essa foi boa Miguel ;9 mas penso que não foi só a inglês... pelo menos pelas obras que assinou

...
O 265/75R16 encaixa direito no suporte de origem, e se a porta estiver bem afinada, é uma questão de ir mudando as dobradiças com mais regularidade...
- mas a porta tem tendência a descair e por isso quero tirar de lá o pneu... qq dia dá para entrar por la

e não é nas dobradiças, é na estrutura mesmo.... por isso ando a maior parte do tempo sem o pneu suplente
Quanto as tralhas em cima, só ficam lá quando for necessário...
O meu problema é que tenho grade mas acabei por tirar ao ir levando à frente 2 entradas de estacionamento para o shopping...

e como o jipe esta alto, sem barras estabilizadoras e com amortecedores +12cm, parece uma jangada, com mais peso não sei não... não tenho coragem para andar a mais de 110km/h na auto-estrada com a canalha e tralhas
Há uns suportes para hi-lift para ser aplicado no suporte do pneu suplente (mantendo o pneu suplente no sitio), em que o Hi-Lift fica na vertical...
- eu sei e já tenho o esquema para mandar fazer, mas tb não gosto dele aí porque se calha de bater numa saída com mais ângulo já sei as consequências que foi o que me aconteceu no defender... lixei a porta toda pq encravou na terra e o elo mais fraco foi a porta... para além disso, ao andar normalmente o suporte teria de ficar solto para que o Hi lift acompanhasse as curvas e pudesse rodar livremente senão então ainda seria pior para a porta porque ainda afasta mais o centro de gravidade e empena a porta mais rapidamente:(
como costumo dizer "é muita paneleirice para um gajo pensar" e para fazer ainda pior... só de pensar no que passei com o raio do parachoques da frente....