LAND ROVER Defender - Td5 Inside - Bypass Shocks

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0

Re: LRDefender TD5 - Algumas alterações!

Mensagem por terracotta »

Boas.

O Nanocom tem outras funcoes para alem de poder reprogramar a ECU NNNx. Faz de conta-rotacoes, apaga os erros, copia os codigos dos injectores, etc.
Tive durante 9 anos uma centralina nao reprogramavel e nunca precisei de apagar erros...
Por isso, para mim so faz sentido comprar uma para ECU NNN, porque em minutos altera-se o mapa da repro, bastando para isso te-los.. ;)
Tanto podes ter o carro de origem ou com uma repro "soft", como podes coloca-lo bravo.. :D
O mais importante e ter mapas crediveis para reprogramar. :cool:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

terracotta Escreveu:Boas.

O Nanocom tem outras funcoes para alem de poder reprogramar a ECU NNNx. Faz de conta-rotacoes, apaga os erros, copia os codigos dos injectores, etc.
Tive durante 9 anos uma centralina nao reprogramavel e nunca precisei de apagar erros...
Por isso, para mim so faz sentido comprar uma para ECU NNN, porque em minutos altera-se o mapa da repro, bastando para isso te-los.. ;)
Tanto podes ter o carro de origem ou com uma repro "soft", como podes coloca-lo bravo.. :D
ó terracota,era isso mesmo que eu queria dizer...
mas os domingos de manha são lixados.. :lol:
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 abr 2009 00:37
Land Rover: Ex. Defender 90 Td5 99
Ex. Range Rover Classic 95
Ex. Range Rover V8 93
Sócio LCP: 2133

Mensagem por Carlos Lro »

terracotta Escreveu:Boas.

Boas
O meu interesse não e para poder reprogramar pois tenho uma box, o que eu queria saber é que funções não vou poder utilizar com a centralina antiga, e se mesmo assim vale a pena? por exemplo posso fazer na mesma um back up do mapa da centralina por questões de segurança?

Obrigado
ImagemImagemImagemImagemImagem
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Carlos Lro Escreveu:Boas
O meu interesse não e para poder reprogramar pois tenho uma box, o que eu queria saber é que funções não vou poder utilizar com a centralina antiga, e se mesmo assim vale a pena? por exemplo posso fazer na mesma um back up do mapa da centralina por questões de segurança?
Boas.

Sem ter certezas, julgo que a unica impossibilidade e reprogramar os mapas.
Julgo que as restantes opcoes sao validas.

Se for so para fazer backup do mapa nao sei se o investimento o justifica, uma vez que uma centralina usada fica mais barato que a nanocom. ;)
De qualquer maneira ficam as principais funcoes da nanocom: http://web.nanocom.it/download/NANOCOM% ... 202_00.pdf
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Ex. Range Rover V8 93

Sem ter certezas, julgo que a unica impossibilidade e reprogramar os mapas.
Julgo que as restantes opcoes sao validas.

Se for so para fazer backup do mapa nao sei se o investimento o justifica, uma vez que uma centralina usada fica mais barato que a nanocom. ;)
De qualquer maneira ficam as principais funcoes da nanocom: http://web.nanocom.it/download/NANOCOM% ... 202_00.pdf[/quote]

Eu ja tenho uma suplente mas tambem antiga pois foi comprada num momento de aperto (semana do iberico lembrou se de deixar de funcionar) eu queria era mesmo saber se vou ter limitações na utilização do nanocom. :cool:

Obrigado
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Desculpem só responder agora mas a queima das fitas aqui em Coimbra deixou-me sem internet...ou terão sido as minis??!! bem, alguma coisa foi :)

Todas as funções da nanocom poderão ser utilizadas por qualquer centralina, exceptuando precisamente a função de ler e gravar a ECU, função essa que não funciona nas centralinas MSBxxxxxx (pré-2002) estando apenas habilitada das Centralinas NNNxxxxxx (pós-2002).

