Boas:
Hoje voltei a fazer umas experiencias, e não estou contente...
Liguei o computador ao RR, e estive a ver as temperaturas no motor em funcionamento, após ter dado umas voltas.
Quando liguei ao computador, a temperatura no motor estava nos 88 graus, o ponteiro estava antes do meio...
Deixei aquecer até aos 100ºC (o que levou cerca de 20 minutos, parado em casa), onde o ponteiro chegou ao meio (12h)...
Deixei ir até aos 105ºC (levou mais 5 minutos), em que o ponteiro já começou a passar do meio (mas ainda muito longe do vermelho)...
Tudo isto sem a ventoinha entrar em funcionamento, isto porque a temperatura na parte inferior do radiador é inferior à parte superior. No entanto, não consigo precisar os valores, tenho que arranjar um termometro de contacto ou algo parecido, para ver a temperatura no tubo de entrada do radiador e no de saida.
O termosacto não chegou a fechar, e tem como temperaturas de referencia 92 º - 87 º para aprimeira posição e 97 º - 92 º para a segunda... Será que estaá muito alta a temperatura seleccionada??? Ou será que tenho o radiador danificado por dentro (a divisória interior ter descolado...)...
Alguem tem ideias???
Já estou a pensar em colocar o sensor noutra posição, no tubo de saida, mas não sei se deva manter este sensor ou colocar um de temperatura inferior...
Uma coisa é certa, não posso deixar o motor chegar a esta temperatura sem que a ventoinha funcione...