legislação - reboques - bancos em comercial
- cblopes
- pleno TT
- Mensagens: 785
- Registado: 14 nov 2005 23:32
- Land Rover: DISCOVERY 200TDI
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
- Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade
legislação - reboques - bancos em comercial
boas,
alguem que me oriente preciso de saber legislação sobre reboques preciso de fazer um agora as duvidas saõ:
1- sem ser preciso matricula e seguro proprio isto é utilizando a matricula do carro qual o comprimento, largura, peso etc em suma quais as caracteristicas maximas que pode ter???????????
bancos num comercial?
1- o que é preciso fazer e onde fazer ?
2- alguem sabe calcular os custos ou quanto isso pode custar?
obrigado
alguem que me oriente preciso de saber legislação sobre reboques preciso de fazer um agora as duvidas saõ:
1- sem ser preciso matricula e seguro proprio isto é utilizando a matricula do carro qual o comprimento, largura, peso etc em suma quais as caracteristicas maximas que pode ter???????????
bancos num comercial?
1- o que é preciso fazer e onde fazer ?
2- alguem sabe calcular os custos ou quanto isso pode custar?
obrigado
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
- Tuareg
- júnior TT
- Mensagens: 196
- Registado: 13 mai 2008 19:05
- Land Rover: Range V8 '92
- Sócio LCP: 1889
- Localização: São João da Madeira/Azeitão/Beja
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Boas
Na altura em que eu tinha um reboque para transportar motas de TT, não tinha a haver com as dimensões mas sim com o peso. Até 300kg de peso (atrelado + motas) não era preciso nada disso. Era pôr a matrícula do carro no reboque e averbar no seguro do carro o reboque. Se ultrapassasse os 300kg é que era preciso matrícula própria e outras coisas (possivelmente carta B + E, seguro, etc).
A respeito do comercial, é pôr uns bancos e requerer uma inspecção (tipo B???). Quanto a valores há uns anos compensava, agora não sei...
Espero que ajude!
Um abraço,
Tuareg
Na altura em que eu tinha um reboque para transportar motas de TT, não tinha a haver com as dimensões mas sim com o peso. Até 300kg de peso (atrelado + motas) não era preciso nada disso. Era pôr a matrícula do carro no reboque e averbar no seguro do carro o reboque. Se ultrapassasse os 300kg é que era preciso matrícula própria e outras coisas (possivelmente carta B + E, seguro, etc).
A respeito do comercial, é pôr uns bancos e requerer uma inspecção (tipo B???). Quanto a valores há uns anos compensava, agora não sei...
Espero que ajude!
Um abraço,
Tuareg
- BGomes
- master TT
- Mensagens: 2304
- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
- Localização: Gaia
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Tentei recentemente fazer a alteraçao do meu carro comercial para cinco lugares e desisti da ideia após saber o valor do imposto a pagar.
- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.
A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.
No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.
Sites que ajudam a esclarecer melhor:
http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx
http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.
A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.
No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.
Sites que ajudam a esclarecer melhor:
http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx
http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
http://www.levantapo.blogspot.com
-
- júnior TT
- Mensagens: 136
- Registado: 03 fev 2010 08:32
- Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
- Sócio LCP: 0
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Hoje em dia os atrelados até 350 KG não precisam de matrícula própria (usam a mesma do carro) e a carta de condução de ligeiros chega para conduzir com atrelados de até 750Kg. A verdade é que "ninguém" respeita o limíte dos 350KG com motas dáguas, moto4, motas, semi rigidos pequenos... Se for algo mesmo grande já dá nas vistas e aí tem que ser um atrelado com matrícula, e carta "especial"
Abcs,
JM
Abcs,
JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
- RR V8
- maníaco TT
- Mensagens: 4241
- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
- RTI: 0
- Localização: Póvoa de Varzim - Estela
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Diz o C.E.:Moraes Escreveu:Hoje em dia os atrelados até 350 KG não precisam de matrícula própria (usam a mesma do carro) e a carta de condução de ligeiros chega para conduzir com atrelados de até 750Kg. A verdade é que "ninguém" respeita o limíte dos 350KG com motas dáguas, moto4, motas, semi rigidos pequenos... Se for algo mesmo grande já dá nas vistas e aí tem que ser um atrelado com matrícula, e carta "especial"
Abcs,
JM
Condução de veiculo da categoria B mais atrelado até 750Kgs, tem de ser portador da carta de condução com a categoria B
Atenção que o conjunto ( veiculo e atrelado não podem ter mais de 3.5T )
Para usar um atrelado com mais de 750Kgs terá que ter averbado na carta de condução a categoria E, ficando a usufruir de B+E, que permite usar qualquer tipo de atrelado.
