Suspensão +2 para Def Td5

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Suspensão +2 para Def Td5

Mensagem por josecamorim »

landmaniaco Escreveu: Boas Amorim, isso é tipo tacos?

landabraço
Tal como o nome indica isto não são tacos, são isoladores de borracha! Servem para evitar alguns barulhos parasitas que vão surgindo da fricção metal com metal característico das molas com os pratos! Como tem cerca de 50mm de altura, dão sempre um pequeno lift!

Abraço,
Amorim
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

nmcabecadas Escreveu:Estamos a falar de quantos rubber isolator por mola? Um em cima e outro em baixo?

Portanto seriam oito rubber isolators, as 4 molas Police e os 4 amortecedores Terrafirma +2?
Os rubber isolator são tantos quanto a altura que quiseres ganhar entre 0,5 e 1,0 cm! Se bem que, da minha experiência, o uso deles vai servir fundamentalmente para nívelar o carro. Praticamente todos os defender tem um pequeno desnível, e mesmo as molas poderão ter alguma diferença mediante o peso que se tem no jipe, pelo que o uso deste acessório servirá essencialmente para isso!

Aqui fica um defender com Police Spec Springs e amortecedores decarbon

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço,
Amorim
JCRibeiro
master TT
master TT
Registado: 06 dez 2006 12:52
Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260
RTI: 0

Mensagem por JCRibeiro »

HugoSilva Escreveu:boas, eu comprei na paddock o kit por 230 euros amort por comp e molas bearmach.
Estou satisfeito...em estrada sao duras, o que e bom porque cm o centro de gravidade e alto ajuda o defender a manter se colado a estrada...
No monte , tens as usas limitaçoes.E um kit +5 cm, logo tem as suas limitaçoes em relaçao a outras kit mais altos.
permitem-me aqui umas observações, ...

quanto aos kits de suspensão, é claro que altura não dá propriamente maior eficácia, dá é muita dôr de cabeça:
- um, porque ha que saber para quê se quer o jipe mais alto ? para que tipo de utilização, carga, etc, ... e acreditem que o grande erro começa mesmo aqui, a escolha da taragem, heavy, medium e std tem a ver com a carga do carro e o tipo de estrada, ... se tiver por ex um monumental guincho a frente ... ou não !
- dois, porque o jipe mais alto traz outras grandes dores de cabeça no que diz respeito a transmissão, porque a mesma trabalhará com maior ângulo e o jipe vibra e fica x-quisito, e tal e tal, reservem um "budget" para tal, ... e isso não tem a ver com a escolha da suspensão, só com a altura,
- três, o preço ... ha muita gente que "aaaaacha" que o que é caro é bom, ha kits caros que são uma desilusão, é como ter um conjunto de 3 molas progressivas, é caro, é bom, e pouca gente sabe para que serve ... e quem põe isso a maioria das vezes não tira partido da aplicação, e ha kits baratos que serve perfeitamente para o que se quer, neste contexto o preço não é critério de qualidade,...
- três e meio, é caro é, ... se por sorte, e por sorte mesmo, não tiverem que compensar as cruzetas e tirantes a coisa fica barata, ... mas a maioria das vezes pelo menos os tirantes de trás devem ser alterados ou substituidos, e isso é mais uma despesa,

depois, pequena observação, reconheço que os Rubber Isolators servem para diminuir a fricção,
até que neste caso, maior altura, maior braço, tem a sua logica,
mas mesmo assim em 5cm a mais em 40cm de curso e olhando ao angûlo permitido não será coisa de outro mundo,
até porque a mola de origem tambem tem fricção, ... ou não ?
ou seja os Rubbers Insulators não são propriamente uma aplicação para quem ergue o jipe mas serão uma peça "sofrideira" para limitar este efeito e aplicavel a todas as situações ?

tacos, é aquela questão da tara mas só devido ao facto que o centro de gravidade terá maior amplitude de movimento a curvar e a mola não terá tanta "pujança" para repôr o jipe direito, efeito barco, é por isso que as Heavy Duty são um espectaculo em estrada ...

continuo a achar que é preciso definir muito bem para que se quer altear o jipe e qual a aplicação,
e mais o Defender de origem - e ja vou no terceiro - é ja de si uma maquina que chega e sobra !
a corrida ao armamento deve surgir de necessidade especifica e conhecendo todos os presupostos.
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
SquareWheels
master TT
master TT
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953

Mensagem por SquareWheels »

Muito fixe esse Defender :cool:

Se tivesse um Defender já ficava esclarecido, pena é ter um Discovery :(

Não há ninguém que me me saiba informar sobre quanto é que sobe mesmo num Discovery e se fica mais duro/firme do que as molas originais ou as "normais" de +2".

