Identificar idade do motor LAND ROVER S3
- Haddes
- iniciante TT

- Registado: 08 fev 2014 21:07
- Land Rover: Serie III 2.25 diesel 1981
- RTI: 0
Re: Identificar idade do motor LAND ROVER S3
Paulo,
Obrigado pelo interesse na minha questão. O número de série do motor do meu
S3 é 90606918A.
Obrigado,
Obrigado pelo interesse na minha questão. O número de série do motor do meu
S3 é 90606918A.
Obrigado,
Última edição por Haddes em 29 mar 2014 21:52, editado 1 vez no total.
- Haddes
- iniciante TT

Moreirinha,moreirinha Escreveu:O motor de 3 apoios não é mau, eu pessoalmente prefiro ao de 5. Mas como tudo são gostos.
Tinha ideia que era mais cedo a mudança para os 5 apoios.
Aqui http://www.glencoyne.co.uk/engno.htm não consegue confirmar qual é o seu?
O meu motor de 3 apoios não tem funcionado mal, muito pelo contrário. Já o tenho há 10 anos, e nunca tive cuidado nenhum especial (como ando a ter agora), e ele nunca cedeu..
No link que referiu só consigo confirmar que o motor é "906xxxxxx Series III diesel 2286cc 3-bearing"...
Obrigado,
- pelesapo
- pleno TT

- Registado: 14 nov 2007 22:24
- Sócio LCP: 1490
"Já foram dadas respostas à minha questão por outras pessoas que me pareceram interessadas. Essas pessoas também são impertinentes?.."
Nada de confusões, eu não disse que as pessoas são impertinentes, mas sim a questão em si, visto ser impossivel (penso eu)saber a idade do motor, desde os séries IIA para a frente, ou seja, até aos ultimos séries III, até pode perguntar aos Ingleses que fica a saber o que já sabe. Cumps.
Nada de confusões, eu não disse que as pessoas são impertinentes, mas sim a questão em si, visto ser impossivel (penso eu)saber a idade do motor, desde os séries IIA para a frente, ou seja, até aos ultimos séries III, até pode perguntar aos Ingleses que fica a saber o que já sabe. Cumps.
- Haddes
- iniciante TT

Ok, fui eu que percebi mal. Obrigado pela opinião Pelesapo.
- rudoland
- júnior TT

- Registado: 17 mar 2011 19:34
- Land Rover: SERIE III
RR DSE - Sócio LCP: 0
se queres aprender alguma coisa sobre series aprende a brincar e a ser praxado... e um optimo começo 
se nao tens paciencia para umas brincadeiras e umas bocas " COM INFORMACAO BASTANTE UTL" tas tramado com a malta .
ohhh pelesapo o teu carro ainda vai puxar o meu em marrocos
se nao tens paciencia para umas brincadeiras e umas bocas " COM INFORMACAO BASTANTE UTL" tas tramado com a malta .
ohhh pelesapo o teu carro ainda vai puxar o meu em marrocos
- Haddes
- iniciante TT

Boa tarde,plcort Escreveu:TAG Escreveu:Aprendes mais a ler os foruns ingleses. Não que haja falta de camaradagem aqui, mas a informação lá abunda muito naturalmente.
Não sei se é possível responder ao que perguntas.
Sem duvida a melhor opinião
Segui os conselhos supra e pesquisei nos fóruns ingleses. Consegui descobrir que há um código com a data no bloco do motor. Está no lado direito da parte inferior da vareta de nível de óleo.
Esse código tem dois números, uma letra, e em seguida mais um número, como por exemplo 22K4. Isto é indicação da data exata em que o bloco do motor foi feito.
Os primeiro dois números representam os dias do mês (no caso do exemplo 22).
A letra é o mês (A = janeiro, B =fevereiro etc). No exemplo K é outubro.
O último dígito indica o ano. No caso do exemplo 4 = 1974 (também poderia ser 1964 ou 1974), para resolver isto é necessário saber se o motor era originalmente de um série II ou de um III. Para tal temos que ver analisar o número de série do motor, se começa com um 2 é um motor de um série IIA (1961-71), se começar por um 9 é de um série III (1971-80). A partir deste ano temos series III com motores de 5 apoios e o número de série começa por 3.
No meu caso, o número que eu tenho no meu bloco é 18A2 e o número de série do motor é 906........
Então, seguindo as instruções, o meu motor terá sido feito em 19 de janeiro de 1972.
Não é uma coisa boa saber que o motor tem mais nove anos que o chassi, mas é melhor que não saber...
Obrigado a todos pela ajuda,
- Haddes
- iniciante TT

rudoland Escreveu:se queres aprender alguma coisa sobre series aprende a brincar e a ser praxado... e um optimo começo
Caro rudoland,
Já vi que não leu todas as minhas mensagens, mas eu escrevo outra vez: "Não me leve a mal, mas estes tipo comentários (os seus e os meus) não levam a lado nenhum. Por isso proponho sinceramente que se fique por aqui com esta conversa pública que nada traz de bom para este forum que é tão conceituado em Portugal."
Enviei uma resposta aos seus comentários por mensagem privada.
Cumprimentos,
- TAG
- júnior TT

