Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
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panther667
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Re: Caixa de direcção com fuga- Problema resolvido

Mensagem por panther667 »

Já está :)
Última edição por panther667 em 26 mai 2011 13:46, editado 1 vez no total.
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panther667
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Re: Caixa de direcção com fuga- Problema resolvido

Mensagem por panther667 »

Bem...vou tentar fazer aqui um pequeno tutorial sobre, como mudar os vedantes da caixa de direcção.

Antes de mais, são necessárias as seguintes ferramentas:

Chaves de roquete
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Alicate de freios
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Saca rolamentos (não vamos sacar nenhum rolamento mas vai ser necessário para tirar o braço pendural)
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Algumas chaves de bocas, alicate, martelos, chave inglesa, também vão dar jeito!

Depois disto, mãos à obra!

Em primeiro lugar, desapertam-se estas duas porcas e tiram-se os tubos. Atenção que vai sair muito óleo, convém meter um balde de baixo do jipe. O terceiro tubo não é necessário retirar!
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Depois é necessário retirar este parafuso e a porca, para poder desencaixar o veio que vai até o volante. É melhor fazer uma marcação, para o caso de o volante mexer e ao montar ficar a direcção desalinhada.
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Pode-se tirar este plástico que está na cava da roda para ficar-mos com mais espaço para trabalhar
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Em seguida, tira-se o freio (seta em amarelo) e depois desaperta-se a porca (seta em vermelho). Em principio a ponteira não vai sair porque está 'colada', se for necessário manda-se umas marteladas para sair!
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Retirar esses dois parafusos
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E por fim, desapartar estes quatro parafusos e a caixa de direcção já está finalmente solta! Atenção que é bastante pesada...
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Depois para retirar o braço pendural, vai ser necessário uma chave de bocas 34, e de seguida o saca-rolamentos.
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Depois disto, é retirar os vedantes velhos e substituir pela ordem correcta os novos! Vamos precisar do saca freios e de alguma paciência para retirar os vedantes!
Não consegui tirar fotos neste processo, mas não tem nada que saber!

Estes são os vedantes a utilizar no veio que liga ao braço pendural
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Estes são os vedantes que ligam ao veio do volante
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Quanto aos outros vedantes do kit de reparação, nem vale a pena tocar-lhes, porque se os quiserem substituir só mesmo alguém profissional e com máquinas e ferramentas adequadas.

E pronto, feito isso, é voltar a montar a caixa e tá feito :)
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por VaReTaS »

Boas,

Grande tutorial... :cool:

Já está disponível na secção de FVM / DIY http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=48&t=18732

Grande LandAbraço
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por JMAlmeida »

E os rolamentos de agulhas que estão na saída da caixa,onde trabalha o veio onde aperta o pendural,qual o estado deles?
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

JMAlmeida Escreveu:E os rolamentos de agulhas que estão na saída da caixa,onde trabalha o veio onde aperta o pendural,qual o estado deles?
Os rolamentos de agulhas na minha caixa estavam em bom estado...o tutorial apenas explica como trocar os vedantes.
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por andre_rrvm »

Boas,
isto veio mesmo a tempo que eu estou para fazer uma coisa destas para breve :cool:

cumprimentos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

Bem! Fico contente por ser util a tanto pessoal! Estou a ver que essas caixinhas de direcção também estão a precisar duma reparaçãozita hehehe :)

A minha por enquanto ainda está limpinha, tenho andado todos os dias com a fera e pelo que parece resultou :D
Só noto a direcção um pouco mais pesada, coisa minima!
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por FLG »

Vê lá se colocastes oleo... :stick:
:rofl:
CumprimenTTos

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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

FLG Escreveu:Vê lá se colocastes oleo... :stick:
:rofl:
Ai era preciso voltar a colocar óleo?? :??
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por hdelgado »

panther667 Escreveu:
FLG Escreveu:Vê lá se colocastes oleo... :stick:
:rofl:
Ai era preciso voltar a colocar óleo?? :??
Estou em crer que se se voltar a por óleo, ela volta a pingar! :lol: :lol:
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

hdelgado Escreveu: Estou em crer que se se voltar a por óleo, ela volta a pingar! :lol: :lol:
Para ter a certeza absoluta que não volta a pingar, nem sequer voltei a meter óleo! ;)
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por FLG »

panther667 Escreveu:...Para ter a certeza absoluta que não volta a pingar, nem sequer voltei a meter óleo! ;)
:lol:

Caixa de direcção à sec by panther667
:ok:
CumprimenTTos

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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por Drakos »

Eu já tenho o kit para reparar. Só me falta tempo e disposição para meter mãos à obra. LOL
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

Drakos Escreveu:Eu já tenho o kit para reparar. Só me falta tempo e disposição para meter mãos à obra. LOL
Força nisso! Eu só perdi 4 horitas de trabalho, acho que não foi muito!
AH! E não esquecer de NÂO voltar a meter óleo, que é para não pingar mesmo :lol:
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por Drakos »

:lol: :lol: :lol:
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por andre_rrvm »

Boas,
tenho uma dúvida acerca da caixa, a minha saltou fora há 2 dias para mudar os o-rings todos, está toda aberta por dentro e descobri que a folga que tem se deve a desgaste de metal e como tal vem uma caixa nova. A minha questão é se é preciso sangrar alguma coisa ou se é só por a caixa, mandar óleo para o reservatório e fica tudo a funcionar?

cumprimentos
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por panther667 »

andre_rrvm Escreveu:Boas,
tenho uma dúvida acerca da caixa, a minha saltou fora há 2 dias para mudar os o-rings todos, está toda aberta por dentro e descobri que a folga que tem se deve a desgaste de metal e como tal vem uma caixa nova. A minha questão é se é preciso sangrar alguma coisa ou se é só por a caixa, mandar óleo para o reservatório e fica tudo a funcionar?

cumprimentos
Boas André.

Não é preciso sangrar nada, nem ferrar a bomba! Aquilo é só montar e meter pra lá o óleo de direcção ;)
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por jalexandresilva »

Viva,...

A Caixa do meu tb já verte, ou melhor, vertia, porque entretanto o óleo saiu todo e não há mais óleo para verter :D

Para não pensar já em meter um caixa nova, comprei o kit de o-rings mas aquilo é tanto o-ring que não sei para onde me virar!

Ao falar com o mecânico, a reposta foi semelhante a muitas outras... isso arranjar arranja-se mas anda uns mesitos e volta ao mesmo, porque o problema é no veio que com a limalha começa a desgastar os o-rings!

Pergunto a quem sabe do assunto...

É mesmo assim?
Vale a pena o tempo perdido?
As recondicionadas que andam aí à venda no mercado, o veio é novo, ou o recondicionamento abrange apenas os 0-rings? De salientar que dão 1 ano (apenas :( ) de garantia

Por exemplo...

http://www.paddockspares.com/pas-steeri ... harge.html


Todas as opiniões serão bem aceites....
CumprimenTTos
Alexandre Silva

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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por FLG »

Viva jalexandresilva

Atenção a este pormenor:

PAS Steering Box with Straight Drop Arm - reconditioned - RHD

;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
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Re: Reparar Caixa de direcção - Tutorial pág 7

Mensagem por rpmarques »

A minha opinião é que nunca é tempo perdido mas sim tempo investido. :D

e desde que não paguemos pelo trabalho, sendo nós a fazer... é know how que adquirimos e por pouco tempo que dure... pelo menos tentámos e não pagámos :)

Por isso se já tens o kit de reparação... dá-lhe uso :ok:
Rui Marques
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