Falta de civismo perante veículos proritários

Discussão sobre a polémica das inspecções, o novo código de trânsito, operações stop, autuações e multas por modificações nos veículos
Responder
Avatar do Utilizador
Fireman_da_praia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 353
Registado: 11 dez 2006 22:35
Land Rover: Range Rover Classic
5 Portas
1994
Alarme: Chico
Sócio LCP: 2033
Localização: Nazaré
Contacto:

Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Fireman_da_praia »

Venho aqui manifestar o meu desagrado perante o que me aconteceu hoje por volta das 5:30 da madrugada numa rotunda de Leiria e ainda por cima provocado por um Discovery e uma ambulância de Emergência devidamente assinalada.

Aquando de uma transferência inter hospitalar, com uma situação grave, venho eu a conduzir uma ambulância de socorro com marcha de emergência devidamente assinalada, quando em Leiria, na Rotunda do Macdonal's, e á hora em questão em que o trânsito é praticamente nulo, me aparece um Disco de cor escura e de matricula xx-xx-CM, em manobra de alguém irresponsável e provavelmente pouco sóbrio, quase se enfia na ambulância que circulava a uns 40 km)h e que por consequência do evitar o embate, provocou ferimentos ligeiros no maqueiro da ambulância, que fazia serviço voluntário.

Infelizmente, e eu que ando nisto todos os dias, é comum a falta de civismo dos condutores perante veículos prioritários.
Desta vez e por muita pena minha teve um LAND ROVER á mistura.

Peço a compreensão dos Land Rovistas, que quando avistarem um veículo prioritário facilitem a passagem.
Deus queira que não venha a ser um de vós deitado na maca. Aí já dão o devido valor.

Desculpem o desabafo, mas as verdades têm de ser ditas
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por FLG »

Viva Fireman_da_praia

infelizmente já vi... e continuo a ver casos como este... :(
Eu facilito sempre a passagem... se fôr necessario até paro...
as melhoras para o maqueiro...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por RR V8 »

Bem e de lamentar....seja condutor de LR ou nao.... mas infelizmente nem todos os condutores de LR o sao de corpo e alma....simplesmente...sao!!!

Infelizmente nao e so em Leiria que isso acontece, o mal e geral.... maior parte dos condutores ao terem a carta de conducao "na mao" acham-se "donos" da estrada...e depois e so visto!!!
A falta de civismo e tanta que chega ao cumulo de acontecer situacoes como a relatada pelo amigo!!!
Espero que nunca acontece nada do genero a quem tem por habito fazer isto...pois ai eu quero ver a reaccao!!!!


As melhoras para o maqueiro!!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por pelicano »

Infelizmente continua haver muito pouco civismo nesse aspecto, acredito que algumas vezes a azelhice e até o pouco ávontade em conduzir que associado ao " barulho das sineres piora a situação enervano os mais inexperiente, eu sou e orgulho-me bastante disso que dou sempre passagem, já cheguei a meter o carro para a terra e estamos a falar de um carro com pouco mais de 8cms ao solo, mas tambem como em todas a profissões há os bons e maus, eu por acaso tenho um apartamente em Leiria onde agora até tenho passado algum tempo, apartamento esse próximo do Hospital e ainda esta semana vi algum aproveitar-se da do estatuto de veiculo de mergencia para apenas passar uma fila de transito, e posso vos dizer que foi flagrante , não houve margem para duvidas que assim foi.
Imagem
Avatar do Utilizador
bunino
master TT
master TT
Mensagens: 2421
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por bunino »

Sem comentarios para essa situaçao, e as melhoras para o maqueiro. Só é pena que nem todos respeitem a posiçao onde devem de estar tanto para os civis como pros Bombeiros.
Abraço e saudaçoes aqueles que sao BOMBEIROS DE CORPO E ALMA :god:
Avatar do Utilizador
Diogodiscovery
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 912
Registado: 17 fev 2009 20:14
Land Rover: LAND ROVER Discovery 300tdi 1998
Sócio LCP: 2233
Localização: Sobral de Monte Agraço
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Diogodiscovery »

