converter um comercial em ligeiro de passageiros

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
Responder
edgar
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 14 jul 2006 00:53

Mensagem por edgar »

boas
nao sei se estou no sitio correcto mas gostava de esclarecer uma duvida
é possivel converter um defender 90 comercial ( 3 lugares ) do ano 2000 em ligeiro de passageiros ??
existem bancos legais pra por atraz virados pra frente ?
onde me posso informar acerca dos custos legais desta modificaçao ( sem contar com os custos dos materiais claro )
agradecia que me ajudassem caso saibam de alguma coisa
tkz
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

De facto foi um pouco ao lado ... :)

Vê aqui:
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?t=1293

O modelo é diferente (a discussão é sobre alterações nos series) mas o procedimento é o mesmo!

Julgo que são necessários:
"parecer" da marca
croqui/projecto da alteração desejada
pedido de inspecção (IPO) extra
...
Pagar diferença do/no IA (parte que dói mais :( )


Nos próximos 15 dias pretendo informar-me acerca disso!
Depois coloco informações!
edgar
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 14 jul 2006 00:53

Mensagem por edgar »

muito obrigado
depois se tiveres info sobre valores do IA agradeço
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

O valor a pagar referente ao IA depende da idade do veículo MAS alguma informação hei-de ter!

aTTté breve
sorna
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 26
Registado: 23 mai 2006 16:53
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por sorna »

Boas companheiro espero ajudar, passa por aqui http://www.dgv.pt/faq/veiculos.asp e vê no ponto IV n.º V13 :driving:
edgar
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 14 jul 2006 00:53

Mensagem por edgar »

estou mais ou menos elucidado
so me flata mesmo e saber como calcular o valor do imposto automovel a pagar
ceertamente tera a ver com a idade do carro
mas ainda assim tem de existir alguma tabela para que se consiga calcular um valor
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

boas,

vai ao site da Alfandega, na parte onde diz "legislacao aduaneira", la encontrarás uma rubrica "Imposto automovel":

http://www.dgaiec.min-financas.pt/sited ... index.html
Abraço
Filipe Quintãos
Avatar do Utilizador
Vasco Santos
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 04 mai 2007 18:09
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por Vasco Santos »

Eu estou com o mesmo problema do companheiro Edgar.

Tenho um Defender 90 de 2001 e quero por-lhe os dois bancos individuais atrás (idênticos à versão de 2007).
Se bem percebo, parece que é difícil a obtenção a de documentos por parte da LAND ROVER :mad: , nomeadamente a ficha de homologação do modelo actual (Defender 90 HT 2007, 4 lugares), o que já poderia resover uma parte do problema ;).

Sem essa ficha de homologação é necessário elaborar um plano individual de homolgação que contenha o seguinte:

- Desenhos do veículo transformado à escala adequada (o desenho deve apresentar as alterações pretendidas através das vistas LATERAL, CIMA e RETAGUARDA, devidamente cotadas)
- Memoria descritiva sucinta

As perguntas que eu faço e peço a ajuda do pessoal do Landmania :god: , são:

Alguém consegue arranjar a ficha de homologação do Dfender 90 HT de 2007?

Ou alguém consegue arranjar "Desenhos do veículo transformado à escala adequada (1/8 ?) - o desenho deve apresentar as alterações pretendidas através das vistas LATERAL, CIMA e RETAGUARDA, devidamente cotadas. :ohnao:

Agradeço desde já a vossa ajuda.
LAND ROVER by Far
www.mesclacar.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ruidisco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 282
Registado: 04 ago 2005 15:53
Land Rover: Discovery II 2001
Sócio LCP: 211
Localização: Gueifães, Maia

Mensagem por ruidisco »

Em 2004, contactei o ACP com esta questão e obtive esta resposta:

"EXMO SENHOR

EM RESPOSTA AO EMAIL DE V. EXA, PERMITIMO-NOS INFORMAR :

A TRANSFORMAÇÃO NO VEICULO DE E POSSIVEL; PARA TAL DEVERA ENTRAR EM CONTACTO
COM O REPRESENTANTE DA MARCA A FIM DE OBTER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES :

-OFICINA (S) COM PROJECTO DE TRANSFORMAÇÃO DE TRÊS PARA CINCO OU SEIS
LUGARES DE VEÍCULOS IGUAIS AO DE V.EXA, APROVADO PELA DIRECÇÃO GERAL DE
VIAÇÃO; NO CASO DE NÃO EXISTIR NENHUM PROJECTO APROVADO , TERÁ DE SER
ELABORADO UM, POR ENGENHEIRO CREDENCIADO PARA O EFEITO.