A nanocom é um brinquedo muito engraçado e penso que é uma mais valia quer se tenha ou não uma centralina reprogramável. Em primeiro lugar precisamente por nos dar leituras muito precisas dos parâmetros do motor, em segundo lugar pela tal função de diagnóstico/limpeza (eu sei que podemos viver sem elas, mas acreditem que uma leitura/apagar de erros de vez em quando não faz mal nenhum).

Permite além disso algo muito importante que é a instalação de outra centralina no carro caso necessário. Eu também tenho uma centralina suplente, mas se a minha avariar não é plug and play a centralina suplente. É necessário fazer uma codificação quer dos injectores quer do imobilizador e isso a nanocom faz.

Relativamente a trocar a centralina por uma pós-2002 e colocar em carros Pré-2002 há quem diga é que não é muito correcto fazer essa mutação. Se falarem com alguns ingleses famosos nas programações, como a Bell auto services ou até a Allisport eles vão dizer que é preferível manter a centralina pré 2002 (i.e. as que tem prefixo MSB) nesses modelos e a pós 2002 (Flash) nos modelos pós 2002. Ou seja, há incompatibilidade de firmware em motores pré e pós-2002.

Menos correcto ainda é usar programações feitas para um carro pós 2002 ou seja com motor euroIII num carro pré 2002 - euro II. Conheço várias avarias quer em injectores, quer em cabeças de motor cuja causa é precisamente essa. Sendo os motores diferentes (a nível da cabeça, pistões, bomba e refrigerador de gasóleo), também as programações o serão principalmente nas pressões de combustível e configuração das câmaras de detonação. Assim idealmente dever-se-ia trabalhar sobre o firmware de cada uma das versões para fazer as tais reprogramações, no caso das centralinas non flashable o melhor será mesmo extrair a EPROM (memória não regravável) e colocar um socket para permitir de forma mais fácil mudar a EPROM, como aqui já foi dito.

Relativamente a fazeres um backup dos dados penso que não será tão liquido quanto isso. Há mapas que não estão protegidos e esses é possível. Outros porém estão protegidos e dá desde logo um erro do género copia ilegal ou ficheiro corrompido (penso que esta diferença tem a ver com o tipo de ficheiro, os *.map não protegidos e os *.tun protegidos e associados a determinado nº de serie de uma centralina - atenção que esta terminologia é a percepção que tenho de algumas brincadeiras que tenho feito, mas posso estar enganado.) Como tudo, é possível contornar este problema, mas não é muito fácil.

Abraço,
Amorim
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Em vez da nanocom há ainda esta possibilidade... http://www.bearmach.com/downloads/PDFS/ ... 0Specs.pdf

Confesso que ainda não perdi tempo nenhum a "estudar" vantagens/desvantagens disto mas pode ser interessante!

Abraço,
Amorim
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Ex. Range Rover V8 93

Boas Amorim

A minha duvida era mesmo que funções poderia perder como disse o inglês: You cannot read the map files from a none flash ECU with any diagnostic software. If you ECU starts with MSB***** (which it should on a 2000 car) you have a none flash ECU.

The Nanocom can only read the fuel and variant from flash ECU's - which start NNN******

Sendo assim vou mesmo pensar em comprar, porque na oficina onde vou o aparelho deles lê apenas a partir das NNN, e já tive que mandar o jipe para a LAND ROVER porque o jipe deixou simplesmente de pegar, e o mecânico da LAND ROVER disse que a centralina queimou e impingiu me uma usada dele, e ficamos sempre na duvida se será bem assim... :bolas:

Obrigado e abraço Amorim
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Ex. Range Rover V8 93

Mandei Pm Amorim

Abraço
PachecoTD5
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369

Mensagem por PachecoTD5 »

