legislação - reboques - bancos em comercial

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
Responder
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 785
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade

legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por cblopes »

boas,
alguem que me oriente preciso de saber legislação sobre reboques preciso de fazer um agora as duvidas saõ:

1- sem ser preciso matricula e seguro proprio isto é utilizando a matricula do carro qual o comprimento, largura, peso etc em suma quais as caracteristicas maximas que pode ter???????????

bancos num comercial?

1- o que é preciso fazer e onde fazer ?
2- alguem sabe calcular os custos ou quanto isso pode custar?

obrigado
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
Avatar do Utilizador
Tuareg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 196
Registado: 13 mai 2008 19:05
Land Rover: Range V8 '92
Sócio LCP: 1889
Localização: São João da Madeira/Azeitão/Beja

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por Tuareg »

Boas

Na altura em que eu tinha um reboque para transportar motas de TT, não tinha a haver com as dimensões mas sim com o peso. Até 300kg de peso (atrelado + motas) não era preciso nada disso. Era pôr a matrícula do carro no reboque e averbar no seguro do carro o reboque. Se ultrapassasse os 300kg é que era preciso matrícula própria e outras coisas (possivelmente carta B + E, seguro, etc).

A respeito do comercial, é pôr uns bancos e requerer uma inspecção (tipo B???). Quanto a valores há uns anos compensava, agora não sei...

Espero que ajude! :)

Um abraço,
Tuareg
Imagem
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por BGomes »

Tentei recentemente fazer a alteraçao do meu carro comercial para cinco lugares e desisti da ideia após saber o valor do imposto a pagar.

- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.

A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.

No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.

Sites que ajudam a esclarecer melhor:

http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx

http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
Moraes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 136
Registado: 03 fev 2010 08:32
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
Sócio LCP: 0
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por Moraes »

Hoje em dia os atrelados até 350 KG não precisam de matrícula própria (usam a mesma do carro) e a carta de condução de ligeiros chega para conduzir com atrelados de até 750Kg. A verdade é que "ninguém" respeita o limíte dos 350KG com motas dáguas, moto4, motas, semi rigidos pequenos... Se for algo mesmo grande já dá nas vistas e aí tem que ser um atrelado com matrícula, e carta "especial"

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por RR V8 »

Moraes Escreveu:Hoje em dia os atrelados até 350 KG não precisam de matrícula própria (usam a mesma do carro) e a carta de condução de ligeiros chega para conduzir com atrelados de até 750Kg. A verdade é que "ninguém" respeita o limíte dos 350KG com motas dáguas, moto4, motas, semi rigidos pequenos... Se for algo mesmo grande já dá nas vistas e aí tem que ser um atrelado com matrícula, e carta "especial"

Abcs,

JM
Diz o C.E.:

Condução de veiculo da categoria B mais atrelado até 750Kgs, tem de ser portador da carta de condução com a categoria B
Atenção que o conjunto ( veiculo e atrelado não podem ter mais de 3.5T )

Para usar um atrelado com mais de 750Kgs terá que ter averbado na carta de condução a categoria E, ficando a usufruir de B+E, que permite usar qualquer tipo de atrelado.


Aqui fica um "desenho" para os mais distraidos!!

Imagem
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 804
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936
Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por TMPinho »

Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por RR V8 »

TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado

BGomes Escreveu:Tentei recentemente fazer a alteraçao do meu carro comercial para cinco lugares e desisti da ideia após saber o valor do imposto a pagar.

- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.

A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.

No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.

Sites que ajudam a esclarecer melhor:

http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx

http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 804
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936
Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por TMPinho »

RR V8 Escreveu:
TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado

BGomes Escreveu:Tentei recentemente fazer a alteraçao do meu carro comercial para cinco lugares e desisti da ideia após saber o valor do imposto a pagar.

- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.

A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.

No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.

Sites que ajudam a esclarecer melhor:

http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx

http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
Pois, isso já estive a ver, mas o que eu queria era algo que me desse o valor total a pagar de imposto, ainda não encontrei nenhum simulador que me desse esse valor correctamente, ainda por cima não sei quanto é que o carro pagou de imposto no momento da compra quando era novo...
Avatar do Utilizador
caraland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 fev 2010 23:12
Land Rover: SIII 88-1979
SII 88-1960 Petrol
SII 88-1960 Diesel
Disco II TD5-12/98
Sócio LCP: 2288
RTI: 0
Localização: Braga-Portugal

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por caraland »

