Opinião Precisa-se

Discussão sobre marcas, modelos e medidas
Cartaxo.TT
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 mai 2010 11:20
Land Rover: Discovery 300tdi - 1995
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Opinião Precisa-se

Mensagem por Cartaxo.TT »

Boa noite,

estou a ponderar comprar um conjunto de pneus MUD para colocar no meu Disco 300. Presentemente tenho uns InsaTurbo Ranger 235 70 R16 que estão praticamente novos, mas que não me dão grande segurança quando em passeios com lama. A minha ideia é manter este conjunto e arranjar outro jogo para os passeios de Inverno :)

Gostava de ter uma opinião entre dois pneus, também Insaturbo, dado que não vou estar a gastar muitos €€€, que estão escassos, para andar entre 2.000 a 3.000km por ano (se tanto). Claro que a maioria falaria nos BF, mas não os irei rentabilizar nunca.

Assim, gostava que opinassem entre os DAKAR e os SPECIAL TRACK. Estou a ponderar a segunda opção na medida 235 85 R16, mas aceitam-se sugestões.

Já agora, algum tem este tipo de pneu montado nas jantes de origem dos Discos????

Obrigado,

PGaudêncio
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Opinião Precisa-se

Mensagem por FLG »

Viva Cartaxo.TT

para jogo de 2º pneus e para a lama optava sem duvida algumas pelos Dakar... :cool:

Os Traction track nessa medida parecem uns 205... mas tambem portam-se bem...
Prepara-te é para a zoada e uns tremeliques ao arrancar/parar.. :D

Dá para montar nas jantes originais... ;)

Podes ver aqui a minha maquina com os Traction Track:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=526

e aqui com os Dakar:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=746
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Cartaxo.TT
júnior TT
júnior TT

Boa noite FLG,

a nivel de aspecto gostei mais dos DAKAR, mas pelo que percebi a medida que montas-te foi 265 70 R16, correcto?

o que achas-te do pneu. Não sentiste grandes vibrações em andamento? É que eu nos meus Ranger, sempre que ando acima dos 120km/h o Disco vibra que é uma coisa parva.

ja agora as tuas jantes tem offset negativo?

Cumps,

PGaudêncio
rpmarques
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 ago 2010 20:52
Land Rover: Range Rover 200Tdi / 93
Sócio LCP: 2367

Mensagem por rpmarques »

Hummm... o Cartaxo.TT começou a falar nos Special Track

Imagem

e o FLG falou dos Traction Track

Imagem

são dois pneus completamente diferentes :)

eu não opino acerca de nenhum porque nunca tive nenhum deles... tenho os Dakar em medida original.... fazem um bocadito de zoeira... mas nada de mais

a vibração que sentes pode ser os pneus a precisar de calibragem... não é normal teres vibração com esse tipo de piso se os pneus estiverem calibrados. A vibração pode ate nem estar relacionada com os pneus e o problema estar noutro lado :)
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

Se queres pneus para lama e terreno agreste "baratos" mete os Special Track. Foi o pneu que mais gostei, mas tinha o td5. :ok:

Claro que são difíceis de calibrar e fazem barulho, mas são bastante bons. Claro que convém teres maquina para puxar por eles.

Relativamente aos traction track, têm um piso pouco agressivo e é preferível os Dakar mud.

Claro que se quiseres pneus sem ser reconstruidos aconselho os kumho mud :)
Imagem
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Tem razon... são tantos Tracks que aquela hora até fiquei :crazy:

Os Dakar que vês na foto são os 265 75 16...

Os Special Track são pneus muiTTo agressivos em todos os aspectos... nos bons e nos maus...

Eu optaria pelos Dakar em 235 85 16... :driving:
Devido ao piso vibram ao arrancar/parar e fazem bastante zoada... a 140 km/h na autoroute os carros encostavam todos... :roll:

Já andei com Ranger e não podem trepidar nem tremelicar... se isso acontece ou estão mal equilibrados ou têm defeito como já aconteceu comigo:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=743

Podes ver aqui a maquina com os Ranger:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 0&start=23
:driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

Se é para a lama eu aconselho sem dúvida os Special Track. Tens é de contar com os "contras" já referidos. Agora em lama fazem toda a diferença :cool:
Imagem
Cartaxo.TT
júnior TT
júnior TT

Boas,

obrigado pelas vossas opiniões. Mas tenho algumas considerações a fazer :)
Se queres pneus para lama e terreno agreste "baratos" mete os Special Track. Foi o pneu que mais gostei, mas tinha o td5.

