homolgações pneus

Discussão sobre marcas, modelos e medidas
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Acho que estas coisas são sempre de levar para a frente, sobetudo porque pior não devemos ficar.

É questão de pedir para fazer um mailing e ver quais são os dados necessários.

Idealmente, deveria ser possível obter as informações por via electrónica, sem a necessidade de cópias dos documentos. Estou convencido que, para além dos dados individuais, os modelos e nº de chassis para efeitos de verificação serão suficientes.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208
RTI: 0

Mensagem por jpcme »

Boa é isso mesmo.

Durante a proxima semana, começamos a por os dados em cima da mesa.

Espero que as pessoas não sejam comudistas e seja como de costume...

Cumprimentos
JP
nmcabecadas Escreveu:Acho que estas coisas são sempre de levar para a frente, sobetudo porque pior não devemos ficar.

É questão de pedir para fazer um mailing e ver quais são os dados necessários.

Idealmente, deveria ser possível obter as informações por via electrónica, sem a necessidade de cópias dos documentos. Estou convencido que, para além dos dados individuais, os modelos e nº de chassis para efeitos de verificação serão suficientes.
Imagem
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

Para além desta questão das homologações, era conveniente elaborar um lista de outras situações a mudar, sempre restringindo a problemas consensuais e que não dividam as opiniões.
jpcme
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2005 15:49
Land Rover: Defender 110 SW
Sócio LCP: 2208

Mensagem por jpcme »

Exatamente, senão está tudo estragado.

Vou começar a sondar as pessoas na Tertulia aqui do Porto...

Cumprimentos
JP
nmcabecadas Escreveu:Para além desta questão das homologações, era conveniente elaborar um lista de outras situações a mudar, sempre restringindo a problemas consensuais e que não dividam as opiniões.
Imagem
gemius
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 ago 2005 19:31
Land Rover: Serie IIA 88" 2 1/4 Petrol 1969

Mensagem por gemius »

pena esta ideia ter ficado por aqui.... ate q era capaz de ter algum aproveitamento...
Rui Caldeira
júnior TT
júnior TT
Registado: 27 dez 2005 12:30
Land Rover: Series IIA
Series III
Stage one
Defender 110
Sócio LCP: 20

Mensagem por Rui Caldeira »

Viva,
Faço minhas as palavras do ultimo interveniente desta discussão. Como ficou isto. Houve novidades? Tb tive o mesmo problema. Tentei junto da LAND ROVER Portugal legalizar uma medida que consta no manual do carro. Responderam-me a dizer q esta medida (7.50) não era homolgada em Portugal.
Agora o q acho estranho é que no grupo de discussão da landmania nunca tenha sido discutido este assunto. Principalmente porque se falou aqui de um abaixo assinado. Ora, o objectivo deveria ser chegar ao numero máximo de associados, não?
Se a ideia dor para a frente (o q acho dificil 6 meses depois) contem comigo para o que puder ajudar...

cumprimentos,

Rui Caldeira
salvada
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 07 mar 2006 22:23

Mensagem por salvada »

Caríssimos,

Cada vez estou mais encantado com este fórum... -)! :god:
Estes assuntos muito interessantes e não quis deixar de partilhar uma ideia...(outro idiota... :ohnao: )
Tenho um disco 2.5 tdi 96,e tenho aprendido muito convosco e julgo que esta iniciativa não deve parar.
Em Maio tb pedi uma dec de homologação, mas de uns 235/70 r16 tendo recebido ontem a resposta.
Apesar de a minha situação não ser identica à vossa estou certo que ela tem pernas para andar.Tenho contactado com alguns amigos que tem LR's que estão de acordo ou só pela causa :D ou porque até já tiveram as mesmas dificuldades ...
Agrada-me a ideia de que o manual do carro possa servir como dec. de homologação...final de contas é um argumento de venda ...

Nunca deixes de fazer nada por pensares que só fazes muito pouco...!
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

Infelizmente a DGV exige a declaração da marca, conforme resposta que me foi dada em Fevereiro:

De: Maria Helena S Mendes [mailto:hsmendes@dgv.pt]
Enviada: quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2006 16:01
Para: lbernardo@dgv.pt
Assunto: FW: Averbamento de pneus

A apresentação do manual não basta, é necessário a apresentação da referida declaração, sem a qual não é possível averbar a alteração pretendida no documento de identificação do veículo.

Com os melhores cumprimentos.

A Direcção de Serviços de Veículos.

Tal deve-se, aparentemente, ao facto de nem todos os equipamentos serem homologados nos mercados onde o manual é distribuido.

Concretamente, o manual inglês dos Série era usado na Europa e as homologações realizadas a nivel nacional.

Esta resposta contraria o parecer jurídico do ACP, que transcrevo, segundo a qual deverá existir nos arquivos da DGV a documentação suficiente para proceder a homologações, independentemente da declaração da marca, dado ter herdado a documentação da Direcção-Geral dos Transportes Terrestres:

Parece-nos que o manual do veículo que detém, desde que resulte inequívoco provir do fabricante ou do seu representante em Portugal, constitui documento bastante para averbar a medida dos pneumáticos pretendida.

Por outro lado, à data do registo do veículo, anos 60 e que pressupomos corresponder à época em que o veículo entrou no mercado português, o então vigente artigo 13.º do Regulamento do Código da Estrada estabelecia que os modelos tinham que ser aprovados (então, pela Direcção-Geral dos Transportes Terrestres) para o que os distribuidores tinham que apresentar catálogos iguais aos distribuídos no país de origem donde constassem todos os elementos de ordem técnica do veículo.

Como actualmente é a Direcção-Geral de Viação que detém a competência para homologar os veículos que entram no mercado português, é de esperar que esses catálogos se encontrem nos seus arquivos.

Em última análise, poderá pedir ao próprio fabricante que lhe emita uma declaração onde certifique a tolerância das medidas pretendidas, apresentando-a, traduzida, naquele órgão.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Paulo de Almeida e Silva
Consultor Jurídico

Tendo em conta a falta de abertura típica da DGV, penso que, a menos que exista um precendente e esta tenha autorizado pelo menos um veículo de um dado modelo a usar uma determinda medida de pneumáticos, dificilmente haverá outra solução que não a da carta da marca ou representante em Portugal.