Boas,

Realmente é uma grande falta de respeito...
Eu já tive deitado numa maca.. e sei o que isso é.. infelizmente quando tive deitado na maca (acidente de mota, estave em estado muito grave, fracturas dos 2 femures e muitos cortes), houve um espertinho que não respeitou a ambulancia, e a ambulancia teve de se desviar e ir à valeta.. isto tudo a grande velocidade, ou seja tive 2x sorte nessa noite! Respeitem os bombeiros, fazem um trabaho que muita gente não quer fazer e não liga, mas muito importante, e estão sempre lá quando precisamos!

CumprimenTTos
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por RR V8 »

pelicano Escreveu:Infelizmente continua haver muito pouco civismo nesse aspecto, acredito que algumas vezes a azelhice e até o pouco ávontade em conduzir que associado ao " barulho das sineres piora a situação enervano os mais inexperiente, eu sou e orgulho-me bastante disso que dou sempre passagem, já cheguei a meter o carro para a terra e estamos a falar de um carro com pouco mais de 8cms ao solo, mas tambem como em todas a profissões há os bons e maus, eu por acaso tenho um apartamente em Leiria onde agora até tenho passado algum tempo, apartamento esse próximo do Hospital e ainda esta semana vi algum aproveitar-se da do estatuto de veiculo de mergencia para apenas passar uma fila de transito, e posso vos dizer que foi flagrante , não houve margem para duvidas que assim foi.

Tambem ja vi bombeiros a ligar as luzes de emergencia para passar um cruzamento e depois ficam na fila de um restaurante com Drive-thru, so porque estava quase na hora de fechar.......mas enfim....nem quis aqui misturar...mas como realcaste isso....tambem relato...como tambem ja vi agentes de autoridade usufruir desses luzes so para nao parar no sinal vermelho...enfim...ha de tudo em todo lado....!!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
Quintaos
master TT
master TT
Mensagens: 1481
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Quintaos »

Situações destas, relatadas pelo Nuno, também ja as tive, mas felizemtene sempre sem danos de maior... enfim....
Quanto a situações relatadas pelo Pelicano ou pelo RRV8, ha artistas em todos os lados :) Nunca fiz, mas colegas meus já, e continuam a fazer :bolas:
Aqui no Lux, há um jornaleco semanal, em que na última página tem sempre uma pequeno rúbrica sobre estes casos, mais específicamente sobre a Policia Grã-Ducal. Todas as semanas lá aparece uma foto duma viatura da Polícia a transgredir, ou Polícias a fazer de tudo, menos a fazer o que deviam :rofl: Ja lá apareceu Policias na esplanada a baber umas minis e o carro patrulha num sitio proibido de estacionar, carros mal estacionados, em contra-mão, etc etc.. em suma, e isto é verdade, aqui eles nao têm que fazer e mesmo assim ainda querem fazer menos!!!! Quando vejo um carro da Polícia a abrir, penso para mim, la deve ter um adolescente roubado um chupa a um puto da primária e lá vão estes artistas prender o criminoso :D :lol: ....
A título de exemplo, as esquadras nas aldeias e vilas fecham a sexta ao fim da tarde e só abrem a segunda de manhã. Qualquer coisa que haja durante o fds, tem que vir da capital, e mesmo assim, só se houver sangue pelo meio, senão: "Tente resolver da melhor maneira..". Isto não é tanga!!!!

Abraço
Abraço
Filipe Quintãos
Avatar do Utilizador
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 7094
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000
Localização: FIGUEIRA DA FOZ
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por pelicano »

já segui um carro da policia que passou por mim em sinal de emergencia ás 2 da manhã quando ia para casa e quando chegou era um carro que tinha arrancado uma roda numa tampa de saneamento. :o :o :o
Imagem
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por RR V8 »

pelicano Escreveu:já segui um carro da policia que passou por mim em sinal de emergencia ás 2 da manhã quando ia para casa e quando chegou era um carro que tinha arrancado uma roda numa tampa de saneamento. :o :o :o

Bom...mas havia algo....agora ligar so para nao esperar no vermelho??? Ou para nao demorar muito tempo para ir para o Drive IN???