Muito bem "dizido" RRv8 :cool: Sendo eu Instrutor de Conduçao nao faria melhor esclarecimento :lol: Já agora aproveito para dizer que ainda se "facilita" muito em relaçao ao pessoal que anda com reboques sem a catª B+E!! É relativamente facil, basta se auto-propor em qualquer serviço do IMTT ou entao dirigir se a um escola de condução!! Sem querer puxar a" brasa para a minha sardinha" a quem estiver interessado poderá candidatar se na minha escola de conduçao a um preço convidativo para o pessoal do forum!! Com direito a fazer exame num belo LR (RRcalssic, Disco97 ou mesmo um Serie) :D No Série é para qm tem mesmo força de braços p manobrar :driving:
Imagem
pedromasilva
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 94
Registado: 17 nov 2005 16:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por pedromasilva »

Uma pergunta para quem tem B+E o valor bruto de reboque + land continua a ser 3.5t ou é superior?
Para quem quiser fazer o exame E à sua conta deve saber que no dia do exame tem de levar o carro e o reboque carregado, eu fiz com um atrelado de carros com 7,6m e um clio em cima....O mais engraçado é quando o examinador pede para fazer o contorno de passeio de marcha a tras..... :)
Pedro Miguel Almeida Silva
pedromasilva@hotmail.com
Madrid - Aveiro
Avatar do Utilizador
Carrola
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 714
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360
Localização: Ermesinde/ Águas Santas

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por Carrola »

Estou aficar baralhado :x Com carta de pesados pode conduzir qualquer cat B certo?
Obrigado
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Avatar do Utilizador
caraland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 fev 2010 23:12
Land Rover: SIII 88-1979
SII 88-1960 Petrol
SII 88-1960 Diesel
Disco II TD5-12/98
Sócio LCP: 2288
RTI: 0
Localização: Braga-Portugal

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por caraland »

Com a carta da catª C podes conduzir qualquer veiculo da catª B mas sem reboque ou seja na catª C só te habilita a conduzir pesados de mercadorias com reboque ate 750kg!! Se tiveres C+E aí sim podes conduzir qq ligeiro ou pesado de mercadorias com reboque :cool:
Imagem
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por BGomes »

TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
Para teres uma ideia, o meu focus é um 1.8 de 2004 e com emissoes de 143g/cm e iria pagar de ISV 2714,44€ + IVA 542,89€ = 3257,33€ :bolas: , agora acrescenta o resto dos custos, IMTT, IPO, etc...
Avatar do Utilizador
TMPinho
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 804
Registado: 04 fev 2008 17:59
Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover
Sócio LCP: 1936
Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por TMPinho »

BGomes Escreveu:
TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
Para teres uma ideia, o meu focus é um 1.8 de 2004 e com emissoes de 143g/cm e iria pagar de ISV 2714,44€ + IVA 542,89€ = 3257,33€ :bolas: , agora acrescenta o resto dos custos, IMTT, IPO, etc...
Bem... acho que vou tirar a ideia... é muita nota... não sei se compensa...
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por RR V8 »

pedromasilva Escreveu:Uma pergunta para quem tem B+E o valor bruto de reboque + land continua a ser 3.5t ou é superior?

Para quem tem B + E o valor bruto do veiculo "puxador" mantém-se nos 3.5T...o reboque pode ser o máximo comportado pela lei!

caraland Escreveu:Muito bem "dizido" RRv8 :cool: Sendo eu Instrutor de Conduçao nao faria melhor esclarecimento :lol: Já agora aproveito para dizer que ainda se "facilita" muito em relaçao ao pessoal que anda com reboques sem a catª B+E!! É relativamente facil, basta se auto-propor em qualquer serviço do IMTT ou entao dirigir se a um escola de condução!! Sem querer puxar a" brasa para a minha sardinha" a quem estiver interessado poderá candidatar se na minha escola de conduçao a um preço convidativo para o pessoal do forum!! Com direito a fazer exame num belo LR (RRcalssic, Disco97 ou mesmo um Serie) :D No Série é para qm tem mesmo força de braços p manobrar :driving:
Amigo...tu ensinas ( ou mandas ensinar :lol: )...e eu tenho que ver se eles aprenderam bem a coisa.... ( que pelo que tenho visto neste 10 anos...devem ir para as aulas de código e condução em que as professoras devem ser como a Srª Profª Bruna Real de Mirandela...) e não ligam "puto" á matéria!!!

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 785
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por cblopes »

então se eu pretender fazer um atrelado para o jipe só tenho de me preocupar com o peso e não com as dimenções certo?
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: legislação - reboques - bancos em comercial

Mensagem por RR V8 »

cblopes Escreveu:então se eu pretender fazer um atrelado para o jipe só tenho de me preocupar com o peso e não com as dimenções certo?

Errado!!! Se for de matricula igual a do veiculo tem que ter as medidas do mesmo....não pode exceder as medidas do veiculo...se for de matricula própria tem que obedecer a uma medidas máximas( que agora não sei ao certo )!!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Responder