A vossa opinião...........

Discussão sobre Freelanders
bnuno
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 31 ago 2005 23:08

A vossa opinião...........

Mensagem por bnuno »

Viva....
Sou um completo leigo nesta matéria de TT e de LR, e como estou a pensar em adquirir um FreeLander, gostaria de ouvia a vossa opinião acerca deste LR!!

O modelo em causa é um 2.0 DI de 98 ou 2000.

Consumos, prestações, conforto, custos de manutenção, etc.....

Fico a aguardar os vossos comentários.
;) Cumps,
Avatar do Utilizador
bcorreia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2005 15:34
Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di
Sócio LCP: 1468
Localização: Montijo / Barreiro
Contacto:

Mensagem por bcorreia »

Boa tarde bnuno!

Tenho um Freelander de 2000 (2.0 Di de 5 portas) e até à data 5 estrelas!
Em termos de conforto é bom e pelo menos o pessoal q costuma fazer grandes viagens no banco de trás também diz q sim. Costumo fazer consumos à volta dos 8 - 9 litros em hora de ponta 2ª circular/Vasco da Gama e depois ao fim de semana vai passear para os montes.
A manutenção desde q não seja feita na marca não é cara (convém "estimar" o Free), as prestações são bastante aceitáveis para o tipo de veículo q é.... e paga classe 1 nas portagens!
Em termos de "TT" tem as suas limitações: altura mais baixa q os "irmãos" da LAND ROVER, não têr redutoras.... mas mesmo assim continua a dar um grande gozo conduzi-lo!

Como costumo dizer a trocar o Freelander apenas pelo novo Freelander!
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Ex- Freelander 2.0Di 2000
Ex- Range Rover 2.5TD VM 1991

"A LAND ROVER doesn't leak oil, it marks it's territory"
bnuno
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 31 ago 2005 23:08

Mensagem por bnuno »

Antes de mais......... obrigado pelo esclarecimento.

Confesso que tenho lido muita coisa contra o freelander, por isso gostava de saber que cuidados devo ter na compra de um.
Avatar do Utilizador
bcorreia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2005 15:34
Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di
Sócio LCP: 1468
Localização: Montijo / Barreiro
Contacto:

Mensagem por bcorreia »

Lê-se muita coisa por aí....
... e geralmente todos c/ razão!

Penso q os problemas q tens lido, têm a ver com o "uso" javascript:emoticon(':driving:')
driving q se dá ao Free e também c/ o factor "sorte".
Tanto encontras pessoal c/ mil e um problemas, como encontras pessoal q nunca teve problemas!
Penso q isto se passa com qq marca de automóveis mas estes como têm a grande vantagem de andarem "fora do alcatrão", desde q não se tenha cuidado podem dar problemas!
O meu já vai c/ 163000km e a única coisa q teve problema foram uma juntas homocinéticas (até agora e espero q se mantenha assim...)

Se estas mesmo interessado no Free, leva um bom mecânico e se estiver tudo ok, vais ver q é um "TT" genial!

Qualquer dúvida, diz.

P.S.: também podes ver o Forum LAND ROVER "www.forumlandrover.org" e vai ao forum dos Freelander q encontras la tudo o que precisares!
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Ex- Freelander 2.0Di 2000
Ex- Range Rover 2.5TD VM 1991

"A LAND ROVER doesn't leak oil, it marks it's territory"
bnuno
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 6
Registado: 31 ago 2005 23:08

Mensagem por bnuno »

bcorreia Escreveu:P.S.: também podes ver o Forum LAND ROVER "www.forumlandrover.org" e vai ao forum dos Freelander q encontras la tudo o que precisares!
Pois............. as minhas preocupações apareceram exactamente depois de ter lido alguns post nesse forum.....

De qualquer maneira obrigado pelos esclarecimentos. O melhor será mesmo tentar leva-lo a um mecânico. Depois logo se verá.

cumps,
:cool:

Nuno Batista
Rolling Stone
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 3
Registado: 06 out 2005 20:51
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Algarve

Mensagem por Rolling Stone »

Olá.
Tenho um free com 210.000. Aos 100.000 fiquei sem a caixa de transferência (foi + - 2500€) aos 180.000 levou um viscoso.
É o problema desta máquina.
Como saber se este defeito existe: pneus irregulares, virar o volante com o carro em andamento total mente para a esquerda ou direita (curva fechada) e notar se as rodas derrapam. Se derraparem poderá ser o viscoso (+ - 500€) ou a caixa transf.
Caso os pneus estejam irregulares mudar de 10.000 em 10.000 Km frente/trás.