Claro que são difíceis de calibrar e fazem barulho, mas são bastante bons. Claro que convém teres maquina para puxar por eles.
Pois a ideia seria colocar o jogo para os passeios de fim de semana. Se calhar não andarei em terrenos assim tão agrestes, pois não tenho ainda muita confiança nem quero partir material, mas também quero estar descansado nos terrenos onde me meter.

Depois há a questão da máquina, digamos que o Disco 300 não está mexido. Para alem da anulação da EGR e de uma pequena mexida na bomba ejectora nada mais. A ideia será a medio prazo colocar um TGV ou algo que me dê mais potencia. Agora correrei o risco de ao colocar os Special Track de o Disco não ter força para andar :yikes:

O serem dificeis de calibrar, já os Ranger foram. Quanto ao barulho, não ando muito com o Disco na estrada, tenho o apenas para uns passeios e umas saidas ao fim de semana. Fecham-se as janelas, liga-se o AC, aumenta-se o volume do rádio e o problema deve estar resolvido. ;)
Já andei com Ranger e não podem trepidar nem tremelicar... se isso acontece ou estão mal equilibrados ou têm defeito como já aconteceu comigo:
Pois desde que coloquei os Ranger que o Disco vibra a partir dos 120km/h. Antes estava bem pior mas com a troca da suspensão as coisas melhoraram. Mas mesmo assim abana muito. Eu sei que quando os comprei, o pessoal da loja fartou-se de dizer mal dos pneus e das jantes, e foi muito complicado calibrá-los. Como poderei verificar se o problema não é mesmo dos pneus? Jantes baratas com offset (tipo Mangels) e pneus reconstruidos = problema ??????
Os Dakar que vês na foto são os 265 75 16...
Gosto bastante do aspecto desses pneus nessa dimensão. Mas claro que andaste no corte e costura. A minha duvida na dimensão está entre os 235 85 R16 ou os 265 75 R16. Já agora as jantes têm algum tipo de offset?

Vou continuar a pensar no assunto :)

Obrigado,

Paulo G.
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

As minhas jantes são umas Dotz Dakar com offset e com todos os Insa que coloquei (menos os defeituosos) nunca tive qualquer problema a nivel de equilibragem... e isso dos 0 aos 200 km/h... :D
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por nuno.1 »

Cartaxo.TT Escreveu:
Se queres pneus para lama e terreno agreste "baratos" mete os Special Track. Foi o pneu que mais gostei, mas tinha o td5.

Pois a ideia seria colocar o jogo para os passeios de fim de semana. Se calhar não andarei em terrenos assim tão agrestes, pois não tenho ainda muita confiança nem quero partir material, mas também quero estar descansado nos terrenos onde me meter.

Depois há a questão da máquina, digamos que o Disco 300 não está mexido. Para alem da anulação da EGR e de uma pequena mexida na bomba ejectora nada mais. A ideia será a medio prazo colocar um TGV ou algo que me dê mais potencia. Agora correrei o risco de ao colocar os Special Track de o Disco não ter força para andar :yikes:
Obrigado,

Paulo G.
Aguenta bem com eles pois! Podes meter os special track sem problemas!

Qual a medida que vais meter? Atenção que o 235/85 podem roçar. Mas metes mais pequenos.
Imagem
Cartaxo.TT
júnior TT
júnior TT

Boas Noites,
As minhas jantes são umas Dotz Dakar com offset e com todos os Insa que coloquei (menos os defeituosos) nunca tive qualquer problema a nivel de equilibragem... e isso dos 0 aos 200 km/h...
só podes ter sorte. Tenho que ir com o Disco a uma casa de pneus para verificar a calibração das rodas, pois aos 120km/h começa a não se aguentar a tremideira. Agora aos 200 km/h acho que ele se desfazia :D
Qual a medida que vais meter? Atenção que o 235/85 podem roçar. Mas metes mais pequenos.
Estava a pensar nessa medida mesmo :) 235 85 16, mas já estou preparado para andar no corte e costura ;) Já tenho a rebarbadora a jeito em cima da bancada.

Mas agora entrou mais um pouco de areia na engrenagem. Ontém em conversa com um amigo meu, grande aficionado em Jipes, propos-me vender-me a um preço convidativo uns FEDIMA SIROCCO e um jogo de jantes de origem. Será que fico bem servido com esses pneus, em alternativa aos Special Track?