Aqui fica um "desenho" para os mais distraidos!!
- TMPinho
- pleno TT
- Mensagens: 804
- Registado: 04 fev 2008 17:59
- Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover - Sócio LCP: 1936
- Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
- RR V8
- maníaco TT
- Mensagens: 4241
- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
- RTI: 0
- Localização: Póvoa de Varzim - Estela
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
BGomes Escreveu:Tentei recentemente fazer a alteraçao do meu carro comercial para cinco lugares e desisti da ideia após saber o valor do imposto a pagar.
- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.
A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.
No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.
Sites que ajudam a esclarecer melhor:
http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx
http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
- TMPinho
- pleno TT
- Mensagens: 804
- Registado: 04 fev 2008 17:59
- Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover - Sócio LCP: 1936
- Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Pois, isso já estive a ver, mas o que eu queria era algo que me desse o valor total a pagar de imposto, ainda não encontrei nenhum simulador que me desse esse valor correctamente, ainda por cima não sei quanto é que o carro pagou de imposto no momento da compra quando era novo...RR V8 Escreveu:TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
BGomes Escreveu:Tentei recentemente fazer a alteraçao do meu carro comercial para cinco lugares e desisti da ideia após saber o valor do imposto a pagar.
- O primeiro passo a fazer é ir à alfandega, paga-se um valor mediante a cilindrada e as emissoes de CO2.
- Depois com a declaraçao de conformidade da marca e os papeis da alfandega vai-se ao IMTT para fazer a alteraçao no papel e paga-se 150€
- Finalmente uma IPO do tipo B que sao cerca de 90€.
A isto tudo acrescenta o valor dos bancos e cintos e mais a montagem.
No meu caso (do carro comercial) ficava a festa por quase 4000€, agora imaginem num jipe que tem emissoes CO2 altissimas e a grande cilindrada.
Sites que ajudam a esclarecer melhor:
http://www.acp.pt/autos/informacoes-ute ... e-veiculos
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... eiros.aspx
http://impostosobreveiculos.info/tabela ... irculacao/
- caraland
- júnior TT
- Mensagens: 211
- Registado: 28 fev 2010 23:12
- Land Rover: SIII 88-1979
SII 88-1960 Petrol
SII 88-1960 Diesel
Disco II TD5-12/98 - Sócio LCP: 2288
- RTI: 0
- Localização: Braga-Portugal
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Muito bem "dizido" RRv8 Sendo eu Instrutor de Conduçao nao faria melhor esclarecimento Já agora aproveito para dizer que ainda se "facilita" muito em relaçao ao pessoal que anda com reboques sem a catª B+E!! É relativamente facil, basta se auto-propor em qualquer serviço do IMTT ou entao dirigir se a um escola de condução!! Sem querer puxar a" brasa para a minha sardinha" a quem estiver interessado poderá candidatar se na minha escola de conduçao a um preço convidativo para o pessoal do forum!! Com direito a fazer exame num belo LR (RRcalssic, Disco97 ou mesmo um Serie) No Série é para qm tem mesmo força de braços p manobrar
-
- júnior TT
- Mensagens: 94
- Registado: 17 nov 2005 16:22
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Uma pergunta para quem tem B+E o valor bruto de reboque + land continua a ser 3.5t ou é superior?
Para quem quiser fazer o exame E à sua conta deve saber que no dia do exame tem de levar o carro e o reboque carregado, eu fiz com um atrelado de carros com 7,6m e um clio em cima....O mais engraçado é quando o examinador pede para fazer o contorno de passeio de marcha a tras.....
Para quem quiser fazer o exame E à sua conta deve saber que no dia do exame tem de levar o carro e o reboque carregado, eu fiz com um atrelado de carros com 7,6m e um clio em cima....O mais engraçado é quando o examinador pede para fazer o contorno de passeio de marcha a tras.....
- Carrola
- pleno TT
- Mensagens: 714
- Registado: 24 fev 2007 23:09
- Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
- Sócio LCP: 360
- Localização: Ermesinde/ Águas Santas
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Estou aficar baralhado Com carta de pesados pode conduzir qualquer cat B certo?