Inté :signnovo:
Miguel Fernandes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 5
Registado: 09 dez 2005 21:26
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Miguel Fernandes »

A conselho que a quem pretende adquirir um Freelander é que compre o motor TD4, caso não saibam esse mesmo motor é um motor bmw que vai equipado no bmw320d ou seja é o motor 2.0 da bmw a diesel.
Tem uma fiabilidade muito maior que o antigo motor, se repararem bem, a LAND ROVER mudou o motor antigo que tinha pro este da bmw num espaço de 1 ano +/-. E até digo uma coisa, sabem o que é a noite e o dia. É diferença dos 2 moteres, se por acaso tiverem oportunidade dar uma volta com carros com motores contrarios, tirem a duvida.



Um Abraço:
Miguel Fernandes
Avatar do Utilizador
Martimóveis
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 342
Registado: 29 ago 2005 10:46
Land Rover: Defender 200 Tdi de 91
Sócio LCP: 245
Localização: Soure
Contacto:

Mensagem por Martimóveis »

Só uma achega ao que disse o Rolling Stone... "Aos 100.000 fiquei sem a caixa de transferência (foi + - 2500€)"... Mas corrijam-me se estiver enganado, o Free como não tem redutoras, não tem caixa de transferências!!!

Boas avenTTuras

Pedro
Pedro

Sócio nº 245

4x4@martimoveis.com

919902013
JCurinha
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 1
Registado: 15 jul 2006 17:48
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

caixa de transferências

Mensagem por JCurinha »

Boas Tardes a todos :rofl: não tem caixa de transferêcias? como assim...tem tracção as quatro ou não? se tem? deve ter a dita caixa...
"Parte do automóvel que é feita no Egito - os faraóis!"...have fun
JPC
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Mensagem por terracotta »

Todos os LR têm tracção permanente, julgo que o Free não é excepção, mas se não tem redutoras não tem caixa de transferencia, funciona sempre em altas.
Isto é apenas a minha opinião, não tenho grandes conhecimentos acerca da mecanica do Free... ;)
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Bom SUV

Mensagem por marco.machado »

Tenho um e recomendo vivamente... sempre que fizer revisão, deve mandar dar um aperto aos apoios do eixo de tracção, pois são as folgas são fatais, um outro conselho, não queira fazer TT com o FREELANDER :cool:
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 488
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagem por JMAlmeida »

Boas
Por aquilo que sei os Frees não têm redutoras, têm é uma primeira algo lenta e o HDC que ajuda um bocado.
Tambem me foi dito que nos DIs não e muito aconselhavel usar pneus completamente novos a frente. :driving:
Avatar do Utilizador
tunes07
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 288
Registado: 16 nov 2006 23:30
Land Rover: Range Rover 200 tdi
Sócio LCP: 71
RTI: 0
Localização: Mirandela

Mensagem por tunes07 »

Olá

muito sinceramente é um carro com muitas manhas e problemas

não tem redutores, ganha muitas folgas de transmição, as caixas vão à vida quandop menos se espera, e a electrónica quando se lembra apaga-se, entre outras coisas.

Bruno, faz contas ao valor do carro que tens em vista e ve quanto é que alguns dos nossos amigos já gastaram e ve se não é melhor passares para um disco I ou II
Abraço LandRovisTTa

Marco Antunes - sócio 71

www.landrovertmt.blogspot.com

www.marsoni.pt

LAND ROVER não é um 4x4, è um estilo de Vida!!!
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Que sorte a minha...

Mensagem por marco.machado »

Vou ser completamente sincero, do que leio eu tenho uma sorte com o meu FREELANDER, aquilo é só meter diesel...

Uma colega minha também tem um, e não se queixa... o meu mecânico tem 3 clientes com freelander (a contar comigo), e eles não se queixam, mas o meu mecânico está sempre a dizer para não fazer TT com o jipe, ele diz que é um SUV (um excelente carro familiar com rodas grandes).

Espero que assim continua.
ludo
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 96
Registado: 24 out 2006 16:48

Mensagem por ludo »

Se me permitem dar um conselho...
Pelo preço que custa um Free Td4 de 99 ou 2000, vale bem mais a penas juntar uns "tostões e comprar um Disco Td5. A diferença de preço não é muita, mas a máquina difere bastante.
Avatar do Utilizador
bcorreia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2005 15:34
Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di
Sócio LCP: 1468
Localização: Montijo / Barreiro
Contacto:

Re: Que sorte a minha...

Mensagem por bcorreia »

marco.machado Escreveu:Vou ser completamente sincero, do que leio eu tenho uma sorte com o meu FREELANDER, aquilo é só meter diesel...

Uma colega minha também tem um, e não se queixa... o meu mecânico tem 3 clientes com freelander (a contar comigo), e eles não se queixam, mas o meu mecânico está sempre a dizer para não fazer TT com o jipe, ele diz que é um SUV (um excelente carro familiar com rodas grandes).

