Em virtude de o sr. Eng. Avelino Martins,da faculdade de letras,já conhecer os vários projectos em que a Landmania esteve envolvido,lançou-nos este desafio,que é ajudar o Anselmo.
O Jorge Anselmo, 40 anos, é portador de Paralisia Cerebral, estuda na Faculdade de Letras do Porto, 3º ano de Geografia.
Deixo aqui a foto do Anselmo ,assim como a correspondência trocada com o Eng. Avelino,e o orçamento dado para a cadeira.
Quero acreditar que uma vez mais o Landmania vai mostrar que tem um coração enorme, e que com a vontade e ajuda de todos poderemos ajudar com o que conseguir-mos.
Ficou desde já o convite feito pelo Eng. Avelino Martins de caso se consiga entre a faculdade e a Landmania, angariar fundos para a compra da cadeira, a entrega da cadeira ser feita na faculdade de Letras com os membros da Landmania presentes e se possível o nosso presidente.
Gostaria de ter a máxima adesão possível da vossa parte para já ideias que possamos pôr em prática para ajudar,e uma vez que se aproxima o Rates,talvez aproveitar para fazer algo.
Um abraço e ficam aqui os documentos fornecidos pelo sr. eng Avelino:
Foto do Anselmo:

Apresentação do Anselmo ao Eng. Avelino:
Sr. Avelino Martins,
Chamo-me Jorge Anselmo, 40 ano, portador Paralisia de Cerebral, estudo da Faculdade de Letras do Porto, 3º ano de Geografia.
O que é a Paralisia Cerebral?
“A Paralisia Cerebral é uma perturbação do controlo da postura e movimento que resulta de uma anomalia ou lesão não progressiva que atinge o cérebro”. No caso, a lesão cerebral que afectou-me foi a parte que controla os membros inferiores e superiores.
Na minha vida diária preciso de ajuda em algumas tarefas:
- A tomar banho;
- A vestir;
- A alimenta-me;
- A coloca-me na casa de banho;
- A coloca-me na cadeira eléctrica;
Na minha vida diária o que não preciso de ajuda:
- Nas deslocações com a cadeira eléctrica;
Com a cadeira eléctrica fico muito independente, consigo ir às compras, vou a espectáculos culturais, ou seja, vou a todos os sítios onde qualquer outra pessoa vai.
O que me preocupa neste momento é a minha cadeira, se esta avaria a minha vida para completamente, sou uma pessoa ambiciosa, estou a concluir a licenciatura e quero ir o mais longe que puder a nível académico. Embora seja contra a minha vontade estar a pedir ajuda, acho que quem tem obrigação de apoiar pessoas como eu é o estado, mas a crise é um dos motivos que leva as pessoas como eu a serem esquecidas. Depois de pensar muito resolvi aceitar a sua ajuda para comprar uma cadeira melhor, que me vai ajudar nas etapas que preciso passar.
Desde já agradeço a sua vontade em me querer ajudar.
Com os meus cumprimentos,
Jorge Anselmo
Carta nº 1:
Sr. Avelino Martins,
Chamo-me Jorge Anselmo, 40 ano, portador Paralisia de Cerebral, estudo da Faculdade de Letras do Porto, 3º ano de Geografia.
O que é a Paralisia Cerebral?
“A Paralisia Cerebral é uma perturbação do controlo da postura e movimento que resulta de uma anomalia ou lesão não progressiva que atinge o cérebro”. No caso, a lesão cerebral que afectou-me foi a parte que controla os membros inferiores e superiores.
Na minha vida diária preciso de ajuda em algumas tarefas:
- A tomar banho;
- A vestir;
- A alimenta-me;
- A coloca-me na casa de banho;
- A coloca-me na cadeira eléctrica;
Na minha vida diária o que não preciso de ajuda:
- Nas deslocações com a cadeira eléctrica;
Com a cadeira eléctrica fico muito independente, consigo ir às compras, vou a espectáculos culturais, ou seja, vou a todos os sítios onde qualquer outra pessoa vai.
O que me preocupa neste momento é a minha cadeira, se esta avaria a minha vida para completamente, sou uma pessoa ambiciosa, estou a concluir a licenciatura e quero ir o mais longe que puder a nível académico. Embora seja contra a minha vontade estar a pedir ajuda, acho que quem tem obrigação de apoiar pessoas como eu é o estado, mas a crise é um dos motivos que leva as pessoas como eu a serem esquecidas. Depois de pensar muito resolvi aceitar a sua ajuda para comprar uma cadeira melhor, que me vai ajudar nas etapas que preciso passar.
Desde já agradeço a sua vontade em me querer ajudar.
Com os meus cumprimentos,
Jorge Anselmo
Carta nª 2:
Sr. Martins,
Desde já quero lhe agradecer a sua vontade em ajudar adquirir uma cadeira electrica nova. A cadeira que tenho está a ficar muita desgastada e destruída. Quero que saiba que não sou pessoa de andar a mendigar ou mesmo pedir esmolar. Penso que o nosso país tem o dever de apoiar as pessoas portadoras com deficiência. Mas com esta crise económica que estamos torna cada vez mais difícil a vida de todos nós.
Conforme Você me mandou fui ver uma cadeira electrica nova, mais confortável e cómoda, que me torne mais fácil o meu dia-a-dia. Na verdade encontrei uma cadeira com todas as características que eu necessito, o que acontece o valor é muitíssimo elevado.
A casa onde fui experimentar a cadeira, eu falei em si e gostavam de conhece-lo e a Paula, penso querem fazer um preço especial, porque o custo da cadeira é muito elevado, ronda os 11 mil euros.
Quero que saibe que estou disponível para ajudar no que for preciso.
19-04-2011
Com os meus cumprimentos
Jorge Anselmo
Tenho também os documentos dos orçamentos enviados pela empresa " Mobilitec - Com. Assist. Material Ortop. Hosp. Lda ",mas estão em Pdf, e não sei como colocar aqui.
Mais uma vez,obrigados,
Pedro Valente.