Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12

Discussão sobre o(el) "Enco(ue)ntro Ibérico LAND ROVER 2012"
luisalves
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 17:50
Land Rover: Ex LAND ROVER Discovery 200 Tdi -- 1993
LAND ROVER Discovery 300 Tdi Auto -- 1998
Sócio LCP: 552

Re: Debate: Futuro e a sustentabilidade do T.T.T. no EILR'12

Mensagem por luisalves »

ruimarinho Escreveu:
luisalves Escreveu: Nem mais...aí é que reside o busilis da questão...;)
Há que trabalhar nesse sentido, lançar os pilares para a criação de uma entidade que realmente zele pelos interesses do TTT e de tudo o que a ele está relacionado....não é Rui Marinho?
Lusi ALves
Meu caro,
Ambos sabemos que sim e que, inclusivamente já se tentou fazer isso há muitos anos (lembrar-te-ás do grupo do Yahoo que chamamos APTTT, se não estou em erro, e que ainda deve estar por lá sem actividade) e esbarramos sempre no mesmo. :ohnao:
Os que lutavam por "amor à camisola" não estavam para as (muitas) chatisses que os que apenas queriam "15 minutos de fama" e pouco trabalho arranjavam. :bolas:
Felizmente estou a ver aqui muito sangue novo a querer fazer coisas. Por mim terão todo o apoio, mas já dei o que tinha a dar para esta guerra. Como bem sabes ganhei "paletes" de "amigos" :o à conta disto.
Abraço!
Claro que me lembro Rui. ja foi á uns aninhos.....

Só queria perceber qual seria o teu possivel grau de envolvência numa entitade nova ;)
pedropaiva
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 jul 2012 18:09
Land Rover: Ex Range Rover VM 1991
Ex Discovery TD5 1999
Defender Td5 2004
RTI: 0

Mensagem por pedropaiva »

PJHO Escreveu:Caros:

Um dos assuntos que terá obrigatoriamente de ser abordado prende-se com legislação.
Nesta matéria (e noutras também) não estou suficientemente à vontade.
Assim, peço a um voluntário que tenha conhecimento em termos de legislação sobre TTT para fazer uma apresentação sobre esta matéria.
Creio que seria interessante abordar o actual panorama e enquadramento legal da actividade, apontar eventuais lacunas ou pontos a melhorar e sugestões para o futuro. Seguir-se-ia um debate!
Alguém interessado?

Entretanto, à medida que a estrutura do debate for tomando forma, mais ajuda será necessária!!!
Assim, à primeira vista, seria também muito interessante ter a representação de uma entidade responsável pela organização de passeios e eventos TTT!

Aceita-se voluntários!
:ok:
Boa tarde

Uma pequena ajuda

O procedimento usual para obter a licença de um passeio junto de uma Câmara é o seguinte:

Os passeios turísticos de jipes encontram-se abrangidos pelo Decreto-Lei 310/2002, de 18 de Dezembro, Decreto Regulamentar n.º 2-A/2005 de 24 de Março e Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio.

Sendo assim deve ser solicitada autorização para a realização do passeio todo o terreno junto da Câmara Municipal onde o passeio termine (Câmara coordenadora)

Para efeitos de instrução do pedido de autorização, a entidade organizadora deve apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento a solicitar licença para a realização do passeio contendo a identificação da entidade organizadora da actividade, com indicação da data, hora e local em que pretende que a mesma tenha lugar, bem como a indicação do número previsto de participantes;

b) Traçado do percurso, sobre mapa ou esboço da rede viária, em escala adequada que permita uma correcta análise do percurso, indicando de forma clara as vias abrangidas, as localidades e os horários prováveis de passagem nas mesmas;

c) Regulamento da actividade a desenvolver, se existir;

d) Parecer das forças de segurança competentes

e) Parecer das entidades sob cuja jurisdição se encontram as vias a utilizar, caso não seja a câmara municipal onde o pedido é apresentado. (*)

f) Comprovativo da celebração de seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais que cubra os riscos decorrentes das actividades, nos termos do número 5 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio.

g) Parecer do comando local da GNR ou nacional da GNR se o percurso abranger mais que um distrito

h) Parecer dos Bombeiros locais;

(*) Consoante a localização do passeio pode ser necessário:

1 - Parecer do ICNB se passar em rede natura;

2 - Parecer da Autoridade da Região Hidrográfica se passar por linha de água;

3 - Parecer da Autoridade Florestal Nacional (obrigatório);

4 - Se o percurso passa por vários concelhos é necessário solicitar parecer às restantes câmaras, que não a coordenadora;

Mais se informa que o passeio não poderá possuir carácter de competição ou classificação entre os participantes sob pena de ser exigível documento comprovativo da aprovação da prova pela Federação Portuguesa de Automobolismo e Karting ou de entidade que tiver competência legal, no âmbito do desporto automóvel, para aprovar as provas.

A licença deverá ser solicitada com algum tempo de antecedência ;)

Cumprimentos e até Gouveia :dance:

Pedro Paiva
PJHO
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 dez 2007 10:54
Land Rover: Discovery 200 Tdi
Sócio LCP: 2574

Mensagem por PJHO »

Caro Pedro Paiva:

Muito obrigado pela tua contribuição e colaboração.
Eu estou minimamente por dentro dos trâmites para a realização de um passeio (que constam nos tópicos deste fórum), mas não me sinto à vontade para realizar uma apresentação sobre tal matéria.
Contudo, sei que há mais em termos de legislação aplicável, sobretudo no que respeita ao comum praticante de TTT.
Uma dúvida que continuo a ter prende-se com o seguinte:
Um grupo de amigos precisa de seguir estes trâmites para fazer um passeio? (creio que não, mas...)
A partir de que número de viaturas, deverá ser considerado um passeio organizado? 10, 15, 20, 25?
A partir de que ponto se pode considerar que existe interferência para a normal circulação do trânsito?
Estas e outras questões não me parecem claras em termos de enquadramento legal...O bom senso só não chega!
Penso que seria muito proveitoso contar-se com a participação de alguém que domine esta matéria...

Obrigado Pedro. Contamos com a tua presença no debate? Se te sentires habilitado a participar activamente e quiseres fazer uma apresentação, diz qualquer coisa!
pedropaiva
júnior TT
júnior TT
Ex Discovery TD5 1999
Defender Td5 2004

PJHO Escreveu:Caro Pedro Paiva:

Muito obrigado pela tua contribuição e colaboração.
Eu estou minimamente por dentro dos trâmites para a realização de um passeio (que constam nos tópicos deste fórum), mas não me sinto à vontade para realizar uma apresentação sobre tal matéria.
Contudo, sei que há mais em termos de legislação aplicável, sobretudo no que respeita ao comum praticante de TTT.
Uma dúvida que continuo a ter prende-se com o seguinte:
Um grupo de amigos precisa de seguir estes trâmites para fazer um passeio? (creio que não, mas...)
A partir de que número de viaturas, deverá ser considerado um passeio organizado? 10, 15, 20, 25?
A partir de que ponto se pode considerar que existe interferência para a normal circulação do trânsito?
Estas e outras questões não me parecem claras em termos de enquadramento legal...O bom senso só não chega!
Penso que seria muito proveitoso contar-se com a participação de alguém que domine esta matéria...

Obrigado Pedro. Contamos com a tua presença no debate? Se te sentires habilitado a participar activamente e quiseres fazer uma apresentação, diz qualquer coisa!
Vou ao debate e vou tentar esclarecer essa questão junto da EX - Autoridade Florestal Nacional que passou para o ICNB ....

Logo que souber dou novidades ...
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

pedropaiva Escreveu: Vou ao debate e vou tentar esclarecer essa questão junto da EX - Autoridade Florestal Nacional que passou para o ICNB ....

Logo que souber dou novidades ...
:clap:
Obrigado!
:clap:
ruimarinho
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 15:09
Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006)
Sócio LCP: 1

Mensagem por ruimarinho »

pedropaiva Escreveu:
Boa tarde

Uma pequena ajuda

O procedimento usual para obter a licença de um passeio junto de uma Câmara é o seguinte:

Os passeios turísticos de jipes encontram-se abrangidos pelo Decreto-Lei 310/2002, de 18 de Dezembro, Decreto Regulamentar n.º 2-A/2005 de 24 de Março e Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio.

Sendo assim deve ser solicitada autorização para a realização do passeio todo o terreno junto da Câmara Municipal onde o passeio termine (Câmara coordenadora)

Para efeitos de instrução do pedido de autorização, a entidade organizadora deve apresentar os seguintes documentos:

a) Requerimento a solicitar licença para a realização do passeio contendo a identificação da entidade organizadora da actividade, com indicação da data, hora e local em que pretende que a mesma tenha lugar, bem como a indicação do número previsto de participantes;

b) Traçado do percurso, sobre mapa ou esboço da rede viária, em escala adequada que permita uma correcta análise do percurso, indicando de forma clara as vias abrangidas, as localidades e os horários prováveis de passagem nas mesmas;

c) Regulamento da actividade a desenvolver, se existir;

d) Parecer das forças de segurança competentes

e) Parecer das entidades sob cuja jurisdição se encontram as vias a utilizar, caso não seja a câmara municipal onde o pedido é apresentado. (*)

f) Comprovativo da celebração de seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais que cubra os riscos decorrentes das actividades, nos termos do número 5 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 108/2009, de 15 de Maio.

g) Parecer do comando local da GNR ou nacional da GNR se o percurso abranger mais que um distrito

h) Parecer dos Bombeiros locais;

(*) Consoante a localização do passeio pode ser necessário:

1 - Parecer do ICNB se passar em rede natura;

2 - Parecer da Autoridade da Região Hidrográfica se passar por linha de água;

3 - Parecer da Autoridade Florestal Nacional (obrigatório);

4 - Se o percurso passa por vários concelhos é necessário solicitar parecer às restantes câmaras, que não a coordenadora;

Mais se informa que o passeio não poderá possuir carácter de competição ou classificação entre os participantes sob pena de ser exigível documento comprovativo da aprovação da prova pela Federação Portuguesa de Automobolismo e Karting ou de entidade que tiver competência legal, no âmbito do desporto automóvel, para aprovar as provas.

A licença deverá ser solicitada com algum tempo de antecedência ;)

Cumprimentos e até Gouveia :dance:

Pedro Paiva
Boas!

O pedido camarário deve ser feito nos locais onde, de acordo com o Artº 8 do Código da estrada, a Manifestação Desportiva (nome legal dos nossos eventos) "possa estorvar o transito normal". Isto podem ser cruzamentos ou, o que se passa normalmente, o local das concentrações.

Mais ainda, a actividade de Passeios com Veículos TT é da exclusividade das empresas de animação turística, pelo que outras entidades, como clubes ou associações, apenas os podem realizar para os seus associados e nunca para o público em geral. Como sabem, nesta casa apenas podem participar sócios e o motivo é mesmo este.

Abraço!
Saudações LR,
Rui Marinho
ruimarinho
Site Admin
Site Admin

E depois ainda há isto:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=34&t=14086

e isto:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=4&t=11572

E o LandMania cumpre tudo na integra! :clap:
Saudações LR,
Rui Marinho
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

ruimarinho Escreveu: Boas!

O pedido camarário deve ser feito nos locais onde, de acordo com o Artº 8 do Código da estrada, a Manifestação Desportiva (nome legal dos nossos eventos) "possa estorvar o transito normal". Isto podem ser cruzamentos ou, o que se passa normalmente, o local das concentrações.

Mais ainda, a actividade de Passeios com Veículos TT é da exclusividade das empresas de animação turística, pelo que outras entidades, como clubes ou associações, apenas os podem realizar para os seus associados e nunca para o público em geral. Como sabem, nesta casa apenas podem participar sócios e o motivo é mesmo este.

Abraço!
Rui, e quanto ao comum praticante?
Que diz a legislação quanto a uns quantos veículos 4x4 de gente amiga ou conhecida que se junta para dar uma volta?
Exemplo disso é quando um de nós convida amigos para um dia no monte. Tirando as devidas excepções, tal como zona protegidas, a zonas interditas por risco de incêndio, entre outras, precisamos de autorizações? Eu sou da opinião de que não, mas há limites...
Não conheço legislação que os estipule com precisão, nem que diga que um grupo de pessoas conhecidas entre si não o possam fazer (direito à livre associação - D.L. 594/74), mas há relatos de alguns dissabores... Penso que esta é uma dúvida que existe na cabeça de muitos companheiros e que gostaria de ver abordada no debate, preferencialmente com o suporte de quem tenha conhecimento na matéria.
:??
Última edição por PJHO em 07 ago 2012 18:37, editado 1 vez no total.
ruimarinho
Site Admin
Site Admin

Boas!

Não há qualquer limitação ao grpo de amigos que se junta (de forma esporádica) para dar uma volta.

Se for passeio organizado é que há que pedir autorizações.

Dou-te um exemplo que se passou conosco na Volta a Portugal em Março passado. No Parque Natural da Malcata é terminantemente proibida qualquer actividade "organizada" com veículos motorizados. NO entanto, se eu, tu e mais um 2 ou 3 nos juntarmos podemos percorrer os trilhos da Malcata sem problemas.

Ou seja, chegamos ao ridiculo que que os que se identificam e dizem que ao que vão não poder lá estar e os que nada dizem (e que até podem ser incendiários) poderem ir sem restrições (excluindo a época de incêndios, onde ninguém pode circular por caminhos florestais sem motivo válido).
Saudações LR,
Rui Marinho
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

É essa a minha ideia, mas infelizmente já houve grupos de amigos, não tão pequenos assim (10 viaturas 4x4) que foram interpelados ao circular em zonas de acesso sem restrições.
A partir de que número de viaturas entramos noutro âmbito?
A legislação não esclarece e as interferências ao "trânsito normal" são subjectivas... :??
Penso ser um assunto que virá ao de cima no debate.
Última edição por PJHO em 03 set 2012 15:36, editado 1 vez no total.
CumprimenTTos cordiais,
Pedro Henriques de Oliveira

O mais importante não é o TT que se tem, mas sim o TT que se pratica!
pedropaiva
júnior TT
júnior TT
Ex Discovery TD5 1999
Defender Td5 2004

ruimarinho Escreveu:Boas!

Não há qualquer limitação ao grpo de amigos que se junta (de forma esporádica) para dar uma volta.

Se for passeio organizado é que há que pedir autorizações.

Dou-te um exemplo que se passou conosco na Volta a Portugal em Março passado. No Parque Natural da Malcata é terminantemente proibida qualquer actividade "organizada" com veículos motorizados. NO entanto, se eu, tu e mais um 2 ou 3 nos juntarmos podemos percorrer os trilhos da Malcata sem problemas.

Ou seja, chegamos ao ridiculo que que os que se identificam e dizem que ao que vão não poder lá estar e os que nada dizem (e que até podem ser incendiários) poderem ir sem restrições (excluindo a época de incêndios, onde ninguém pode circular por caminhos florestais sem motivo válido).

O meu entendimento e de um colega que trabalhava na ex-AFN também é este tendo em conta a legislação atualmente em vigor.

Cumprimentos
PJHO
pleno TT
pleno TT

Re: Debate sobre o Todo-o-Terreno Turístico no EILR'12

Mensagem por PJHO »

Antecipando o debate de um leque mais alargado e genérico de temas sobre o TTT e de forma a facilitar a participação, sugiro a alteração do tema para:
Debate sobre Todo-o-Terreno Turístico.

Estou em crer que antes de se mergulhar especificamente em questões futuras, talvez seja melhor falar-se também no actual estado do TTT.
Se a Direcção do LCP concordar com esta alteração, solicito a actualização do tema na próxima Newsletter e no alinhamento do programa do EILR'12.
Obrigado.
ruimarinho
Site Admin
Site Admin

PJHO Escreveu:Antecipando o debate de um leque mais alargado e genérico de temas sobre o TTT e de forma a facilitar a participação, sugiro a alteração do tema para:
Debate sobre Todo-o-Terreno Turístico.

Estou em crer que antes de se mergulhar especificamente em questões futuras, talvez seja melhor falar-se também no actual estado do TTT.
Se a Direcção do LCP concordar com esta alteração, solicito a actualização do tema na próxima Newsletter e no alinhamento do programa do EILR'12.
Obrigado.
Meu caro,

O LCP apoia as tuas decisões enquanto responsável pela actividade! :ok:

Combinado!
Saudações LR,
Rui Marinho
palpita
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 05 ago 2012 11:44
Land Rover: Discovery 300 TDI de 1994
Sócio LCP: 2645

Mensagem por palpita »

Para contribuir para o debate, e ainda não sabendo se irei ao evento (problemas de escala), vou dar a minha opinião:
Primeiro que tudo, deveria dar-se a conhecer( e até legislar), o conceito de TTT; para quem se destina, qual a finalidade, etc, etc., diferenciando-se assim dos praticantes de TT mais agressivo ou até de trial.
Quanto ao "apoio" à Protecção Civil, bem aí existe muito a falar, sendo que sem sombra de dúvida, seria uma mais valia dar a conhecer caminhos que necessitassem de intervenção, bem como pontos de água.
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

Caro "palpita":

Muito obrigado pela tua pertinente contribuição. Será levada em conta!
Espero que possas ir ao Encontro e também ao debate!

Abraço.

Pedro Oliveira
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Viva,

Não poderei estar no EILR, mas deixo uma sugestão de debate (não sei se já foi ou não referida para o debate): Estudar a hipotese de se deixar claro perante a legislação o que é ou não TTT. Com este requisito agilizar o processo de aviso da pratica de TTT (por exemplo, avisar uma corporação de Bombeiros - sejam volutários ou não - de que em determinado dia/horario irão estar um número limitado de viaturas (e quais as matriculas) e ocupantes numa determinada área. Os bombeiros apenas teriam que dar uma resposta. Este processo, de modo a proteger os praticantes de TTT de eventuais fraudes, teria que ser presencial num quartel dos bombeiros (uma passagem de 5 minutos na véspera ou no próprio dia trás nenhum transtorno aos praticantes). O aviso poderia ser feito em qualquer quartel, sendo este válido para todo o território nacional (por exemplo para a ligação Troia-Sagres).

O fato de se tornar o processo ágil não cria obstáculos para o praticante comum que vai em caravana com uns amigos fazer um piquenique com a família. Por outro lado, o fato de se avisar torna os praticantes mais responsáveis pois existe uma entidade competente que pode atestar que os veículos estão em determinada zona.

Poder-se-ia até criar um portal (certamente existem muitos praticantes TTT progrmadores que se disponibilizassem em fazer uma aplicação web para o efeito) que após a criação do registo onde existe a obrigatoriedade de apresentar os documentos da viatura junto dum quartel dos bombeiros, agilizasse ainda mais o processo de aviso de passeio TTT.

Mais: desta forma, e especialemente em periodos criticos de incendios, a proibição à circulação nas matas poderia ser levantada para quem avisasse o passeio e poderiam até servir de prevenção e deteção de eventuais focos de incendio e manutenção de estradas e corta fogos.

Este é o meu contributo que me parece que seja uma medida interessante já que cria um potencial muito grande de vigilantes das nossas belas matas e florestas que por aí andam.

Abraços!
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

Caro cconst:

Obrigado por mais um excelente contributo que irei tomar em conta.

A clarificação e enquadramento legal do que é TTT é pertinente porque, entre outras razões, muitas vezes se "mistura tudo no mesmo saco".

Não se chegando ao ponto de se conseguir um devido enquadramento legal, ao menos acções de sensibilização poderiam ser levadas a cabo...
:??

Mais um assunto a ser debatido.
CumprimenTTos cordiais,

pedroloureiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 nov 2009 17:22
Land Rover: discovery 200 tdi - 1992
Sócio LCP: 2272

Mensagem por pedroloureiro »

ja existe alguma coisa estruturada para o debate ?
Imagem
PJHO
pleno TT
pleno TT

Mensagem por PJHO »

pedroloureiro Escreveu:ja existe alguma coisa estruturada para o debate ?
Viva Pedro.

As coisas já tomam forma, mas a pertinência do debate depende em parte do interesse das pessoas, pelo que neste tópico estava à espera de mais contributos e uma maior "adesão".

Antevejo que seremos poucos, pelo que estou em crer que será mais uma tertúlia do que um debate. Se isso se verificar, talvez o mais adequado seja uma maior flexibilidade de assuntos a serem debatidos consoante o interesse das pessoas, permitindo assim um diálogo mais aberto e com maior participação.

Aproveito para pedir mais ideias sobre o debate e sugestões de assuntos para debate.
CumprimenTTos cordiais,

PJHO
pleno TT
pleno TT

TEMAS

Mensagem por PJHO »

PROPOSTA DE TEMAS A DEBATER
(actualização na pág. 1)

O que é o TTT?
TT vs TTT (comparação)
A prática do TTT (individual, em grupo formal/informal)
A imagem do TTT e dos seus praticantes
Código Deontológico e de Ética do praticante TTT
O TTT e o meio - Conhecer e dar a conhecer
O TTT de mãos dadas com a sociedade (contributos e formas de contribuir)
Processo de autorização de passeios formais TTT e Legislação
Passeios organizados (qualidade actual, interesse, adequabilidade...)
Associativismo (a sua importância, o estado actual e futuro)
O futuro do TTT e como o preservar

Os temas em questão procuram englobar as sugestões que vários Landmaníacos fizeram ao longo das últimas páginas, bem como outras ideias.

Gostaria de recordar que se trata de um debate, de uma discussão aberta e livre de temas sobre TTT. Não há oradores, nem "debitar matéria". Irei apresentar alguns temas, bem como alguns aspectos que venham a ser considerados pertinentes, sendo que a qualquer altura outros temas poderão surgir espontaneamente ao longo da troca de ideias. Os protagonistas desta acção serão todos os que participarem!
Isto só funcionará com a participação daqueles que de facto se interessam pelo TTT e que gostariam de o ver bem e de saúde por muitos anos vindouros.
Última edição por PJHO em 03 set 2012 18:58, editado 3 vezes no total.
CumprimenTTos cordiais,