleno TT
pleno TT
Registado: 11 out 2006 00:01
Land Rover: Discovery Td5
LR 109 Santana 6cyl 3.5cc D
Sócio LCP: 1680

Mensagem por Norferreira »

Pessoal como é a caixa automática em TT mais agressivo?
Em estrada já conduzi m#rc#des e Smart, de referir que no smart andava preferencialmente com a sequencial, pois aquilo principalmente nas subidas era um pesadelo.

Cumps
ImagemImagemImagemImagem
LAND ROVER 109 Santana Cazorla
"Lemmy" Discovery II Td5
ex "Minotauro II" Defender Td5
ex "Minotauro I" Defender 90td 1990
ex "El Bicho" Serie III 1979
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Mensagem por luisalves »

Norferreira Escreveu:Pessoal como é a caixa automática em TT mais agressivo?
Em estrada já conduzi m#rc#des e Smart, de referir que no smart andava preferencialmente com a sequencial, pois aquilo principalmente nas subidas era um pesadelo.

Cumps

Eu tenho um 300 com cx automatica. È basicamente a mesma caixa que a do TD5 (ZF22HP) com uma centralina extra. De referir que a caixa é de 4 velocidades mais uma, a chamada "tranca" que é a desmultiplicação 1:1 da velocidade do motor a partir das 54 Mph +- 83 Kms/h.
Eu só digo bem em todos os aspectos, especialmente em areia. È do melhor que pode haver. O unico contra, é em descidas que precises de motor e tranques em 1ª, a velocidade atingida é sempre superior a uma caixa manual. Tens sempre que aconchegar o travão com o pé.

Boa sorte
Norferreira
pleno TT
pleno TT

Obrigado luisalves, então o unico contra é nas descidas ingremes.
Já agora e quanto a xipar as centralinas, é a mesma coisa com manual e automaticas?

Cumps
ImagemImagemImagemImagem
"Lemmy" Discovery II Td5
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Norferreira Escreveu:Obrigado luisalves, então o unico contra é nas descidas ingremes.
Já agora e quanto a xipar as centralinas, é a mesma coisa com manual e automaticas?

Cumps
O software é diferente das manuais basicamente por teres conversor de binário.... esse mesmo conversor de binário não aceita tanto power quanto o manual (as boas notícías são que a ashcrofft tem um reforçadíssimo), mas mesmo assim fica canhãozito. Tenho programado vários automáticos, muitos deles com tgv e ficam canhões :)
Acresce a isto uma peça chamada compushift que basicamente é um módulo que te permite escolher a que velocidade/rpm queres que o carro troque de caixa a dada relação/momento o que, desde logo, resolve o problema que o luisalves referiu!

Abraço
Norferreira
pleno TT
pleno TT

Eu vi logo que o Amorim já devia ter solução para isso.
Obrigado
ImagemImagemImagemImagem
"Lemmy" Discovery II Td5
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

O Sersan tinha um P38 com caixa auto (igual à do TD5 pelo que postaram acima) e dizia que aquilo era bom para o mato... :sing:
Envia-lhe uma PM para ver o que ele tem para te contar.
Imagem
Jgouveiakt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 out 2012 21:48
Land Rover: Discovery II TD5 automático 1999
Sócio LCP: 2608

Mensagem por Jgouveiakt »

Boas,
Tenho um TD5 auto de 99.
Estou a ver q tenho que contactar o Amorim para analisar o meu caso...
Toda a aventura em "No Trilho da"
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Mensagem por luisalves »

josecamorim Escreveu:
Norferreira Escreveu:Obrigado luisalves, então o unico contra é nas descidas ingremes.

Cumps
O software é diferente das manuais basicamente por teres conversor de binário.... esse mesmo conversor de binário não aceita tanto power quanto o manual (as boas notícías são que a ashcrofft tem um reforçadíssimo), mas mesmo assim fica canhãozito. Tenho programado vários automáticos, muitos deles com tgv e ficam canhões :)
Acresce a isto uma peça chamada compushift que basicamente é um módulo que te permite escolher a que velocidade/rpm queres que o carro troque de caixa a dada relação/momento o que, desde logo, resolve o problema que o luisalves referiu!

Abraço

Pois isto era o que eu queria fazer no meu, pois a 4ª relação é muito longa e quando entra (a +/- 45/50 Kms/h) leva bastante tempo até trancar (+/- 80 kms/h) sepodesse trancar um pouco mais cedo, seria o ideal.
A manutenção de uma caixa automatica, tambem é mais cara que uma caixa manual. leva 9 litros de oleo cada vez que é mudado e conforme as condições, poderá ter que ser mudado em media de 20000/20000. Oleo e filtro em condições numa caixa automatica é condição essencial para uma longa vida sem problemas. A minha tem 210000 e não tenho nada a apontar. Aliás, tenho o governador de valvulas (acho que é este o nome em Portugues) meio esquisito, pois a segunda velocidade so entra ás 2800 quando arranco a primeira vez do dia com o carro. Depois disso fica bom. è uma peça barata, mas é caro mudar porque tem que sair a caixa de transferencias.

Se tiveres a opção de comprar um carro cm cx automatica, nem penses 2 vezes. ;)
Helder Maia
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2012 21:39
Land Rover: DISCOVERY TD5 ES

Mensagem por Helder Maia »

orlando4x4 Escreveu:tal como o Luis DiscoTd5...eu também não quero outra coisa....e tal como ele aqui em casa não "entra" carro nosso com cx manual!!!!

do descrito, falta dizer que em baixas podes escolher o modo manual da caixa, ou seja funciona como uma cx normal e engatas as mudanças como e quando queres, isto, sem nunca ter o receio de que o bicho se irá "calar".....

médias, eu já as fiz, no ano passado quando fomos até Alemanha, gastou cerca de 10l/100km, aqui em cidade e no dia a dia, num circuito de pouco mais de 12kms deverá gastar perto dos 14l/100km ou mesmo até poderá passar essa fasquia! :wtf: vende-lo? Embora o tentasse e tivesse uma proposta razoável......não consigo!!! só mesmo troca por LR3 ou RRSport 8)
além do mais, deu-me e continua dar-me um prazer enorme fazer todas aquelas alterações que já lhe fiz e continuarei a fazer.... :D
Boas, tenho uma duvida, depois de escolher o modo manual em que posição se coloca o selector de mudanças?
Imagem
Podia explicar como se faz? Obrigado.
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Ex-Freelander Td4 02MY

no modo manual...apenas com as baixas engrenadas....funciona como uma cx manual....ou sequencial....pouco usei com esse modo...mas penso que o jipe...funciona na mesma..começando na 1ª ou 2ª...mas..ao contrário do modo "normal" a caixa não muda de velocidade ou seja..arrancas em 2ª e mantem-se em 2ª...
pedrog
júnior TT
júnior TT

Mensagem por pedrog »

Boas,
Com as baixas metidas e o "M" ligado, a caixa mantem-se sempre na velocidade selecionada.
Podes tambem fazer a passagem de caixa como se fosse manual (1,2,3,4D).
Se arrancares em 2, ficas em 2 ate colocares outra.
Tambem é bom para descer em 1 baixa - mas neste caso exeperimenta o controlo de descida em 1baixa (1 espetaculo).

1 abraco
Helder Maia
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2012 21:39
Land Rover: DISCOVERY TD5 ES

Mensagem por Helder Maia »

Obrigado Orlando4x4 e Pedrog, vou exprimentar, posso vir a precisar numa situação mais complicada.
Abraço