Imagem

Também ja usufrui dos sinais de emergência...e no final não era necessário...mas muitas vezes as comunicações via radio não são as melhores nem as mais explicitas...mas fazer o que??? Depois de ligar.....vai ate ao fim....mas tudo depende das situações!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
Fireman_da_praia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 353
Registado: 11 dez 2006 22:35
Land Rover: Range Rover Classic
5 Portas
1994
Alarme: Chico
Sócio LCP: 2033
Localização: Nazaré
Contacto:

Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Fireman_da_praia »

Boa noite pessoal!
O maqueiro já consegue andar com a mota pelo que não é desta que me vejo livre dele! Brincadeira!

Situações destas acontecem todos os dias, em todo o lado. Esta só me arreliou bastante porque áquela hora só haviam estes dois veículos na dita rotunda. E apesar de ter ficado atravessado o dito causador em vez de parar ainda foje.
Enfim, provavelmente o dono gasta mais que o carro.

Situações de aproveitamento de sinais de emergência no "meu" quartel, são punidas disciplinarmente com suspenção e em casos mais graves com demissão. Não é tolerado quaisquer "aproveitamentos" simulando emergências.

Tal como já referi, sou profissional deste ramo, e vejo diáriamente situações já descritas aqui de alguns aproveitamentos.
Muitas vezes senão a maior parte das vezes por empresas particulares que possuem ambulâncias, e por estas terem as mesmas cores das viaturas dos Bombeiros confunde quem não as conhece. Atenção que não estou a dizer que não haja situações destas com Bombeiros.

Hoje, mais uma vez estou no serviço nocturno. Mas desta vez não estou nas Transferências inter-hospitalares, mas sim na Emergência Médica.


Algo que gostaria de deixar bem claro, que muitas vezes dizemos muito mal deles, mas com as Ambulâncias, quem mais facilita são os Camionistas. Os profissionais da Estrada! Eles sim, facilitam ao máximo.
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por RR V8 »

Fireman_da_praia Escreveu:Muitas vezes senão a maior parte das vezes por empresas particulares que possuem ambulâncias, e por estas terem as mesmas cores das viaturas dos Bombeiros confunde quem não as conhece. Atenção que não estou a dizer que não haja situações destas com Bombeiros.
Pois...compreendo...mas aqui na Povoa nao ha disso...sao mesmo Bombeiros....


Fireman_da_praia Escreveu: Algo que gostaria de deixar bem claro, que muitas vezes dizemos muito mal deles, mas com as Ambulâncias, quem mais facilita são os Camionistas. Os profissionais da Estrada! Eles sim, facilitam ao máximo.
Pudera....o tamanho deles incomoda muito mais que um simples ligeiro..... :D

Bem os camionistas nem todos sao ...como hei-de dizer a modos de nao ferir susceptibilidades como aos Vimaranenses??? :D :D

Brutos!!! So porque vao la em cima ja se julgam....nao ha meia duzia que se julga o resto e tudo malta boa....
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
bunino
master TT
master TT
Mensagens: 2421
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por bunino »

Algo que gostaria de deixar bem claro, que muitas vezes dizemos muito mal deles, mas com as Ambulâncias, quem mais facilita são os Camionistas. Os profissionais da Estrada! Eles sim, facilitam ao máximo
Obrigado pela parte que me toca.
Avatar do Utilizador
Leonardo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 465
Registado: 19 abr 2009 20:41
Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
Sócio LCP: 2132
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Leonardo »

acho que o principal já foi dito


Simplesmente tenho a dizer que é lamentável, o que muitas vezes vemos em relação a este aspecto!!