É que fazer os coisas sem saber mesmo para depois :ohnao: :bolas: , não faz muito o meu género.

P.S.: visto estar a "meter-me" noutro post, será melhor abrir um outro? :vergonha:

Abraço
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Perfeitamente de acordo relativamente à definição e uso...Penso que a parte mais difícil de mexer num 4x4 é a suspensão e é nela que se deve fazer uma maior investimento. Devo dizer redondos devo ter gasto mais de 4000 euros em suspensões para o meu jipe e cheguei a ter amortecedores de 250 euros cada que usei uma vez e vi que não serviam!! Tive Procomp, OME, KONI, KYB, Bilstein e mais meia dúzia de marcas de molas. Portanto preço não é sinónimo de qualidade, mas também é verdade que de uns amortecedores de 100 euros para uns de 350 euros acreditem que a diferença é abismal em termos de qualidade e se calhar feitas as contas no final será ela por ela....enquanto se gastam 4 ou 5 de 100 euros os de 350 estão como novos!!

Cheguei ao setup que tenho no meu carro neste momento através de dados muito concretos como sejam as taragem das molas, o valving dos amortecedores, o peso do carro por inteiro e por eixo, a inclicação/montagem dos amortecedores, o tipo de uso que dou ao carro. Quer isto dizer que há muitas variáveis que não se tem em conta quando se coloca uma suspensão. Quantos daqui não andam com amortecedores do p@tr#l GR!! Sim, os amortecedores que usam olhal/olhal e que muitos colocam para ter mais resistência eliminando o espigão inferior nos LAND ROVER são dimensionados para um p@tr#l GR. Da mesma maneira que os amortecedores espigão espigão com mais +5" vendidos em alguns kits para cruzamento extremo são dimensionados para t#y#t@ hdj!

Andam por aí muitas falsas questões e falsos upgrades, como a altura e os grandes cruzamentos serem sinónimo de eficácia quando é precisamente o contrário.

Os Rubber isolattor - que são um item original LR e saem de origem em alguns carros, encerram em si muitas utilizações, que mais não são do que aquelas que lhes entendermos dar. Eliminar ruídos, dar um pouco de altura, nivelar os carros que por vezes estão "tortos", atenuar desgaste e aquecimento por fricção de metal/metal, etc etc! E de facto toda e qualquer mola faz fricção metal/metal. Agora depende da utilização que se dá ao carro. No meu caso foi até a um ponto de aquecimento/quebra, por isso é que tenho o apoio superior da mola da frente completamente rachado e que provavelmente não teria acontecido tão facilmente com o rubber isolattor.

Neste caso concreto, referi os rubber isolator como item para dar mais altura às police spec springs. Elas vão dar cerca de 3 cm de lift, com estes ficaria perto dos 4 cm o que seria já o mais aproximado do que muitos kits da prateleira propõe e por um preço e qualidade muito mais atractivo.

Amorim
HugoSilva
pleno TT
pleno TT
Registado: 16 ago 2007 03:26
Land Rover: ex-Land Rover Defender 90 300 tdi 4/1994
Sócio LCP: 1724

Mensagem por HugoSilva »

Sim acredito que hajam mlehores kits.
O uso que dou para o defender e para estrada durante o fim de semana e monte duro aos fins de semana.
Quando comprei este kit comprei baseado nas opiniaoes e tambem porque tinha partido ja 2 amortecedores dos de origem.
Claro que se pudesse gostava de ter investido mais uns euros mas cm a carteira não deixa, tive que sacrificar algunmas comodidades.
hugosilva39@hotmail.com
NORJIPES 4x4 Power
Hugo Silva 968912128
JCRibeiro
master TT
master TT