- Registado: 03 ago 2011 15:53
- Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96 - RTI: 0
Excelente esta informação. Tanto se diz que na altura dos Series não havia registo de nada, que acho que poucas pessoas acreditaram que a resposta à pergunta seria possível...eu incluído. Nunca tinha lido nada sobre isso.Haddes Escreveu:
Boa tarde,
Segui os conselhos supra e pesquisei nos fóruns ingleses. Consegui descobrir que há um código com a data no bloco do motor. Está no lado direito da parte inferior da vareta de nível de óleo.
Esse código tem dois números, uma letra, e em seguida mais um número, como por exemplo 22K4. Isto é indicação da data exata em que o bloco do motor foi feito.
Os primeiro dois números representam os dias do mês (no caso do exemplo 22).
A letra é o mês (A = janeiro, B =fevereiro etc). No exemplo K é outubro.
O último dígito indica o ano. No caso do exemplo 4 = 1974 (também poderia ser 1964 ou 1974), para resolver isto é necessário saber se o motor era originalmente de um série II ou de um III. Para tal temos que ver analisar o número de série do motor, se começa com um 2 é um motor de um série IIA (1961-71), se começar por um 9 é de um série III (1971-80). A partir deste ano temos series III com motores de 5 apoios e o número de série começa por 3.
No meu caso, o número que eu tenho no meu bloco é 18A2 e o número de série do motor é 906........
Então, seguindo as instruções, o meu motor terá sido feito em 19 de janeiro de 1972.
Não é uma coisa boa saber que o motor tem mais nove anos que o chassi, mas é melhor que não saber...
Obrigado a todos pela ajuda,
Obrigado.
- pelesapo
- pleno TT

- Registado: 14 nov 2007 22:24
- Sócio LCP: 1490
"Está no lado direito da parte inferior da vareta de nível de óleo. "
Não será no lado esquerdo!
Não será no lado esquerdo!
- Haddes
- iniciante TT

Boas,
Expliquei-me mal. Sim, a vareta é do lado esquerdo. O número do bloco é que está do lado direito da vareta quando estamos a olhar de frente para ela. Vêem-se melhor por debaixo do carro...
Obrigado,
Expliquei-me mal. Sim, a vareta é do lado esquerdo. O número do bloco é que está do lado direito da vareta quando estamos a olhar de frente para ela. Vêem-se melhor por debaixo do carro...
Obrigado,
- rudoland
- júnior TT

- Registado: 17 mar 2011 19:34
- Land Rover: SERIE III
RR DSE - Sócio LCP: 0
Haddes Escreveu:rudoland Escreveu:se queres aprender alguma coisa sobre series aprende a brincar e a ser praxado... e um optimo começo
Caro rudoland,
Já vi que não leu todas as minhas mensagens, mas eu escrevo outra vez: "Não me leve a mal, mas estes tipo comentários (os seus e os meus) não levam a lado nenhum. Por isso proponho sinceramente que se fique por aqui com esta conversa pública que nada traz de bom para este forum que é tão conceituado em Portugal."
Enviei uma resposta aos seus comentários por mensagem privada.
Cumprimentos,
carissimo amigo leve la a bicicleta
- Oviajante
- júnior TT

- Registado: 10 mai 2013 20:55
- Land Rover: LAND ROVER Serie 3 de 1979
http://oviajante74.blogspot.com
Um Homem do Norte, algures pelo Mundo / It`s a Life - Sócio LCP: 2831
Boas Haddes,
Sendo assim por essa logica o meu sera de ( 12M5 ) 12 Novembro de 1975, teve a sua primeira matricula em 1979 na GNR de Beja, e chegou as minhas maos em Maio de 2012, depois de parado e abandonado num armazem ( Monte Alentejano ) em Beja.
Obrigado pela tua pesquisa
Cump Lands
oviajante74.blogspot.com
Sendo assim por essa logica o meu sera de ( 12M5 ) 12 Novembro de 1975, teve a sua primeira matricula em 1979 na GNR de Beja, e chegou as minhas maos em Maio de 2012, depois de parado e abandonado num armazem ( Monte Alentejano ) em Beja.
Obrigado pela tua pesquisa
Cump Lands
oviajante74.blogspot.com
- Freepedro
- master TT

- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
Boolas, 4 anos parado? Ou o motor já não é o original (o mais provavel né!?)
Gostava de saber se nos ranges também haverá algo do género...
Abraço
Gostava de saber se nos ranges também haverá algo do género...
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...