Obrigado
Obrigado
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Nº360 Disco 300
- caraland
- júnior TT
- Mensagens: 211
- Registado: 28 fev 2010 23:12
- Land Rover: SIII 88-1979
SII 88-1960 Petrol
SII 88-1960 Diesel
Disco II TD5-12/98 - Sócio LCP: 2288
- RTI: 0
- Localização: Braga-Portugal
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Com a carta da catª C podes conduzir qualquer veiculo da catª B mas sem reboque ou seja na catª C só te habilita a conduzir pesados de mercadorias com reboque ate 750kg!! Se tiveres C+E aí sim podes conduzir qq ligeiro ou pesado de mercadorias com reboque
- BGomes
- master TT
- Mensagens: 2304
- Registado: 25 jan 2008 19:36
- Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999 - Sócio LCP: 1922
- RTI: 805
- Localização: Gaia
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Para teres uma ideia, o meu focus é um 1.8 de 2004 e com emissoes de 143g/cm e iria pagar de ISV 2714,44€ + IVA 542,89€ = 3257,33€ , agora acrescenta o resto dos custos, IMTT, IPO, etc...TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
Bruno Gomes
http://www.levantapo.blogspot.com
http://www.levantapo.blogspot.com
- TMPinho
- pleno TT
- Mensagens: 804
- Registado: 04 fev 2008 17:59
- Land Rover: Range Rover Turbo D 1992
http://www.wix.com/tmpinho/range-rover - Sócio LCP: 1936
- Localização: Torres Vedras / Braga / Águeda
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
Bem... acho que vou tirar a ideia... é muita nota... não sei se compensa...BGomes Escreveu:Para teres uma ideia, o meu focus é um 1.8 de 2004 e com emissoes de 143g/cm e iria pagar de ISV 2714,44€ + IVA 542,89€ = 3257,33€ , agora acrescenta o resto dos custos, IMTT, IPO, etc...TMPinho Escreveu:Boas,
Uma pergunta muito prática, como é que consigo saber o valor exacto de quanto fica mudar um skoda fabia 1.9 Tdi VRS de 2004 para um carro de 5 lugares?
Onde é que se consegue saber isso com exactidão?
Obrigado
- RR V8
- maníaco TT
- Mensagens: 4241
- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
- RTI: 0
- Localização: Póvoa de Varzim - Estela
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
pedromasilva Escreveu:Uma pergunta para quem tem B+E o valor bruto de reboque + land continua a ser 3.5t ou é superior?
Para quem tem B + E o valor bruto do veiculo "puxador" mantém-se nos 3.5T...o reboque pode ser o máximo comportado pela lei!
Amigo...tu ensinas ( ou mandas ensinar )...e eu tenho que ver se eles aprenderam bem a coisa.... ( que pelo que tenho visto neste 10 anos...devem ir para as aulas de código e condução em que as professoras devem ser como a Srª Profª Bruna Real de Mirandela...) e não ligam "puto" á matéria!!!caraland Escreveu:Muito bem "dizido" RRv8 Sendo eu Instrutor de Conduçao nao faria melhor esclarecimento Já agora aproveito para dizer que ainda se "facilita" muito em relaçao ao pessoal que anda com reboques sem a catª B+E!! É relativamente facil, basta se auto-propor em qualquer serviço do IMTT ou entao dirigir se a um escola de condução!! Sem querer puxar a" brasa para a minha sardinha" a quem estiver interessado poderá candidatar se na minha escola de conduçao a um preço convidativo para o pessoal do forum!! Com direito a fazer exame num belo LR (RRcalssic, Disco97 ou mesmo um Serie) No Série é para qm tem mesmo força de braços p manobrar
- cblopes
- pleno TT
- Mensagens: 785
- Registado: 14 nov 2005 23:32
- Land Rover: DISCOVERY 200TDI
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
- Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
então se eu pretender fazer um atrelado para o jipe só tenho de me preocupar com o peso e não com as dimenções certo?
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
- RR V8
- maníaco TT
- Mensagens: 4241
- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
- RTI: 0
- Localização: Póvoa de Varzim - Estela
- Contacto:
Re: legislação - reboques - bancos em comercial
cblopes Escreveu:então se eu pretender fazer um atrelado para o jipe só tenho de me preocupar com o peso e não com as dimenções certo?
Errado!!! Se for de matricula igual a do veiculo tem que ter as medidas do mesmo....não pode exceder as medidas do veiculo...se for de matricula própria tem que obedecer a uma medidas máximas( que agora não sei ao certo )!!!