Todos temos de ter consciência de que existem veiculos que são priporitários, e se o são é porque existem razoes para tal... :mad:
Leonardo Carvalho
Leonardo@mercocentro.pt

LANDMANÍACOS DE ALBERGARIA
Núcleo do LCP
Avatar do Utilizador
Trunfas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 213
Registado: 04 set 2009 16:09
Land Rover: Discovery 300tdi 1998
Sócio LCP: 1759
RTI: 621
Localização: São Mamede de Infesta

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Trunfas »

Penso que o ano passado assisti a uma cena prodigiosa. Estava eu parado no cruzamento da R Formosa com a R da Alegria no Porto(para quem não conhece é uma rua de um sentido só com duas faixas mas muito estreita) qdo começo a ouvir uma ambulância no fundo da rua. Os carros começam todos a subir os pequenos passeios , os peões a parar para ajudar também na manobra e há um sujeito que estava mais preocupado em olhar para as pernas de uma qq senhora que passava pela rua que nem com a ambulância em cima dele nem com a malta toda a buzinar o gajo saiu da frente. Só qdo uma senhora começou a bater com o guarda chuva no capô do carro e que o gajo acordou e desviou-se.

Moral da história o gajo parou mais a frente e queria tirar satisfações com a senhora. Não deu resultado e pareceu-me que teve de sair a correr porque senão era linchado ali mesmo.

Mas há uma falta de civismo generalizada nas estradas portuguesas, as pessoas perdem o bom-senso ao volante.
Alem desta situações que são a meu ver de uma gravidade extrema há uma que me mete bastante confusão que são pais a conduzir que nem animais com os filhos dentro dos carros. E depois espantam-se com a quantidade de mortes nas estradas...
Avatar do Utilizador
bunino
master TT
master TT
Mensagens: 2421
Registado: 10 jul 2008 21:44
Land Rover: EX Disco 300 TDI
EX Defender 110 TD5
EX Discovery TD5
Sócio LCP: 1941

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por bunino »

Olha agora disseste uma bela verdade dos pais conduzirem como verdadeiros .... como os filhos mas pior ainda é como tenho visto ultimamente muitos avos com os netos ao colo no volante :mad:
Avatar do Utilizador
Carrola
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 714
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360
Localização: Ermesinde/ Águas Santas

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Carrola »

É obvio que não comento o sucedido porque não merece comentários :x mas aproveito para informar que por ex. numa fila de transito em que tenhas 2 vias, as filas devem de abrir de modo a deixar o corredor do meio livre :cool:
Abraços
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por RR V8 »

Carrola Escreveu:É obvio que não comento o sucedido porque não merece comentários :x mas aproveito para informar que por ex. numa fila de transito em que tenhas 2 vias, as filas devem de abrir de modo a deixar o corredor do meio livre :cool:
Abraços

Negativo!!! Ninguem faz nem cumpre ( quer condutores quer bombeiros ) mas e para essas ocasiões que serve a berma!!!

Sim....essa parte da estrada que ninguém usa....para la do risco branco!!!!
So que infelizmente preferem se meter no "lodo" e atrapalhar tudo.....nao e???
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Avatar do Utilizador
Carrola
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 714
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360
Localização: Ermesinde/ Águas Santas

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por Carrola »

Caro RRv8 o que escrevi é um procedimento civico, para os carros prioritários passarem melhor,lembra-te que não abundam estradas com bermas (largas) ;)
Abraços
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Avatar do Utilizador
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4241
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0
Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Contacto:

Re: Falta de civismo perante veículos proritários

Mensagem por RR V8 »

Carrola Escreveu:Caro RRv8 o que escrevi é um procedimento civico, para os carros prioritários passarem melhor,lembra-te que não abundam estradas com bermas (largas) ;)
Abraços
Procedimento civico??? Pois....quem dera....mas ok....a gente tenta...

O que eu disse e o que esta no C.E....e ninguem cumpre!!!
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
Responder