bloqueio do diferencial Vs auto-blocante

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Miguel RR
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 14 fev 2007 17:13
Land Rover: Range Rover 200tdi 1993
Sócio LCP: 179
RTI: 0

bloqueio do diferencial Vs auto-blocante

Mensagem por Miguel RR »

Ora viva

Gostava da ouvir a vossa opinião sobre vantagens e desvantagens de colocar um bloqueio do diferencial ou colocar um auto-blocante, ambas as soluções seriam para o eixo traseiro.

Seria para aplicar num RR200tdi, que faz TT relativamente soft e sem grandes ambições trialeiras. A minha maior preocupação é aumentar a segurança e o desempenho em corta fogos, evitando os típicos patinar das rodas por falta de tracção, e todos os riscos associados.

Assumindo um custo estimado de mais ou menos 1250€ para bloqueio mais compressor e de 600€ para o auto-blocante, será que se justifica pagar a diferença ou para as minhas ambições o auto-blocante é mais do que suficiente?

Desde já o meu obrigado pelo vossos contributos para esta discussão!

Um abraço
Miguel RR
IVO_M.
master TT
master TT
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083

Re: bloqueio do diferencial Vs auto-blocante

Mensagem por IVO_M. »

Olá visto ser para um uso "regrado" julgo o autoblocante uma óptima solução, na minha modesta opinião :)
Abraços
IVO_M.

Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Boas.

Eu tenho um autoblocante (LSD) Quaife e dificilmente o trocaria por ARB.

Isto já foi discutido várias vezes, mas continuo a dizer (é a minha opinião e vale o que vale..) que o ARB só se tira proveito dele no monte e é muito bom, sem duvida.
Um autoblocante tira-se proveito no dia-a-dia porque é muito bom na estrada e muito bom no monte, embora não bloqueie a 100%. No caso do Quaife em caso de roda no ar bloqueia a 70/80%
Como não és trialista aconselho o autoblocante truetrac ou quaife, sendo o ultimo o melhor. :cool:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
AmaraLand
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 abr 2009 12:33
Land Rover: Tenho:
Discovery Td5 automático
Já tive:
Discovery 300 Tdi - 1994
Serie III - 1980
Sócio LCP: 1196

Mensagem por AmaraLand »

Viva

Ainda devia considerar uma 3ª hipótese que é um detroit locker 100% com semi eixos reforçados, que ronda os 900 Euros (500 os bloqueios + 400 os semi-eixos). Não opte por esta solução sem semi-eixos reforçados, senão é deitar dinheiro fora.

Abraço
Luis Carlos Amaral
Lc.amaral@sapo.pt

"se alguem te disser que está feliz, pergunta-lhe se tem um LAND ROVER. Se não tiver, está a mentir..."
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Mensagem por jpcme »

Ola

Eu vou mais pela teoria do Nuno.

Porem, iria para o truetrack, que com 600 euros faz a festa, (mais coisa menos coisa) e nao necessita de colocar semi-eixos reforcados, so ai esta a poupar uma pipa de massa.

Se o dinheiro nao for o problema, eu colocaria um Quaife, sem sombra de duvida.

Mas para a utilizacao que quer dar um Detroit Truetrack, serve perfeitamente e compre muito bem a sua funcao

Cumprimentos
JP
Imagem
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Tal com o disse o Nuno e JP, Truetrac sem duvida. Tambem o meti no Defender, e 'e sem duvida uma mais-valia, quer no monte quer na estrada!
600 aerios, ja o compras e metes ao sitio.

Abraco!
Abraço
Filipe Quintãos
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas Miguel RR

sou mais um da TruetracTTeam... :D

Como não sou TTrialista e o meu Disco é o meu amigo do dia a dia tenho-o equipado com Truetrac e só posso dizer bem... o comportamento fica 5* tanto em estrada como no monte... :cool:

Podes tirar muitas duvidas aqui:

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=2573
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mamede
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2008 20:20
Land Rover: 90 td5
Sócio LCP: 2006

Mensagem por mamede »

Miguel RR Escreveu:
Assumindo um custo estimado de mais ou menos 1250€ para bloqueio mais compressor e de 600€ para o auto-blocante, será que se justifica pagar a diferença ou para as minhas ambições o auto-blocante é mais do que suficiente?

Um abraço
Miguel RR
Por menos faz-se a encomenda directamente na Ashcroft e consegue comprar semi eixos, falanges, compressor (grande), diferencial com bloqueio arb e o kit para encher pneus.