E já agora, será viavel fazer pontualmente viagens de 250km com esses pneus (em estrada)? Digamos que tenho uma casa perto de Barrancos e vale a pena levar o Jipe para ir para os Montes :)
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por nuno.1 »

Cartaxo.TT Escreveu:
Estava a pensar nessa medida mesmo :) 235 85 16, mas já estou preparado para andar no corte e costura ;) Já tenho a rebarbadora a jeito em cima da bancada.

Mas agora entrou mais um pouco de areia na engrenagem. Ontém em conversa com um amigo meu, grande aficionado em Jipes, propos-me vender-me a um preço convidativo uns FEDIMA SIROCCO e um jogo de jantes de origem. Será que fico bem servido com esses pneus, em alternativa aos Special Track?

E já agora, será viavel fazer pontualmente viagens de 250km com esses pneus (em estrada)? Digamos que tenho uma casa perto de Barrancos e vale a pena levar o Jipe para ir para os Montes :)
Por acaso era para referir isso na mensagem anterior. Os siroco são um pouco mais pesados que os special track... Já os special track não são leves, por serem reconstruidos. O discovery aguenta, mas o material sofre um pouco mais.

Como são pneus com rasto muito agressivo, se calhar vais "martelar" um pouco o material, pois a trepidação vai ser grande. E depois em estrada é ver esse rasto desaparecer. Claro que se for 1 ou 2 vezes por ano... Tu faz esses km 1 vez com esses pneus e depois chegas tu a uma conclusão. :D

Mas que são bons para mato são!
Imagem
GEsteves
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 25 abr 2010 22:49
Land Rover: Discovery 300 Tdi, 12/1994

Mensagem por GEsteves »

Boas Cartaxo TT,

Olha a ideia de ter 2 conjunto não é a melhor opção!!... já me aconteceu isso comigo!!
Porque ter uns pneus para andar no dia a dia e outros para o "mato" só funciona uma ou duas vezes!...
...Vais beber um café à pastelaria e aparece um pessoal e combinam na hora para ir dar uma volta Domingeira, e tu tens os pneus de estrada montados no jipe!! e tu dizes.. Epá tenho que ir a casa mudar os pneus!! ou então não vais!!

Pessoalmente não sou muito de andar a fazer "trial", gosto fazer uns passeios, mas sem andar a partir material!
O que eu fiz foi, montei uns insa turbo traction track 265/75r16, que é um pneu que rola bem em estrada e que não compromete em nada no mato!!
Entre os fedima e os insa, pessoalmente prefiro os insa porque são mais leves! Talvez não façam tantos Km´s como os fedima!
Mas fica sempre com os actuais pneus para ires à inspecção!

Olha eu em Março comprei, aqui em Salvaterra de Magos, na Pneumagos, 4 insa turbo traction track 265/75r16 por 350€ (já com montagem e calibragem).
Se quiseres posso-te dar o contacto e dás um pulo até aqui!

Cumprimentos,
Gonçalo Esteves
919465805
Cartaxo.TT
júnior TT
júnior TT

Boas,
Olha a ideia de ter 2 conjunto não é a melhor opção!!... já me aconteceu isso comigo!!
Porque ter uns pneus para andar no dia a dia e outros para o "mato" só funciona uma ou duas vezes!...
...Vais beber um café à pastelaria e aparece um pessoal e combinam na hora para ir dar uma volta Domingeira, e tu tens os pneus de estrada montados no jipe!! e tu dizes.. Epá tenho que ir a casa mudar os pneus!! ou então não vais!!
A ideia dos dois jogos de rodas será para funcionar um pouco neste esquema: de Abril/Maio a Setembro/Outubro andaria com os Ranger e no restante tempo com algo mais agressivo e proprio para os passeios da época. Desta forma penso que não terei esse problema :)

Eu estou mais inclinado para os Insa, mas claro que depende do preço que me fizerem ao conjunto dos Sirocco+jantes.
Olha eu em Março comprei, aqui em Salvaterra de Magos, na Pneumagos, 4 insa turbo traction track 265/75r16 por 350€ (já com montagem e calibragem).
Se quiseres posso-te dar o contacto e dás um pulo até aqui!
Parece me interessante esse valor. Eu comprei os meus Ranger na Vasile mas o orçamento que me deram para os Special Track ou mesmo Dakar estão estupidamente elevados. :yikes: Vou aceitar o teu conselho e vou ver à PneuMagos. Se estiveres ai este fim de semana até podemos beber um copo.

Cumps,

PGaudêncio