Tirar, reparar e voltar a montar...

Era mesmo o que eu queria fazer ao meu assim limpinho tipo de fábrica! mas como sou rookie nestas coisas de eletrónica precisava de uma ajudinha:mpblue Escreveu:Boas:mpblue Escreveu:
Boas:
Sim, vou aproveitar para ligar as ventoinhas do AC de forma automatica, mas já não vou precisar de ter os led's no painel, fica automatico e prontos...
Mas vou fazer um pouco melhor e mais eficaz.
Como os sensores que estavam na cabeça antiga ainda eram os origem, resolvi instalar os sensores de temperatura novos, originais. De acordo com o microcat, aparecem 4 referencias:
1 - stc2253 - sensor temperatura - castanho e com um só terminal;
2 - stc2254 - switch temperatura AC - preto, de dois terminais, que fecha aos 101ºC;
3 - stc2299 - sensor de temperatura ECU - verde de dois terminais;
4 - nsc100820 - sensor de temperatura - azul e de dois terminais;
De acordo com a informação que me deram, para seria a combinação dos sensores 1, 2 e 3, mas a LR decidiu fazer um upgrade (para quem quiser atraves do kit VUB104860), em trocar o sensor 1 pelo 4, para assim evitar erros de leitura, visto que a diferença entre os dois sensores (para alem do 1 ter 130ºC e o 4 150ºC como temperatura maxima de leitura) é que o 4 faz terra ao circuito atraves de fio proprio, enquando o 1 utiliza a ligação do motor a terra, podendo dar assim erros de leitura.
No entanto, confirmei que o meu bloco so usa a combinação 1 e 3 (e agora após a utilização do kit passou a ser o 3 e 4), pelo que não faço ideia onde é utilizado o sensor 2.
Mas depois de pensar melhor, vou instalar o sensor na cabeça do motor, e assim passa a ser esse sensor a accionar as ventoinhas do AC, só preciso é de arranjar uma ficha e cablagem para o sensor. Aos poucos...
Instalação feita, do sensor 2 no bloco do motor, junto ao cilindro que fica mais proximo do corta-fogo (no sitio estava um bujão que retirei para instalar o sensor), com a ficha propria, ligado em serie com uma relé. O sensor quando fecha a temperatura correcta, aciona o relé, que por sua vez fecha o circuito do fio do tri-switch do AC, e assim acciona as ventoinhas do AC para ajudar o viscoso a funcionar.
Resultado pratico, e com meia duzia de trocos, temos as ventoinhas do AC a ajudar no arrefecimento do motor acalorado que equipa parte dos nossos meninos...

Boas:moreirinha Escreveu: Era mesmo o que eu queria fazer ao meu assim limpinho tipo de fábrica! mas como sou rookie nestas coisas de eletrónica precisava de uma ajudinha:
1 - O sensor enrosca onde está o bujão ou é preciso roscar?
2 - qual é a "ficha própria"?
3 - o relé, é daqueles "abre / fecha" normal?
4 - no fundo trata-se de fazer o esquema do datatek mas em vez de usar o termostato usa-se o sensor, certo?
Obrigado!

Já tirei o mecanismo que tinha um pouco de folga, e substitui por um novo, mas o problema não ficou resolvido...mpblue Escreveu:(para alem de reparar o elevador de vidros do condutor)

Boas:jotasetubal Escreveu:para não forçar os mecanismos, podes meter um pouco de spray de silicone, mas acho que no futuro terás que trocar a borracha...

Manuel, assim de cabeça resta mais 3 causas:mpblue Escreveu: ...
No entanto, tenho que forçar com software para ele ligar e encher o sistema. Quando arranca, só funciona por uns segundos. Já limpei os erros todos da centralina, e não consigo perceber o que se esta a passar. Já li uns foruns e apontam para dois problemas possiveis, o sensor de temperatura avariado (já fiz o teste com o multimetro e aparentemente esta bom) ou os relés na caixa de fusiveis (são novos, e ainda não confirmei se avariaram entretanto).
Mais alguma coisa a confirmar?