Eu fiz a minha encomenda lá, desse material que falei, e ficou-me por esse valor. Tenho na mesma direito a garantia do arb de 2 anos e 5 anos para os semi eixos e as falanges.

Mas se realmente os seus objectivos não são grandes trialadas acho que secalhar o arb não compensa.

Só outro pormenor, o preço de tabela do diferencial com bloqueio arb cá em Portugal são 1080 €, a ashcroft vende por cerca de 500, e ainda mais barato do que a paddock.

Abraço
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

boas..

só para contrariar esses tipos do truetracteam digo que o ARB is the best.... :ok: pelo menos no monte...
pelo que dizes queres ganhar tracção,e com o truetrac caso levantes a roda... ficas la... :D

eu tenho ARB,posso dizer que em TT faz muita,mas muita diferença....
no teu caso optava pelo ARB,ou então pelo quaife,como o terracota... ao menos esse ajuda em caso de roda no ar,com a vantagem de tambem funcionar em estrada.. :ok:
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Pois e Filipe, mas na vida nao se pode ter tudo.

Tu com o ARB (que eu pessoalmente gosto, porque fazia trialada a forca toda), nao o usas no dia a dia, chuva, neve, areia, etc etc

E o mais importante de todo e a diferenca de precos... entre o Truetrack e o Quiafe...

Eu volto a dizer se o factor dinheiro nao e problema, eu iria para o Quiafe... mas se e...

Cumprimentos
JP

P.S. inicialmente ele nao falou em trial, so ajuda em traccao para subir e coisas do genero...

Quem te disse que se subir uma roda ele fica la??? da-se um pouco mais de "balanco" e esta feito, lol

softop Escreveu:boas..

só para contrariar esses tipos do truetracteam digo que o ARB is the best.... :ok: pelo menos no monte...
pelo que dizes queres ganhar tracção,e com o truetrac caso levantes a roda... ficas la... :D

eu tenho ARB,posso dizer que em TT faz muita,mas muita diferença....
no teu caso optava pelo ARB,ou então pelo quaife,como o terracota... ao menos esse ajuda em caso de roda no ar,com a vantagem de tambem funcionar em estrada.. :ok:
Imagem
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

jpcme Escreveu:E o mais importante de todo e a diferenca de precos... entre o Truetrack e o Quaife...
Boas rapaziada.

Com a quebra da libra, hoje compra-se um Quaife com 600 euros.
Como sabem a Quaife oferece garantia vitalicia, motivo mais que suficiente para querer um. ;)

Tenho Quaife atras e quando houver aerios colocarei truetrac a frente. Julgo que com este setup ficarei com diff para toda a vida. :cool:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
softop
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por softop »

jpcme Escreveu:Pois e Filipe, mas na vida nao se pode ter tudo.

Tu com o ARB (que eu pessoalmente gosto, porque fazia trialada a forca toda), nao o usas no dia a dia, chuva, neve, areia, etc etc

E o mais importante de todo e a diferenca de precos... entre o Truetrack e o Quiafe...

Eu volto a dizer se o factor dinheiro nao e problema, eu iria para o Quiafe... mas se e...

Cumprimentos
JP

P.S. inicialmente ele nao falou em trial, so ajuda em traccao para subir e coisas do genero...

Quem te disse que se subir uma roda ele fica la??? da-se um pouco mais de "balanco" e esta feito, lol
ó JP,a mim só me faz "confusão" no truetrac é teres um diferencial para te ajudar e mesmo assim ter de fazer obstaculos a dar gaz....
aparecem situações em que dar balanço não é possivel... e aí faz falta o bloqueio 100%...

agora é como dizes,se efectivamente não é pretendido TT mais hard,concordo que se meta o truetrac...
eu preferia "ajuntar" mais uns trocos e meter o Quaife...
vejo malta que meteu e diz maravilhas...
em relação ao ARB,só tenho "pena" de na ter semi's reforçados para na ter tanto "receio" ao carregar no botão...

claro que isto é a minha opinião... até porque tenho ARB a pouco tempo e não sou de todo um "tetezista" ferrenho.... :D
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Pois, mas se mesmo com truetrac levantares a rodinha, tens sempre o truque do travaozinho.... ;) :cool:

Na paddock e com o cambio favoravel de momento, o tuetrac ficou-me em 370 aerios, ja com portes e seguro incl....
Abraço
Filipe Quintãos
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Filipe

Repara disse aquilo mas sou tb sou fan do ARB, mas existem varios tipos de clientes e utilizacoes.

mas pelo que vejo estamos todos de acordo.