- DECLARAÇÃO COM O VALOR TOTAL DE IMPOSTO AUTOMÓVEL PAGO PELO REPRESENTANTE
NA ALTURA DA COMPRA DO VEICULO ( ESTE VALOR SERÁ ABATIDO AO TOTAL DO IMPOSTO
A PAGAR ACTUALMENTE)


CALCULO DO CUSTO DO IMPOSTO AUTOMÓVEL A PAGAR, SEM A DEDUÇÃO DO IMPOSTO JÁ
PAGO PELO REPRESENTANTE DA MARCA :

CILINDRADA DO VEICULO X TAXA POR CENTÍMETRO CUBICO 8. 69 € = TOTAL Y

TOTAL Y - PARCELA A ABATER 8 640. 41 € = IMPOSTO AUTOMOVEL

IMPOSTO AUTOMOVEL - PERCENTAGEM ABATER = VALOR A PAGAR


VEÍCULOS AUTOMÓVEIS PERCENTAGEM REDUÇÃO
COM 1 A 2 ANOS ------------- 20 %
COM 2 A 3 ANOS ------------- 28 %
COM 3 A 4 ANOS ------------- 35 %
COM 4 A 5 ANOS ------------- 52 %
COM 5 A 2 ANOS ------------- 60 %
COM 6 A 7 ANOS ------------- 65 %
COM 7 A 8 ANOS ------------- 70 %
COM 8 A 9 ANOS ------------- 75 %
COM MAIS DE 10 ANOS -------- 80 % "

Obviamente desisti porque o carro era muito recente, o valor era muito alto. alem do trabalho que daria conseguir os desenhos...
CumprimenTTos,
Rui Carvalho
LCP nº211
Avatar do Utilizador
Vasco Santos
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 04 mai 2007 18:09
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por Vasco Santos »

Quote:

-OFICINA (S) COM PROJECTO DE TRANSFORMAÇÃO DE TRÊS PARA CINCO OU SEIS LUGARES DE VEÍCULOS IGUAIS AO DE V.EXA, APROVADO PELA DIRECÇÃO GERAL DE VIAÇÃO; NO CASO DE NÃO EXISTIR NENHUM PROJECTO APROVADO , TERÁ DE SER ELABORADO UM, POR ENGENHEIRO CREDENCIADO PARA O EFEITO.


- DECLARAÇÃO COM O VALOR TOTAL DE IMPOSTO AUTOMÓVEL PAGO PELO REPRESENTANTE NA ALTURA DA COMPRA DO VEICULO ( ESTE VALOR SERÁ ABATIDO AO TOTAL DO IMPOSTO A PAGAR ACTUALMENTE)


Caros Amigos,

2 Problemas:

1.º Pegando na deixa do companheiro Donário a propósito dos séries, sugiro ao fórum que sejam constituídos dois grupos: um de proprietários de Séries, outro de Defenders, que desejem transformar os seus veículos comerciais em ligeiros de passageiros, e cada grupo se organize por forma a pedir a um engenheiro credenciado o seguinte:

a) Um projecto para os Séries;

b) Um projecto para os Defenders, com bancos traseiros virados para a frente á semelhança do modelo de 2007.

2.º Será possível obter a declaração do Imposto Automóvel pago pelo importador? Sabendo nós que é muito difícil obter este tipo de documentos da LAND ROVER. :ohnao:

Creio que se nos organisarmos será mais fácil, até porque não quero trocar o meu Defender por nada!
LAND ROVER by Far
www.mesclacar.blogspot.com
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Mensagem por joaquimdonario »

Eu alinho nessa ideia; julgo que se constituíssemos uns grupos para tratar dessas coisas seria mais fácil, mais barato e mais simples de conseguir algumas declarações (da marca, ou afins, caso fosse necessário).

Outra situação que seria facilitada é a transformação de Hard Top em Soft Top (caixa fechada em caixa aberta/fechada).


Vamos lá alinhar as ideias e redigir lista de voluntários!!!
Se não ajudarem agora fica mais caro depois! :)
Avatar do Utilizador
Vasco Santos
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 45
Registado: 04 mai 2007 18:09
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por Vasco Santos »

Sugiro os seguintes passos:

1. Saber se existe no clube, ou alguém conhece um engenheiro credenciado para elaborar os projectos de transformação de veículos comerciais para veículos de passageiros de 4, 5 e 6 lugares.

2. Tentar obter contacto acessível no importador ou outro que permita obter as declarações do valor total de Imposto Automóvel pago pelo importador, ou outra solução alternativa para o mesmo efeito, aceite para o abatimento do valor do Imposto Automóvel.

Deixo aqui os meus contactos:

vasco_msantos@yahoo.com
Telem: 919 090 401
LAND ROVER by Far
www.mesclacar.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 3205
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1
Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Contacto:

Mensagem por ruimarinho »

Boas!

No caso dos Series a coisa é relativamente fácil (o meu irmão fez no dele) mas o preço é alto, rondando os 2500 - 3000,00 euros para uma viatura com mais de 10 anos. Mais recentes e mais pagam.

Vou ver se descubro o projecto.

Abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Responder