Mensagem por JCRibeiro »

HugoSilva Escreveu:Sim acredito que hajam mlehores kits.
O uso que dou para o defender e para estrada durante o fim de semana e monte duro aos fins de semana.
Quando comprei este kit comprei baseado nas opiniaoes e tambem porque tinha partido ja 2 amortecedores dos de origem.
Claro que se pudesse gostava de ter investido mais uns euros mas cm a carteira não deixa, tive que sacrificar algunmas comodidades.
Hugo,
estas na mesma situação que eu ...
comprei umas heavy duty,
um espectaculo em estrada, e se fôr só para isso acredita que vale a pena,
no monte é o que se vê ! cruzamentos e conforto ... e claro eu metia bem uns Terrafirma, só que tambem foi uma questão de €stetica e oportunidade ...
apresentação:
jcr1717@gmail.com
Simplicio
pleno TT
pleno TT
Registado: 21 abr 2009 19:49
Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III
Sócio LCP: 2139

Mensagem por Simplicio »

josecamorim Escreveu:Perfeitamente de acordo relativamente à definição e uso...Penso que a parte mais difícil de mexer num 4x4 é a suspensão e é nela que se deve fazer uma maior investimento. Devo dizer redondos devo ter gasto mais de 4000 euros em suspensões para o meu jipe e cheguei a ter amortecedores de 250 euros cada que usei uma vez e vi que não serviam!! Tive Procomp, OME, KONI, KYB, Bilstein e mais meia dúzia de marcas de molas. Portanto preço não é sinónimo de qualidade, mas também é verdade que de uns amortecedores de 100 euros para uns de 350 euros acreditem que a diferença é abismal em termos de qualidade e se calhar feitas as contas no final será ela por ela....enquanto se gastam 4 ou 5 de 100 euros os de 350 estão como novos!!

Cheguei ao setup que tenho no meu carro neste momento através de dados muito concretos como sejam as taragem das molas, o valving dos amortecedores, o peso do carro por inteiro e por eixo, a inclicação/montagem dos amortecedores, o tipo de uso que dou ao carro. Quer isto dizer que há muitas variáveis que não se tem em conta quando se coloca uma suspensão. Quantos daqui não andam com amortecedores do p@tr#l GR!! Sim, os amortecedores que usam olhal/olhal e que muitos colocam para ter mais resistência eliminando o espigão inferior nos LAND ROVER são dimensionados para um p@tr#l GR. Da mesma maneira que os amortecedores espigão espigão com mais +5" vendidos em alguns kits para cruzamento extremo são dimensionados para t#y#t@ hdj!

Andam por aí muitas falsas questões e falsos upgrades, como a altura e os grandes cruzamentos serem sinónimo de eficácia quando é precisamente o contrário.

Os Rubber isolattor - que são um item original LR e saem de origem em alguns carros, encerram em si muitas utilizações, que mais não são do que aquelas que lhes entendermos dar. Eliminar ruídos, dar um pouco de altura, nivelar os carros que por vezes estão "tortos", atenuar desgaste e aquecimento por fricção de metal/metal, etc etc! E de facto toda e qualquer mola faz fricção metal/metal. Agora depende da utilização que se dá ao carro. No meu caso foi até a um ponto de aquecimento/quebra, por isso é que tenho o apoio superior da mola da frente completamente rachado e que provavelmente não teria acontecido tão facilmente com o rubber isolattor.

Neste caso concreto, referi os rubber isolator como item para dar mais altura às police spec springs. Elas vão dar cerca de 3 cm de lift, com estes ficaria perto dos 4 cm o que seria já o mais aproximado do que muitos kits da prateleira propõe e por um preço e qualidade muito mais atractivo.

Amorim
Boas Amorim, mas tenho de meter na mesma quantidade em todas as "rodas" tipo meto 2 a frente tenho de meter 2 a traz? pelo que li sou capaz de meter 2 por roda a frente(um por baixo da mola e outra por cima) posso igual ter cones a frente? e uma por roda a traz(por baixo da roda) não há problemas? Este Amorim percebe mesmo disto :D

landabraço
Simplicio Gonçalves
email/MSN simplicio_land@hotmail.com
tel. 967533835
LuisRodrigues
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 12:40
Land Rover: RR Classic 300Tdi 1995
Sócio LCP: 1496

Mensagem por LuisRodrigues »

Se me permitirem, também dou a minha opinião.