Bem se o Quiafe esta assim tao barato, siga para bingo, qq dia mando vir um para mim, ando curioso por exprimentar essa maravilha da eng macanica.

Abracos
JP
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Vá lá não se chateiem.... eu tenho outra opção: porque não um autoblocante que também bloqueia a 100% quando é preciso ??? É o melhor de dois mundos. Penso que é a Mcnamara ou a Kam que tem diffs com esta possibilidade.

Eu para ser sincero adorava ter Quaife à frente, atrás e no diff central para as provas de navegação e Bloqueios a 100% para o resto das brincadeiras...infelizmente não dá para tudo e portanto fico-me pelo ARB trás/frente....eventualmente poderei vir a colocar um Quaife no central, tenho que estudar isso bem!!!

Abraço,
Amorim
softop
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por softop »

josecamorim Escreveu:Vá lá não se chateiem.... eu tenho outra opção: porque não um autoblocante que também bloqueia a 100% quando é preciso ??? É o melhor de dois mundos. Penso que é a Mcnamara ou a Kam que tem diffs com esta possibilidade.

Eu para ser sincero adorava ter Quaife à frente, atrás e no diff central para as provas de navegação e Bloqueios a 100% para o resto das brincadeiras...infelizmente não dá para tudo e portanto fico-me pelo ARB trás/frente....eventualmente poderei vir a colocar um Quaife no central, tenho que estudar isso bem!!!

Abraço,
Amorim

ó Amorim,é facil... compras uns eixos suplentes,montas o Quaife e quando te apetecer trocas!!!! :lol:
ó JP,todos de acordo!! :D

nunca entendi muito bem essa de trocar o diff central... :??
acho que ja ta na altura de "alguem" explicar isso a malta... :god:
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Dois conjuntos de eixos ??? Deus me livre, isso são duas vezes mais problemas ;)

Quanto a diffs, espreita aqui....http://autoentusiastas.blogspot.com/200 ... orque.html

Abraço,
Amorim
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

jpcme Escreveu:Bem se o Quiafe esta assim tao barato, siga para bingo, qq dia mando vir um para mim, ando curioso por exprimentar essa maravilha da eng macanica.
Deixo-vos o link onde comprei o diff:
http://www.gearboxman.co.uk/psdiffsquaife.html

Estes tipos tem tudo, muito bom site. :ok:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
jpcme
master TT
master TT

Mensagem por jpcme »

Filipe

Este assunto do diferencial central ja esta retratado na marte de mecanica, num topico que esplica mesmo isso.

http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=2&t=2572

Mas deixo-te aqui umas luzes.

Repara numa coisa, costumamos dizer que, por exemplo, no Defender bloqueamos od Dif. central, pois muito bem, e mesmo um fiferencial que temos na caixa de transferencias, que actua igual ao que temos nos eixos das rodas.

Por isso, tam se pode substituir esse dif, que em nada e diferente aos outros (atencao que nao me refiro a formatos fisicos).

Pensa assim, em vez do eixo da frente tens uma roda e em vez do eixo traseiro tens outra roda, no seu meio para distribuir o movimento, tens um diferencial, que esta como te disse acima dentro da caixa de transferencias.

Por isso nao tem nada que saber, tambem da para substituir.

Eu pessoalmente para o tipo de utilizacao que da-mos aos nossos veiculos nao vejo muito a utilidade, porque ou a TAMBEM para bloquear, ou nunca trocaria um que da para bloquear a 100%, por um que so actua em deslizamento limitado.

Isto para a meu tipo de utilizacao.

Se eu previgiliar a conducao em estrada e em estradoes a alta velocidade, ai sim, um Dif LSD, faz todo o sentido.

Mas para isso eu escolheria outro tipo de veiculo e nao o Defender, por exemplo.

TT de velocidade, e uma coisa, TT mais trialeiro e outra.

Abracos
JP
Imagem
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 abr 2009 00:37
Land Rover: Ex. Defender 90 Td5 99
Ex. Range Rover Classic 95
Ex. Range Rover V8 93
Sócio LCP: 2133

Mensagem por Carlos Lro »

Para quem quiser ter as duas coisas a minha aposta ia para os Kam http://www.kamdiffs.com/

Landabraço
ImagemImagemImagemImagemImagem