Espero que assim continua.
Eu sou da opinião contrária aqui do nosso amigo Marco.....
O Freelander não deve é fazer exclusivamente "alcatrão"!

De todos os Frees que tenho conhecimento, todos os que deram problemas de IRD, etc. foram precisamente os que não costumam sair do alcatrão!

O Freelander é um LR espectacular para se fazer umas brincadeira no TT (dentro das suas limitações, claro!!!!!) e felizmente já se vêm alguns a acompanhar os restantes LR nos passeios TT!

Nos nossos passeios costumam aparecer sempre 5-6 Frees e nunca tiveram problemas!
O meu já conta com 219000km e (felizmente) nunca deu qualquer problema de maior!
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Ex- Freelander 2.0Di 2000
Ex- Range Rover 2.5TD VM 1991

"A LAND ROVER doesn't leak oil, it marks it's territory"
Avatar do Utilizador
marco.machado
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 50
Registado: 03 jan 2007 17:56
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0
Localização: Vila Nova Famalicão

Mensagem por marco.machado »

Caro Sr. Coreia.

Não vou comentar a sua opinião, pois cada qual forma as suas opiniões com as experiências vividas, com histórias reais, com os conselhos dos outros, etc... mas continuo a afirmar que o free não é para fazer TT (minha opinião).

Veja este vídeo e diga algo: http://www.youtube.com/watch?v=FyxdXe78pGc
Quem tem um LAND ROVER... está TRANKILO.

Marco Machado
marco.machado@sieb.pt
Avatar do Utilizador
erebelo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 815
Registado: 03 ago 2005 10:04
Land Rover: RR Classic 300 TDI
ex - Disco 200 TDI
Sócio LCP: 311
RTI: 0
Localização: Porto/MEDA/Moçambique

Mensagem por erebelo »

CumprimenTTos

Ernesto Rebelo

"Não basta ter 4 rodas, é preciso ter tracção em todas"

Imagem

Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... o&start=20
PA
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 07 ago 2006 12:36
Land Rover: Defender 110
Freelander TD4
Defender 90
Disco 200 TDI
Sócio LCP: 58
RTI: 0
Localização: Vieira de Leiria

Mensagem por PA »

...
Última edição por PA em 07 jul 2011 03:49, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
bcorreia
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 95
Registado: 03 ago 2005 15:34
Land Rover: Discovery TD5 1999
Ex- Range Rover VM 1991
Ex- Freelander 2.0 Di
Sócio LCP: 1468
Localização: Montijo / Barreiro
Contacto:

Mensagem por bcorreia »

Caro amigo Marco, um atascanso é perfeitamente normal!!!!! ;)

Quando o terreno não permite.... não há milagres para ninguém!
Por sorte.... ou não, nos nossos passeios ainda nunca ouve um único Freelander atascado e já passámos em sitios onde deixámos lá "plantados" uns RR e depois tivemos de os ir puxar! :sing:

Eu continuo a achar (pessoalmente) que o Free dá para se fazer umas brincadeiras muito engraçadas em todo o tipo de terrenos, mas é claro que tem de ser feito com um certo cuidado e dentro de certos limites para não se danificar nada pois temos de ter em atenção a baixa altura! É claro que não nos podemos por a fazer "trialeiras" com um Free.... mas para a maioria dos passeios dá!

Eu por exemplo vou a todos os passeios que posso (desde passeios do nosso "grupo" que conta com todos os modelos de LR, passeio no Ibérico, aldeias do Xisto, nocturnas, etc.) e até à data não me posso queixar do Free, antes pelo contrário já deixei (deixámos) muita gente de boca aberta com as capacidades "naturais" do Free....
... por outro lado, já ouve um passeio em que tive de deixar o Free e seguir noutro LR pois o terreno estava demasiado "agressivo" para o nosso modelo de LR.

Aceito perfeitamente que as pessoas não queiram colocar os Frees em "fora de estrada", pois tem aquele aspecto "frágil" quando comparado com os restantes..... mas nem sabem das pequenas maravilhas que aquela "máquina" faz!!

Se quiser, e peço desculpa por fazer publicidade a outro forum, pode dar uma olhada no site www.forumlandrover.org e ver os tópicos dos Freelander e também o tópico "Cafezinho MST-FLR e proximo passeio.
Assim pode ficar com uma ideia geral do que os Free conseguem fazer.... sem estragar nada!
Bruno Correia
Montijo
Discovery TD5 1999
Ex- Freelander 2.0Di 2000
Ex- Range Rover 2.5TD VM 1991

"A LAND ROVER doesn't leak oil, it marks it's territory"
Responder