No defender que tive, a primeira opção foi para o kit da paddock +2, com molas britpart/amortecedores procomp.

Posso-te dizer que este setup durou aproximadamente 2 semanas, foi até arranjar dinheiro para uns amortecedores OME. E passado 1 mes, foram as molas também, por umas OME.
Simplesmente não gostei. As molas britpart não cruzam, são rijas, são tudo menos progressivas, e deixavam o carro a descair para a esquerda. O pouco conforto que o defender tinha foi-se. Os pro-comp, acho que estava melhor servido com os de origem com 100000km. Com tudo OME, muito bom, mas muito caro.
Não fica estupidamente rijo como ficou com britpart/procomp, dá para teres guincho e carregar muita coisa, e bastante confortável. Isto dentro do possível num defender, claro :)

Tenho agora um RR classic, e montei molas police spec com amortecedores bilstein, e os rubber isulator. Bastante porreiro, os amortecedores são muito bons, e as molas aguentam-se bem, tanto em estrada como nos cruzamentos. O RR subiu + ou - 1", e o conforto estava todo lá à mesma. As police spec são bem fixes, e comparando o preço, são muito fixes. :)
Mas atenção que apenas as usei num RR, no defender não faço ideia como ficam.

Chegaram hoje umas molas terrafirma medium duty +2 para substituir as molas police spec, simplesmente pela razão que quero um pouco mais de altura. Vou é meter torres rebaixadas e apoios traseiros rebaixados para ficar com os mesmos amortecedores, que gosto bastante.
JCRibeiro
master TT
master TT

Mensagem por JCRibeiro »

eu acho que este post ta bem animado !

e o Nuno tem aqui muito material para tirar as suas conclusões,
alias, tanto o José Camorim, o Luis Rodrigues, assim como o Hugo Silva tem apontado todos os beneficios e desvantagens das suspensões mais comuns do mercado, .... a partir de agora ja não pode ser "pim pam poum" ... :D
apresentação:
jcr1717@gmail.com
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

JCRibeiro Escreveu:e o Nuno tem aqui muito material para tirar as suas conclusões
É verdade ;)

Neste momento, fazendo as contas, estou a apontar para a combinação das Police Spec com os Terrafirma +2". Penso que seja uma boa relação preço/performance que deve corresponder ao que pretendo.

Estava a ver a tabela de molas, mas não consegui identificar quais delas são as Police Spec, de modo a saber o rate e as dimensões. Presumo que sejam estas:

NRC4304 Load lbs 1106.06, rate:170.04, Length inches: 17.71, Coils: 7.00

Noutro site encontrei estas especificações: Load lbs 1106.06, rate:170.00, Length inches: 16.95, Coils: 8.40
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

boas pessoal... :ok:

o Quintãos meteu recentemente no defender dele um kit de molas Police Spec,junto com os amortecedores que ele ja la tinha,uns OME (sim Amorim,ainda não são Monroe!! :) )
no entanto como o rapaz tem andado aterefado com mudanças,ainda na pode dar a opinião dele...

eu começei com o meu defender de origem,e claro quis mudar a suspenção,esperei até aparecer um bom negocio com um amigo ca do forum,e comprei uma suspensão OME,molas e amortecedores... Espetaculooooooooo!!!!!!

na havia nada melhor...

no entanto,depois de verificar que os amortecedores não tinham curso para as molas,pq na casa da especialidade onde foram montados inicialmente montaram amortecedores tamanho standart em molas mais 5,resolvi trocar pelo menos os amortecedores de tras,para ficar com cruzamento para as fotos...
andei a ver varias marcas,Dobinsons,Ironman,OME,até que me apareceu um negocio de uns amortecedores de uma marca que nunca tinha ouvido falar,la das americas... Skyjacker,com mais 15cm que os de origem...
depois de me aconselhar com o Amorim,preferi comprar uns amortecedores usados pelo preço que comprava um kit de molas e amortecedores desses da britpart...atenção que os meus Skyjacker não são nenhuns amortecedores de topo,são gama baixa/muito baixa/rasca mesmo la nos states... mas conseguem ser superiores a muito do que vejo por aí,disso tenho a certeza..
depois de montados...
diferenças abismais... espetaculo de amortecedores... tão superiores aos OME que la tinha que até a Diana notou diferenças no Defender...
neste momento tenho molas +5 OME,com amortecedores OMErotos a frente,com a agravante de que as molas tem taragem para guincho,e tenho molas OME com Skyjacker atras,batentes progressivos AFN e tirantes reforçados Paddock...
no total,com negocios de amigos e tal,devo ter 500€ investidos na suspensão...nada de extraordinario...

