viatura desnivelada

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
joaocarvalho
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 ago 2005 17:25

viatura desnivelada

Mensagem por joaocarvalho »

Gostaria que me ajudassem num problema que tenho no meu serie.
Antes de colocar umas molas parabolicas a minha viatura estava ligeiramente inclinada para o lado esquerdo, quem a visse de trás apercebi-se disso.
Após colocar as molas parabolicas o problema agudizou-se e ficou mais inclinado.
Mandei tirar as molas parabolicas do lado esquerdo dobrando-as mais. Tendo então a viatura ficado nivelada. ( Nota: as molas quando vieram tinham exatamente a mesma curvatura)
Depois de participar no EI, a viatura voltou a ficar complemente inclinada mais parecendo que vai virar.
A minha pergunta é será o defeito das molas ou do chassis?
Como poderei verificar o alinhamento, ou de onde vem o defeito
Muito obrigado pelas vossas ajudas
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0

Mensagem por Nuno Dinis »

Boas...

Eu tenho um serie IIA e tenho essa impressão que ele fica inclinado mas e só quando levo alguem mais pesado que eu ao meu lado.:rofl:
Não fora de brincadeira, podes ter o chassi ligeiramente enpenado, basta o minimo empeno que pode dar a impressão de que seta muito. :cool:
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Tenta verificar se a inclinação é semelhante visto de frente e de trás com a ajuda de um nível.

Se for diferente, poderá ser a nível de chassis, mas se for sensivelmente o mesmo, andará mais para questões de suspensão, o que me parece ser confirmado pelo facto de haver alterações na inclinação quando as molas foram trocadas.
Toni Botelho
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 out 2005 21:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Inclinação

Mensagem por Toni Botelho »

Boas,

Bem agora estamos a falar de um problema típico dos Séries. O meu tb se apresenta nesse estado. Já levou molas novas,mas anda sempre a fazer serviço na aldeia e os caminhos e a carga tb não ajudam (vindimas, azeitona,etc)lol.

Penso que será problema dos amortecedores devem prender, pois não está sempre inclinado.Só as vezes! E em relação ao chassi, também penso que não é a causa.

Cumps
QUANDO PASSAREM POR UM LAND ,CUMPRIMENTEM!!!

(Espírito Land-Rover)

ENGAGE BRAIN BEFORE OFF-ROADING
bevirg
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 out 2005 01:20
Land Rover: Defender 300 Tdi 1997
Sócio LCP: 453

Mensagem por bevirg »

Isso costuma acontecer quando o brinco movel das molas fica preso... nada que uns cruzamentos de eixos mais radicais não ponham no sitio...
cumprimenTTos
windman
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 out 2005 09:41
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 0

Mensagem por windman »

Boas,

Atenção que se assentarem as parabólicas lado a lado no chão, vão verificar que uma é mais alta do que a outra, o que significa que não se pode trocar a esquerda com a direita.

Um abraço.
Windman
LAND ROVER 109 SW 1980 e RR DSE 2000
Ex-RR 300 Tdi Classic
Ex- Serie III 88; Ex-Defender 300 Tdi
balta
pleno TT
pleno TT
Registado: 05 ago 2005 08:09
Land Rover: Serie III 88
Sócio LCP: 151

Mensagem por balta »

Olá João

Com que então as "brincadeiras" no EI não correram muito bem para o velhinho :ohnao:

Já verificaste o chassi? O meu já rachou em dois sítios, o que contribuía para a inclinação que falas... Mas nada como um bom reforço e uma boa solda para nivelar o serie :cool:. Basta coloca-lo em cima de uns tripés para que o peso do serie volte a juntar tudo!
Já agora, verifica se as láminas não estão desalinhadas ou eventualmente um brinco danificado...
Paulo Baltazar
joaocarvalho
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 ago 2005 17:25

molas

Mensagem por joaocarvalho »

Então as molas parabolicas traseiras não são iguais? As da direira são diferentes da da esquerda? essa desconhecia. Pensava que eram iguais em curvatura
mbm
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 20:07
Land Rover: S2a 1969
Disco 200Tdi 1992
Sócio LCP: 46

Mensagem por mbm »

Normalmente é um erro de montagem, aliás muito frequente.

Os brincos de mola devem ser apertados com as rodas do LR no chão, nunca no ar.

Aperta-se ou alivia-se o brinco respectivo até estar tudo nivelado, dá-se o aperto final com o binário de aperto certo.

Quando desnivelar volta a acertar-se.

As parabólicas originais (Santana) não são emparelhadas.

Não se deve andar a dar ou tirar flecha ás molas, nunca mais ficam as mesmas.

CpTTos
mbm
Henrique Ferreira
master TT
master TT
Registado: 21 jun 2006 11:20
Land Rover: ex-Series III
ex-RR
Defender 90
Sócio LCP: 1405

Mensagem por Henrique Ferreira »

Tenho a solução ideal para ti!!!! Conheço um ortopedista, muito bom aqui no Porto e penso que não terás dificuldade em arranjar consulta!!
Já pensaste que o problema, poderá não ser no Series, mas no teu pescoço que já estará torto com a idade!?!??! :D
Como o companheiro Bevirg diz, isso quer é um cruzamento de eixos á séria!!! Lama! Muita lama!!! Andas a habituá-lo mal... É só cidade, compras e mariquices!!! Mas calma, nada de pistas tipo EI!!! (mas qt a isso penso que o companheiro Balta, já te deu o chá!! e bem... ehehhe!) :sing:
É só rir!!!
Conclusão: o teu series está é com saudades do mato!!! Vê os outros irmãos a ir e ele fica a ver... por isso já sabes!!! Um passeio soft no mato com ele!!! :cool:
Aquele abraço
H