Tá dito...paulo jorge Escreveu:podes ter as calhas mal afinadas
e quando o canto do vidro chega a essa zona "aponta" para o vinco e nao deixa subir
testa sem forra da porta e analiza onde prende

Boas, como faço o nº 3?tomcat Escreveu:Manuel, assim de cabeça resta mais 3 causas:mpblue Escreveu: ...
No entanto, tenho que forçar com software para ele ligar e encher o sistema. Quando arranca, só funciona por uns segundos. Já limpei os erros todos da centralina, e não consigo perceber o que se esta a passar. Já li uns foruns e apontam para dois problemas possiveis, o sensor de temperatura avariado (já fiz o teste com o multimetro e aparentemente esta bom) ou os relés na caixa de fusiveis (são novos, e ainda não confirmei se avariaram entretanto).
1- Fio desoldado ou a fazer mau contacto;
2 - "escovas" do motor (estranho, dado arrancar por software....)
3 - pessoalmente aponto para o sensor térmico, tenta fazer um "shunt" para ver se ele funciona ou não auto.

Boas:FLG Escreveu:Tá dito...paulo jorge Escreveu:podes ter as calhas mal afinadas
e quando o canto do vidro chega a essa zona "aponta" para o vinco e nao deixa subir
testa sem forra da porta e analiza onde prende

NoraRamos Escreveu:mpblue, só tenho que te dar os parabéns pelo interesse, dedicação e partilha com que tratas o teu menino p38.
Tenho andado a seguir este teu post e só agora comentei pois só agora é que acabei de o ler, de fio a pavio.
Excelentes dicas que aqui tens.
Continua, mesmo sendo monolago (pensas tu) muita gente o lê e continuará a ler.
Abraço

Boas, hoje enchi-me de coragem, e desmanchei a parte electrica do motor do compressor, para tentar descobrir alguma coisa.mpblue Escreveu:Boas, como faço o nº 3?tomcat Escreveu:Manuel, assim de cabeça resta mais 3 causas:mpblue Escreveu: ...
3 - pessoalmente aponto para o sensor térmico, tenta fazer um "shunt" para ver se ele funciona ou não auto.

NoraRamos Escreveu:mpblue, só tenho que te dar os parabéns pelo interesse, dedicação e partilha com que tratas o teu menino p38.
Tenho andado a seguir este teu post e só agora comentei pois só agora é que acabei de o ler, de fio a pavio.
Excelentes dicas que aqui tens.
Continua, mesmo sendo monolago (pensas tu) muita gente o lê e continuará a ler.
Abraço

Bom dia Manuel.mpblue Escreveu:Boas, hoje enchi-me de coragem, e desmanchei a parte electrica do motor do compressor, para tentar descobrir alguma coisa.mpblue Escreveu:Boas, como faço o nº 3?tomcat Escreveu:
Manuel, assim de cabeça resta mais 3 causas:
Limpeza geral para tirar o pó dos carvões do motor, e nada visivelmente anormal.
Liguei o multimetro, e tentei descobrir alguma coisa, e os valores de continuidade do sensor de temperatura não eram consistentes (umas vezes dava continuidade, outras nem por isso, e abanava um pouco junto das soldas)... Resolvi descravar o circuito impresso, e ver o que se passa por detrás.
Resultado, as duas soldas estavam estaladas, pelo que só dava continuidade as vezes.
Re-soldei, fixei a placa do circuito impresso e voltei a montar tudo. Aparentemente, esta a funcionar sem problemas. Mas tenho que testar mais um pouco em estrada (só tive 10 minutos a brincar na garagem com as alturas), para confirmar a solução deste problema.
Não houve tempo ou mãos para as fotos...

Rhymes Escreveu:ja "to" tinha dito uma vez mas reitero novamente e faço as palavras do camarada nora ramos tambem minhas palavras
todos os dias venho ao forum e este teu tópico vejo-o todos os dias, até porque.....![]()
o bicinho do P38 está novamente a atacar-me![]()
e eu ando a ver se resisto.

Obrigado pela dica...tomcat Escreveu: Bom dia Manuel.
Infelizmente onde estive este fds, a net andava escassa....
Ainda bem que descobristes![]()
E acredito que por aí não tens mais stress.... até teres