dizem voçes..

este cromo do Softop deve tar satisfeito com a suspensão...
ERRADO!!!!!!!!

não sei como nem sei quando,mas aquilo ainda vai levar molas e amortecedores a "home"!!!
PS; depois de ter metido casquilhos Super Pro o "conforto" no defender aumetou seguramente 60%.... :ok:
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

Já agora, um link alternativo para as especificações das molas NRC4304:

http://www.4x4store-exeter.co.uk/catalo ... PRINGS.HTM
JCRibeiro
master TT
master TT

Mensagem por JCRibeiro »

softop Escreveu:boas pessoal... :ok:

não sei como nem sei quando,mas aquilo ainda vai levar molas e amortecedores a "home"!!!
PS; depois de ter metido casquilhos Super Pro o "conforto" no defender aumetou seguramente 60%.... :ok:
... tudo isso para fazer cruzamentos de eixos naqueles bloquinhos do parque de estacionamento do Intermarché :nono: ....

faltavas tu :D

uma verdade é, que os casquilhos, e quando digo casquilhos é TODOS os casquilhos devem ser mudados ou pelo menos verificados,
não digo meter uns xptos, mas pelo menos meter uns novos - os de origem além de baratinho ja são muito bons.

boa sorte para quem muda de suspensão porque realmente é luta e se fôr mal escolhida condiciona mesmo o desempenho do jipe.

(eu até romper a que tenho vou andar aos saltinhos e com dôr de costas)
apresentação:
jcr1717@gmail.com
SquareWheels
master TT
master TT

LuisRodrigues Escreveu:Se me permitirem, também dou a minha opinião.

No defender que tive, a primeira opção foi para o kit da paddock +2, com molas britpart/amortecedores procomp.

Posso-te dizer que este setup durou aproximadamente 2 semanas, foi até arranjar dinheiro para uns amortecedores OME. E passado 1 mes, foram as molas também, por umas OME.
Simplesmente não gostei. As molas britpart não cruzam, são rijas, são tudo menos progressivas, e deixavam o carro a descair para a esquerda. O pouco conforto que o defender tinha foi-se. Os pro-comp, acho que estava melhor servido com os de origem com 100000km. Com tudo OME, muito bom, mas muito caro.
Não fica estupidamente rijo como ficou com britpart/procomp, dá para teres guincho e carregar muita coisa, e bastante confortável. Isto dentro do possível num defender, claro :)

Tenho agora um RR classic, e montei molas police spec com amortecedores bilstein, e os rubber isulator. Bastante porreiro, os amortecedores são muito bons, e as molas aguentam-se bem, tanto em estrada como nos cruzamentos. O RR subiu + ou - 1", e o conforto estava todo lá à mesma. As police spec são bem fixes, e comparando o preço, são muito fixes. :)
Mas atenção que apenas as usei num RR, no defender não faço ideia como ficam.

Chegaram hoje umas molas terrafirma medium duty +2 para substituir as molas police spec, simplesmente pela razão que quero um pouco mais de altura. Vou é meter torres rebaixadas e apoios traseiros rebaixados para ficar com os mesmos amortecedores, que gosto bastante.
E o que vais fazer ao teu material antigo? :roll:
Acho que ficava bem no meu Discovery :sing: :sing:
SquareWheels
master TT
master TT

softop Escreveu:boas pessoal... :ok:

o Quintãos meteu recentemente no defender dele um kit de molas Police Spec,junto com os amortecedores que ele ja la tinha,uns OME (sim Amorim,ainda não são Monroe!! :) )
no entanto como o rapaz tem andado aterefado com mudanças,ainda na pode dar a opinião dele...