Amorim, passei so para dizer que a minha wastgate nem mexeu... LOL

Espero que seja esse o problema!!!
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Ora bem...mais uma prenda para o Defender... Um intercooler de maiores dimensões (eu diria muito maiores :) ) da Allisport.
Ainda deu luta a montar, mas já está no sítio. A acompanhar eliminei a EGR e coloquei uns tubos de silicone cor de tetra, que tinha por aqui na oficina (entre vários tipos de tubos com vários diâmetros e curvas)

Imagem

Entretanto tou cá com um feeling que o diferencial da frente vai morrer em Rates :)

Abraço,
Amorim
PachecoTD5
master TT
master TT

Assim ta bom :D:D
Imagem
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas "josecamorim"

este intercooler quase que tinha de ser extercooler... muito grande mesmo... :)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

FLGFLG Escreveu:Boas "josecamorim"

este intercooler quase que tinha de ser extercooler... muito grande mesmo... :)
Eheh é verdade!!
Agora vou começar com experiências para tentar tirar o máximo partido do "bicho" - pressões do turbo, programações etc... tentar encontrar o compromisso ideal entre potência, binário/disponibilidade, economia e acima de tudo, poupança do motor!

Abraço,
Amorim
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT
Ex. Range Rover V8 93

Muito bom Amorim :ok: vais ter que me levar a dar uma volta :D

Abraço
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Carlos Lro Escreveu:Muito bom Amorim :ok: vais ter que me levar a dar uma volta :D

Abraço
Sem problema, mas se calhar ainda ficas desiludido ehehe!! Em Rates ainda não deve estar no ponto porque só vai ao "mestre" depois disso, antes do Grândola Aventura.

Abraço,
Amorim
PachecoTD5
master TT
master TT

No Grandola posso-me sentar nele ??? :D
Imagem
André
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 dez 2005 18:58
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por André »

Boas Zé, também tenho o meu diferencial da frente com uns barulhos estranhos, vamos ver se em Rates os Defs não vão para casa de reboque, eheheh. Também quero por um intercoler da alisport, já experimentas te o bicho? Nota se muita diferença?
A semana passada andei num defender com esse intercoler mas não notei muita diferença para o meu porque a reprogramacao era mais fraca que a minha..

Cumprimentos Dré
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

André Escreveu:Boas Zé, também tenho o meu diferencial da frente com uns barulhos estranhos, vamos ver se em Rates os Defs não vão para casa de reboque, eheheh. Também quero por um intercoler da alisport, já experimentas te o bicho? Nota se muita diferença?
A semana passada andei num defender com esse intercoler mas não notei muita diferença para o meu porque a reprogramacao era mais fraca que a minha..

Cumprimentos Dré
Pois...nem sei porquê, os diferenciais dos nossos carros até são bons e não costumam partir nem nada eheh.... La vou eu ter que enganar outra vez o gajo do reboque e dizer lhe que a minha casa fica a menos de 100 km para ele me trazer a mim e ao carro no mesmo dia ehehe

A programação que tenho nesta altura também acho que é mais fraca que a tua, está na casa dos 155cv. Sem mexer em nada, só com o IC notei principalmente as recuperações que são muito mais rápidas, ou seja, vou a 40 km/h, piso e ele num instante está nos 100km/h. Hoje dei um toque no Turbo, está com 1,3 e para além de fazer muito menos fumo, a resposta é excelente.

Vou experimentar outra repro mais brava, que presumo seja a que tu tenhas, para depois ver com fica, mas para já estou muito satisfeito. O Filipe fez o inverso num preto que tem agora, ou seja, tinha allisport e ele tirou, e diz que as diferenças foram enormes, por exemplo em velocidade de ponta, dá menos 20km/h - n que isso interesse nos nossos carros, mas já dá para ter uma ideias

De qualquer forma, o fundamental para mim era mesmo dar saude ao motor.

Ab
André
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 dez 2005 18:58
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por André »

Boas amigo, o teu turbo esta a fazer 1.3 bar em pico?

A minha repro foi feita por o Filipe mas acho que agora tem uma + brava.

Abraço Dré