eu começei com o meu defender de origem,e claro quis mudar a suspenção,esperei até aparecer um bom negocio com um amigo ca do forum,e comprei uma suspensão OME,molas e amortecedores... Espetaculooooooooo!!!!!!

na havia nada melhor...

no entanto,depois de verificar que os amortecedores não tinham curso para as molas,pq na casa da especialidade onde foram montados inicialmente montaram amortecedores tamanho standart em molas mais 5,resolvi trocar pelo menos os amortecedores de tras,para ficar com cruzamento para as fotos...
andei a ver varias marcas,Dobinsons,Ironman,OME,até que me apareceu um negocio de uns amortecedores de uma marca que nunca tinha ouvido falar,la das americas... Skyjacker,com mais 15cm que os de origem...
depois de me aconselhar com o Amorim,preferi comprar uns amortecedores usados pelo preço que comprava um kit de molas e amortecedores desses da britpart...atenção que os meus Skyjacker não são nenhuns amortecedores de topo,são gama baixa/muito baixa/rasca mesmo la nos states... mas conseguem ser superiores a muito do que vejo por aí,disso tenho a certeza..
depois de montados...
diferenças abismais... espetaculo de amortecedores... tão superiores aos OME que la tinha que até a Diana notou diferenças no Defender...
neste momento tenho molas +5 OME,com amortecedores OMErotos a frente,com a agravante de que as molas tem taragem para guincho,e tenho molas OME com Skyjacker atras,batentes progressivos AFN e tirantes reforçados Paddock...
no total,com negocios de amigos e tal,devo ter 500€ investidos na suspensão...nada de extraordinario...

dizem voçes..

este cromo do Softop deve tar satisfeito com a suspensão...
ERRADO!!!!!!!!

Como é que a Diana notou diferenças no Defender? :sing: ;)
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Boas!

Este tema já foi bastante debatido.. mas vou dar a minha humilde opinião:

Trocar suspensão com que objectivo?
Se for para TTT ocasional, qualquer amortecedor/mola serve!
Se não for subir o carro, os de origem serão por certo os melhores!
Penso eu que não vale a pena gastar fortunas para ir ao monte de vez em quando, e dizer que o DEF ficou mais "macio"...
Tretas.. DEF será sempre DEF! Querem conforto, troquem por um RR.. sei do que falo.

Se for para competição ou TT assiduo e mais durinho, aí sim, há que estudar bem o que colocar.

No meu tenho DeCarbon+MolasBPHD+Rubber Isolators.
Durinho? Sem duvidas.
Mas em estrada comporta-se muito bem (não tenho barras estabelizadoras) e no monte ao fim de algumas horas não ficam demasiadamente moles pelo aquecimento.
Investimento: cerca de 200€

Satisfeito? Para o TT que faço, sem dúvidas!
Mas se tivesse amortecedores A + molas B, provavelmente estaria satisfeito também..

Ajudei? Provalvelmente não, mas como já há muito tempo que não escrevia nada... :D
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

PS: só para meter um pouco de beneno, reparem como não é preciso ter suspensões XPTO para aparecer nas revistas.. :D

in Britto-Bill09
Imagem
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

terracotta Escreveu:Tretas.. DEF será sempre DEF! Querem conforto, troquem por um RR.. sei do que falo.
Para quem usava um Serie 3 no dia a dia, acredita que o Def é mesmo confortável. Até tem rádio :D
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
RR Classic 1994

nmcabecadas Escreveu:Para quem usava um Serie 3 no dia a dia, acredita que o Def é mesmo confortável. Até tem rádio :D
Boas Nuno.
O espírito é mesmo esse! ;)
O meu também é o carro do dia-a-dia.

Penso que o melhor compromisso, brincadeiras à parte, passará por uns amortecedores que não partam e que ao fim de meia hora de monte não aqueçam demasiado, deixando de "estar lá".
Segui as dicas do amigo Amorim e removi os copos na parte inferior que "seguram" o espigão.
Isto permite que o amortecedor trabalhe com mais liberdade, evitando a quebra. O aperto também não deve ser demasiado.
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem